Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


Bentsen
Provavelmente não.
Teste um capacitor com um valor (em pF) um pouco maior.
Abç

JoséRicardo
Veterano
# fev/09
· votar


essa tagima JA2 seria um bom negócio????

qual outra q vcs me indicam....???

Ibanez com faixa de preço de R$ 1,700 eh um bom negocio???

desde ja fico grato...

Bentsen
Veterano
# fev/09
· votar


Esqueci de comentar mais uma coisa: eu tenho uma ibanez que uso com um Amp Vulcano 100 e um set de pedais com, 1 cry baby, 1 phase 90, e 1 Jack hammer. Com essa configuração sempre toquei usando muito ganho e a guitarra não dava nenhuma microfonia. De uns tempos pra ca comecei a mudar um pouco meu estilo, foi aí que comprei a Les paul, estou pensando em pegar um amp valvulado e por aí vai. A dúvida é a seguinte: Quando pego a Les Paul e ligo na mesma configuração que a Ibanez estava ligada ela da uma microfonia e quando ligo o Wah-wah e levo pro agudo aí é que apita mesmo. Isso é uma caracteristica da guitarra mesmo e eu sou obrigado a diminuir o ganho ou será que tenho que parafinar os caps?

Obs: os caps são o SD alnico II pro com nickel cover.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


Bentsen
Esses captadores já são parafinados.
Dimunua o ganho, pois a sua Les Paul é uma guitarra com uma ressonância e uma sustentação bem maior que a Ibanez.
Abç

Bentsen
Veterano
# fev/09
· votar


Poxa cara valeu mesmo!

Que alívio!!! Hehehehe

Olha que capacitor vc sugere pra ela (Les Paul) limpar legal (valor em Pf e material)? Pergunto isso pra que eu possa chegar ja sugerindo pro luthier.

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


Bentsen
Tente capacitores de 680pF até .001uF
Abç

Aero
Veterano
# fev/09
· votar


Fábio Seiji

Aero
Sempre foi assim ou aconteceu algum evento que acarretou isso?
Pode ser que as molas sejam fracas (de ajuste de altura) e a troca por molas mais fortes resolveriam, mas só olhando mesmo pra saber a causa.


É novo isso...
Há um tempo atrás acontecia, mas eu achava que era a ponte, mas agora tive certeza que era o captador do braço.

Como eu poderia ter certeza do que é necessário arrumar?
Só levando num luthier?

Bentsen
Veterano
# fev/09
· votar


hehe!! Uma última pergunta: o nickel cover pode estar ajudando a gerar microfonia?

Abç

Guitar_RdS
Veterano
# fev/09
· votar


Fábio Seiji
Na minha cidade não mora luthier algum, e onde eu vou (capital a 500km) só conheço 2 luthier's e um cobra 30 por cap e o outro 80 os 3. Só desejo saber se está um preço justo.

Obs: Será q não é possível eu mesmo trocar os caps, caso não seja muito complicado?

AugustoDamned
Veterano
# fev/09
· votar


Seguinte, estou com um Dimarzio Brian May single.. porém por algum mal entendido e/ou falta de informação não sei como proceder agora. Bom, vou tentar explicar: esse captador ele é "matched pair", ou seja, vem um PAR de captadores single e quando combinado os dois, se tem um efeito humbucking. Bem no esquema do Brian May mesmo, meio maluco. Porém, minha guitar Cort X-6 é HSH, ou seja, estava pensando em colocar o cap no MEIO.

No manual diz que o captador é "wired series". Algo como: só com os dois se tem o efeito humbucking. Teria que fazer o esquema de ligar os 2 juntos e tal. Maaaas, eu queria somente um captador single no meio. Só isso! Pq na ponte tenho um Dimebucker e no braço um SD 59. Aí vem minha pergunta: teria como eu colocar UM captador só? Quais os problemas eu poderia ter? Ou seria melhor eu trocar por outro, sei lá...

Van_Lorien
Veterano
# fev/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu possuo uma SX Sst 57 e ela tem tarraxas vintage, aquelas que no "poste" não tem furinho, e sim uma "fenda" em cima. Eu gostaria de saber como eu devo proceder pra colocar as cordas nesse tipo de tarraxa. Eu fiz assim: passei acorda pela fenda do poste e dei duas voltas em torno do poste, abaixo da fenda. Essa é a forma correta?
Obrigado desde já. Abraço!

Creamy Mule
Veterano
# fev/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

1- tenho uma "cópia" da es-335, mas com "trapeze tailpiece" e me peguei pensando "há um motivo pra gibson ter começado neles com suas guitarras e eventualmente passado a usar stopbar?"
e aí? o que eu ganharia se colocasse stopbar? (mais sustain? maior estabilidade na entonação?)

2- já vi um pessoal que coloca o stopbar ao contrário e passa a corda por cima dele e daí vai pra tune-o-matic e depois pro nut. o que eles ganham por fazer isso?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


Bentsen
Talvez, mas retirá-los não é fácil pois alguns estão soldados e pode ocasionar danos ao capt.
AugustoDamned
Consulte o manual do mesmo, a ligação será em paralelo.
Van_Lorien
Não. Vc deve cortar a corda de modo a que só haja o suficiente para 4 ou 5 voltas em torno da haste, depois enfiar a ponta na cavidade e dobrar, como numa tarracha de baixo.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


Creamy Mule
Geralmente as Gibsons ou Epiphones que possuem "trapeze tailpiece" são semi-acústicas e não semi-sólidas (como a 335 ou 355); ou seja, não possuem o bloco central de madeira onde são montados os captadores e a ponte.
A tensão diminui um pouco pois o ângulo do cordal à ponte fica menor. Na verdade não se "ganha" nada.
Abç

Van_Lorien
Veterano
# fev/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Aí eu ponho a ponta da corda dentro da tarraxa e depois dou as voltas, certo?
Abraço!

