Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# dez/09
· votar


Hey!
Bertola, to com um "problema" no captador.
Comprei um seymour duncan 59' para a ponte, ele é niquelado.
Bom, o captador do braço é o original cromado da epiphone, e as marcas de dedos e tal somem soh com uma flanela. Agora, o do SD, a marca da mao q fica apoiada e de dedo, nao sei...DE JEITO NENHUM. passo a flanela e nada. Fica akela coisa manchada. E ja perdeu bastante o brilho q tinha. (qndo tava novo era uma maravilha)
coloquei ele faz nem 3 semanas.
Vc sabe qq pode ser? ou é normal de cap niquelado?
Creio q vinha com um plastico em cima (mas dai o luthier tirou pra instalar). Sera q isso é por causa da cola do plastico??

abçs

P.U.L.S.E
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá!

Você saberia me dizer qual é o tipo de verniz que o pessoal usa no braços em maple das guitarras mais "vintages" que dão aquela cor abóbora/alaranjada?

Agradeço desde já.

xl30n4rd0x
Veterano
# dez/09
· votar


Bertola

Eu to com uma duvida estranha aqui...

Quando eu acabei de tocar uma musica, eu deixei uma nota sonando enquanto eu tirava a correia e botava na cama(com cordas para cima)... Tomei agua... e quando levantei a guitarra(com a nota ainda sonando)senti que a afinação levemente subiu, apenas tirando-a da cama. Isso é normal?

Se ajudar, minha guitarra é uma Les Paul

Abç.

kairi
Veterano
# dez/09
· votar


Bertola, essa guitarra vale o que custa?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-120622899-guitarra-fender-strat ocaster-southern-cross-series-loja-_JM

Abraços.

Philipi
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara comprei e já estou com ela aqui.
Me impressionei com a elétrica da guitarra extremamente bem organizada e caprichada com componentes muito bons(chave seletora e potenciômetros de qualidade), tive quebrar algumas partes do escudo devido que uns parafusos não saíram de jeito nenhum de tão enferrujados que estavam, porem as partes cromadas num geral estão aceitáveis.
O que me assusta é preenchimentos com uma massa branca em partes da guitarra numa parte sai um pó branco (é tipo uma massa seca que esfarela), em outro tem tipo uma madeira branca misturada com papel e uma folheamento de madeira normal por cima disso (pode ser somente impressão talvez a madeira seja branca mesmo e o selador crie uma camada diferente que de essa impressão), já outras partes são de madeira verdadeira mesmo e maciça, em algumas partes tem uma camada branca por baixo da tinta tbm, tem uma listas na madeira(da impressão que tem algo por baixo da tinta) que mostra que ela foi feita de varias partes umas na diagonal outras retas, varias partes mesmo, e ela tem um corpo ultra leve quase metade do peso do corpo de uma Shelter ou de uma SX, a pintura é um azul metálico uma camada bem grossa( acho que se não fosse isso ela teria a espessura fora do padrão, com a tinta tem 44mm sem a tinta teria 43mm).
As sobras de plástico do escudo da guitarra que ficam grudadas nos potenciômetros(nas porquinhas e arroelinhas) ainda estavam lá, o que mostra que ela nunca havia sido aberta antes.
Alguns pólos de alguns captadores estão meio enferrujados e um dos pólos de um dos captadores esta totalmente preto de ferrugem.
Foi uma odisséia, liguei para o dono da loja quando ele já tinha fechado, ele combinou de passar lá para vender ela para mim mesmo depois de a loja estar fechada, atravessei a cidade esperei na frente da loja por uns 30minutos e lá estava hauhauauah a Eagle hahaaaa.
A pintura dela acredito que seja original, pois é a mesmíssima cor da mão(headstock) da guitarra.
Os saddles parecem ótimos, já vi guitarras de marcas famosas e caras com saddles iguais aqueles, já as cavidades da ponte estavam terríveis tive que arredondar tudo para ficar totalmente lisinho, deu um trabalho daqueles mas vale a pena.
A madeira que se para as molas do tremolo dos captadores parte elétrica etc. é muito fininha e inclusive tem um buraco, porem a madeira ali é bem resistente, e depois que eu blindar não fará diferença.
As ferragens dela num geral parecem de ótima qualidade, porem estão velhas.
Talvez a madeira seja em varias partes pela época que foi construída, devia ter escassez de madeira para eles naquele tempo, mas talvez sejam varias partes de madeira boa, ou não, mas tomara que sim :D hahahaha.
A chave seletora estava torta(aquela parte onde coloca a mão para trocar de posição) fui desentortar e quebrei, porem parece ser de ótima qualidade, inclusive parece muito com as que a Fender usa, é daquelas grandonas redondas de 5 posições, assim ta difícil de usar, o que você acha que eu devo fazer?

