Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Discípulo do Olavo de Carvalho
Veterano
# jan/09 · Editado por: Discípulo do Olavo de Carvalho
· votar


Toco contrabaixo e estou urgentemente precisando de uma guita. Pensava em pegar uma Cort X-6. Mas será que é melhor pegar a X-2 http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=316934 e fazer os ups que eu precisar?

Botando por exemplo tarrachas com trava dá pra aguentar umas alanvacadazinhas?

Andei pensando e Floyd não é algo que eu necessito... Será que vale mais a pena a X-2?

Obrigado

Fábio Seiji
Luthier
# jan/09
· votar


Jandira
Opa, peraí !
Eu não falei que essa guitarra é de compensado.
O que eu falei é que as madeiras pré-compostas são feitas como num compensado.
São camadas finas coladas de formas diversas para que, na laminação, tenha efeitos como o radial, flamed, birdseye, quilted e figured em geral.
Hoje em dia nem sempre o compensado sai mais barato que a madeira maciça, principalmente se for fabricar em pequena quantidade.

Fábio Seiji
Luthier
# jan/09
· votar


Discípulo do Olavo de Carvalho
Olha, levando em conta o que vc relatou, eu acho que sim.
Se enrolar as cordas corretamente nas tarraxas essas nem precisam ter trava.

busterchair
Veterano
# jan/09
· votar


Olá Fábio e Maurício!

Tenho uma ponte flutuante Gotoh e como moro perto da praia (1 quarteirão), noto q algumas partes dela estão meio q enferrujando. Não só a ponte como a base das tarraxas.
O q eu posso fazer para tirar isso, ou se não tem problema.
Obrigado

Jandira
Veterano
# jan/09 · Editado por: Jandira
· votar


Fábio Seiji
Sim entendo, rolou um preconceito com o nome compensado.

Mas em termos de qualidade sonora, ressonância, esse suposto compensado soaria como uma madeira maciça?

Acho q vc não me respondeu ou eu não entendi a sua resposta, então eu vou perguntar de novo :P
Qual madeira, que tenha uma disponibilidade no Brasil, que vc me sugere para eu fazer uma telecaster?

Discípulo do Olavo de Carvalho
Veterano
# jan/09
· votar


Fábio Seiji

Só recentemente fui perceber esse detalhe de enrolar as cordas corretamente...
O meu jazz bass tava com a A escapando do nut e a E trastejando... Agora tá perfeito. hehe

Muito obrigado

NeoZero
Veterano
# jan/09
· votar


Fábio Seiji

Dentre essas marcas, que escala de valores de grave/médio/agudo, preciso encontrar para tocar sons pesados que variem de punk a metal.

XSIDX
Veterano
# jan/09 · Editado por: XSIDX
· votar


Uma duvida rapida Mauricio ou Fábio

Amanha estarei indo na teodoro adiquirir um violão folk da cort
o modelo é o mr 710 ns (top em stika spruce e fundo e lados em mogno)
ele ta na faixa de 1000 reias + eu vou conseguir por 850
A uns tempos atrás eu tava afim de um crafter De/7n e não achei em lugar nenhum na teodoro (fui em todas lojas possiveis sério) e acabei desencanando e partindo pro cort pela captação fishman e pelo custo beneficio.
A minha duvida é a seguinte, teria algum violão melhor na faixa de 1200 e estou fazendo um bom negócio adiquirindo este violão por esse preço ?

Desde já agradeço
abraço !

Soul Wyx
Veterano
# jan/09
· votar


Fábio ou Mauricio
Comprei uma viva, terminei de travar a floyd dela hoje com meu pai, fico uma beleza, não esta desafinando, só que as tarraxas não seguram muito, se eu toco sem apertar o nut desafina, apertando não, tem necessidade de trocar as tarraxas?

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/09
· votar


As pessoas (e eu) sempre vem aqui pra pedir ajuda aos mestres gurus. Mas hj estou aqui pra agradecer, sim, fiz o que o Bertola disse e minha guitarra ficou muito boa. Os caras realmente sabem o que falam. Vlw!!!!!!

Fábio Seiji
Luthier
# jan/09
· votar


busterchair
Infelizmente isso é um problema complicado para se resolver.
Eu já ouvi falar para passar WD-40, mas preciso confessar que nunca testei.
O que eu andei testando é silicone em spray e até agora funcionou até que bem (comecei os testes a poucos meses)
Retirei a ferrugem de algumas ferramentas com esponja de aço e apliquei o silicone.
Melhor esperar a opinião do Bertola que tem mais experiência.

