Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


AugustoDamned
A instalção desse dispositivo deve ser feita por um luthier habilitado, pos os ajustes não são tão simples assim.
Abç

khenshyo
Veterano
# mar/09
· votar


Bertola

grande, estou com um problema, as ferragens(cromada) e os caps (com capa de nickel) da minha guita estão sofrendo uma oxidação, não está com ferrugem não, mas está manchado.

eu limpo toda vez depois que toco e guardo, mas esta ficando pior, o que eu posso fazer?!?!

obrigado desde já

AugustoDamned
Veterano
# mar/09
· votar


Valeu, vou tentar achar alguém aqui na minha região que entenda. mas vai ser difícil.... rsrsr

Valeu Bertola!

Gambá Soturno
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Queria agradecer pela ajuda.

Encontrei uma ct-10 pra vender mas repensei as minhas necessidades e vi que não é o que eu preciso no momento. Acho que o sonho de todo mundo é ter uma telecaster, um dia comprarei uma rs

Vou usar a grana pra comprar coisas novas pra minha strato.
Os parafusos que regulam a altura das cordas estão emperrados e sem cabeça, e a ponte não está na sua melhor forma.

Pesquisei umas no site da GFS e encontrei uma que bate com as medidas da minha, e tem o bloco de metal bem mais grosso que o daqui.

É uma boa comprar essa? A cromada esta em falta, eles tem apenas pretas e douradas. Douradas tem grandes chances de perder a cor, mas e as pretas? Compraria dessa cor mas temo pelo resultado estético em uma guitarra branca.

Tem também umas wilkinson tremolo que dizem caber em qualquer guitarra, mas não conheço nada sobre essa.
Há a opção de trocar só os carrinhos, mas não sei se vale a pena.

Link
http://store.guitarfetish.com/minmeimuptrb.html

Obrigado mais uma vez.

Philipi
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu quis dizer as peças da ponte, mas pow agora você me deu essa ideia de procurar a peça para mini retifica no camelo, o que eu achar primeiro eu mando ver!
Mas olha só as fotos da guitarra: http://img113.imageshack.us/gal.php?g=1000003.jpg
Tem uma com o vão que eu t falei(a bem escura), se você puder ver se tem algo de muito errado nela para mim eu agradeço.
Valew.
Abs.

-Dan
Veterano
# mar/09 · Editado por: -Dan
· votar


Comprei cordas .12 para colocar na minha Ibanez Gio e nao to afim de levar pra regular. Gostaria de eu mesmo aprender a faze-lo.
Alguma dica ou tuto ou post que facilite para leigos?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


khenshyo
Não há muito o que fazer não. Se vc der uma olhada em fotos de Gibsons antigas, verá que as capinhas ficam fôscas mesmo.....
Gambá Soturno
Sim, é. E esse bloca fará TODA a diferença em timbre e sustentação.
Philipi
Cara, vc não entendeu. Vc não tem que usar micrortífica para alargar os furos da base da ponte, até por que ela é feita de metal vagabundo (antimônio), e pode quebrar. O que eu falei é que, se a "bolinha" da corda prender dentro da base, vc usa uma chave Allen, ou qualquer outro pedaço de metal que caiba no buraco para retirá-la de lá, depois, vc lubrifica com um pouco de óleo para não ficar prendendo.
-Dan
Leve sua guitarra para a regulagem geral em um luthier habilitado.
Abçs

-Dan
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Leve sua guitarra para a regulagem geral em um luthier habilitado.
Abçs


Eu gostaria era de aprender essa nobre arte.
Ele não vai me ensinar a regular.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


-Dan
Pode até ser que ensine, vc tem que "correr o risco"
Abç

bpv
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Gostaria de sua opinião a respeito desse "confronto":

Squier Standard (Fat Strat - c/ floyd rose) VS Fender Southern Cross

Qual você acha que é a melhor guitarra dentre essas? E a vencedora VS fenders Japa, MIM, e USA?

