Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Joselitoo
Veterano
# mar/09
· votar

gostaria de sabre se alguem conhece a Marca de Guitarra
K-Garage
??/

axleWs
Veterano
# mar/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
mestre, não encontrei os nuts no site do edmar não. E-bay complica bastante para que eu compre.

Mas grato pela ajuda.

mpmegas
Veterano
# mar/09
· votar

A guitarra groovin Gst 200 é boa?? e o amplificador chroms fusion 150 é tambem??

Phill_Cps
Veterano
# mar/09 · Editado por: Phill_Cps
· votar

axleWs

dá uma olhada aqui:
http://www.ronay.com.br/descricao.asp?id=19&idCategoria=9

Esse cara é de Americana/SP, fui até lá semana passada... ele tem um monte de Nuts... mas só de osso...

Se quiser fazer o nut desde o princípio pra não ter q comprar, vai até um açougue e pede um osso de canela de boi, que é bem maciço. ferve bastante até sair todas as substâncias internas...Fede pra caramba.... é insuportável... depois lixa até o formato q quiser...

Mas de boa, dá tanto trabalho q vale mais apenas comprar, afinal é baratinho...

Abraço!

Gian Guitar
Veterano
# mar/09
· votar

Bertola
me diga algumas sugestões de captadores para a condor CLP2,
que sejam bons para metal e tbm para blues,
eu sou iniciante,
e não sei qual comprar,
akeles soundo magoli são tão bons quanto seymour?

me diga algumas combinacões de captadores que sejam bem versateis.

abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar

Gian Guitar
Cara, compre os Cabrera.
Abç

The Root Of All Evil
Veterano
# mar/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Cara, compre os Cabrera.
Abç

Grande Bertola, gostaria de saber o motivo da sua indicação dos Cabrera ao invés dos Malagoli.

[]s

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar

The Root Of All Evil
Considero os Cabreras melhores que a maioria dos Malagolis. Apenas isso.
Abç

Nelton88
Veterano
# mar/09
· votar

q encordeamento me aconsehlha a usar em uma washburn wr 154.. 0.10 ou 0.11 oq fica melhor?? ou é uma coisa pessoal?? vai de cada u?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar

Nelton88
É pessoal.
Mas eu não recomendo 0.9 ou 0.8, por motivos que já expliquei.
Abç

The Root Of All Evil
Veterano
# mar/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Considero os Cabreras melhores que a maioria dos Malagolis. Apenas isso.
Abç

Oh, legal saber disso.
esta "maioria" ai inclui o HH777?

Creamy Mule
Veterano
# mar/09 · Editado por: Creamy Mule
· votar

braço colado de semi-acústica dá pra trocar?
tirar o velho e pôr um novo sem danificar o corpo e sem perder timbre / sustain.
claro, considerando o fato que o braço mudou.
a pergunta é "fica como se fosse perfeitamente nova com aquele braço?"
acho que deu pra entender.

EDIT: e outra, vale a pena fazer isso numa condor de 1200 reais? assim, fico achando que se for muito caro não vale a pena.

janick
Veterano
# mar/09
· votar

mpmegas
Não.

Fábio Seiji
Luthier
# mar/09
· votar

Creamy Mule
É possível trocar sim, mas sai caro pois é um trabalho difícil.
Não compensa fazer isso numa condor de 1k2.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar

The Root Of All Evil
Depende, pois são capts bem diferentes.
mpmegas
Não (2).
Creamy Mule
Infelizmente não compensa.
Cara, retire todas peças de sua guitarra e guarde-as, pois, vc poderá construir uma guitarra com elas no futuro (comprando ou mandando fazer um braço e um corpo de tele, por exemplo).
Abç

Mr RichieSambora
Veterano
# mar/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola ou Fábio Seiji
Estou quase comprando uma squier california e queria instalar a ponte da minha antiga guitarra nela...a ponte é as da fender americana stardard 2 furos e instalar o roller nut..tem ideia do preço?
aki onde moro naun existe luthier.....tem uma cidade proxima q um kra fabrica violões artesanais...sera q ele va conseguir? pra instalar este tipo de upgrade é melhor com um luthier mesmo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar

Mr RichieSambora
Cara, fazer esse serviço requer experiência. Portanto, procure um luthier habilitado, embora vc possa consultar esse luthier a que vc se referiu.
Abç

Jaguar_Paw
Veterano
# mar/09
· votar

1º-O que pode ser feito na minha guitarar com ponte fixa para que ela não desafine quando eu der alavancada?

