Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


pvbous
Cara, essa Shelter é uma guitarra barata, mas dá pra começar, também tem braço aparafusado, o que não é o ideal em uma SG, mas, pelo menos o corpo é de madeira...
Abç

Monségur
Veterano
# dez/09
· votar


Bertola, você acha recomendável corpos sólidos feitos de imbuia?
Qual é a sonoridade da mesma?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


Monségur
Cara, imbúia é pesada, eu recomendo que se use como tampo, para um corpo de cedro ou freijó. Ela acrescenta mais graves à resposta final.
Abç

mmayorca
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

vc pode me dar um conselho para não "engruminhar"?ou é só fazer o de sempre, aplicar a certa distância uniformemente e etc?

paulinho pc
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Boa noite caro Bertola.
tenho uma dúvida e não obtive mto sucesso com a rapaziada aqui.
Quero gravar um solo sobre a jam do mauriciobahia,e baixei o programa REAPER,porém não to conseguindo gravar.
Já consegui colocar o som pra rodar no p´rograma,mas não consigo gravar o solo da guita sobre ela,pois qdo aperto o "rec" pra gravar,o som do música some.Um outro usuário me disse a pouco q devo colocar a música em uma pista e gravar a guita em outra.Nada feito! Sou um burro msm!
Vc por acaso saberia como devo fazer?
Desde já agradeço.
Abraço.

vic_scat
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

opa bertola, desculpa se a pergunta for inutil.
mais eu estou super curioso para saber qual a diferença entre o captador tune-o-matic e o tune-o-matic com stopbar.
o que o seria o stopbar ?

e para voce, qual seria um bom captador, um captador bem eclético para se tocar qualquer tipo de música com um timbre perfeito ?



grato, victor.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


mmayorca
Sim, posicione o corpo horizontalmente e aplique o spray nas bordas primeiro para não escorrer (apenas uma camada fina e de longe), espere um pouco e depois aplique em cima, depois, em baixo e deixe secar por 1 dia, na sombra (não faça isso no sol). Repita o processo nos dois dias seguintes, depois lixe com lixa d'agua grana 800 e aplique mais algumas demãos, por fim aplique lixa 1200 e depois proceda o polimento.
paulinho pc
Cara, eu não entendo nada de informática...
vic_scat
Cara, "stop bar" é o cordal (esse é o nome em nossa língua), e todas as pontes tipo tune-o-matic tem cordais. Existem as pontes sem cordais, que são as que a corda "enrola" nelas (em inglês: "wraparound").
Cara, qualquer bom captador de alnico de média saída.
Abç

paulinho pc
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, eu não entendo nada de informática...


hehehehhehe...bóra dá a mão e sair pro mundo......
Vlw pela relevancia Bertola,abração!

mmayorca
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

vc sabe se eu devo usar a Colorgin Arts, Uso Geral ou a automotiva?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


mmayorca
Automotiva.
Abç

xanderayes
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

a respeito dos captadores Stellfner Neodymium, você acha que eu devo arranjar os de maior saída?

Aqui estão eles:
Hot: 190mV de saída
Hard: 170mV de saída
Soft: 150 mV de saída
Light: 130 mV de saída

qual seria a melhor opção?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


xanderayes
Cara, o de maior saída tem sempre que ficar na ponte, e assim sucessivamente.
Abç

fill.zanchez
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola te mandei um e-mail pedido um orçamento. Não sei se são seus e-mail atuais, achei os endereços "mlbertola @ hotmail.com" ; "mlbertola @ ig.com.br" aqui no FCC.

Obrigado, Fellipe.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


fill.zanchez
São esses mesmo.
Abç

Jandira
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tem um cara querendo vender uma guitarra Yamaha EG303 + bag por R$350,00, vale a pena?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


Jandira
Sim, vale.
Abç

vic_scat
Veterano
# dez/09 · Editado por: vic_scat
· votar


opa, obrigado por explicar (:

mas assim, só uma duvida básica denovo (: hahahah

as guitarras que tem ponte sem cordais, wraparound, ela sao as guitarras com tremolo ?

e as guitarras com ponte tune-o-matic com stopbar, sao as guitarras sem tremolo, é mais ou menos isso ?



obrigado, victor.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


vic_scat
Não. As "wraparound" obrigatóriamente não podem ter "trêmolos", já as com cordal, podem ter, por exemplo uma Bigsby ou Vibrola.
Abç

vic_scat
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

acho que eu entendi (:
obrigado pela explicação.


estes são ecléticos e bons para uma les paul ?
o gibson classic 57 ou gibson classic 57 plus.
e o Alnico Paf Plus Bridge - Cromo da spirit.
e da seymour duncan, sugere algum ?


grato, victor.

