Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Birdcrazy
Veterano
# mai/09 · Editado por: Birdcrazy
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Vale a pena trocar o set original da Shelter California por este?
Captadores-kent-armstrong-serie-prata

Vai ficar com a qualidade muito melhor ou não vai mudar muita coisa?

Vlw!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


Birdcrazy
Sim, vale.
Abç

Joe Road
Veterano
# mai/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

uma pergunta.
vejo guitarras com apenas uma captador humbuker (ponte).
pq eles montam elas assim?
qual a finalidade de deixar apenas um captador na guitarra?

Bruno CK
Veterano
# mai/09
· votar


E ae Bertola, tranquilo?
Cara, você conhece a Shelter Chicago 335? É uma boa semi acústica? Encontrei pra vender uma usada por R$ 600,00. Você acha que vaçe à pena ou por esse preço dá pra pegar coisa melhor? Se der, quais?

Abraço e obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


Joe Road
A questão é timbrística, geralmente essas guitarras são usadas por caras que tocam "hard rock". Ademais, com apenas 1 Hb e apenas o pot de volume, a saída aumenta (quanto menos circuito, menor a interferência no sinal).
Bruno CK
É uma guitarra legal sim. O preço está bom.
Abç

rafael_00
Veterano
# mai/09
· votar


Grande Bertola, ainda hoje você respondeu um tópico meu, dizendo que minha guitarra precisava de "rebatimento" de traste.
Pois bem, eu só gostaria de saber, o porque quando minha guitarra ficava afinada em drop d não ocorria isso (notas morrem no bend, notas nao soam), e só ocorreu depois que eu afinei em C.

Agora a maior dúvida é, se eu fazer o tal rebatimento de traste pra corrigir isso, nao vai afetar em nada quando eu quiser tocar em drop D de novo?

A guitarra é uma Ibanez RG350EX, você acha que é necessário eu trocar logo os trastes, ao invés de fazer o rebatimento?
grato!

pvbous
Veterano
# mai/09
· votar


Bom, eu queria comprar uma guitarra e um amplificador, eu toco violão, mas eu não conheço nada sobre marcas, modelos etc...queria saber qual o melhor equipamento pra canhoto, tenho mil reais pra comprar a guitarra e o amplificador.
Desde já agradeço.

Jandira
Veterano
# mai/09 · Editado por: Jandira
· votar


Bertola ou Seiji,

Tive que trocar as cordas da guitarra e agora está um chiado insuportável...

o chiado é constante e aumenta proporcionalmente quando se aumenta o volume e/ou tone.

o que eu esqueci de fazer?

kairi
Veterano
# mai/09
· votar


Jandira
Chiado de trastejando?

Jandira
Veterano
# mai/09 · Editado por: Jandira
· votar


Não, tenho certeza que não, pois não mudei a bitola da corda e não mexi no tensor ou na altura da ponte, o chiado aumenta quanto mais chega perto do amp mais chia
Mexi lá perto das molas e parou o chiado de ontem pra hoje, hoje de manha peguei a guita só pra ver se tinha acertado de forma permanente e mas tinha voltado o chiado.

Achei que eu podia ter ferrado a solda do fio-terra que fica lá nas molas, mas ele tá lá soldadinho...

Ah, minha guita é uma Cort EVL K4, sistema de caps H-H e ponte floyd rose.
=/

Slash Silva
Veterano
# mai/09
· votar


Bertola,

1 - Gostaria de saber se conseguirei alcançar a qualidade de timbre de uma Gibson Les Paul, mandando fazê-la com Luthier?
2 - A madeira Macacaúba pode ser usada como alternativa para fazer o corpo?
3 - Qual a estimativa de gasto para construir essa guitarra?

Rough
Veterano
# mai/09
· votar


Olá mestres!
Queria ajuda se possível de quem entende mais do assunto, visto que não tenho muita experiência nesse tipo de coisa.
Comprei um Trad HB Hot e um Cool Rails.. já tinha um HB1 da Sound e quero fazer a seguinte ligação:

HB1 Sound - BRAÇO
Cool Rails - Meio
Trad HB Hot - Ponte

Isso é possível? Preciso trocar os Potenciometros para 500k? (Minha guitarra tem 3, 2 tone e 1 volume). É muito difícil fazer essa ligação? Gostaria de splitar somente o cool rails, visto que só usarei ele para bases mais clean.
Muito obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


rafael_00
Estranho isso acontecer, leve sua guitarra a um luthier para que ele verifique o problema.
pvbous
Cara, use a busca, pois existem centenas de sugestões.
Jandira
Cara, verifique a parte elétrica, pois algo ocorreu que danificou o aterramento.
Slash Silva
1) Depende de uma série de fatôres.
2) Não, macacaúba é para braços, para o corpo pode-se usar o cedro-rosa e a imbúia.
3) Consulte o seu luthier.
Rough
Em princípio sim, deve-se trocar os pots para 500K, e instalar uma chavinha de 6 polos para "splitar" o capt do meio. Os esquemas de ligação são facilmente encontráveis na internet, mas, se vc não tem segurança em fazê-lo (e muitas coisas podem dar errado), leve sua guitarra ao seu luthier.
Abçs
Abçs

Guguminator
Veterano
# mai/09
· votar


A perda de 'força' dos captadores devido ao maior/mais complexo circuito é algo expressivo ou imperceptível?
Há perda de timbre pelo 'exceço' de circuito?