Gambá Soturno
Veterano
# mar/09
· votar


-Dan

Não aconselho a ninguém que não tenha um mínimo de conhecimento prévio sobre ferramentas, e experiência e paciência com trabalhos manuais a se meter a regular guitarras e outros tipos de reparos no instrumento.

Essa parte das ferramentas é tão crítica que uma vez quis mexer no tensor e logo que encaixei a chave Allen notei que ela ficava um pouco folgada. Peguei uma chave de um jogo cuja medida era em polegadas mas mesmo assim não coube legal. Acredito que seja algum tamanho de chave que não veio ou no conjunto de polegadas ou no de milímetros.

Isso me leva a uma preocupação talvez sem fundamento, mas como não se questionar se o luthier terá a preocupação de usar a ferramenta certa numa situação dessa? É claro que tal atitude demonstraria a falta de compromisso dele, mas como identificar esse tipo de pessoa? Afinal como disse o seu madruga: "atores vemos costumes não sabemos".

Essas pequenas coisas que diferenciam um bom profissional de um curioso desleixado, é uma pena serem difíceis de perceber.

Jouw
Veterano
# mar/09
· votar


Ola... Estou com uma dúvida quanto a instalação de potenciometros.... Vamos lá....
Tenho uma guitarra Tagima Les Paul, com captadores dimarzio Evolution. Estou querendo arrumar uma maneira de deixá-la com um timbre mais agudo, visto que o restante dos equipamentos que tenho ( pedal jackhammer e ampli Vulcano Meteoro 100w) tendem a ser graves. Para terem uma idéia tenho que utilizar o grave do meu pedal no Zero e o do ampli no 1, e mesmo assim não tenho o timbre que gostaria para tocar algo mais "metal". Sei que a guitarra tem um timbre mais encorpado mesmo e não é especifica para metal, mais eu gosto muito dela e não gostaria de me desfazer da mesma. Estou pensando em trocar os potenciometros de 500k para algum valor acima disso, porque, li em outros tópicos que quando se aumeta esse valor, a guitarra torna-se mais aguda. Isso pode ser feito com segurança??? Ou será que existe alguma configuração para se fazer a instalação desses captadores que pode aumentar os agudos??? Obrigado pela ajuda...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


bpv
Cara, isso que vc quer é subjetivo. Teste, e "sinta" a que mais lhe agrada.
Jouw
Poder pode. Troque por de 1M.
Abç

bpv
Veterano
# mar/09
· votar


bpv

não tenho a oportunidade de testar a Southern Cross. Eu tenho a squier, mas tb gostaria de uma Southern, ainda mais por ter o braço em peça única. A minha pergunta era em relação as madeiras mesmo, a captação sei que não são lá essas coisas.

Fernando
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tudo bem?

Comprei uma Bigsby para por na minha LP Studio. Minha idéia inicial era mandar no luthier, mas custa uma boa grana, e depois que vi esse vídeo ( http://www.youtube.com/watch?v=23DH-uFn6A8 ) percebi que a instalação é muito simples, dá pra fazer em casa numa boa.

Eu só tenho uma dúvida: nas Gibsons, o fio terra é ligado à ponte? Nesse caso, vou ter que refazer a ligação? Onde devo ligar o fio? Na Bigsby ou em outra parte metálica? Devo soldar ou se o fio estiver em contato com a ponte já é o bastante?

Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


bpv
A SC é confeccionada em cedro-rosa e pau-marfim.
Originalmente ela possui pots de 500K, ao invés dos 250K padrão. Isto foi feito para preservar o timbre agudo das Stratos. Se vc trocar por 250K, ela fica com um lindo timbre encorpado.
Fernando
O fio terra é ligado na bucha da ponte Tune-o-Matic. Se vc não trocá-lo, o terra continuará ligado. Se for trocá-lo (o ideal com o uso da Bigsby é o uso de "Roller-Bridge"), deve-se tomar cuidado com o terra.
Abç

Fernando
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado, Bertola!

