Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Leonardo Mencarini
Veterano
# dez/08
· votar

então além do preço da ponte, a mão de obra fica cara, né!?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar

Leonardo Mencarini
Vc deve consultar o seu luthier.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# dez/08
· votar

Leonardo Mencarini
Existem pontes Wilkinson vintage com fixação de 6 parafusos.
Procure se informar pelas VSVG

Aero
Veterano
# dez/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola ou Fábio Seiji

Eu estava pensando em pintar uma guitarra velha minha (só pra me "divertir" e adquirir conhecimento mesmo).
Gostaria de saber um passo-a-passo de como eu poderia fazer em casa (com materiais caseiros mesmo), mesmo que fique bem amador, pois é só pra testes.
Eu já olhei em vários tópicos, mas cada um fala uma coisa diferente...

E outra dúvida...
Tem como eu fazer um binding na minha guitarra em casa?

Jandira
Veterano
# dez/08 · Editado por: Jandira
· votar

Caros Amigos

Estou pretendendo pegar uma Teleca pra mim no decorrer do ano de 2009...

Queria uma opinião de uma configuração de captadores pra ela..
Quero partir deste ponto: SD Hot Rails (Ponte) + Fender Vintage Noiseless (Braço)

Agora, pretendo tirar um som mais limpo, pois tenho uma Cort com captação EMG-HZ, então não queria nada muito 'hi gain'.

Gosto da sonoridade do Hot Rails, mas para o tipo de som que eu quero, estou achando muito 'hi gain'. Pensei em um Cool Rails, seria válido?

edit: olhei no site e não achei Cool Rails para Telecaster, é isso mesmo?

Quanto ao Fender Vintage Noiseless, seria praticamente isso mesmo, algo que me fornecesse um timbre clean, sem ruidos e com brilho (não muito). Pensei como alternativa algo como Lace Sensor, mas não entendo muito sobre esses caps.
O que acham do Texas Special Tele? Tem um som parecido com o que eu quero?

Obs.: Toco Pop Rock.

Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar

Aero
Cara, pintura é um troço chato e trabalhoso, para fiacr bom é preciso muito trabalho, mas dá para ser feito. Veja isso:
http://www.projectguitar.com/tut/painttnt.htm

Jandira
Não, o timbre dos capts Texas Special é mais agressivo que o dos singles comuns.
Sugiro esses:
http://store.guitarfetish.com/lilpuxlnewfi.html
E esses:
http://store.guitarfetish.com/blnaalsipime.html
Abçs

Aero
Veterano
# dez/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Entendi um pouco, tem palavras meio complicadas pra mim ainda...
Mas eu queria saber como eu devo fazer para pintar...
Eu quero deixar a parte preta (pintura original) em algumas partes e pintar de branco o resto.
Eu posso passar o branco direto em cima do preto?
Precisa tirar o verniz?
Que tinta e verniz devo usar?

São várias dúvidas, e não me importo com o trabalho (tô de férias), e se ficar feio não importa, eu nem uso a guitarra mesmo, vai ser mais como um experimento.

Valeu! =)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar

Aero
Tem que lixar a pintura antiga, depois aplicar a nova (várias mãos, lixando cada uma delas), e depois passar o verniz.
Abç

Aero
Veterano
# dez/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Mas assim...
Eu tava querendo fazer uma pintura tipo a Frankenstein do EVH, aí eu queria aproveitar a pintura preta que ela já tem...
É possível?
E a tinta... É tinta para carros mesmo, como disseram em alguns tópicos?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar

Aero
Possivel é.
Sim, a tinta é automotiva mesmo.
Abç

Aero
Veterano
# dez/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Então eu deveria lixar a pintura antiga para tirar o verniz, e pintar as partes que eu quero de branco, certo?
E na hora de passar o verniz, qual é o recomendado? Aqueles que se passa em objetos de madeira mesmo?

ghb
Veterano
# dez/08 · Editado por: ghb
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Queria trocar o set de caps da minha strat. Preciso de versatilidade... queria não perder muito o timbre de strat, porém queria um pouco mais de saída....... Seriam 2 singles (braço e meio) noiseless e 1 humbucker em forma de single na ponte.... de captadores nacionais, quais seriam os mais indicados???? Toco desde funkeadas até uns negócios mais pesados, mais ou menos guitarra pra baile hehe ...... o corpo dela é em mogno e o braço/escala, acho que em hard maple.