Mais alguma recomendação?
Valew Abraços.

Miawzawa
Veterano
# dez/09
· votar


iRock
Obrigado cara, deviam existir mais pessoas como você no mundo, que ajudam os outros sem pedir nada em troca. Acho que falo por todos aqui do FCC: Obrigado. (2)

Mauricio Luiz Bertola
Valeu, Bertola!!

xanderayes
Veterano
# dez/09
· votar


Grande Bertola!

Cara, eu já gastei minha paciencia, meu cérebro, meu tempo e meus dedos tentando encontrar uma boa distorção na minha Digitech RP350 pra tocar Metal, principalmente Iron Maiden. Sai tudo com um som horrível, muito embolado.
Eu toco numa Strato da Squier e num amp Crate GT-15.
Você acha que eu devo trocá-los por coisa melhor ou que eu devo quebrar mais a cabeça?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
Sim, é normal. Se vc ver as fotos das Les Pauls antigas, verá que a capa fica fôsca mesmo.
P.U.L.S.E
Se vc está se referindo às SX SST57, aquilo é pigmento (o verniz é poliuretano). Nas guitarras Fender "vintage", é envelhecimento mesmo.
xl30n4rd0x
O braço mexeu-se de alguma forma.
kairi
Tá cara.
Philipi
Cara, troque TODA a perte elétrica, não tem como essa daí.
xanderayes
O problema aí é o amp. Muito pequeno para se tirar uma boa distorção, com uma boa gama de frequencias. Sugiro também que vc instale captadores Stellfner Neodymiun em sua Squier (pelo manos na ponte e no braço). E continue programando a sua pedaleirinha.
Abç

P.U.L.S.E
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Muito obrigado por responder, mas na verdade é desse tipo aqui que eu quis dizer:

http://www.fender.com/products/search.php?partno=0100100806

Repare que nas guitarras de cor Sunburst, Preta e Azul, elas possuem um headstock mais escuro e mais "laranja", pelo menos foi essa a impressão que tive.

Então, o que deixa esses braços com essa cor mais escura?

xanderayes
Veterano
# dez/09
· votar


Valeu Bertola!

Eu queria saber se os captadores Stellfner Neodymiun que você recomendou são bons mesmos, já que são muito baratos em relação a de outras marcas.
E também gostaria de saber que amplificador bom para distorção eu poderia comprar, levando em consideração que eu posso gastar uns 800 reais.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

MAs até as marcas de dedo??
Ta parecendo gordura impregnada sabe??
Nao tem como tirarar nao?

abçs

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


Motoboy From Hell-SDMF

Será que rola de tentar alcool isopropilico? Vê com o Bertola se ele não mancha niquelado, pq se não manchar, ele tira mancha de gorduras num instante. Mas só testei em metais em cromados.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


P.U.L.S.E
Cara, nesses modelos de reedição usa-se o verniz de nitrocelulose, que não é tão brilhoso como o PU; ademais, madeira é um material biológico, e portanto não existe uma "padronização", mesmo em peças cortadas da mesma árvore ocorrem variações de côr e densidade.
xanderayes
Sim, são. Já os usei em várias guitarras. Quanto ao amp, considere o Condor GX35R ou um usado como o Meteoro Space Bassman.
Motoboy From Hell-SDMF
A dica do nichendrix é boa. Use com parcimônia.
Abçs

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


Motoboy From Hell-SDMF

E não deixa cair no verniz do corpo, pq ele mancha o verniz.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
nichendrix

Ok galera, brigado.
Vou pingar um poouquinho em uma flanela e passar.
Nao tem perigo de danificar captador?

nichendrix
Veterano
# dez/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Motoboy From Hell-SDMF

Não, Alcool Isopropílico é de alta volatividade e totalmente desprovido de água, o principal uso é limpeza de componentes elétricos e eletrônicos.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# dez/09
· votar


nichendrix

Mto obrigado!
Amanha mesmo compro =)

xanderayes
Veterano
# dez/09
· votar


Valeu, Bertola!
Vou pesquisar e experimentar esses amps.

mmayorca
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá, Bertola

estou querendo pintar a minha guitarra com spray colorgin, tomando os devidos cuidados, vc acha que fica muito ruim?depois da pintura vou querer fazer um leve relic...

