Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Brucy Bertholi
Veterano
# fev/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, beleza?

Cara quero te enxer o saco um pouco (no bom sentido) hauhauhaha.

Seguinte, quero montar um amp de 100w um cabeçote transistorizado mesmo, só pra começar.

Quero saber o que eu realmente preciso saber de componentes e eletronica...

Precisaria tipo um guia pra eu montar meus estudos e criar um roteiro pra fazer as coisas certas e saber o que eu estou fazendo.

Se tiver algo simples para indicar e tal eu agradeço bastante.

Grato desde já.

Abração

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Brucy Bertholi
Cara, existem duas opções:
Começar do zero, seguindo um esquema, no caso esse aqui:
http://sound.westhost.com/project27.htm
Vc precisará da ajuda de um técnico em eletrônica experiente (os componentes e a descrição estão no "link" acima).
Comprar kits como esses:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-90219965-_JM
e também o do pré, ou construir um (de pré).
Em ambos os casos vc precisará de ajuda.
Abç

Raizen
Veterano
# fev/09
· votar


Prezado Seiji e Bertola,

Algum de vocês conhece a Fender Lone Star Made in USA? Se sim e já tiverem testado, gostaria de ter algumas impressões, estou com uma oportunidade de compra de uma usada que está saindo por menos de uma Am. standard nova (ou com preços muito parecidos).

Agradeço.

Fábio Seiji
Luthier
# fev/09
· votar


Guitar_RdS
Pois é. Eu tenho certa prática com solda e também mexo com eletrônica. Mas será q existe um tutorial pra qm nunca mexeu com captadores?
Tem vários tópicos falando desse assunto.
Se for apenas troca de captadores basta dessoldar os fios (ou cortar) do captador antigo (mantenha o comprimento o máximo possível) e soldar o novo.
Anote onde cada fio de cada captador está soldado e não tem erro.
Ao meu ver a única coisa que vc precisa ficar atento é em relação às cores dos condutores de cada fabricante de captador, que não é padrão, mas vc também vai encontrar tabelas de equivalência se fizer uma busca.

gui.correia
Também não conheço, sorry!

Ricky Hardrocker
Mascare a escala com fita crepe deixando apenas os trastes à mostra e passe um pedaço de (/merchan on/) bombril (/merchan off/).
Tome cuidado para a limalha não se espalhar, por isso faça num local limpo e mantenha-o limpo, se puder desparafuse o braço e faça longe do corpo para que os resíduos não fiquem grudados nos captadores.

Fábio Seiji
Luthier
# fev/09
· votar


Raizen
Pessoalmente eu nunca vi, mas já ouvi bons comentários.
Não sei às diferença em relação às Am Std além dos captadores.

gui.correia
Veterano
# fev/09
· votar


Seiji ou bertola, vo desisti daquela guitarra que eu havia tirado umas dúvidas aqui e gostaria de saber que marca de guitarra que é muito boa e que custa na faixa de 300...400 reais. E qual é uma especificação que eu posso procurar em qualquer guitarra, e que se está tiver provalvelmente será boa. Uma base boa que eu posso procurar em várias marcas e que seja boa. E no estilo pop-rock que é o que eu mais curto tocar... Vllww... abraçoss

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


Raizen
Conheci um cara, que tocou na banda Woodstock Band aqui no RJ que tem uma, prateada e com Hb na ponte. Excelente guitarra.
gui.correia
Shelter.
Abç

Brucy Bertholi
Veterano
# fev/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ah sim, prefiro a primeira opção.

Eu vi no site handmades um pré e tem no site da GGG o LM3886 que o pessoal anda montando e da certinho.

Tenho um tio que manja bem em eletronica.

Acredito que eu tenha que saber bastante sobre os componentes né?
Pra saber o que eu vou estar fazendo, caso der um erro eu vou saber soluciona-lo.

Vo falar com ele então.

valeu ae

Abçs

chavez
Veterano
# fev/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Oi, eh meu primeiro post nesse topico, eh o seguinte...
Gostaria de saber se a guitarra bc rich mockinbird bronze serier eh boa, em termos de:
-Timbre
-corpo, braço captaçao
-custo benefício
-e o valo dela de mercado usada/nova (se ehq ainda vende nova)
Eu procurei no forum, mas soh achei sobre warlok , ow mockingbirds especials etcetc...
Obrigado desde jah.

