Ajuda para proteger amp da maresia - WD-40?

Autor Mensagem
bielto
Veterano
# mar/12


eae gente,então me mudei pro litoral,e aqui a maresia é realmente uma desgraça pra preservar meu ampli,comprei WD esses dias e passei na minha guitarra,nos caps, nas cordas e tdo certo...eu tenho blackstar ht 40,gostaria de saber se eu posso passar o Wd na parte interna dele(nas valvulas,no reverb,falantes,etc..,e se não como preservar da maresia, obgg =D me ajudem

fconde77
Veterano
# mar/12 · Editado por: fconde77
· votar


bielto

o melhor e uma capa e um saco de sílica, nada mais... se no futuro aparecer problemas de mau contato use apenas limpador de contato nos pot's e jack de entrada, nunca WD.
Uma pessoa 10 pra sanar s dúvida de vez é o Carlos Adolphs, fale com ele que te da as dicas certas

carlos adolphs
Veterano
# mar/12
· votar


bielto
Cara!!!!Vc comprou um produto que não se usa em equipamento eletrônico sob hipótese nenhuma. WD foi feito para uso em mecânica, engrenagens, etc. Jamais em eletronica. Ele reage na presença de voltagens de Corrente Contínua e torna-se corrosivo. Para uso em aparelhos eletronicos use um produto chamado Corrosion X , que foi desenvolvido para proteger os computadores e equipamentos eletronicos das Forças Armadas Americanas no Iraque. A lata de spray custa em torno de R$ 35,00 e vc pode colocar em qualquer ponto do ampli (só não põe no vidro de válvulas, que elas racham).

http://lista.mercadolivre.com.br/corrosion-x_DisplayType_G

bielto
Veterano
# mar/12
· votar


aaa entendi,mas vc acha q tera alguem porblema de eu ter passado na guitarra?

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


WD-40 (Water Disposal fórmula 40) foi feito pra evitar o contato prolongado de equipamento bélico com água. Pelo que li foi desenvolvido, principalmente, pra proteger da oxidação de mísseis estocados em submarinos. Por aí...

carlos adolphs: Para uso em aparelhos eletronicos use um produto chamado Corrosion X , que foi desenvolvido para proteger os computadores e equipamentos eletronicos das Forças Armadas Americanas no Iraque

Bela dica. Até encomendei. :)

Valeu

Alex guitar man
Veterano
# mar/12 · Editado por: Alex guitar man
· votar


Edit para evitar probleminhas basicos

carlos adolphs
Veterano
# mar/12
· votar


Alex guitar man
Agora que falou, vai ter a PF no teus calcanhares...

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


É zuacao né?

carlos adolphs
Veterano
# mar/12
· votar


Alex guitar man
Não é não, até a bem pouco tempo, eu trabalhava para uma empresa com instalação de equipamentos militares de imageamento, em aviões e helicópteros.Com isso , pesquisava na Net sobre o assunto.Um belo dia recebi um e-mail dos "home", perguntando por que me interessava tanto sobre o assunto.Tive que mandar minhas credenciais junto com a permissão do Depto de Estado Norte-Americano, dizendo que eu era projetista dos sistemas deles, autorizado...Abcs.

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


Aiai, mas nao to numa fria né?

Carlos, vc pilota?

carlos adolphs
Veterano
# mar/12
· votar


Alex guitar man
Não tá em fria,mas cuida o que escreve...E sim, sou piloto de linha aérea.

Naloxone
Veterano
# mar/12
· votar


carlos adolphs
Carlos, normalmente uso WD nas guitarras que não uso muito. Moro no litoral. Normalmente aplico na ponte, tarrachas e partes metalicas em geral, tais como parafusos. Quer dizer que pode se tornar corrosivo?

JJJ
Veterano
# mar/12 · Editado por: JJJ
· votar


bielto
me mudei pro litoral,e aqui a maresia é realmente uma desgraça

carlos adolphs
use um produto chamado Corrosion X , que foi desenvolvido para proteger os computadores e equipamentos eletronicos das Forças Armadas Americanas no Iraque

Pensei que o Iraque fosse um lugar seco, meio desértico, tipo Saara... Tô errado? O cara tá com problema de umidade. Não saquei a parada... Desenha aí pra mim... hehe

************

Retirado do site www.wd40.com:

What does WD-40 do?
WD-40 fulfills five basic functions:
1. CLEANS: WD-40 gets under dirt, grime and grease to clean. It also dissolves adhesives, allowing easy removal of labels, tape and excess bonding material.
2. DISPLACES MOISTURE: Because WD-40 displaces moisture, it quickly dries out electrical systems to eliminate moisture-induced short circuits.
3. PENETRATES: WD-40 loosens rust-to-metal bonds and frees stuck, frozen or rusted metal parts.
4. LUBRICATES: WD-40's lubricating ingredients are widely dispersed and tenaciously held to all moving parts.
5. PROTECTS: WD-40 protects metal surfaces with corrosion-resistant ingredients to shield against moisture and other corrosive elements.