vou lixar a pintura original dela até deixar toda fosca, depois vou limpar e mandar uma ou duas demãos de spray e depois vou fazer o acabamento com lixa d`água e cera automotiva.

o que vc acha?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


mmayorca
Fica ruim sim. É preciso experiência para pintar com colorgin, e muitas vezes a pintura estraga.
Abç

mmayorca
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

mais Bertola, a minha intençao não é refazer totalmente a pintura da guitarra com colorgin, mas sim fazer uma fina camada de branco , por cima da pintura original, que com o relic sairia mais facilmente...

tipo assim:
http://www.marcondo.com/marcondo/guitar/jbeckesq.jpg

so no lugar na madeira ficaria o vermlho da pintura original entende.

pvbous
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Comprarei uma guitarra agora em dezembro, me sugeriram esta aqui : Fender Squier Bullet Strato, meu interesse é tocar rock/metal

Ela atende à esse estilo ? Qual sua opinião com relação à ela ? Se ela for ruim, qual seria uma boa pra rock metal ? até 800reais eu consigo comprar uma guitarra não digo excelente, mas razoável ?

Obrigado !

Leo Zanon
Veterano
# dez/09 · Editado por: Leo Zanon
· votar


Mauricio Luiz Bertola
que marca que é a ponte da tagiam zero?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


mmayorca
Cara, vc pode até fazer isso, mas terá que lixar a pintura original (com lixa d'agua) e depois aplicar o colorgin (umas 3 demãos e polir. Reze para não "engruminhar"...
pvbous
Esqueça essa guitarra. Não presta. Com R$ 800 tu compra uma SX SSG STD usada ou uma Shelter Les Paul Nashville.
Leo Zanon
Genérica (WSC).
Abç

Philipi
Veterano
# dez/09
· votar


Quanto que um pintor automotivo cobraria +/- para pintar o corpo da minha Eagle na cor da strato do Mark Knopfler(vermelho)?
Eu descobri que aquele material de enxerto que veio nela é de fabrica, na hora deles juntarem as peças de madeira ficaram espaços que foram preenchidos com massa(mas mesmo assim a guitarra é ótima, isso não parece interferir muito), essa pintura descasca muito fácil, chega dar nos nervos.
Os captadores originais dela são melhores que os das SX strato?

pvbous
Veterano
# dez/09 · Editado por: pvbous
· votar


Mauricio Luiz Bertola

http://www.musicstore.com/en_EN/EUR/Guitars/Lefthanded-models/Epiphone -Les-Paul-100-Lefthand-HCS-Heritage-Cherry-Sunburst/art-GIT0014597-000 ;pgid=uGT6AvGUHpVSR0MYsAoS2CO40000RvJQvUtZ;sid=hs44Y85idq84Y4V_zeeyh8C hTHqCVlqyK6Q=

Me sugeriram essa aqui, tudo bem que tá em euro e tal, mas só o modelo mesmo, eu não conheço absolutamente nada de guitarra, vou comprar a minha primeira guitarra, por isso venho te perturbar mais uma vez xD.
Obrigado !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


Philipi
Quanto que um pintor automotivo cobraria +/- para pintar o corpo da minha Eagle
Não sei cara, vc terá que pesquisar. Mas algo em torno dos R$ 50 é um bom preço. Os captadores são mais ou menos do mesmo nível. Eu instalaría um jôgo de Sound/Malagoli.
pvbous
Cara, essa guitarra não é muito boa também não.
Você é canhoto?
Abç

pvbous
Veterano
# dez/09
· votar


Bertola

Sou canhoto sim cara, tô sofrendo aqui pra achar uma guitarra nessa faixa de preço (até 800$) e que atenda o tipo de música que eu quero tocar.

Abraço !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


pvbous
Tem essa:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-120273004-guitarra-para-canhoto -tagima-stratocaster-em-otimo-estado-_JM
Essa:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-122714272-guitarra-tagima-canho ta-_JM
E essa:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-119013606-guitarra-shelter-sg-d etroit-canhoto-oportunidade-jacmusic-_JM
Abç

pvbous
Veterano
# dez/09
· votar


Bertola

Então, eu não ligo em comprar instrumento usado, se tiver em perfeitas condições, tá ótimo, agora como meu pai que vai me dar de presente de formatura, ele vai ficar de mimimi em comprar os instrumentos usados, mas essa Shelter aí SG é maneira, brigadão mesmo cara
abraço !

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III