Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
CaioGin
Veterano
# mai/09
· votar


Quais os prós e contras da alavanca?
P.S.: adorei o trabalho do ELiezer Lara Luthier.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


CaioGin
Menor sustentação, timbre menos "encorpado" (estas características se agravam com pontes tipo "Floyd-Rose", principalmente se forem de baixa qualidade, no que acrescento a instabilidade de afinação).
Eliezer é um grande luthier; aprendi muito com ele.
Abç

CaioGin
Veterano
# mai/09 · Editado por: CaioGin
· votar


Vou ver qual eu me sinto melhor. Obrigado pelas dicas :)

mvmarquezini
Veterano
# mai/09 · Editado por: mvmarquezini
· votar


CaioGin
Menor sustentação, timbre menos "encorpado" (estas características se agravam com pontes tipo "Floyd-Rose", principalmente se forem de baixa qualidade, no que acrescento a instabilidade de afinação).
Eliezer é um grande luthier; aprendi muito com ele.
Abç


Realmente entrei no site dele e os instrumentos são muito bonitos e bem acabados. Algumas guitarras pareciam estar com sistema de piezo? Não é Bertola?

muka gibson
Veterano
# mai/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

valeww!!!

Strato Tool
Veterano
# mai/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado cara!

hughet
Veterano
# mai/09
· votar


Bertola ou Seiji

Vocês já tiveram contato com a guitarra Greco (réplicas de Gibson)?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


hughet
Sim, são excelentes guitarras.
Abç

Ricky Hardrocker
Veterano
# mai/09 · Editado por: Ricky Hardrocker
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Bertola nao tem como eu comprar so os caps e o luthier cortar o escudo ? assim deixando o single do meio mais os humbuckers da ponte e do braco + os pots?


Se nao vc teria algum kit de 3 stacks q tenham alto ganho para me recomendar?

Guguminator
Veterano
# mai/09
· votar


Bertola e Seiji

É possível fazer um captador como este ficar assim, ou é desaconselhável?
Num sistema Push-Pull pra defasar um Humbucker, dá pra usar potenciômetros separados pra cada captador(um para cada, como numa Les Paul)?
Já li uma vez que o Van Halen passava esmalte ou cera nos captadores dele, qual o resultado?

Birdcrazy
Veterano
# mai/09
· votar


Olá!

Comprei uma Shelter Special, dessa mais barata e percebi que só fica legal na segunda posição de cima para baixo e na segunda posição de baixo para cima, nas outras posições fica um chiado terrível.

Isso é próprio destas guitarras ou essa veio com um defeito?

Acredito não ser por aterramento, pois minha outra guitarra tem um chiado tambem porem quando encosto a mão na corda, ou em alguma parte metalica, o chiado para e a shelter não.

Será que tem como eliminar esse ruido?

Grato!

ogaitnas
Veterano
# mai/09
· votar


Birdcrazy

Isso é característica de single coil. Se trocar por stacks elimina o ruído, ou uns singles melhores já devem reduzir bastante.

O Bertola deve te dar mais opções :)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


Ricky Hardrocker
Cara, se vc optar por "Stacks", eu recomendo os Stellfners Neodymiun "Hot". São capts muito bons pelo preço. Se quiseres manter um timbre mais próximo do de uma strato padrão, troque os potenciômetrso para 500K.
Guguminator
Sim, é. Basta comprar a "capinha". O problema é de tamanho, pois nem sempre encaixa, assim, vc tem que testar e arriscar. A outra pergunta eu não entendi. Para "defasar" um Hb, ele deve possuir 4 fios, e deve-se ligá-los com cahvinhas DPDT ou pots tipo "push-pull".
Não era esmalte, era banho de cêra. Isso reduz a microfonia. Bons captadores já vem com isso, e eu não aconselho à fazer, pois a chance de estragar o capt é grande.
Birdcrazy
Nas posições 2 e 4 de guitarras S-S-S, essa posição liga 2 capts em paralelo, eliminando os ruídos pois uma fase cancela à outra. É um fenômeno semelhante ao que ocorre num Hb, só que nesse as bobinas estão em série. O fato é que os capts dessa sua guitarra são de baixa qualidade; troque-os por um jôgo de Stellfners ou Sound/Malagoli e o ruído melhorará (mas não desparecerá de todo, pois isto é característico de capts "singles"; a não ser que vc faça uma blindagem em sua guitarra).
Abçs

Birdcrazy
Veterano
# mai/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Antes de mais nada obrigado!