*************

Acho que, baseado no item 2 acima, a ideia de WD40 em circuitos elétricos não parece assim tão absurda...

fconde77
Veterano
# mar/12 · Editado por: fconde77
· votar


O Corrosion-X pelo que vi parece ser muito mais eficiente... depois de aplicado vc pode colocar o circuito até debaixo d'água conforme mostra alguns vídeos no Youtube



Eu particularmente nunca apliquei WD-40 em circuitos ou peças eletrônicas, sempre dei preferência pelos limpadores de contato ou álcool isopropílico, mas depois de ler sobre esse produto é um caso a se pensar.

JJJ
Veterano
# mar/12 · Editado por: JJJ
· votar


Ainda sobre o tal Corrosion X e o WD40...

Baseado nesta página o Corrosion X me pareceu muito semelhante, em termos de "proposta", ao WD40... Há até uma comparação lá pelo fim da página.

Uma crítica que vi a respeito do uso desses tipos de lubrificante, quando aplicados em circuitos elétricos, não é quanto ao produto em si, mas à poeira que acaba grudando nele depois, com o tempo. Essa poeira poderia causar problemas, no futuro.

carlos adolphs
Veterano
# mar/12
· votar


JJJ
fconde77
O WD-40 é só para uso em metais, na presença de voltagens de corrente contínua, ele sofre um problema de eletrólise e torna-se corrosivo, principalmente em valvulados.
Quanto ao Iraque, o Corrosion X foi feito para ser usado na piores condiçoes possíveis, que é com areia. Pois ela não gruda nele como acontece com o WD (o principal componente é óleo de peixe, sabiam? WD não foi feito para circuitos eletronicos). Quanto ao Corrosion, eu repetí a experiência de mergulhar um circuito energizado nele, em frente a um inspetor da ANAC, para comprovar e poder usar nos aviões da companhia que eu trabalhava como projetista (um dos aviões foi para os Emirados). O Corrosion X tem especificação e homologação MS (military standard), que é a mais rigorosa que existe, em aviação. Se duvidam e querem usar o WD, usem, vão manter o pessoal de manutenção de amplis com bastante serviço. Ahahahah! Amigos, o Corrosion trabalha a nivel molecular, colocando a camada de proteção entre as lacunas das moléculas dos materiais, e não conduz eletricidade, apenas impede que o material reaja com o oxigênio. Façam a experiência! O video de demonstração é verdade!

Calime
Veterano
# mar/12 · Editado por: Calime
· votar


carlos adolphs

Kra, mto bom isso aí, ainda tô meio noiado em saber que algo oleoso e meio viscoso pode ser aplicado em cctos eletrônicos. Sou tecnico em eletrônica formado e atuante na área (mas ainda tenho MUITO a aprender pra chegar no teu nível), e sempre soube que o WD 40 é uma roubada, costumo utilizar alcool isopropilico para isso ou então em ultimo caso o limpa contatos eletricos. Vou encomendar um desses Corrosion X para me interar dos assuntos, vlw!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/12
· votar


Quantas vezes eu já falei aqui nesse fórum para se EVITAR usar WD-40 com qualquer coisa ligada à guitarras...
Abçs

carlos adolphs
Veterano
# mar/12
· votar


Calime
Use e continue a usar o alcool isopropílico, pois o corrosion X é um tratamento que se faz nas placas e superficies de chassis, para evitar contaminação por meios corrosivos.Veja bem, não é dispositivo de limpeza para potenciômetros, por exemplos.Para isso existe o spray limpa contatos.Se vc trata uma placa mãe, por exemplo, pode até colocar ela dentro da água que não para.A chapa de chassis fica sempre nova.O representante americano me deu garantia na época de 3 anos à beira do mar, em qualquer chapa.A Marinha Americana comprovou.Os gastos com conservação dos navios e aviões cairam 40%.Os corrosion tem em diversas aplicações.Eu uso o Corrosion X Aviation, mas tem o HD(heavy duty), usado em navios, tem o STD, para circuitos em geral e por aí vai.Abcs.

