Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar

Van_Lorien
Caramba!!!!! Escreví um texto enorme e apagou tudo!!!! M.....
Os pots geralmente são 500K para essa configuração.
Strato Tool
É perolado mesmo. conheço essa guitarra.
Abç

Th Bentancour
Veterano
# jan/09
· votar

estou com uma dúvida.
minha guitarra tem floyd. Botei nela cordas 0.10, o luthier regulou e tal, mas as alavancadas desafinam a guitarra.
fui mexer na ponte, eu ia arrumando os parafusos atraz, porém a mudança da ponte era pouca.
isso seria relacionado ao calibre das cordas?
o processo que usei peguei do site de um luthier daqui.
espero que me ajudem.

Van_Lorien
Veterano
# jan/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Os três pots seriam de 500k? Eles seriam lineares então? Quanto custa mais ou menos cada potenciometro (de média/boa qualidade)? E pra desativar os tones (deixando sempre no máximo), como se deve fazer?

Obrigado!

Alysson PA
Veterano
# jan/09
· votar

ola... venho aki perguntar se tem algum problema eu tirar 1 mola da minha floyd.... pra ver se ela amolece mais...

isso desregularia ela e deixaria ela levantada demais??

Vlw!

whl
Veterano
# jan/09
· votar

Olá, eu queria saber qual guitarra vale mais a pena pegar, tem melhor custo x benefício :

- Ibanez GRX20
- Condor RX30
- Shelter SST62

Fora essas 3, vc poderia me falar se existe outra melhor na mesma faixa de preço ? Eu curto mais Hard Rock, Heavy Metal e Blues.
É a minha primeira guitarra, então eu não queria jogar dinheiro fora, ou comprar uma só porque é barata pra depois ter que ficar me encomodando..

Valeu !

Van_Lorien
Veterano
# jan/09
· votar

whl
Eu pegaria a RX30 que vem com um Humbucker na ponte.

whl
Veterano
# jan/09
· votar

Van_Lorien
Valeu !
Você sabe em que faixa de preço a RX30 tá ?

Abç

Van_Lorien
Veterano
# jan/09
· votar

whl
Em torno de R$400,00, quem sabe menos.

whl
Veterano
# jan/09
· votar

Van_Lorien
Valeu pela ajuda ;D

Fábio Seiji
Luthier
# jan/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Cara, já ví uns "Foto flame" que é bem difícil, para quem não é profissional, reconhecer como tal.

Por foto (da net) então, fica mais difícil ainda!
Mas andei visitando algumas lojas de lâminas e tem muita coisa pré composta, inclusive sobra de laminação.
Peça que daria para fazer um braço com várias camadinhas de lâminas coladas.

Fábio Seiji
Luthier
# jan/09
· votar

Strato Tool
Aparentemente tem como reproduzir a cor sim, porém não dá pra ter uma foto da net como referência; por exemplo, o que aparece aqui no meu monitor é diferente do que aparece no seu (pois nossos monitores não são calibrados um com o outro).
O ideal é vc levar uma amostra para o pintor.

Fábio Seiji
Luthier
# jan/09
· votar

Th Bentancour
Pelo que vc descreveu me parece que precisa acrescentar molas ou, se estiver laceada, trocá-las.

Alysson PA
Desregularia totalmente., imagina que vc está retirando 1/3 (33,3%) da tensão (se estiver com 3 molas paralelas).
Se estiver com 3 deixe assim mesmo, se estiver com mais molas pode tirar se as que sobrarem derem conta do recado.

whl
São guitarras mais ou menos equivalentes, vá numa loja para testar e ver qual vc se adapta melhor.
Leve em consideração que alguns defeitinhos podem ser corrigidos com simples regulagem.
Repare no timbre, ruído, acabamento e no máximo de detalhes que vc puder observar.

Fábio Seiji
Luthier
# jan/09 · Editado por: Fábio Seiji
· votar

Van_Lorien
Se vc vai desativar os tones, coloque volumes independentes, assim vc pode instalar 500K para os Stack's e 250K para o Single.
Isso serve também para balancear o volume dos captadores, pq o neodymium é forte.
Magnetos de Neodymium e Cerâmicos não perdem o magnetismo como os de Alnico, mas não se preocupe com isso pq a desmagnetização do Alnico, em condições normais, demora décadas e pode ser facilmente remagnetizados.
Para desativar o tone (deixar sempre aberto) basta não instalá-lo.

whl
Veterano
# jan/09
· votar

Fábio Seiji
Repare no timbre, ruído, acabamento e no máximo de detalhes que vc puder observar.

