Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
roxy
Veterano
# jan/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola:

Voçe considera esse Push Pull de boost com bateria 9v uma grande intervenção, ou tirar algumade marcas ou riscos, ou os dois, pq é exatamente isso que não quero. mais uma vez obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


roxy
Eu não me referí específicamente à sua guitarra quando utilizei esse argumento. Mas de qualquer forma não, não considero uma grande intervenção, desde que não se tenha que refazer o acabamento (no caso, o verniz nitrocelulose).
Abç

gucrispim
Veterano
# jan/09 · Editado por: gucrispim
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, vou melhorar minhas guitarras.
Tenho 2 Epiphones com alavanca (uma bigsby e outra maestro).
Vou colocar ponte com roller saddles e tarraxas melhores do que as grover xing-ling que vem nas Epiphones. O motivo é tentar resolver os problemas com afinação.

Encontrei as pontes Wilkinson com roller por um bom preço. São boas? (é essa a ponte http://store.guitarfetish.com/wibrrobrlost.html ). No caso colocaria essa ponte nas 2.

Sobre as tarraxas, li muito a respeito das Grover Rotomatic e Roto-grip, além de Gotoh Magnum Lock entre outras, mas custam em torno de 90~100 dólares.
A Wilkinson E-Z Lock são boas? cumpre um papel similar ou concorrente ao das citadas anteriormente? (link http://store.guitarfetish.com/wiezlotu3x3f.html ) ou essas?
http://store.guitarfetish.com/18wiopba3x3w.html

O que é mais recomendado para o meu caso?

Se pudesse ajudar ficaria imensamente grato!!!
Muito obrigado pela atenção!

gucrispim
Veterano
# jan/09 · Editado por: gucrispim
· votar


Bertola, uma dessas minhas Epiphones é equipada com captador P90 mas ele dá muitissimo feedback e chiado. O que é recomendado para eliminar o feedback e diminuir um pouco o chiado?
Meu nível de ganho fica em torno das músicas do AC/DC, ainda uso amp pré-valv (se deus quiser hehe esse ano pego um valv) e pedais.... se puder dar uma opção nacional, como Cabrera e similares e comparar com os SD, Gibson e tal.
abç!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


gucrispim
Cara, pode comprar as Wilkinson sim que são legais, mas prefira as 1ªs.
Já em relação aos P90, há duas opções: Comprar capts P100 (que são "stacks", ou blindar sua guitarra (eu optaría por isso).
Abç

Van_Lorien
Veterano
# jan/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, tu aconselharia a troca do Nut da SX SST 57 por um nut de osso, latão ou outro material? Isso ajudaria a manter a afinação com o uso da alavanca? E as molas da ponte, ela veio com 3, eu devo manter 3 ou colocar mais? Se sim, em que disposição?
Desculpe por tantas perguntas. Obrigado desde já!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


Van_Lorien
Cara, não só recomendo isso, como também trocar os capts. Coloque 5 molas.
Abç

Van_Lorien
Veterano
# jan/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Os captadores serão trocados, provavelmente chegam amanhã. São dois Stellfners Neody.

Seria recomendado fazer uma blindagem interna dela? É que mesmo com os singles, eu não achei ela tão ruidosa, muito menos que a minha Golden Les Paul (que não é parametro pra nada) que possui captadores humbucker.

E qual o material mais indicado pro nut? Esse material interfere no timbre?

Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


Van_Lorien
Cara, se vc vai colocar 2 "stacks", eu recomendo a troca dos potenciômetros para 500K, pois assim o timbre terá uma resposta de agudos mais adequada (aliás, porque vc não instala logo 3?).
Se vc instalar esses 3 capts, a blindagem será opcional.
O osso tem um som mais "natural", o latão tem um timbre mais próximo da corda pressionada nos trastes, e a fibra de carbono é um pouco mais "abafada", mas não precisa de lubrificação. Eu recomendo o osso mesmo, lubrificando os silcos com grafite em pó.
Abç

Van_Lorien
Veterano
# jan/09 · Editado por: Van_Lorien
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu por hora só vou por na ponte e no braço porque eu nunca uso o captador do meio, pelo menos por enquanto, não tem porque eu gastar 80 reais a mais por algo que eu não uso, até porque eu não trabalho e sou sustentado pelos meus pais. Usando somente dois stacks (ponte e braço), a blindagem não se torna tão necessária, levando em conta que eu posquissimas vezes usarei o captador do braço? E a troca do nut é um trabalho delicado, ou "qualquer" luthier pode fazer com certa facilidade?
Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