chavez
Veterano
# fev/09
· votar


ah sim, desculpa pelo duplo, mas eu ouvi flar q as tarrachas dela eh ruim, mas se o resto for bom e tiver um bom custo beneficio, seria facil trocar as tarrachas msm ela tendo microafinaçao?
vlw..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


chavez
Cara, eu não conheço essa guitarra, nem nunca trabalhei com ela, portanto não posso te dar maiores informações.
Abç

chavez
Veterano
# fev/09
· votar


usahsu td bem obrigado, eh q ta dificil, ngm conhece ela, e eu n axo um site avaliando ela nem nda, ta dificil x.x
mas obrigado pela atençao.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


chavez
Cara, essa guitarra é bem difícil de ser encontrada. É também uma guitarra muito específica (para Metal e afins), portanto isso prejudica na revenda, na versatilidade de uso, etc.
Abç

costelacaster
Veterano
# mar/09
· votar


Seiji ou Bertola, por favor tirem uma dúvida minha...

Tenho uma Condor Tele CTX-50, adoro o timbre dela, achei bem superior às Squier de R$1500 que testei. Porém, ela vem sem o sistema thru body de cordas... Pelo que li a respeito, o sistema aumenta o sustain e deixa o timbre mais aberto.
Um dia levei minha guitarra na casa de um amigo que tem uma Tagima Tele antiga, e comparamos as duas. Os timbres são parecidos, porém a minha tem um pouco mais de graves, e o sustain da minha é bem pior. Pensei em mandar fazer o thru body, já que a sustentação dela é fraca e o timbre um pouco mais aberto deixaria ela ainda mas tele, com um pouco menos de grave.
Depois disso procurei um luthier aqui na região e ele falou que o sustain se dá mais pela qualidade da madeira e pelo conjunto geral (ferragens, caps, etc), e q o thru body não mudaria tanta coisa nem em relação ao sustain nem ao timbre da guitarra.
Gostaria de ouvir uma opinião, saber se o thru body mudaria ou não consideravelmente o timbre e o sustain.
E também gostaria de saber o quanto vocês imaginam que seria cobrado pelo serviço, já que paguei 1100 na guitarra e não gostaria de gastar muito para mexer nela.
Ah, se fizesse isso também iria aproveitar e pedir pra lixar o headstock e cortar ele igual ao de uma fender, pq aquele headstock é muito feio haha apesar da guitarra ser linda (natural com escudo preto). Isso é fácil fazer não? Será q sairia barato tb?
Aguardo resposta, abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


costelacaster
Cara, de fato o que muda entre a ponte ser do tipo em que as cordas passam através do corpo e não, é o timbre, que fica mais grave mesmo (o que não é um defeito).
Quanto à sustentação, se deve mais ao que seu luthier disse mesmo: Cordas, madeira, captadores.
Creio que a troca de captadores seria um "up-grade" mais interessante para essa sua guitarra.
Quanto a preços, consulte os luthiers de sua cidade/região.
Abç

Lord Cachaça
Veterano
# mar/09
· votar


Bertola rlz!

Tivertimailaif
Veterano
# mar/09
· votar


Boa noite mens, bom estou querendo pegar uma guita Jackson js30RR, mais pelo que eu vi na internet sobre comentarios sobre ela, falam que é uma guita muito ruim e isso ta me desanimano cada vez mais, ela é uma guitarra ruim mesmo??? Lembrado que caso eu compre uma, eu irei fazer algumas modificações nela com o tempo, segue o link dela http://www.rexsom.com.br/produtos/p.asp?id=659&produto=Guitarra_Jackso n_Randy_Rhoads_JS30_RR com especificações.

costelacaster
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu pela resposta.

Mas tem um negócio que não ficou muito claro... O fato da ponte não passar pelo corpo deixa o timbre mais grave, certo? ou é o contrário?

Quanto aos captadores, os originais parecem ser razoáveis (pelo q diz no site é em alnico), o cap do braço embola beem menos q a tele do meu amigo (tudo bem q a captação original da tagima tem fama de ser bem ruim msm haha)
Prefiro juntar grana pra comprar um amp valvulado agora hehe
Obrigado pela atenção.

Fábio Seiji
Luthier
# mar/09
· votar


costelacaster
Se vc adora o timbre de sua guitarra pq mexer?
Instalar o string through body vai implicar em troca de ponte, nova furação, furos a serem tampados...
O headstock vai precisar dar um novo acabamento se for tirar pedaço...
Sinceramente, eu acho melhor investir em melhorias, se a guitarra estiver precisando de um novo acabamento aí sim vc pode pensar em fazer esse tipo de alteração.

Aero
Veterano
# mar/09
· votar


Fábio Seiji

Já consegui resolver o problema...
Só dei uma mexida nos parafusos e o barulho parou...