Fisioterapeuta
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Amigo seguinte, acabei de comprar uma sx sst57 creme, colocarei tarrachas gotoh com trava que adiquiri no guitar fetish e colocarei um set de alnico custom 50 nela que tb ja adiquiri no captadores.com.br...coocarei nut de osso, e colocarei aqueles abaixadores de corda que possuem rolamento estilo os fenders, igual um T que tb ja adiquiri... levarei a guitarra no luthier e regularei ela para 0.10....

A duvida é com esta config, esta guitarra poderia se igualar a uma squier standart ou uma condor gx50 ou ate mesmo uma fender mais simples?


Abracos e obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Fisioterapeuta
Cara, ficará uma boa guitarra, o suficiente para se tocar com bom timbre e rivalizar com as guitarras citadas.
vic_scat
Todos os que vc citou, exceto o Spirit, que não conheço, são muito bons.
Abçs

JowR
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
A marca Stagg, em um contexto geral, é boa?
Como os modelos de Les Paul e PRS...
Tava vendo que as Les Pauls deles são mais caras que a Nashville.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


JowR
Eu já comentei sobre elas (as Les Pauls), são guitarrinhas legais sim.
Abç

Fisioterapeuta
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
aguma oura modificação devera ser feita na guitarra? ou as que eu citei ja seriam suficientes? a troca de potenciometros e chaves seletoras por algumas de marca tipo gotoh seria mudanças necessarias?

pvbous
Veterano
# dez/09
· votar


Bertola

To ligado, é vou ver essa Shelter, o problema é achar nas lojas cara, tenho saído pra comprar, mas 1 loja em 4 tem guitarras pra canhoto sabe, moro no Rio de Janeiro, nas lojas que eu encontrei guitarra pra canhoto, ou o cara tinha a Tagima Mg32 ou só acima de R$1.500, aí fica complicado pra mim, essa Tagima é uma faixa de 300reais, assim, ela é barata sabe, mas eu não conheço esse modelo dela, ela é strato só que eu sei...
abraço !

pvbous
Veterano
# dez/09 · Editado por: pvbous
· votar


Acabei postando 2x, net lerda :@ xD

Savage Messiah
Veterano
# dez/09 · Editado por: Savage Messiah
· votar


ninguem melhor pra responder essa duvida que um luthier :D
seguinte,
qual a diferença principal entre as fabricações indonesa, chinesa, e coreana das Ibanez? comprei uma RG370DX ha 3 dias e gostaria de saber se fiz uma boa escolha a longo prazo.
Li uns boatos na internet de que algumas ibanez fabricadas com aglomerado estavam sendo vendidas como basswood. isso é verdade? estaria eu sendo ludibriado de maneira tão baixa?!
eu tambem nao acho em lugar nenhum o ponto de referencia que deve ser usado para regular a ponte (Edge III). mandei para um cara que além de ter demorado muito ainda deixou as cordas muito altas e a ponte desregulada...

obrigado

Caike_bend
Veterano
# dez/09
· votar


Bertola, mais uma vez eu pertubando você, kkkkkkkkk, mas é por que ainda não peguei a guitarra e estou muito receioso quanto a madeiragem dela.

Depois de uma árdua pesquisa, vi que cedro é uma madeira brasileira. Pois bem, a guitarra é made in Korea, não seria muito improvável uma guitarra Coreana usando madeira brasileira?

Qual a probabilidade dessa guitarra ser realmente de cedro?

Perguntei a uns amigos e eles falaram que possivelmente ela seria de basswood ou compensado.

Como saber?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


pvbous
Tagima MG32 por R$ 1500!!! Tem alguma coisa errada aí...
Savage Messiah
Cara isso aí é boa to, até porque aglomerado não pode ser utilizado em nada em luthiería.
As fabricadas na Coréia tinha, no geral, madeiramento melhor, apenas isso. Oresto é questão de regulagem mesmo.
Abç

pvbous
Veterano
# dez/09
· votar


Bertola

Não cara, ou o cara tinha a Tagima Mg32 ou guitarra só acima de R$1.500, esqueci de escrever hahahaha

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III