Como eu até gostei do braço da guitarra, afinou direitinho, não vou usar a alavanca, pensei em melhorar a captação dela e futuramente comprar uma guitarra Strato melhor e continuar usando esta captação que quero comprar agora.

Quais captadores você me indicaria, no valor de até uns R$200,00 e que realmente faça uma diferença na qualidade da guitarra?

A guitarra é SSS

Muito grato!

TsunamiBr
Veterano
# mai/09
· votar


Oi Bertola,

Cara, me dê uma opinião, por favor. Tenho duas strato, uma Peavey Predator 1994, e uma Tagima 635 Hand Made in Brazil. Preciso vender uma, mas manterei a outra. São boas? O q vc me aconselha?
Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


TsunamiBr
Mantenha a 635, é uma guitarra boa e valorizada.
Birdcrazy
Compre um"kit" de Sound/Malagoli Traditional "vintage" ou "Texas"
www.captadores.com.br
Abçs

Birdcrazy
Veterano
# mai/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, valeu pelas respostas.

O lance do chiado na verdade era porque eu estava usando o amplificador ligado no estabilizador junto com o computador. Vacilo meu.

Mais uma vez obrigado, vou ver se compro os captadores.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


Birdcrazy
amplificador ligado no estabilizador
Cara, estabilizadores de PC não servem para amps, são fontes de chiados.
Abç

hughet
Veterano
# mai/09
· votar


Birdcrazy
Eu tenho um pequeno valvulado (Laney LC 15r), que eu uso em casa, e eu infelizmente não tenho tomada aterrada para botá-lo, então eu fiz aquele "esquema" com o 'T' e botei um estabilizador e depois botei o Laney, em volume alto aparecia uma chiadeira um pouco desagradável, até que eu tirei o estabilizador e melhorou 50%. E quando tive a oportunidade de ligá-lo numa tomada aterrada, o resultado foi chiadeira quase 0 (só uma chiadeira leve da guitarra). Chiadeira é inevitável, tem a questão da própria guitarra, que influencia, os caps, o cabo, o amp, a instalação elétrica.

Guguminator
Veterano
# mai/09
· votar


Opa, foi mal, ficou confusa a 2ª pergunta.

Quis perguntar o seginte: As Les Paul, tem Potênciômetros separdados pra cada captador, tanto os de volume quanto os de tom. Quero saber se tem como você colocar 2 potenciômetros push-pull, um para cada captador(um só defasa o captador do braço e o outro só defasa o captador da ponte).

abç

Leo_Fender85
Veterano
# mai/09
· votar


Olá amigos. Eu estou querendo simplificar o meu setup.
Atualmente eu tenho 2 guitarras TOPS, mas nenhuma das 2 hoje me contentam. Vamos a elas:
A primeira é uma FENDER PLAYER STRATOCASTER MEXICANA COM CAPTACAO NOISELESS e 7 combinações (graças a um push-pull que defasa os captadores). e a segunda é uma IBANEZ PRESTIGE JAPAN RG2550 com captação DIMARZIO e ponte EDGE-PRO. Vamos aos motivos porque penso em vender.
Penso em me casar e sendo assim não penso mais em ... "ah eu queria ter uma FENDER" ou ah "queria ter uma IBANEZ Japonesa"; e sim penso em " ah .. as contas estão pagas. Não to devendo a ninguem. "

Curto muito o som de FENDER ( o stacato da fender pra ser mais preciso). Estou mais propenso a vender as 2 e comprar uma Strato com som bom, mas principalmente um hardware bom.
Enfim. Quanto vcs acham que vale cada uma? A fender tem 2 anos e a Ibanez tem 3. E qual seria uma strato com um som legal e com hardware DURáVEL. Até 1200 reais.