Van_Lorien
Ok então.
Bem, a troca de pestana é algo bem corriqueiro no trabalho de um luthier.
Abç

Van_Lorien
Veterano
# jan/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ah, ok. Muito obrigado, Bertola! Depois eu posto como ela ficou depois dos "up-grades".
Abraço!

gucrispim
Veterano
# jan/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, então a Wilkinson EZ Lock será boa substituta pras Grover xing-ling da Epiphone?
P100 é só Seymour Duncan e Gibson né?
Não tem como blindar uma guitarra semi-acustica tem? esqueci de mencionar que uma delas é semi heheh....

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# jan/09
· votar


Bertola e Seiji

Olá, tudo bem?

Entao, hj finalmente mandei trocar os captadores da minha 635. Foi instalado um kit de Screamin Blues da cabrera. Esses caps sao akeles singles que os polos tem alturas diferentes.
Bom, qnd cheguei aki em casa ver o resultado, jah sai tocando, e sentia um barulho estranho, som HORRIVEL. Ae fui ver, e a altura dos caps era tamanha que soh de apoiar a mao pra tocar, as cordas encostavam nos captadores.
Entao abaixei um pouco cada captador, e nao sinto mais as cordas encostando. Porem, minha duvida é, o polo que fica abaixo da corda SI, do captador meio e braço, esta mtooo afastado da corda, mto mesmo. E o da Sol e Ré esta bemmm proximo(sem encostar). Eh assim msmo?

Nao sei se eh impressao tb, mas estou sentindo uma falta de sustain tb, sera algo a ver com algum "desbalanceamento" da altura dos caps??

desde já, obrigado

Diino
Veterano
# jan/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

sim, mas era pra ter um nome específico, sei lá.
:P

cara, todo mundo diz que floyd rose tem menos sustain, é verdade?
as bigsby são a mesma história?

abç!

Fábio Seiji
Luthier
# jan/09
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
Os captadores são assim mesmo, tenta afastar mais um pouquinho que o magnetismo pode estar "matando" a vibração da corda.

Fábio Seiji
Luthier
# jan/09
· votar


Diino
Esse modelo é o "PRS Santana" como o Bertola falou na página anterior.
Vc tá querendo batizar todos os modelos com algum outro nome? hehe
Esse modelo é original do Paul Reed Smith, o modelo Standart foi redesenhado em colaboração com o Ted McCarty (que trabalhou na Gibson e foi um dos projetistas da Les Paul).

Floyd tem menos sustain que as ponte não flutuantes, justamente pq ela é flutuante, o que diminui o contato com a "massa" da guitarra e é amortecida pelas molas.
Porém, se a construção da guitarra (assim como seus componentes) tiverem uma boa reverberação e com caimento mais lento, mesmo com o sustain reduzido, ele pode apresentar um sustain razoável.
Mas lembre-se que sustain não é tudo nesta vida...
<não estou defendendo a Floyd Rose, continuo achando um projeto muito ruim>

ogaitnas
Veterano
# jan/09
· votar


Dúvida, tem como montar uma ponte wilkinson de forma que ela funciona como uma floyd (subir e descer o tom com a alavanca) ?

Fábio Seiji
Luthier
# jan/09
· votar


ogaitnas
Sim, é só regular a ponte deixando a traseira dela levantada.
Mas não é aconselhável.

ogaitnas
Veterano
# jan/09
· votar


Fábio Seiji

Essa montagem dá muita instabilidade na afinação ?

Ou ficaria como um tremolo convencional de strato quando não está regulado para cordas de maior tensão (aka tudo errado) ?

MauricioBahia
Moderador
# jan/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Estou seriamente inclinado a colocar 0.11 nas minhas guitas. Como vc as conhece, o que acha? Preciso levar pra vc regular ou posso eu mesmo ajustar a tensão e a afinação?
Abs

