Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Anderson Grant
Veterano
# mai/09
· votar

Por favor, vcs poderiam me informa todas as medidas de um braço de strato e tele?? Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar

Anderson Grant
Existem muias variações.
No próprio "site" da Fender tem.
Abç

GuitarDark
Veterano
# mai/09
· votar

usei a busca e não encontrei...

Aqueles suportes de parede para guitarra, estragam o instrumento? tem modelos que encostam no braço, e outros que encostam apenas no headstock (tenho esse)... será que se eu deixar minhas guitarras sempre la, elas podem estragar de alguma forma?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar

GuitarDark
Não estragam não. Eu também uso desses.
Abç

guitarclub
Veterano
# mai/09
· votar

bom, minha dúvida nao é sobre guitarras e sim sobre baixos, mas é pura curiosidade, nao me importo se nao responderem...

só gostaria de saber porque os baixos "vintage" da Fender e da Squier tem um captador longe das cordas, como pode-se ver nesta imagem: http://www.bassguitars.org.uk/wp-content/img/2007/04/fenderamericanvin tage57precisionwhiteblondemaple.jpg

obrigado!

GuitarDark
Veterano
# mai/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
vlw ^^

joao55
Veterano
# mai/09
· votar

To montandu um set pra toca indie Rock Principalmente strokes arctic monkeys, ja tenhu augumas coisas como um booster pra empurra nos solos e um simulador d amp mais recentemente eu comprei um OD-3 e nao to conseguindo tirar o som serto dele (aquele meio sujo e tal) auguem me indica auguma configuraçao....

Tks..............

Tivertimailaif
Veterano
# mai/09
· votar

como é o processo de mudar a marcação da guita, é preciso trocar os trastes, Ex: minha guita tem marcação de bulinha, e quero colocar nela uma marcação de dente de tubarão, é necessario trocar os trastes?

Bruno CK
Veterano
# mai/09
· votar

Bertola

tenho uma guitarra branca que comprei usada e o antigo dono tinha uns adesivos fixados nela. No início eu não me incomodei por que os adesivos quebravam um pouco toda aquela "brancura". Só que agora eu quero vendê-la e tirei um dos adesivos menores pra ver como ficaria. Onde tava o adesivo tá branquinho e ao redor tá mais escuro, meio amarelado. Isso é uma coisa que tem como reverter com alguma limpeza mais forte ou é coisa da própria tinta e já era?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar

PedroShinzato
Como assim "longe das cordas"?????
joao55
Cara, vc pode usar um fuzz ou um DS-1.
Tivertimailaif
Para trocar a marcação, coisa absolutamente inútil e meramente estética, além de caro e difícil de encontrar quem faça, deve-se retirar os trastes.
Bruno CK
Para retirar isto vc deverá desmontar toda a guitarra e proceder um polimento da pintura com pasta de polir abrasiva (automotiva) e politriz. Colocar adesivos em guitarra é uma tolice.......
Abçs

black_francis
Veterano
# mai/09
· votar

Bertola

Desculpe a pergunta idiota, mas... eu sou iniciante e tava interessado num amp pra estudo. Aqueles cubos da Roland, cheios de efeitos digitais, são recomendáveis? Ou eu deveria apostar num Laney de baixa potencia, com quase nenhum efeito?
Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar

black_francis
Cara, apesar da qualidade sonora desses amps Roland, eu não tenho a menor confiança em amps com efeitos "on board" (faça uma analogia com a computação, por exemplo). Amigos técnicos como o Augusto Pedrone, tem em sua oficina vários desses amps com placa de efeitos queimada, o que deixa o amp inoperante. Não são confiáveis e os efeitos, na maioria das vezes, de qualidade duvidosa.
Abç

black_francis
Veterano
# mai/09
· votar

Bertola

Vlw cara! Muito esclarecedor (e totalmente diferente do que tinham me recomendado anteriormente).