Junior Hammett
Veterano
# dez/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
desculpe recorrer a voce pra fazer essa pergunta, mas eu criei dois topicos e nao obtive sucesso.
minha duvida e o seguinte, eu tenho uma fender stratocaster americana HSS e to mudando a captacao dela, ja coloquei um JB na ponte so que nao sei qual colocar no braco, a maioria do pessoal indica o Hot rails, mais nao gosto do som clean dele, prezo muito pelo som limpo, pq por mais que meu som e mais voltado pro Metal, gosto de tocar umas coisas limpas de vez em quando.
agora minha duvida esta entre o Dimarzio Fast track 2 ou 1 e o Chopper.
me ajuda ai brother, se vc conhecer esses dimarzios ai citados, me fale qual e a melhor opcao pra mim.
Minha principal influencia e Iron Maiden e Metallica, mais toco uns Hard de vez em quando como Skid Row, Twister sister, etc...
Brigadao, abracos

Jandira
Veterano
# dez/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Valeu!!!

Rafa-Ban
Veterano
# dez/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
kra acabei de pegar uma clp2 s,um brinco de guita,mas como eu tava acistumado com suoer strato eu to meio perdido pra regular a altura de cordas se pode me ajudar ?vlw

Fábio Seiji
Luthier
# dez/08
· votar

Aero
Provavelmente é PU, por isso o verniz também deve ser PU.
Se a tinta que vc for usar for acrílica pode aplicar verniz PU também, só não pode aplicar Nitro sobre PU.

ghb
Tem opções boas da Sound, Cabrera e Sergio Rosar; mas dá uma olhada nos Stellfner e Kent Armstrong também.

Junior Hammett
Se vc tem um JB na ponte o ideal é pegar outro Duncan.
Tenta se informar sobre o Classic Stack Plus.

Junior Hammett
Veterano
# dez/08
· votar

Fábio Seiji
vou buscar informacoes a respeito desse cap sim, voce saberia me indicar entao um set bacana da Dimarzio utilizando esses dois citados no braco?

Fábio Seiji
Luthier
# dez/08
· votar

Junior Hammett
Eu gosto bastante do paf pro, mas isso é gosto pessoal.
Apesar de eu ter te indicado um Stack a Seymour Duncan tem singles bem bacanas também.
Eu não conheço single da Dimarzio, a maioria que aparece por aqui são stack também, mas eu acredito que no site tenha samples.
Se vc gosta do Malmsteen te o YJM, que é bem legal !

ghb
Veterano
# dez/08
· votar

Fábio Seiji
Obrigado, mas você poderia estar me indicando modelos?

Fábio Seiji
Luthier
# dez/08
· votar

ghb
Eles estão sempre com modelos novos, eu acho até que eles têm set's para strato, já balanceados e defasados, precisa procurar no site.
Pode ser que vc precise de captador com mais saída e nesse caso o ideal é pegar um humbucker com formato de single + opção de split (precisa ter 4 condutores)

ghb
Veterano
# dez/08
· votar

Fábio Seiji

Valew!!!!!!!! Vou dar uma pesquisada.

Aero
Veterano
# dez/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola e Fábio Seiji

Valeu! =)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar

Rafa-Ban
Isso é feito nas porcas por baixo da ponte.
Abç

John Guitar
Veterano
# dez/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola e Fábio Seiji

sou novo aqui no forum e tenho uma duvida em relacao ao meu instrumento , essa guitarra era do meu primo e ficou um tempao parada devido a ele ter começado a fazer faculdade e meio q abandonou a musica .. eu ja toco a um tempo e ele deixou a guitarra comigo .. so q percebi q ela esta com o tensor meio envergado , pelo menos eh oq parece ser . ele encostou no braço no lado da mao da guitarra , nao esta reto no meio como de todas as outras guitarras .. será q o braço esta ferrado ? e o concerto seria mto caro?

e os trastes estao intactos , mas a guitarra trasteja bastante e com as cordas ja bem altas..

dei upload de uma foto pra vcs saberem como eh , a guita eh uma shecter.

http://img67.imageshack.us/my.php?image=tensor2am1.jpg

Rod Turtle
Veterano
# dez/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
O valor do potênciometro de volume é igual independente de se usar single ou humbucker,correto?Então nas stratos hss se você tiver um tone de 250k pros singles e um tone de 500k pro humbucker não haverá diferença do timbre dos singles pra uma strato normal nem diferença de timbre do humbucker pruma strato H-H?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar

John Guitar
Cara, a foto que vc postou não indica nada, pois o fato de haver aquele espaço, em princípio não quer dizer nada. Agora, se a sua estava há muito parada e está trastejando, não exite, leve-a a um luthier habilitado.
Rod Turtle
Não, para capts Hb's usam-se pots de 500K (ou mesmo 1M), e para singles, 250 ou 200K em algumas ocasiões.
Abç

MANFREDINI
Veterano
# dez/08 · Editado por: MANFREDINI
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Thanks, depois vou ligar sim ^^

Rod Turtle
Veterano
# dez/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Para volume também é diferenciado o valor do pot?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar

Rod Turtle
Não.
Em baixos, às vezes se pode usar um pot de um valor e o outro de outro, mas não é comum.
Abç

Rod Turtle
Veterano
# dez/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Isso que eu queria saber,obrigado.