Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
NoobGuita
Veterano
# fev/09
· votar


Ajudem ai que o CASH tá quase na minha conta xD

Atualmente tenho uma Condor RX-20, quero uma guitarra com HUMBUCKER.
To em dúvida com esse modelos. Quero a melhor custo/beneficio.
Eu toco a mais de 2 anos mas como não toco direto, é um robe de fim de semana (por enquanto) não quero nada Top.
Ajudem na escolha por favor:

Guitarra (até R$1000)
- Condor RX-30
- Ibanez GRG 270
- Cort EVL-X4
- Cort X-11 ou X-6 ou X6 SM
- Cort G254
- Crafter CROWN

Tenho um ampli JPL Sound (?) de sei lá quantos Wts, mas quero gastar um dinheiro com isso agora porque quando eu resolver pegar uma guitarra melhor já tenho um bom suporte para ela.

Amplificador (não achei os valores)
- Laney LV100 ou Crate GX65R

Quero tocar metal e só com o overdrive do amplificador fica meio dificil... achei essas duas marcas handmade que na minha opinião não são caras e tem boa qualidade.

Efeitos que me interessam:
- Delay
- Overdrive
- Distorção
- Tremolo

Por favor me indiquem quais são mais adequados para metal e alguns rocks com distorção, e que se encaixe nos efeitos que citei acima...
(ref: Iron Maiden, Metallica, Symphy X, Slipknot, Rhapisody Of Fire, Deathstars, Dope, Foo Fighters, Queens of Stone Age...)

Pedais (no máximo 6)
- EFX Power Supply
- MRoxy Digital Delay
- MRoxy Tremolo R + Booster
- MRoxy Drive Station
- MRoxy Rocker Fuel II
- EFX Super Driver
- EFX Oh!CeeDee
- EFX Twilight Zone
- EFX GTamp
- EFX Distortion
- EFX Shredder
- EFX Soviet Muff
- EFX Mad Dog II
- EFX Rock of Box
- EFX Chandelle Tube Driver
- EFX Time Machine Delay
- EFX Tremulus Lune

khan
Veterano
# fev/09
· votar


Opa,eu tambem tava desconfiando disso,Seiji.Muito obrigado por tirar minha dúvida.Não queria cair em enrascada.Abraços.

Fábio Seiji
Luthier
# fev/09
· votar


wiiv1262
Sim, é possível; mas as madeiras importadas são caras, por isso vá preparando o seu bolso.
O preço não passamos aqui pelo fórum, mande um email para o Bertola e peça um orçamento (eu não trabalho com réplicas e braço parafusado)
Eu só uso cabos da Planet Waves, e um cabo ruim compromete muito a qualidade do som.

GuitarDark
Tem conserto sim, mas vc precisa levar num luthier para avaliação.

Fábio Seiji
Luthier
# fev/09
· votar


NoobGuita
Todas essas guitarras são bacanas, o ideal é vc testá-las para ver qual vc melhor se adapta.
Dos amplificadores eu prefiro o Laney, mas isso é uma opinião pessoa, o ideal é que vc possa testar também.
Com pedais é a mesma coisa, mas dependendo do amplificador o timbre pode mudar bastante, por isso eu acho melhor vc resolver o ampli antes.

khan
Por nada!
abraços

joao55
Veterano
# fev/09
· votar


bom eu tenhu uma banda cover do arctic monkeys,ate entao eu usava a a distorçao do proprio amp pra toca, um meteoro nitrous drive mais acho que preciso melhorar meu som bom vamos la o o alex usa de pedais: danelectron reel echo R$600
proco Rat R$500 que ele trocou por um Tube Screamer (TS-808)
e um chorus da boss que eu nao sei o preço
como nao tenhu muita grana pra estourar pençei em comprar pedais da Behringer
UC-200 ultra chorus
TO800 tube overdriver
e para substitui o reel eu tava pensando em comprar um echo FAB da danelectron ou um da Behringer
Tudu issu nao estoura os 500$

sao boas opçoes? oq vçs me dizem

Abçs

Van_Lorien
Veterano
# fev/09
· votar


pençei

Aaaaaaai! :(

joao55
Cara, eu como curto Arctic Monkeys acho que posso te ajudar. O som do Alex Turner se deve muito mais aos amplificadores valvulados do que aos pedais. Ele usa as vezes amplificadores da Orange e as vezes da Vox (que eu me lembre) que são amplificadores com um timbre bastante particular. Os pedais de distorção/overdrive são só pra empurrar a saturação do pré.