Jandira
Acho q vc não me respondeu ou eu não entendi a sua resposta, então eu vou perguntar de novo :P
Qual madeira, que tenha uma disponibilidade no Brasil, que vc me sugere para eu fazer uma telecaster?

Sorry, esqueci dessa questão.
Minha sugestão é o Cedro-Rosa ou Freijó.

Discípulo do Olavo de Carvalho
Existem alguns vídeos no Youtube que ensinam, não é nada difícil, só precisa de um pouquinho de prática até aprender.
O grande lance da tarraxa com trava é a praticidade e rapidez, como a corda não dá várias voltas acaba por melhorar a estabilidade da afinação.
Se conseguir enrolar as cordas nas tarraxas sem precisar dar um monte de voltas já diminui bastante o problema.

NeoZero
Desculpa, mas pra mim essa escala é pura viajem.
Procure samples pra vc ter uma coisa mais palpável para comparar.

XSIDX
Por esse violão preço está muito bom.

Soul Wyx
Se tem o locker e ele resolve o problema pq gastar mais dinheiro com o que vc não precisa?

Dark Fallen Angel
Bertola ensinou metade do país a regular seu instrumento, experiência e conhecimento ele tem de sobra, sempre orientando com bonsenso, humildade e ética.
Temos muito o que aprender com ele e passar esse conhecimento e postura para frente.

Diino
Veterano
# jan/09
· votar


Fábio Seiji

cara, qual o nome daquela guita que parece uma cruza de lespaul com stratocaster?
é tipo uma lespaul do tamanho duma semiacustica com as pontas da strato?

perguntinha besta mas preciso saber.
:)

Fábio Seiji
Luthier
# jan/09
· votar


Diino
Não sei exatamente de qual guitarra vc está se referindo.
Por acaso é alguma semi acústica double-cutaway?
Quando falam de cruzamento de Les Paul com Stratocaster a primeira coisa que me vem na cabeça é a PRS.

ClaudioSF
Veterano
# jan/09
· votar


Bom dia Bertola e Seiji !
Qual madeira nacional tem o timbre semelhante ao alder?

Discípulo do Olavo de Carvalho
Veterano
# jan/09
· votar


Fábio ou Maurício

Tenho um baixo JB aqui e ele sempre trastejou... Mas agora que tá tudo regulado está OK. Exceto as cordas A e E que trastejam no final da escala. Vi que o problema é no último traste. Tem algum jeito de dar uma "abaixada" neste traste??



Obrigado!

Vinho7
Veterano
# jan/09
· votar


Tenho uma Ibanez Grg 170 Dx e pouco tempo atrás levei-a ao luthier de outra cidade, o Renee Feldberg, pois aqui não tem. Pedi para ele baixar beem as cordas e ele me disse q trastejaria conforme a força aplicada na palhetada, mas mesmo assim insisti na decisão. Mas agora, 1 mes após ter levado no luthier, ela está trastejando generosamente, a corda Si trasteja até solta. Já pedi em outro tópico e me aconselharam levar de volta ao luthier, mas é complicado eu viajar... Tem algo q posso fazer?

Obs. O braço da guitarra ta retíssimo, quando prendo a 1a e ultima casa de uma corda, ela fica encostada em quase todos os trastes. A corda não deveria ficar solta?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


ClaudioSF
A madeira nacional cujo timbre mais se assemelha ao Alder é o Freijó, mas isso, além de não ser lá muito importante, vai depender de muitos outros fatôres.
busterchair
Retire as peças, e passe WD-40, e depois limpe com Bombril e uma escovinha.
Vinho7
A ação das cordas tem um certo limite, e isso varia de guitarra para guitarra, de mesuração de radiano de escala para outra, etc. Aparentemente vc excedeu esse limite e, dada a "movmentação" natural da madeira do braço, ela deu o trastejamento. O que vc deve fazer é, soltar o tensor 1/4 de volta.
Abçs
P.S.: Estava viajando, mas agora estou de volta. Obrigado ao grande Fábio Seiji por "cobrir" minha ausência.