Valeu pela ajuda! =)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


Tivertimailaif
Cara, o problema dessas guitarras tipo "Flying V" ou derivadas são dois:
Ergonomia: São guitarras ruins de tocar sentado, principalmente quando se estuda.
Sonoridade: Como há pouca massa na trócula (área de junção corpo-braço), o timbre da guitarra tende a ter excesso de agudos, principalmente no caso desse modelo, cujo braço é aparafusado. Ao manos ela não tem o problemático "Floyd-Rose" com "back-box"
Some-se à isso ser uma guitarra muito específica em seu design, o que limita a chance de revenda (caso vc queira revendê-la).
costelacaster
Mais grave. No mais, concordo com o Fábio Seiji.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


Ricky Hardrocker
O que vc deve fazer é, em 1º lugar cobrir toda a escala com fita-crepe, deixando apenas os trastes de fora, depois polí-los com Bombril, sêco. Nada mais. Depois de tirar as fitas-crepe, limpe a escala com óleo de peroba.
Abç

Philipi
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Pow eu tenho uma Shelter California especial, tirei o escudo e observei que a escavação dela possui suporte para captação HSH porem ela é SSS, eu queria saber qual o melhor trio HSH(que não seja muito caro), para ela, vi também que ela é de madeira, é um Basswood de uma qualidade razoável, ouvi dizer que o Basswood é bem semelhante ao Mogno(em sonoridade), e também vi que muitos guitarrista famosos usam guitarras em Basswood, me corrijam se eu estiver errado, mas aew será que vale apena trocar a captação dela, eu estava pensando também em trocar os Saddles que são aqueles fuleiras por uns estilo Fender e queria saber onde posso encontra-los.
Desde já agradeço.
Abraços.

Tivertimailaif
Veterano
# mar/09
· votar


opa, vlw Seu Bertola, é qeu por causa dessa guita ser da serie das mais baratas da jackson fiquei com um pé atras, a madeira cedro indiano dessa guita é boa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


Philipi
Sim, será um bom "up-grade". Confira em:
www.captadores.com.br
Recomendo o seguinte "set":
Braço: http://loja.tray.com.br//loja/amplia_imagem.php?&loja=34302&id_produto =1233&img=http%3A//loja.tray.com.br//loja/img_prod/34302/1233_1.jpg
Meio: http://www.stellfner.com.br/_vti_bin/shtml.dll/Index.htm
Ponte: http://loja.tray.com.br//loja/amplia_imagem.php?&loja=34302&id_produto =1173&img=http%3A//loja.tray.com.br//loja/img_prod/34302/1173_1.jpg
Vc também terá que trocar os potenciômetros de sua guitarra para 500K.
Os carrinhos vc também encontra na www.captadores.com.br.
Tivertimailaif
É uma madeira como outra qualquer. Não é o tipo que determina se ela é boa ou não, mas a forma como ela foi "trabalhada".
Abçs

Philipi
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Pow valew gostei bastante da recomendação e dos preços, so queria saber se o Single deve ser o Hot ou o Clean?
E o potencimetro tipo A ou tipo B?
Eu vou amarelar no café o escudo e os Knobs para combinar mais com as cores dos captadores, e vou ainda cortar o escudo para o formato HSH, e vou refazer a blindagem que me pareceu meio Xula(acho que vou fazer aquela com tinta com po de grafite).
Você acha que eu devo mudar mais alguma coisa alem disso?
Valew Abs.

MoD
Veterano
# mar/09
· votar


Bertola ou/e Seiji

Vcs poderiam me indicar uma guitarra que seja boa a barata (meos que 300 conto)
É para estudo apenas em casa(só em alguns ensaios da banda da igreja, mas quase nenhum)
Vou começa a toca(1ª guita)
Vo toca de tdu um pouco
Grato des de já.

XANDOCAGUITAR
Veterano
# mar/09
· votar


bertola fui comprar os componentes pra montar o mini fuzz o cara colocou tudo em nf ao inves de uf dá pra aproveita-los pra fazer outros pedais ou devo trocalos visto que vou fazer o distortion+ e o tubescreamer futuramente.
abç

Gian Guitar
Veterano
# mar/09
· votar


Bertola

Sx Les paul braço colado
ou epiphone standart?

obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


Philipi
Sobre o single, pode ser qualquer um (na verdade é um "stack").
Os pots são Lin (B) para o vol. e Log(A) para o tone. Creio ser melhor comprar um escudo novo, na configuração H-S-H.
MoD
Crafter Cruiser, Shelter.
XANDOCAGUITAR
Não. Troque-os.
Gian Guitar
A que vc achar melhor ao testar e couber no seu orçamento.
Abçs

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III