Eu se fosse tu não pegaria esses pedais Behringer, eles não são nada robustos e/ou duráveis, fora que a qualidade sonora muitas vezes deixa a desejar. Com esses R$500,00 dá pra pegar pedais melhores (pelo menos dois) handmade ou até mesmo de marcas famosas.

NoobGuita
Veterano
# fev/09
· votar


Fábio Seiji

Thank you

Assim que possível vou testar

khan
Veterano
# fev/09 · Editado por: khan
· votar


Edit.

joao55
Veterano
# fev/09
· votar


Van_Lorien
poise. aew man me add no msn pra trocarmos uma ideia!

joao_snuw@hotmail.com

Van_Lorien
Veterano
# fev/09
· votar


joao55
Pergunta o que quiser pelo fórum mesmo seja em tópico ou mandando recado.

XANDOCAGUITAR
Veterano
# fev/09
· votar


bertola se eu não quiser colocar bateria no meu minifuzz posso usar jack mono no in tambem

Aero
Veterano
# fev/09
· votar


Bertola ou Seiji...

Estou com um probleminha na minha Cort...
Quando eu toco algumas cordas (principalmente os Mis) acaba saindo um som meio tremido.
Aproximando meu ouvido ao corpo da guitarra, notei que esse som vem do captador da ponte.
Quando eu aperto ele contra o corpo da guitarra, esse som tremido pára.

Não é nada que atrapalhe (nem sai no amp), mas eu não gosto de ruídos assim...

Como posso resolver isso?

Valeu! =)

Rod Turtle
Veterano
# fev/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Ou quem souber responder:

Tou com uma strato de um amigo meu e queria descobrir qual é a madeira do corpo.Que tipo de lixa devo usar pra retirar o acabamento em alguma parte (provavelmente a das molas) para deixar a madeira exposta?Obrigado e abraços.

Ceifador_Sinistro
Veterano
# fev/09
· votar


joao55

E ai cara!! blz!!

Uma dica boa é um Simulador de amps valvulados, eu uso o Gdi Behringer tbm ligado em um amp meteoro e pode acredita ele vai melhorar muito teu som ..e é baratinho!!

abçs

Tivertimailaif
Veterano
# fev/09
· votar


hey mans, bom gostaria de saber se eu não estou cagando na minha guita, eu tinha trocado o encordoamento dela de 0,09 para 0,11, mas como ela é com floyds não deu certo, e como eu ja tinha jogado fora as cordas antigas, eu peguei as cordas 0,11 e subi cada uma skas??? a corda que era para ser a mizinha eu deixei como si, e assim respectivamente tendo o trabalho de comprar uma corda mizinha 0,09, será que a guita num vai estragar?

joao55
Veterano
# fev/09
· votar


Ceifador_Sinistro

E o da caixa azul?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-89719434-_JM

esse?

Van_Lorien

ok

quais pedais pra toca AM voçe me indica?


Abçs

Guitar_RdS
Veterano
# fev/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Boa tarde!
Minha guitarra é igual essaaqui.

Dúvida:
Eu tenho reparado nos últimos tempos e acho q os pólos dos caps "afundaram" um pouco.
Isso é possível?
Tem algum problema?
Interfere no som?

Outra dúvida:
Um luthier está cobrando 30 reais pra trocar um cap, e eu pretendo trocar os 3. Está um preço justo para trocar os caps da minha guitarra?
Obs: Sei q vcs não revelam preços de "colegas", mas desejo saber se não é um preço abusivo.

Ceifador_Sinistro
Veterano
# fev/09
· votar


joao55

É esse ai mesmo. Barato como eu falei e muito parecido com simuladores renomados como o Sansamp. Só ele ja vai te da muitos timbres e um peso consideravel.

Vc já teve algum pedal antes ou tah começando a estudar sobre isso agora??

e pra te ajudar com mais certeza .. Qual Nitrous é o teu e qual guitarra ??

flw

erico.ascencao
Veterano
# fev/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Hoje, durante minha saga pesquisando Les Pauls até R$700, me deparo com a Dolphin DGLP com case, por R$539 (mas consigo por R$500). Minha idéia é vender o case, pois não tenho pretensão de tocar por aí e também posso fazer uma graninha vendendo o case.

Considerando a venda do case, poderia trocar os captadores já ao pegar a guitarra. Gostaria de um som de les paul classicão, algo do tipo dos Gibsons 57' ou os 490R e 498T. Sem contar os Malagoli Custom Shop, qual modelo dos Malagoli tem um timbre que atenda a esta minha pretensão? Traditional, Custom Alnico...?