Diino
Veterano
# jan/09
· votar


Fábio Seiji

http://www.musicgadgets.net/wp-content/uploads/2008/01/santanamd.jpg
essa aqui.
:D

abç!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


Diino
Cara, essa aí é uma PRS Santana "Signature", custa uma fortuna!
Abç

Van_Lorien
Veterano
# jan/09 · Editado por: Van_Lorien
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Saberias me dizer uma boa ou razoável marca para potenciometro de volume (500k, log) e quanto custa em média o mesmo? A qualidade do potenciometro pode interferir no timbre, se sim, seria muito? E para deixar os potenciometros de tone sempre no máximo, é só deixar eles desconectados?

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


Van_Lorien
Marca Alpha.
Vc não vai usar botão de tonalidade?
Abç

Diino
Veterano
# jan/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

:S

mas tipo, qual o nome do corpo dela?
nao é lespaul, nem semiacustica.
:)

abç!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


Diino
é uma PRS Santana "Signature"

roxy
Veterano
# jan/09
· votar


Olá, vou postar minha pergunta aqui, me desculpem se ela estiver no lugar errado, la vai:

Tenho uma Gibson Premium Plus (maple AAA com aquele efeito "tigrado") Cherry Sunburst de 1994, depois de 15 anos ela já tem algumas marquinhas e arranhões, nada muito grande ou visto de longe, são pequenos, Levei a um Luthier que constró e conserta guitarras de uns caras famosos tipo o guita do Almah, Della Vega...o cara tem site, dá garantias de 6 meses etc. Bom comentei dos risquinhos e marcas e ele disse que não valia a pena porque daria muito trabalho, é muito complexo, teria que usar nitrocelulose... que não devia mexer porque alem de ser pouca coisa o serviço podia ficar pior no final, o que vcs acham, é tão difícil assim? deixei ela no dia 28 de novembro e só consegui pegar na semana passada, tinha pedido parar ele colocar um push pull de ganho, trocar os parafusos que estavão um pouco oxidados e uma regulagem se necessário, Ela veio sem o push pull, sem a regulagem ( a ponte estava altíssima), os parafusos iguais, os knobs de tom e volume desregulados ex: no 10 marcava 6 e o pior com mais marcas e riscos, não sei o que aconteceu, o tempo estourado, os riscos, enfim... que pegou minha guitarra foi minha mãe pq eu não estava na cidade e já tava com medo da coisas toda, ele entregou para ela, disse que tinha 6 meses de garantia e me cobrou apenas R$200,00, (120 pelo polimento e 80 pelas regulagens sendo que até as cordas eu levei) tem o site nele na net e mercado livre, só não vou dizer quem é pq me parece anti ético e aceito minha burrice, mas lá não levo mais.
Mas e aí o trabalho é tão complicado?
obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


roxy
Cara, eu não comento trabalho de colegas meus, por motivos éticos, óbviamente......
Quanto a eliminar marcas e riscos, ele está certo; nem sempre vale à pena.
Abç

Van_Lorien
Veterano
# jan/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Não pretendo usar, até porque eu sempre deixo no máximo. Quanto custa em média um potenciometro Alpha? A qualidade do potenciometro interfere de que forma no som da guitarra?
Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


Van_Lorien
Interfere pouco, apenas no caso dos pots CTS "No load", que são os melhores mas difíceis de ser encontrados no Brasil.
Abç

roxy
Veterano
# jan/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola:

Acho sua atitude certa, como vc viu não disse o nome dele ou da loja, mas minha dúvida mesmo é saber se vale a pena mexer ou se é tão difícil assim, mas obrigado talvez vc esteja certo mesmo, e as marcas e riscos estão longe de uma Steve Ray Vaughan....

roxy
Veterano
# jan/09
· votar


Van_Lorien:

Uma vez eu botei um Push pull de ganho no botão de tonalidade do captador do braço, gostei do resultado, funcionava como um boost e o máximo que muda no timbre é dependendo da qualidade do push e captador em volumes altos e limpos pode distorcer um pouco (era alimentado com uma bateria 9v). Mas logo vendi a guitarra mas já estou a procura de outro. (vc pode defasar os captadores tb)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


roxy
Lembre-se de que vc tem uma Gibson, é uma guitarra de alto preço e qualidade, portanto, intervenções muito grandes nela constituem em um risco para a originalidade do instrumento, e muitos luthiers não fazem.
Abç

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III