2º- O que compensa mais em termos financeiros: um Minihumbucker ou um humbucker na guitarra?

3º- Porque indicam sempre que se coloque um humb na ponte qdo se trata de strato?

Abç.

ogaitnas
Veterano
# mar/09
· votar

Jaguar_Paw

Vou fazer de conta que entendo e dar uns palpites.

1- Tarrachas melhores e grafite no nut.

2- Se sua guitarra tem a cavidade para um humbucker, os humbucker normalmente são mais baratos que os mini, por serem produzidos em escala maior, se só tem cavidade para singles, aí o serviço de aumentar a cavidade pode complicar o custo e o mini ou um stack serão mais negócio, aliás os stacks são mais baratos que ambos.

3- Eu tenho um duplo na ponte, de fato minha strato virou uma H-H, mas de qq forma, o duplo na ponte quebra um pouco do excesso de agudos na ponte (apesar de poder fazer coil-split nele e recuperar boa parte do tão falado twang das strato), e dá mais peso para bases e solos, por ser um captador de mais saída, vc ganha muita versatilidade com a guitarra com um setup desses.

flwz...

Jaguar_Paw
Veterano
# mar/09
· votar

ogaitnas
Obrigado pelas respostas.

Stack é cabeçote certo?Pois eles não são caríssimos?

Estou com medo de colocar humb na ponte com medo de que o timbre fique rasgado demais.Estou enganado?
Abç.

ogaitnas
Veterano
# mar/09
· votar

Jaguar_Paw

captador stack, não amplificador stack. captador é um humbucker com as bobinas empilhadas, ele fica sem ruído, tem tamanho de single e som muito próximo ou igual ao humbucker (depende de qtos fios usa e de como é ligado). Por exemplo os stacks da stelffner são 2 fios, ficam como single noiselles, já acho que os dimarzio e sd usam 4 fios e aí tem som de humbucker mesmo, com mais saída e mais distorção.

Amplis stack realmente são caros e não teriam nada a ver com suas dúvidas heeheh

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar

Jaguar_Paw
Se a ponte é "fixa", então não tem alavanca!
Como o ogaitnas citou, se sua guitarra tem ponte tipo "vintage", deve-se regulá-la muito bem, usando-se 5 molas e lubrificando-se os parafusos de fixação, lubrificar os sulcos da pestana (que deve ser de osso ou de latão ou de fibra-de-carbono), com grafite em pó, os "abaixa-cordas com vaselina sólida ou graxa-branca e colocar as cordas corretamente nas tarrachas.
Outra coisa que comumente se esquece é de que o bloco da ponte (aquela paça de metal onde as cordas são presas), tem que ser pesado, confeccionado em aço ou latão.
Captadores são uma escolha pessoal e timbrística própria, e, vc pode optar por single-coils, Humbuckers ou "stacks"(vertical Humbuckers), conforme a sua concepção sonora. O que interessa é a qualidade dos mesmo e de sua relação custo-benefício.
Abç

primitivo
Veterano
# mar/09
· votar

Ola amigos. Sou novato aqui mas ja venho lido os topicos daqui ha alguns anos. So ontem eu tive a inteligencia de criar uma conta e dai comecar a interagir com voces.
Vou contar brevemente minha escolha, dai qdo alguem responder fica facil entender o que eu nao quero.
Primeiramente eu odeio Stratos e modelos parecidos, entao dizer pra eu comprar uma guitarra com melhor qualidade, desse estilo, e tal nao rola. Dai, lendo os topicos aqui eu saquei duas guitarras que voces indicam muito. A epiphone G400 e a Standard. No entanto eu realmente quero ter essas duas guitarras. Prezo muito pela beleza e n'ao me importo de ir envenenando aos poucos.
Optei atualmente por comprar a G400 gothic. Acho ela muito linda, gosto da Cherry tb, mas por um preco mais acessivel atualmente na musicalgrellmann esta em falta. Como eu tenho muita pressa (uns shows e tal) acho que nao devo me arrepender.
Desculpe se fui prolixo, mas as perguntas agora virao.
A guitarra e essa:
http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/produto-54103-6529-guitarra_ep iphone_sg_g400_gothic__preto_fosco