O negócio é ser "chato" mesmo haha

Diego_Lukather
Veterano
# jan/09
· votar

Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

Caras, eu tenho uns par de humbuckers aqui parado, então queria fazer um esquema.
queria pegar uma strato(strato mesmo, modelo fender), em escala clara, simples, mas com boa madeira, já que o resto pretendo trocar, quero colocar uma floyd, e os caps nela. Que marca vocês recomendam? existe alguma com bom custo x benefício que já tenha floyd?

Strato Tool
Veterano
# jan/09
· votar

Seiji

Beleza Seiji, obrigado cara! O problema é que achar uma fender comemorativa dessas... não é fácil hehe!!

Abraço!!

Sub_Zero
Veterano
# jan/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Olá!! Estou buscando uma strato pra comprar, minha idéia era pegar uma SST-62 ou 57, mas tá impossível achar. Tava vasculhando a net e achei essa aqui http://www.instrumentosusados.com.br/default2.asp , é uma Tagima 635 modelo antigo, seria uma boa escolha? O problema é que não tenho como testar a guitarra, e fico com o pé atrás por causa dos problemas no braço das Tagimas que já li pela internet. Será que a Kroc venderia uma guitarra zuada (que não afina as oitavas, braço encolhendo)? Gostaria da opinião de vcs sobre a guitarra e saber se vcs já ouviram algum comentário ruim dessa loja. Obrigado.

felipe.fg
Veterano
# jan/09
· votar

Galera, to com um probleminha incômodo.

Tenho uma Tagima K2 Nacional, Preto Fosco. Ultimamente tenho percebido, não sei se é porque as vezes toco de maneira forte, que a primeira corda, as vezes fica presa na lateral inferior do captador do braço, aquele humbucker no formato single de 2 laminas. Aí eu tenho que "salvar" a corda desagarrando ela do captador. O que pode estar acontecendo??? As vezes tenho a impressão que a corda está milimetricamente mais baixa que as outras, porém olhei e me parece absolutamente nivelada com as demais.

Por favor me ajudem!

Alysson PA
Veterano
# jan/09
· votar

Fábio Seiji

Ah blz cara... vlw!!

P.U.L.S.E
Veterano
# jan/09
· votar

Pessoal, há alguns dias atrás eu fiz um pergunta sobre splitagem de humbuckers e o uso dos pots de push pull...

Eu me esqueci de perguntar:

Tem como ligar um humbucker somente splitado? Ou seja, ligá-lo apenas com uma bobina, somente como single, sem ter que utilizar pots push pull?

ogaitnas
Veterano
# jan/09
· votar

P.U.L.S.E

melhor vc comprar um single se for fazer isso, um duplo com uma bobina desligada, ganha ruído de single, não soa 100% como um single, e nmho é um baita desperdício...

se vc diz desligar a bobina usando só a chave de seleção da guitarra, tem sim, dá uma olhada nos esquemas elétricos das ibanez sa ou rga, elas tem essas mexidas e só na chave de 5 posições.

Discípulo do Olavo de Carvalho
Veterano
# jan/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Pode me dar uma opinião? Quero pegar a minha primeira guitarra e como o dólar tá caro não quero fazer besteira. Até uns 800 eu achei a Cort X-6 que me interessou. Será que uma SX 57 (me indicaram um local onde tem essa guita por 350..., mas não sei se ainda tem hehe) com tarraxas Gotoh e caps Sound ou Guitar Fetish ficaria legal também?

Muito obrigado

Alysson PA
Veterano
# jan/09
· votar

ola... queria saber de há algum jeito de eu deixar a floyd da minha guita mais mole... e com as cordas nem tão altas...

pois quando afrouxo o pivo la da ponte... ela até fica mole, ams as cordas ficam altas demais... há alguma jeito de amolece-la??

Vlw!

Jandira
Veterano
# jan/09 · Editado por: Jandira
· votar

Bertola e/ou Seiji

o Alexdiffer arrumou um esquema com um luthier que mora perto da casa dele e o cara disse que faz guitarras a 600 reais com corpo em Rádica e hardware com uma boa relação Custo X Benefício, minha preocupação não é hardware, pois se irei fazer a guitarra não vou querer guitarra modesta, mas a minha dúvida está na madeira, essa Rádica é uma madeira de decoração que eu saiba, ela é boa para se fazer guitarras com ela? Se for boa, se usasse eu essa madeira para fazer uma Telecaster o resultado seria um timbre próximo do timbre original?

NeoZero
Veterano
# jan/09
· votar

Olá,

Resolvi comprar uma Memphis MG-130 por ouvir que as madeiras usadas nela são boas e que ela tem um preço mais módico do que as guitarras do mesmo nível. Mas, ao mesmo tempo em que ouvi sobre a boa qualidade das madeiras, ouvi (e atestei) que os captadores são bem ruins.

