Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Gonira
Veterano
# jan/09
· votar


olá bertola, seiji e pessoal.

tô indo mudar a captação da minha squier california strato, mas tô com algumas dúvidas, é a primeira vez que faço esse tipo de customização.

tenho um dimarzio fast track 2 que pretendo ligar na ponte, provavelmente em paralelo pra atenuar a saída e ter um pouco mais de agudos. quanto ao braço e ao meio, ainda não me decidi, mas tô planejando botar os single cabrera custom pro, já que pelo menos pelas especificações (não achei samples), eles parecem ser uns vintages um pouco mais nervosos, acredito que bons para o estilo que toco (indie rock e uma coisinha ou outra de grunge), além de o preço ser bacana.

mas então... acham que essa combinação vai casar bem? me preocupa um pouco a saída excessiva do dimarzio (coisa de 300mv se não me engano). será que o salto de volume quando eu mudar a chave vai ser muito grande? outra coisa são os potenciômetros. os que vêm na squier vão dar conta do recado? se acharem que os custom pro não vão bater legal com o dimarzio, têm alguma outra coisa pra me recomendar?

valeu

daniel_guitar
Veterano
# jan/09
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
ouvi falar mt bem dos sound´s tava pensando se vale a pena instalar um desses a minha guitarra tem captadores duncan design tem mt diferença entre eles e os sound´s? vale a pena colocar um ou e 6 por meia duzia? se vale qual seria bom pra hard rock minha guitarra é de ash

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


Gonira
Cara, sua pergunta só poderá ser respondida quando vc instalar os capts em sua guitarra. Agora, colocar um capt caro, para usá-lo "splitado", me parece um desperdício. Porque vc não instala logo um jôgo completo de Cabreras Custom Pro nela?
daniel_guitar
Cara, os capts Sound/Malagoli são bons sim, mas eu creio vc tem que ser mais específico sobre a sua guitarra, qual é ela, qual a configuração de capts, etc.
Abç

edukotzen
Veterano
# jan/09
· votar


blz bartola e Seiji!!

Bom, minha guitarra anda meio fora de entonação principalmente na primeira casa, faço um sol aberto e blz, depois faço um ré aberto e vejo uma leve desafinação na corda sol, não chega a ser algo tão absurdo, mais incomoda, fiz a regulagem de oitavas mais não adiantou muita coisa, desconfio que seja problema no primeiro traste

o que vocês acham que seja o verdadeiro problema??

abraços

LucasGuitarMaster
Veterano
# jan/09
· votar


Pra tocar base de Zeppelin, AC/DC, Pink Floyd e solos em geral,

vale mais a pena pegar uma Cort Viva Gold II por R$800 ou uma Condor CLP-II por R$1000 ?

daniel_guitar
Veterano
# jan/09 · Editado por: daniel_guitar
· votar


Mauricio Luiz Bertola
é uma samick com floyd roses, 29 trastes, captação humbucker e single-coil da duncan design (provavelmente copias do ´59 e ssl1), corpo em ash, braço em maple com escala em rosewood, o captador da ponte soa bem vintage queria algo q desse mais harmonicos qund usava simulador sai harmonico q era uma beleza agora q uso um ds2 sai mas sinto uma dificuldade em executar se comparar as guitarras dos meu amigo (n4 com evo, kramer com jb, ibanez com captadores originais americana S)

leobozzo
Veterano
# jan/09
· votar


Ola grandes mestres!

tenho um baixo SX Sjb75 e quero trocar os capatadores, acho que vou colocar Malagoli.

o problema dele são os potenciometros que chiam muito e as vezes o capatador da ponte "apaga" e nao sai som... quando os captadores chegarem queria fazer um trabalho só e também blindar o baixo, então...

- o chiado dos potenciometros resolve de algum jeito ou só trocando?

- se for pra trocar troco por qual? neles nao tem nada escrito...

Carlos j
Veterano
# jan/09
· votar


Por favor! Minha guitarra está captando sons sensíveis, uma leve batida com a mão no corpo da guitarra está mandando p/ o amplificador. Quando tiro a ponta do dedo da corda após fazer um solo, também escuto fortemente. Tenho ela a 1 ano. Será os captadores? Busco dicas! Levarei ao luthier se realmente não consiga resolver. Obrigado!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


edukotzen
Difícil de dizer, inicialmente é ajuste de entonação mesmo, até porque, parece que ela não fazia isso antes, não é?
LucasGuitarMaster
Qualquer uma que vc quiser, o instrumento não importa, quem importa é vc, e o que e como vc vai tocar.
daniel_guitar
Cara, talvez se v instalar um Hb de alta saída, como um H777, por exemplo. Mas lembre-se que harmônico artificial é uma técnica de execução, aliada aos seus equipamentos.
leobozzo
Aparentemente vc vai precisar limpar os seus pots, com spray limpa-contato ou alcóol isopropílico. caso isso naõ resolva, vc deve trocá-los mesmo, no caso por pots de 250K.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


Carlos j
Não entendi isso. Vc a está ligando com ganho muito alto?
Abç

Carlos j
Veterano
# jan/09
· votar


Maurício, não sou guitarrista profissional, apenas toco o básico em casa. Já aumentei e diminuí os volumes, abaixei ergui captadores. Na troca de posições o som que está captando está atrapalhando. No próximo final de semana vou na casa de um amigo tocar com os cabos e amplificador dele, e vou comparar minha guitarra com a dele. Obrigado pela atenção...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


Carlos j
Cara, qual é a sua guitarra?

Carlos j
Veterano
# jan/09
· votar


Mauricio
É uma Strato Ibanez G10. Como te falei detalhes técnicos fico te devendo. Ela tem 02 captadores duplo. Uma coisinha que fiz, foi aproximar mais as cordas do braço, não está transtando. Mas essa regulagem foi pequena, acho q não teria ocasionado isso.