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


Guguminator
É perceptivel sim.
Quanto maior o "caminho" que o sinal tem que percorrer, menor sera a sua "força"; isso e lógico.
Abç

Diego_Serafim
Veterano
# mai/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Irei botar um Kent Armstrong Hot Rails na ponte de minha SX strato, precisa trocar os pots pra 500k?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


Diego_Serafim
Na ponte somente, não.
Abç

Guguminator
Veterano
# mai/09
· votar


Escalas de madeiras diferentes mudam o timbre de madeira(já que costumam ser madeiras bem duras)?
Se mudar, o que mudaria em por exemplo, braço e escala inteiriços de maple x Maple+Ébano?

abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


Guguminator
Qualquer "mistura" entre madeiras muda o timbre. No mais das vezes essa mudança é sutil, outras, mais perceptível.
Abç

gucrispim
Veterano
# mai/09
· votar


Guguminator
Mauricio Luiz Bertola
Bertola, essa combinação ficaria muito aguda não? nunca vi o uso de escala de ébano com braço em maple, ambos são muito duros (e ressalta o agudo em definição) e poderiam desequilibrar o instrumento. certo isso?

nickskkyl
Veterano
# mai/09
· votar


Fala mestre é um prazer poder aprender com vc
gostaria de saber como se faz aquele efeito craquele tipo na guitarra do juninho afran acho muito loko + ñ tem nenhum luthier na minha cidade que faz este trabalho, e tbm gostaria se possível saber as vantagens desvantagens e aplicações de uma guitar c/ braço escalopado
exagero de pergunta né + responde como puder valew fica com DEUS

fabãorenato
Veterano
# mai/09 · Editado por: fabãorenato
· votar


Olá Mestre Bertola. Eu perguntei ao Fabio Seiji sobre uma guitarra JEM que ele fez de nome calíope...e numa das fotos ele mostra o tampo sendo banhado...vc saberia responder com que ele banhou e qual o intuito? Ele está sumido aqui do fórum e a curiosidade é grande. Desculpe se for abuso.
Só uma observação...que trabalho!!!!A guitarra ficou linda! Mesmo eu não gostando do modelo eu tiro meu chappéu
Ah!!! Meu irmão "vira e mexe" fala sobre aquele seu baixo...um com a madeira "avermelhada"...quais madeiras vc usou nesse baixo?
Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


gucrispim
Sim, o ébano, ao contrário do que se pensa, é uma madeira com alta velocidade de propagação sonora e muito dura, portanto, privilegía os agudos. Certas Fenders Stratos antigas usavam ébano na escala. Não creio nessa questão de "desequilíbrio", creio sim em timbres que vc, como músico, extrai do seu instrumento e do seu equipamento, principalmente hoje em dia, no qual o som é altamente processado.
nickskkyl
http://www.diynetwork.com/diy/cr_faux_finishes/article/0,,DIY_13754_22 68370,00.html
Aqui tem a técnica de "craquelamento" da pintura, explicada e com fotos.
Braços escalopados são adequados apenas para algumas técnicas de execução, e quando o músico tem pleno domínio da digitação, pois caso ela seja feita inadequadamente, sobrevirão desafinações. Ademais, braços escalopados tendem a ser mais frágeis. Não acho que seja algo essencial, posto que apenas aalguns músicos utilizam isso, e 99% das grandes obras guitarrísticas foram compostas e tocadas sem isso.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


fabãorenato
Cara, eu não ví essas fotos, e não saberia descrever tal técnica exatamente.
Se é um baixo Precision que coloquei recentemente na minha página, ele foi confeccionado em mogno (braço e corpo), com escala em ipê.
Abç

nickskkyl
Veterano
# mai/09
· votar


valew msm mestre Bertola tirou minhas dúvidas sobre escalopamento
outra questão que eu gostaria de fazer seria sobre pedaleiras rola ligar pedais analógicos e multiefeitos em linha?? e se acaso forem ligados 2 multiefeitos? tem algum problema nestas conexões?
abração

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


nickskkyl
Nem sempre a conexão entre pedais analógico e pedaleiras digitais dá em boa coisa (quanto a 2 pedaleiras, não sei...).
Algumas pedaleiras ("top-de-linha"), possuem "loops" no qual vc pode ligar pedais.
No caso de uma pedaleira "fuleira", o ideal é usá-la apenas para modulações e delays, "zerando" todos os outros efeitos (e usando no máximo 2 em cada "patche"), e equalizando muito bem o volume dos "patches" (para que não haja diferenças de volumes entre eles). A pedaleirinha deve ser ligada APÓS os pedais de wah, distorção e booster.
Abç

mvmarquezini
Veterano
# mai/09
· votar


Bertola onde eu consigo cedro rosa, Freijó e Marapua no Rio para fazer uns espeimentos de construção de guitarra?

Dudu Filho
Veterano
# mai/09
· votar


Bom dia. Eu tava perguntando em outro tópico sobre o Srt de captadores Fender Hot Noiseless. Ja vi muitos contras sobre eles. Qual a opnião de vocês sobre eles? Eu gostaria até de comprar um Custom'69, mas é porque eles estão mais baratos que esses outros Sets. Eles chegam perto o timbre da Strato? A qualidade de som deles é boa? Eles são sensíveis do jeito de seja bom para fazer digitação?? Não uso distorção pesada, meu estilo é do Gilmour: efeitos e distorção média.

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


mvmarquezini
Uma boa madeireira é a Parimad, na estrada dos Bandeirantes, Jacarepaguá (fale com o Hans). Outra em que eu comprava madeira é madeireira Japão, na estrada para Maricá, um pouco antes da cidade, à direita.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


Dudu Filho
Sim, são bons e bem construídos. O som tem menos "estalo" e são menos "sensíveis" que os singles normais, mas para o que vc quer (som "na praia" do Gilmour), funciona muito bem.
Abç

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III