gualtersouza
Veterano
# jan/09 · Editado por: gualtersouza
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Salve Bertola e Seiji,
Acabei de pegar a minha SX sst57 no luthier, que além da revisão de trastes e nivelamento, trocou os caps originais para os Malagoli (kit S-S-S alnico 50) que você havia indicado, troquei tb o nut para osso e coloquei 0.11 para ganhar mais timbre. Ele alterou a pedido meu os ajustes do tom, colocando um push pull num dos botões de tom:
-> com a chave na posição 5 + pull (botão puxado) = ativa os caps da ponte e braço, fixando meio Telle.
-> com a chave na posição 4 + pull = ativa todos os caps, para um som mais funky (pelo menos, foi o que me pareceu).
A SX ficou muito boa, com mais ganho e clareza no som e bastante variedade de som. Esses caps são bons mesmo, quase sem chiado.
Gostaria de agradecer a você e ao Seiji, em especial, e à galera do Cifra por compartilhar conhecimentos e experiências que nos ajudam a melhorar a nível de instrumento e desempenho.
Agora preciso melhorar o instrumentista.
Abç

ogaitnas
Veterano
# jan/09
· votar


MauricioBahia

não sei que calibre vc usa atualmente, mas quando coloquei 0.11 na minha strato, tive que mandar regular pq levantou a ponte qdo afinei heeh, deixei a ponte travada por um mês até poder levar para regular, depois disso ficou bele.

Van_Lorien
Veterano
# jan/09
· votar


gualtersouza
Pode crer, cara! Eu também tenho uma SX 57. Vou deixar a minha amanhã no luthier pra instalar uns stacks da Stellfner, regulagem geral e por cordas .010, trocar o nut (o que vem é muito bagaceiro) e desconectar os tones. No caso da tua guitarra, a troca do nut ajudou a manter a afinação com o uso de bends mais fortes e alavancadas?

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogaitnas
Uso 010. Essa minha ponte eu não sei se levanta, hehehe. É uma Kahler e eu não entendo muito dela não...

Valeu.

gualtersouza
Veterano
# jan/09
· votar


Van_Lorien

...No caso da tua guitarra, a troca do nut ajudou a manter a afinação com o uso de bends mais fortes e alavancadas?...

Eu ainda não tive oportunidade de testar bends efetivamente, pois ainda estou me adaptando com a 0.11. Te posso dizer que estão mais difíceis e exigem um pouco mais de controle da minha parte quanto à força para chegar onde quero. Quanto as alavancadas eu já verifiquei e fica bem estável, apesar de eu quase não usar esse recurso.
Só não entendi porque você vai eliminar o recurso de controle de tom... se você gosta no máximo, é só deixar no maximo, não?
Te deixei um comentário no seu tópico "review da sst57" acrescentando alguma coisa.
Abç

ogaitnas
Veterano
# jan/09
· votar


MauricioBahia

se as molas não aguentarem a kahler vai levantar tb, eu recomendo uma regulagem nela qdo mudar para 0.11, vale a pena, eu não me vejo mais tocando com 0.10 ou 0.09 hehe

Soul Wyx
Veterano
# jan/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola e/ou Fábio Seiji
Minha guitarra começou a chiar depois que o luthier soldou um pot, se eu mandar fotos para você, poderia identificar se é algum problema na parte elétrica? Blindagem resolve? E também através de fotos poderia verificar se a minha Floyd está na altura correta? Eu travei ela tanto para frente quanto para trás. E a altura talvez possa ter desregulado. E sabe aqueles parafusos que encontra quando abre a parte de trás da floyd? os dois que prendem aquele ferro onde as molas se encaixam? Eu dei meio giro em cada um para puxar as molas, tem algum problema? Já que agora eu travei.

Falous, ficou grande. Abraço.

Van_Lorien
Veterano
# jan/09
· votar


gualtersouza
É que assim, eu sempre uso os tons no máximo, e as vezes mexendo na alavanca ou na chave seletora, eu esbarro neles.

Fábio Seiji
Luthier
# jan/09
· votar


ogaitnas
O problema é que a ponte fica numa posição que não é a de "descanso" da ponte; sempre forçando o pivô e a "faca".
Isso pode acarretar desgaste prematuro dessa parte.

gualtersouza
Sempre às ordens, man !!!
Obrigado à vc também !

Soul Wyx
Por foto é complicado, hein!
É mais fácil vc retalar o histórico e o que está acontecendo com ela.
Soldou só a carcaça ou foi troca de potenciômetro?
Antes disso não estava chiando?
Foi mexido em algo mais?
O resto está funcionando nomalmente?
É pot de vol ou tone? Chia em qualquer posição da chave de seleção?
Chia com o volume fechado?
Se encostar a mão nas cordas o chiado para?

A altura da ponte precisa estar regulada de acordo com a altura das cordas, se estiver confortável para vc desse jeito, tudo bem.
Se ela está totalmente travada não tem problema apertar as molas um pouquinho mais.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III