MrSin
Veterano
# jan/09
· votar


Eu to doido pra mandar fazer um escudo espelhado pra minha ibanez mas não sei qual o material mais adequado, pois eu vi algumas guitarras que com o tempo os escudos(espelhados) vão rachando a partir dos parafusos. Por favor ajudem ae. Té mais

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


Carlos j
Não tem nada à ver. O que me parece é que essa guitarra tem captadores de baixa qualidade.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


MrSin
Escudos espelhados racham fácil mesmo. Talvez vc deva fazer de latão e mandar cromar (vai ficar caro!).
Abç

Carlos j
Veterano
# jan/09
· votar


Maurício
Se for os captadores, o que voce recomenda, algo bom, custo médio pra alto, gosto de som pesado, rock. Sou de Curitiba-Pr. Também acho que só pode ser os captadores. Mas não tenho idéia do que colocar. Se for na loja o vendedor vai me empurrar o q tiver no estoque.
Obrigado pela atenção.

Carlos j
Veterano
# jan/09
· votar


Maurício
Ou troco de guitarra? Aqui em Curitiba tem a Dicastellis, muito recomendado pelas pessoas, o cara cobra 120,00 para revisão se tiver q trocar os captadores, fica caro, numa Ibanez, de repente compsensa trocar de guitarra, para rock com bastante distorsão o que é bom.
Enfim, aceito dicas.

MrSin
Veterano
# jan/09
· votar


Não existe outro material que seja mais resistente e mais em conta?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


Carlos j
www.captadores.com.br
MrSin
Não.
Abç

daniel_guitar
Veterano
# jan/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola o sound é bem melhor q o duncan design? eq sai harmonicos e talz mas até com a kramer do meu colega mesmo usando um overdrive da marshall o (bb2) sai com mais facilidade (a kramer e em mdf mas tem captadores seymour jb na ponte e braço fastrack II)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


daniel_guitar
Bem melhor não, é melhor.
Compre um de alto ganho. Pesquise no site.
Abç

daniel_guitar
Veterano
# jan/09 · Editado por: daniel_guitar
· votar


Mauricio Luiz Bertola
pesquisei oq mais me chamou atenção foi o RL Legacy por pelo menos nas descrição pq parece q vai de chrunch a distorção mais pesada eq na verdade toco de van halen, bon jovi, mr. big (kotzen) até beatles, frejat, the wonders mas na pratica esse captador cumpre com oq diz?

ogner
Veterano
# jan/09
· votar


Bertola ou Seiji, por favor:

Sabem dizer se esse top é natural mesmo. Essas marcas, veios da madeira, isso é natural mesmo??? Se puderem esclarecer tb com mais algum detalhe sobre esse top, ficarei grato...
Na especificação diz:
Corpo: Bubinga top.

Frente:
http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/amplia_imagem.php?img=http://w ww.musicalgrellmann.com.br/loja/img_prod/54103/7204_2.jpg&loja=54103

Atras:
http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/amplia_imagem.php?img=http://w ww.musicalgrellmann.com.br/loja/img_prod/54103/7204_3.jpg&loja=54103

Soulface
Veterano
# jan/09
· votar


ogner
Ao q me parece, é natural sim. Veios característicos do bubinga.

Fábio Seiji
Luthier
# jan/09
· votar


ogner
Tá com cara de madeira pré composta, mas só olhando (de perto) mesmo pra saber.
Pode até ser parente mais novo do Photo Flamed.

Van_Lorien
Veterano
# jan/09 · Editado por: Van_Lorien
· votar


Mauricio Luiz Bertola ou Fábio Seiji
Numa stratocaster com dois captadores stack e um single normal, é necessária a troca do potenciometro de volume por um de outro valor (qual? log. ou linear?)?

E como se deve fazer para deixar os tones desativados, ou seja, que fique sempre no máximo?

Tem algum problema em misturar captadores de Neodymium com captadores cerâmicos ou alnico (não sei ao certo de que material são os originais da SX SST57, mas suponho que sejam cerâmicos)?

Obrigado!

ogaitnas
Veterano
# jan/09
· votar


Van_Lorien

Vou responder sobre a mistura dos captadores, eu usava meu neodymium junto com alnico e não deu nada, usei junto com cerâmico tb e funcionou normal, não sei sobre a tal desmagnetização que sei lá, pode ocorrer em uns 20 anos, mas como o neodymium tem fluxo bem forte é capaz dele mexer no cerâmico, alguém que entenda mesmo de imãs deve responder melhor, mas no som, não atrapalha em nada.

Eu não desativaria os tones, nmho vc perde versatilidade com isso.

Strato Tool
Veterano
# jan/09 · Editado por: Strato Tool
· votar


Bertola e Seiji!

Bom dia!!

Estou fazendo uma guita com um luthier daqui de Curitiba, baseada em um modelo da Fender comemorativa dos 25 anos, e gostaria de saber se seria muito complicado de reproduzir a cor da guitarra abaixo. Originalmente ela era branca, mas depois de 30 anos ela ficou bem diferente. Trata-se de um branco envelhecido, quase perolado.

Galeria (necessário abrir em uma nova janela):

EBAY

Detalhe:

http://www.jwhite-guitarworkshops.co.uk/images/Guitar%20repairs%20059. jpg

Aqui ela aparece abaixo de uma dourada:

http://www.klik-n-shop.com/Quickstart/ImageLib/25av-00n01-full2.jpg


Muito obrigado mais uma vez!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


Fábio Seiji
Cara, já ví uns "Foto flame" que é bem difícil, para quem não é profissional, reconhecer como tal.
Abç

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III