Primeiro, os captadores sao 2 alnico classic humbuckers. Procurei algum topico especifico sobre eles mas nao encontrei. Eles, como ces perceberam, nao tem a capinha de niquel. Nada contra nao ter e tal, mas algo me diz que tocar esses captadores pode ser um bom negocio. dai eu pensei em colocar captacao gibson. No entanto vou colocar uma de cada vez (aquele 500t) que custa uns 450 pau se nao me engano. Eu posso colocar um captador gibson e ficar com o outro original na ponte?
Depois, sobre os classic humbuckers, alguem sabe sobre a distribuicao de graves e agudos? e o sustain? tem um topico massa aqui sobre captacao, que manda um link pra um site e tal. no entanto nao achei sobre esses humbuckers em especifico.
e a ultima pergunta. Vi no youtube um cara que colocou na epiphone g400 gothic dele captadores EMG. O som ficou muito bom. Distorcao e sustain incriveis, bem no estilo que eu gosto. Acham que ao inves de eu colocar um captador gibson, seria mais interessante colocar os EMG? Caso sim, quais?
Eu toco metalcore e tenho uma banda de rock mais popzinha. tem distorcao meio foo fighters e tem muita coisa limpa, entao eh importante uma captacao equilibrada (pelo amor de deus nada parecido com a das insanas ibanez, porque aquilo ali nao tem limpo!)

Obrigado ai pela atencao de voces. Desculpa pela falta de acentos, to sem nenhum aqui, hehehehehe.
Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar

primitivo
Os captadores que vem nessas Epis não são ruins, mas não se comparam aos SD, Gibsons, DM ou EMG's.
Como uma boa opção eu recomendo os Cabreras Hot Alnico 2 para o braço e um Rock Pro para a ponte.
A qualidade desses capts e seu custo-benefício é excelente.
http://www.cabrerapickups.com/index2.html
Abç

Philipi
Veterano
# mar/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Olá, comprei uma SX SKY (copia SRV) ela vem com o Escudo Escrito SKY e tal, mas parece um SRY(V), e éla veio com um vãozinho (cabe uma folha de papel dobrada) no encaixe lateral do braço, mas o braço esta firme e bem posicionado, porem o Neck plate está beeem pouquinho torto, só se percebe se olhar muito bem, eu fiquei meio assim com isso, pois seria isso um problema serio, atrapalha na sonoridade?
Eu fiquei meio assim, pois minha Shelter California veio com o braço muito bem encaixado e essa não.
Éla é em Basswood em três peças, mas não é aquele Basswod liso,os veios são beeem aparentes e tal, braço com longarina envernizado com efeito envelhecido escala em rosewood marron imitando Pau ferro da original, ferragens douradas(odiei), ela é realmente muito parecida com a fender SRV ainda não testei direito, mas o som me pareceu ótimo.
Achei éla fisicamente muito semelhante a Shelter California Standard.
Recomenda-me trocar as ferragens, ou não fica tão ruim qdo as dela perderem a Cor?

Paguei 419r$ nova na loja, foi barato ou caro?

Você me recomenda Upgrades Quais?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar

Philipi
Cara, não era para haver esse "vão" aí não. Sinceramente acho caso de vc trocá-la no vendedor, por outra que não apresente essas falhas.
Abç

Philipi
Veterano
# mar/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Infelizmente comprei sem garantia, mas é um vão muito inperceptivel, cabe uma folha de papel somente, ele somente não está totalmente encostado no corpo da guitara..
Depois vou tirar uma foto em alta resolução e postar aqui.
Vlw Abs.

Gian Guitar
Veterano
# mar/09
· votar

Bertola

oq axa dos hh777?
me indica um outro set melhor que esse ?
de preferencia nacional?

abraços

Gambá Soturno
Veterano
# mar/09
· votar

Olá. Alguém saberia me informar se as telecasters da condor modelo CT-10 seguem o padrão de espessura do corpo?
Elas valem quanto atualmente?

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar

Philipi
Então, compre um jôgo de captadores Sound/Malagoli Alnico Blues, um jôgo de tarrachas Wilkinson tipo "Kluson" e seja feliz!
Gian Guitar
Compre um Sound/Malagoli Custom 57 para o braço e um Custom 57 "Plus" (bridge) para a ponte.
Gambá Soturno
Elas dificilmente existem atualmente no mercado. Tem o corpo "padrão", mas não tem o "strings-thru".
Abçs