Creamy Mule
Veterano
# fev/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
a minha é semi-sólida mesmo - como eu disse.
já que não há diferença vou manter o "trapeze tailpiece" que é mais bonito.

NoobGuita
Veterano
# fev/09
· votar


SET para tocar: speed metal, classic metal, power metal, melodic metal, gothic, rock, hard rock e nu-Metal

Guitarra: (2 Humbucker ou 2 Humbucker e um Single Coil, qual mais versátil para tocar os estilos acima?)
- Cort EVL-K6 {já possui EMG 81/85}
- Cort X-11 {2 Humbucker e Single Coil} (mudar capitadores para EMG 81/85 + SA)

Amplificador
- Crate FX65

Pedais: *(qual desses três é mais versátil)
- EFX Custom Effects GTamp *
- EFX CUstom Effects Twilight Zone *
- MRoxy Drive Station *
- MRoxy Chorus VIB

Falta pouco para eu/mim* comprar \o/

*não sei qual é o certo xD

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


Van_Lorien
Exato.
Creamy Mule
Também acho.
NoobGuita
Na boa, qualquer um. Vc é quem vai tocar e aprender a timbrar o seu "set" de acôrdo com as suas necessidades, Tendo um bom amp e uma boa guitarra, vc só precisa de mais 12 coisas: Sua mente, seus ouvidos e seus dedos.
Abç

Tivertimailaif
Veterano
# fev/09
· votar


Minha guita está correndo risco de vida?ou de problemas futuros?

Ceifador_Sinistro
Veterano
# fev/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

fala ae professor!!

.. pq amp de guita nao precisa ser fechado?? se fechar o que ele ganha ou perde??

procuro um amp com as caracteristicas do meteoro bassman (falante 12", canal limpo sem drive e com reverb), mas tah dificil de achar então gostaria de aprender a identificar caracteristicas de amp's de baixo que possam ser usados em guitarras ..

quais caracteristicas um amp de baixo precisa para ser um bom amp para guitarra?? (por exemplo o meteoro bassman)
sabe se o Demolidor novo da meteoro funcionaria bem como o bassman??

abçs

Van_Lorien
Veterano
# fev/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ok! Muito obrigado, Mestre Bertola!
Abraços!

Creamy Mule
Veterano
# fev/09 · Editado por: Creamy Mule
· votar


Mauricio Luiz Bertola
mais uma pergunta:
tendo que trocar uma tune-o-matic, você escolheria uma da guitarfetish ou uma gotoh?
o preço final dá quase o mesmo.
então a escolha vai pela qualidade, qual a melhor?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


Creamy Mule
Gotoh.
Ceifador_Sinistro
A caixa do amp de guitarra não precisa ser fechada atrás por que guitarra não é um instrumento que precise de uma resposta de graves perfeita (é um instrumento médio-agudo). Qualquer amp de baixo serve bem para guitarra, basta ter um bom falante (de 12pol.) e ser resistente, e isso os amps de baixo tem que ser.
Abç

XANDOCAGUITAR
Veterano
# fev/09
· votar


e ai bertola tudo tranquilo to com uma duvida no mini fuzz posso usar jack mono na entrada senão for usar clip para bateria.
abração!!!

NoobGuita
Veterano
# fev/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu ^_^

e só uma coisinha...
como a grana para comprar capitadores é meio curta, você recomenda os sound/malagoli? Porque um jogo H/S/H mais caro sai por menos de R$400 reais equanto um EMG ou Seymour sai por mais de R$400 só um capitador...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


XANDOCAGUITAR
Pode.
NoobGuita
Sim, recomendo.
Abç

AugustoDamned
Veterano
# fev/09
· votar


Valeu Bertola

Fábio Seiji
Luthier
# fev/09
· votar


Tivertimailaif
Pelo que vc descreveu, tá sim!

Bentsen
Vc pode ligar assim:
http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=treble_bleed

Fábio Seiji
Luthier
# fev/09
· votar


Aero
Eu acho que nesse caso só uma pessoa mais experiente pra avaliar e tentar resolver.
Vc pode retirar o captador e colocar uma espuma embaixo para ver se resolve.

Guitar_RdS
Se vc entende de solda e um pouco de eletrônica (ou conhece alguém que tenha experiência) pode mandar brasa, senão eu não aconselho pq não é tarefa fácil para quem não tem experiência.
Tô por fora de preços de serviço.

Ceifador_Sinistro
Veterano
# fev/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Resistente em quais sentidos??

Vc acha uma boa idéia investir num amp de baixo?? Os amps de guitarra vem com distorção embutida e isso além de encarecer muito não tem uso algum pra mim.

Só gostaria de saber se quando uso uma guitarra em um amp de baixo com 50W eu consigo aproveitar toda a potencia do amp??

abçs

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III