Rod Turtle
Veterano
# fev/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Ah,e gostaria de saber também qual a função deste plástico preto entre o corpo e a placa de junção do braço da imagem,visto que a strato do meu amigo também possui ele: http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=89902676_2277.jpg&v=O

Muitíssimo obrigado e abraços.

NoobGuita
Veterano
# fev/09 · Editado por: NoobGuita
· votar


off

Fábio Seiji
Luthier
# fev/09
· votar


Aero
Sempre foi assim ou aconteceu algum evento que acarretou isso?
Pode ser que as molas sejam fracas (de ajuste de altura) e a troca por molas mais fortes resolveriam, mas só olhando mesmo pra saber a causa.

Rod Turtle
Dê uma olhada no "pocket" do braço, às vezes essa parte não tem acabamento ou raspe no compartimento dos controles.
Pode usar lixa de grão 60 ou mais grossa.
Esse plástico do neckplate serve só pro metal não machucar o acabamento.

Tivertimailaif
Estragar não vai, mas regule-a (ou leve para regular) o mais rápido possível.

Guitar_RdS
Pode ser que os polos sejam "shiftados" ou podem ter afundado, mas isso afeta pouco o timbre e, se afundou, dá pra "desafundar".
Só precisa saber a posição original.
Pesquise o preço da troca dos captadores com outros luthier's de sua cidade.

erico.ascencao
Essa Dolphin tem braço em maple, não vai ter aquele timbre clássico de Les Paul, mas pode ser que sirva bem para o que vc precisa.
Em relação aos Malagoli vc pode perguntar ao Érico no tópico oficial, mas eu acho que só os custom mesmo pra ter algo mais próximo dos originais.

NoobGuita
Sou fã da Convoy, mas acho a X-11 com mais cara de metal.
Captadores opte pelos EMG's que são mais versáteis que o Blackout's.

NoobGuita
Veterano
# fev/09 · Editado por: NoobGuita
· votar


ooffffff

erico.ascencao
Veterano
# fev/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Uma dúvida que me ocorreu. Muitos violões clássicos (com cordas de nylon) não vêm com tensor. Violões com cordas de nylon não estão sujeitos a empenamentos usando diferetes encordamentos de nylon (tensão média, pesada ou extra-pesada)?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


erico.ascencao
Sim, estão.
Por isso que é preciso ter cuidados redobrados com esses instrumentos.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


Bem pessoal, já voltei do Reino de Momo.
Abçs

Luiz Almeida
Veterano
# fev/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Essas características para um captador estão boas?
-humbucker ponte,
-cerâmico,
-4 condutores,
-graves (5), médios (7), agudos (6),
-média resistência, entre 7,6k e 10,4k no total das bobinas em série,
-saída moderada,
-potenciômetro volume A250k (áudio),
-potenciômetro tone B250k (log) com um capacitor cerâmico de 0,022uF a 0,05uF.
Desculpem, mas não entendo muita das coisas acima descritas. Tem algo errado? O que deve ser mudado?

Você tinha me dito que Freijó não é bom para construção de braço, e quanto ao Cedro, fica bom?

Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


Luiz Almeida
Geralmente não se usam pots de 250K para captadores Hb's, mas sim de 500K; a não ser que vc queira um som mais grave. Geralmente usam-se os pots Log (A), para tone, e Lin (B), para volume.
Não, cedro também não serve. Só Pau-marfim e Tauarí-Branco. Peroba clara pode ser usada, se bem sêca e cortada corretamente.
Abç

Tivertimailaif
Veterano
# fev/09
· votar


obrigado seu Fábio Seiji, mais vai ser dificil achar aguem pra regular, luthier mais perto só à 250 km, xD, mais tipo, ela ta correno risco de vida?

Bentsen
Veterano
# fev/09
· votar


Opa!

To com um problema e talvez vcs possam me ajudar, é o seguinte:

Tenho uma Les paul condor e a uns dias atrás pedi para que meu luthier colocasse dois SD alnico II pro com push-pull. Serviço feito, blz! Depois disso pedi que colocasse um capacitor pra limpar um pouco o som quando eu abaixar o volume na guitarra. O capacitor sugerido pelo luthier foi o 102 (tem cor de telha). Colocamos ele e fomos testar mas ele não estava limpando quase nada. Até pegamos outra guitarra com o mesmo capacitor e o som limpava legal. Minha pergunta é a seguinte: sera que com o alnico II pro esses capacitores não funcionam tão bem? ou o luthier fez alguma ligação errada?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III