Abraços a todos. DEUS VOS ABENÇOE :)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


Guguminator
Sim, será o de volume de cada um dos "sistemas".
Leo_Fender85
Cara, a rigor vc pode pedir o que quiser... O problema será vender.
Se eu fosse vc venderia a Ibanez e ficaría com a Fender.
Abç

fabãorenato
Veterano
# mai/09 · Editado por: fabãorenato
· votar


Olá Fábio e Bertola, saudações!!!
Fábio, eu vi há algum tempo um tópico de uma jem feita por você.
No caso, tem um album na net e na foto número 70 em que vc banha o top (era sábado rsrsr)! Qual o intuito desse banho, e era água pura....nem um sabonete, sabão de lavar roupa, nada? De que adiantou o banho rsrsrs? http://picasaweb.google.com/firenicex/CalOpeP#5141064398977121714
E outra Fabão (chará) que maquinário legal ein? Uma outra pergunta (de leigo, vulgo idiota): aquelas incrustações(escala e o friso) em abalone, você levou quanto tempo para fazer? Muito detalhado! ótimo trabalho! Mesmo não gostando daquele tipo de guitarra (jem) ficou um ótimo trabalho! E no final, as marcas da madeira do tampo ficou muito legal, bem destacadas. É algum processo para isso, ou "apenas" o polimento e envernizamento?Gostei muito!
Bom, eu tenho uma vontade muito grande de aprender a fabricar instrumentos (GUITARRAS E BAIXOS). sem pretenção profissional! Quando entrei aqui no fórum, eu perguntei ao Bertola, e o mesmo afirmou que aqui no Rio não tem escola. Que pena! Tenho lido desde então sobre o assunto...desde regulagens até sites gringos. Quando comprei minha guita o Bertola quem a regulou e instalou novas tarrachas! Ficou legal! Mas daí eu já tinha trocado os captadores, coloquei os capacitores ed cerâmica que não vinham, e ainda splitei, posteriormente os caps!
Tenho lido bastante, me cadastrei no stewmac para receber um catálogo de ferramentas (mesmo que eu as tivesse eu não saberia usar haha). Pesquisei sobre madeiras tb. Só não fui atrás ainda, nem sei quais as mais fáceis de encontrar aqui no Rio! E até estou acompanhando o Valter (espetinho) nos tópico que ele criu para construção de uma guitarra.
Sei que Luthier, com L sabe muito, e experiência conta muito tb. Mas, mesmo que não seja uma opção profissional minha, isto é, viver de construir instrumentos (invejo quem faz!), eu gosto muito dos mesmos, e pretendo aprender bastante, e quem sabe construir um bom instrumento um dia!
Abraços e sucesso!

fabãorenato
Veterano
# mai/09
· votar


É difícil encontrar marupá aqui no Rio? É uma boa madeira pra braços?
Onde comprar braços já prontos?

pppacheco
Veterano
# mai/09 · Editado por: pppacheco
· votar


Bertola,

vc pode me dizer as diferenças entre a SX SST62/57 e a Tagima T736S (alem do sitema de captaçao, q nas sx eh SSS e na tagima e SSH)?

Guguminator
Veterano
# mai/09
· votar


É possível usar pots tipo Push-Pull pra selecionar o Humbucker entre ligação em série/paralelo?
Pode usar Pots de volume pra essa finalidade(push-pull) ou só os pots de tonalidade?
Sobre Pots de volume, qual há alguma diferença de sonoridade entre pots de 500Kohm pra de 250 Kohm?

abçs

Marverick
Veterano
# mai/09 · Editado por: Marverick
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vamos supor que eu tenha uma guitarra marcação de bolinha acho horrivel quero mudar pra dente de tubarão existe algum problema nisso? sai muito caro?
Ah e outra dá pra colocar binding no braço, eu tenho uma guitarra ela não tem eu posso colocar sem problemas? sai caro também?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


fabãorenato
Marupá não serve para braços, e atualmente anda meio difícil mesmo... o ML tem, pode se comprar no E-Bay (Eden) e no Guitarfetish.
pppacheco
O corpo da SX tem o desing tradicional e a madeira é diferente.
Guguminator
Pode mas fica complexo, o melhor, para ligações série/paralelo é usar chavinhas DPDT mesmo. Pode também. Quanto maior o valor, mais agudos o pot "deixa passar", por isso usam-se pots de 500K ou mesmo 1M para Hb's e 250K para singles.
Marverick
Caro e inútil, e "binding" também, e só atrapalha no caso de troca de trastes.
ABÇS

Insomniac_
Veterano
# mai/09
· votar


Os trastes Van Gent são bons trastes? Muito inferiores aos dunlop?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


Insomniac_
Não conheço.
Abç

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III