Pois bem, gostaria de saber que tipo de captadores deveria comprar para tocar de punk a metal progressivo, sem deixar de lado os sons limpos? Quais são os modelos (ou marcas) que dão um maior custo/benefício?

Guifcunha
Veterano
# jan/09 · Editado por: Guifcunha
· votar

Opa, dica dos luthiers por favor:

Vou reformar minha MG32(tá num estado lamentável, trastejando tudo), dar outra cara, trocar tudo, ou quase.

Pensei em tirar a pintura, trocar os trastes, as tarrachas e os captadores.

Cheguei no seguinte: Captadores Sound/Malagoli Custom Alnico Blues, Trastes Médio/Junbo DSW-24, Tarrachas Gotoh e talvez trocar a ponte.

Boas escolhas? Quero tirar um som tipo Tom Morello, até um reggae. O que mais eu posso fazer?

Hoje (segunda) vou levar no Erasmo Lousada pra fazer um orçamento.

agradeço a qualquer ajuda.

Fábio Seiji
Luthier
# jan/09
· votar

whl
O negócio é ser "chato" mesmo haha
Eu não diria ser "chato" mas é por aí...

Diego_Lukather
Vai ter que garimpar.
Floyd não é típico de Strato, por isso não é comum que as fábricas ofereçam esse tipo de modelo.
Provavelmente a adaptação deve ser mais simples.

Strato Tool
Procure uma foto com boa impressão que seja o que vc quer nessa guitarra e mostre ao pintor como referência.
Já que é difícil de encontrar se vc pintar numa cor diferente ninguém vai saber se a cor está exatamente igual.
O que não pode é mandar a foto pro pintor via email e exigir que a pintura saia igual ao que vc está vendo no seu monitor.

Sub_Zero
Pelas fotos o braço da guitarra parece estar OK.
Se a guitarra estiver com defeito, como vc está comprando numa loja, vc pode reclamar.
Eu acho que a Krocodille não vai criar problemas quanto à isso.

Alysson PA
Leva num luthier para regular sua guitarra e troca das molas.
Vc pode deixar 2 molas se elas aguentarem, mas vai precisar de uma regulagem completa.
Não sei o que vc chama de "mole" mas não é normal sofrer tanto com alavancadas.

P.U.L.S.E
É possível sim, e é bem simples.
Basta ligar apenas os condutores de uma das bobinas e ignorar a outra.

Jandira
Rádica se refere popularmente à raiz mas já ouvi muita gente chamar lâminas de madeira de rádica.
Independente se é uma ou outra a informação não está bem clara.
Se é raiz, qual a espécie da madeira?
Se é apenas uma lâmina colada no top para decorar, qual a madeira do corpo?
Tenta se informar e depois posta aqui pra gente.

NeoZero
As marcas de melhor custo/benefício no mercado br hoje são:
Spanich (não sei se ainda existe)
Stellfner
Malagoli/Sound
Kent Armstrong
Spirit
Guitar Fetish
Cabrera

Guifcunha
Peça pro Erasmo Lousada verificar se existe a necessidade de troca dos trastes ou se apenas um nivelamento (retífica) resolve.
Troque a ponte só se ela estiver ruim ou se vc não gostar dela.

felipe.fg
O captador deve estar muito alto ou o braço deve ter torcido.
Precisa levar num profissional pra avaliar, só descrevendo ou por fotos na net fica complicado.

Jandira
Veterano
# jan/09 · Editado por: Jandira
· votar

Seiji

Na verdade, também não tenho muitas informações, mas o que me foi passado é que o Luthier vai fazer corpo todo com a madeira que ele denominou Rádica, existe esta madeira ou é um compensado?
A madeira é boa para construção de guitarras? Queria fazer uma Tele com ela.

O corpo é este nas fotos abaixo, não sei se dá para vc identificar por fotos...

http://img149.imageshack.us/img149/3773/imag0489ew5.jpg
http://img401.imageshack.us/img401/5751/imag0493rq3.jpg

Fábio Seiji
Luthier
# jan/09
· votar

Jandira
Tem foto da lateral do corpo?
Pela minha impressão esse top parece lâmina de madeira pré-composta.
Já vi sobra de laminação desse tipo de pré-composição com espessura suficiente para fazer um braço (fender). Não sei se existe para corpo, mas é uma espécie de compensado sim.

Jandira
Veterano
# jan/09
· votar

Fábio Seiji

Não tenho mais fotos... Mas se vc já disse que é compensado agora eu sei porque a guitarra tá saindo por aproximadamente 600 reais ;)

Que madeira que eu posso encontrar facilmente que eu possa ter um resultado parecido com as Telecaster?