Calime
Veterano
# mar/12
· votar


carlos adolphs

Entendi. Mais uma dúvida: então essa versão fabricada pra cctos eletrônicos (embalagem vermelha) é só pra evitar a degradação do equipamento, não possuindo nenhum tipo de poder de limpeza do ccto em questão?

MauricioBahia
Moderador
# mar/12
· votar


Esse Corrosion X deve ser ótimo pra manter funcionando aquelas malditas ventoinhas...

carlos adolphs
Veterano
# mar/12
· votar


Calime
Sim, é isso, não é um limpador, é um protetor.Evita que tudo o que possa interferir no funcionamento, como elemento externo, atinja o circuito.Muitos acham que potenciômetro tem que ser lubrificado.Tem.Mas só o eixo...O elemento de carbono deve apenas ser limpo.Seria o equivalente a uma camada de verniz, só que muito mais eficiente.E não pega poeira...nem deixa tudo melado e com cheiro de peixe.
MauricioBahia
Sim, é bom...

JJJ
Veterano
# mar/12
· votar


carlos adolphs
o principal componente [do WD40] é óleo de peixe
Ah, cara, isso é lenda urbana... A fórmula é ultra secreta. Tipo Coca-Cola... rsrs

Quanto ao Corrosion X, sendo pelo menos meio século mais atual que o WD40, deve ter realmente alguma vantagem tecnológica. Seria interessante os colegas Calime e MauricioBahia, que já manifestaram a compra, experimentarem e darem o relato deles.

carlos adolphs
Veterano
# mar/12
· votar


JJJ
Quer dizer que o meu relato, com experiencias presenciais de inspetores da ANAC, homologação das Forças Armadas Americanas, homologação pelo FAA, Nasa, JAA, não é o suficiente? Puxa... Quanto à formula do WD, não é secreta não, os engenheiros da Varig, quando surgiu um problema com uma aeronave, que teve pane elétrica devido ao uso de WD40 nos conectores, obteve fácilmente a fórmula, para análise e o departamento de quimica da Companhia fez testes e ordenou a imediata desativação dos estoques. As latas estocadas foram enviadas para o departamento de viaturas, para uso em carros, sómente (parte mecânica). Isso foi em 1986. Apesar do site do importador desmentir, basta pedir a eles a homologação MS. Não tem. Então não pode ser utilizado na aviação comercial e militar. Outra coisa, é inflamável, e o representante diz que pode passar no aparelho desde que desligado. O Corrotion X pode ser aplicado em aparelho energizado. Em aparelho desligado dá pra passar até gasolina... Abcs.

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


JJJ: Seria interessante os colegas Calime e MauricioBahia, que já manifestaram a compra, experimentarem e darem o relato deles.

Vou aplicar o meu Blues Junior no Corrosion X e levá-lo pra praia! Pode to be? Vou dar um mergulho com ele e postar "Chupa FCC!"

uhauhauha

Carlos Adophs: Quer dizer que o meu relato, com experiencias presenciais de inspetores da ANAC, homologação das Forças Armadas Americanas, homologação pelo FAA, Nasa, JAA, não é o suficiente?

Não. Só com documento oficial, escrito à mão, escaneado ou de uma foto com algo escrito comprovando a veracidade do fato. No caso o "Chupa FCC" virou um texto obrigatório aqui. Vale vídeo também... heheh

Abs

ps. já paguei, só falta o vendedor mandar.

carlos adolphs
Veterano
# mar/12
· votar


MauricioBahia
Vai gostar, Maurício, uso ele direto.Abcs.

MauricioBahia
Moderador
# mar/12
· votar


carlos adolphs

Será que é uma boa aplicar o produto em cordas de guitarra?

Valeu mais uma vez pela ajuda e dicas!

Calime
Veterano
# mar/12
· votar


MauricioBahia

Acredito que não. Ac menos pra mim, dps que "descobri" as compras internacionais, acho que não existe mais desculpas para tentar diminuir vida util das cordas, que geralmente até duram comigo legal, uns dois meses...

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Calime

Bom, de qq forma, vou testar quando puder aqui numa "cobaia", deixando a guitarra fora do case pra ver qual é... Quem sabe?

O vendedor já enviou o produto...

Abs

Calime
Veterano
# mar/12
· votar


MauricioBahia

É, acho que vale o teste sim, qdo comprar (lá pro dia 5, assalariado, rs...) irei fazer tbm pra ver como fica.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda para proteger amp da maresia - WD-40?