Então, eu acho que nas Gibson o terra é ligado na última parte da ponte, olhe só essas fotos:

http://img223.imageshack.us/img223/2272/03lpcustomradiographgro.jpg

http://img223.imageshack.us/img223/3821/gm20lp20wiring2.jpg

Então resta a dúvida:

- Se eu soldar o fio na base da Bigsby o aterramento vai dar certo?
- Existe alguma lugar melhor para soldar do que a base da Bigsby?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


Fernando
Sim, dará.
Abç

Fernando
Veterano
# mar/09
· votar


Valeu mesmo, Bertola!

Só pra confirmar então, por favor dê uma olhada nesta foto:

http://www.pisotones.com/Alfonso/OldBlack/Puente2.jpg

Note que o buraco do tailpiece ainda fica com um pedaço à mostra. Pensei em soldar o fio terra bem na base da Bigsby que está cubrindo parte do buraco.

Acredito que vai funcionar, né?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


Fernando
Sim

Fernando
Veterano
# mar/09
· votar


Brigadão!

Creamy Mule
Veterano
# mar/09
· votar


tendo comprado uma ponte gotoh pra substituir uma tune-o-matic genérica - é melhor trocar tudo (inclusive aquilo que fica meio dentro do corpo) ou só a ponte mesmo?
que eu achava que era só a parte de cima, mas to achando a ponte bem mais pesada que a outra e que talvez os outros componentes sejam melhores.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


Creamy Mule
Se vc está se referindo às buchas, depende. Se a nova couber nela, ótimo. Se não, terás que retirá-las (ou melhor, seu luthier).
Abç

Creamy Mule
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
é toda igual mesmo, tanto a parte que fica dentro do corpo, a parte que é como um parafuso e a ponte propriamente dito.
minha pergunta é "troco só a ponte, a ponte e o parafuso ou as 3 coisas?"

dark evil
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Qual a melhor e mais barata opção de guita com floyd, 24 casas, e hsh???

Philipi
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Qual a função dos abaixadores de corda numa Strato?
O que acontece se eu abaixar e o que acontece se eu levantar ou retirar, eu vejo que a maioria das Fenders vem com somente 1 nas primas, se eu deixar a minha assim vai mudar o que?
E em que site que eu posso encontrar ponte e peças de ponte de guitarra Strato, eu achei um jogo de carrinho com rolers os 6 saem por 50r$ pretendo comprar uma ponte nem muito boa nem muito ruim mas que não emperre as cordas e aew colocar esses carrinhos, o que você acha?

Gambá Soturno
Veterano
# mar/09
· votar


Philipi
E em que site que eu posso encontrar ponte e peças de ponte de guitarra Strato,

http://store.guitarfetish.com/tremelos.html
http://store.guitarfetish.com/guitarhardware.html

Soulface
Veterano
# mar/09
· votar


Philipi
Qual a função dos abaixadores de corda numa Strato?
Servem para tensionar as cordas no nut.
Sem aquilo lá, as cordas podem ficar flutuando o nut, oq impossibilita a afinação.

Philipi
Veterano
# mar/09
· votar


Gambá Soturno

Valew cara mas eu precisava de um site Brasileiro!

Soulface
Pois é mas tem uns caras que tiram e fica bom, eu estava pensando em tirar só aquele mais alto, talvez eu troque por um com roolers tbm.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


Philipi
Trocar pelos com "rollers" é uma boa, retirar, não.
Creamy Mule
Só a ponte.
dark evil
Guitarra com ponte tipo "Floyd" tem que ser boa, com esse dispositivo da melhor qualidade possivel. Atualmente as Corts, Condors e Schecters é que tem a melhor relação custo-benefício.
Abçs

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III