Abçs!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar

black_francis
Pois é cara, pense na 1ª variação da "Lei de Murphy": "Quanto mais coisas, mais coisas irão quebrar"
Abç

dark evil
Veterano
# mai/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola

axo qu o PedroShinzato qiz dizer akela peça preta (q de longe parece um captaodor)!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar

dark evil
Aquilo não é um captador, mas um "Thumb rest". Uma peça no qual apoiavam-se os dedos da mão para se tocar com o polegar, obtendo um timbre bem grave e mais "aveludado".
Abç

Kelpys
Veterano
# mai/09
· votar

Olá pessoal preciso de uma ajuda sou novo aqui, queria saber qual madeira brasileira, que se aproxime mais do timbre do alder, pois estou afim de construir minha primeira guitarra,
Desde já agradeço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar

Kelpys
Freijó.
Abç

dark evil
Veterano
# mai/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola

vc jah testou esses novos bugera???

o q achou???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar

dark evil
Não, nem nunca ví em lojas.
Abç

Joe Road
Veterano
# mai/09 · Editado por: Joe Road
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Aonde encontro boas madereiras em SP para compra de madeira p/ luthieria?
Me disseram que no brás tem ótimas madereiras, confere?

abração!

guitarclub
Veterano
# mai/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
eu quis me referir a essa peça marcada nessa imagem aqui, ó:
http://img12.imageshack.us/img12/5262/peapbass.png

para mim, parece ser um captador... mas nao sei o que é.

poderia me dizer o que é e qual sua funçao?

obrigado, e abraços!

black_francis
Veterano
# mai/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Cara, me perdoe pela insistência, acho que já estou sendo irritante neste assunto, prometo não importuná-lo mais. Você me falou que amps pequenos, como o Roland Cube, com efeitos digitais embutidos dão defeito demais. Mas, digamos, se eu comprar um e usá-lo com comedimento, só pra estudo mesmo, em volume não passando do médio, será que esse amp não poderia durar por muito tempo, sem apresentar qualquer defeito? Esse cubos são tão problemáticos assim?
Obrigado, desculpe pelo incômodo.

Soul Wyx
Veterano
# mai/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bom...
Eu vou trocar a parte elétrica. Para retirar a ligação dos captadores é sugando a solda ou cortando o fio? Me disseram pra nunca cortar o fio.
(Até hoje procurando a solução do amplificador antes de levar em técnico de eletrônica.)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar

Joe Road
Eu não moro em São Paulo desde 1995. Mas nas vezes que comprei madeira lá, foi no Brás mesmo.
PedroShinzato
Eu já expliquei o que é.
black_francis
Cara, isso é com vc.
Soul Wyx
Corte os fios nas soldas.
Abçs

guitarclub
Veterano
# mai/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
desculpe-me, nao tinha visto...

obrigadão, Bertola!
abraços!

MALO_FLAWLESS
Veterano
# mai/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Boa tarde...
Gostaria de saber se tem algum conhecimento sobre a madeira "Phoenix Tree".
É uma madeira boa pra guitarra?
Abraço.

mvmarquezini
Veterano
# mai/09
· votar

tem a técnica de "craquelamento" da pintura, explicada e com fotos.
Braços escalopados são adequados apenas para algumas técnicas de execução, e quando o músico tem pleno domínio da digitação, pois caso ela seja feita inadequadamente, sobrevirão desafinações. Ademais, braços escalopados tendem a ser mais frágeis. Não acho que seja algo essencial, posto que apenas aalguns músicos utilizam isso, e 99% das grandes obras guitarrísticas foram compostas e tocadas sem isso.

Obrigado pela resposta. Segunda ligo para lá. Grato

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar

MALO_FLAWLESS
É uma madeira asiática (China e Japão), comum em reflorestamentos e usada para se fazer tampos de instrumentos tradicionais como o koto.
Não conheço a madeira em sí nem suas qualidades.
Abç

Soul Wyx
Veterano
# mai/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Valeu