Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
DENNYSRENGIER
Veterano
# nov/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Mestre, mais uma vez muito obrigado! já sei no que vou "arregaçar" meu 13º!!!

Grande Abraço!!!

Kamus23
Veterano
# nov/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Estava olhando nas lojas e vi violões Condor com o corpo em Rosewood solido...

Isso é uma boa? O que vale mais, mogno laminado ou Rosewood solido para lateral e fundo?

Abraços

GUGALOO
Veterano
# nov/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Achei uma tele custom 72 japan no ebay por U$ 900,00, fiz o cálculo em R$ 2,30, ficando R$ 2,070,00. O q seria um preço razoável, na sua opinião, para essa guitarra??

tomarock
Veterano
# nov/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bertola, não sei se vc pode me ajudar, mas la vai... Estou com um wah wah dunlop que quando ligado, abaixando o expressao, ele muta o som. Quando levanta-se o expressao ele da um apito no som. Fica mutando e apitando entao. Desligado o som passa normalmente. Achei que era fonte mas testei-o com bateria e continua o mesmo problema. Sabe oq possa ser ?

Até abri um topico sobre o assunto http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/198552/ se puderes dê uma passada por lá.

Grato

Jandira
Veterano
# nov/08
· votar

Bertola vc falou bem sobre as Squier Tele Standard e as da série California? Valem a pena?

muka gibson
Veterano
# nov/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

a lp epiphone std tem akela para de camaras na guita???

ogner
Veterano
# nov/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Velho, vou comprar um Custom Alnico Blues (Malagoli) pra minha estrato, ela ta com um GFS Lill Killer na ponte, humbucker.

No site da de compras existem 2 possibilidades, "Polaridade normal" e "polaridade invertida"....E aí?? Vou com qual??
Pode dar uma explicaçãozinha ae!?!?

Valeu..
Abço

kairi
Veterano
# nov/08
· votar

Pompermayer
Valem o preço, somente.

kairi
Veterano
# nov/08
· votar

ogner
Tem certeza que quer trocar GFS por Sound?

rcagliari
Veterano
# nov/08
· votar

Bertola ou Seiji: existe possibilidade, por meio de algum equipamento especial, de se corrigir a torção ocorrida no braço de uma guitarra? Ou só trocando a peça mesmo? Valeu!

Birro
Veterano
# nov/08
· votar

Tenho uma guitarra feita pelo luthier Eliézer. Ela é a minha principal p/ shows e gravações. Atualmente ela está com um Evo2 na ponte, um Lance Sensor Hot Gold no meio e um Air Norton S no braço, o que me dá uma boa versatilidade e consigo tocar diversos estilos sem ter que trocar de guitarra. Não sou muito fã de ficar fazendo experiências elétricas, já que a elétrica dela está bem enxuta (mínimo de fiação para lá e para cá o possível), chave seletora de captadores de 3 posições e com um push-pull para o Air Norton, a fim de evitar o máximo de perdas em sonoridade.
Tenho duas dúvidas
1- Potenciômetro push-push da Gotoh. Vale a pena? Sei que ele é um pouco mais alto que os normais, mesmo na posição abaixado. A qualidade dele vale a pena? No caso trocaria pelo meu push-pull só por ser mais rápido na hora de ativar
2- Uso a chave seletora de captadores de 3 posições. Gosto MUITO do Lace Sensor no meio para o som limpo, mas falta um pouco de som "gordo" para frases com funkeado, que acaba me obrigando a usar o Air Norton defasado (mas que eu perco no brilho e perco o "estalado" tipo Fender). Vale a pena eu colocar minha posição 2 da chave como Lace Sensor+Air Norton single, ou eu perderia o brilho e a característica do Lace p/ me dar um timbre de Fender no som limpo?

Bertola -> Como faço para entrar em contato com você?

Abraços!

Guitar_RdS
Veterano
# nov/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
De novo eu t enchendo o saco.
Estou decidido a comprar cap(s) pra minha Strato Squier California.
Não tenho noção de nada.
Queria dar um upgrade sem perder o som de strato mas acho q um Humbucker na ponte ia ficar legal, ou descaracterizaria o som de strato?
Qual cap vc me recomenda? posso gastar até uns 300 dinheiros nele(s).
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar

Pompermayer
Cara, não conheço nenhuma das duas, portanto não posso opinar. Mas acho que colocar capts SD numa guitarra de baixo custo como essa, é contraprodutivo.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar

Kamus23
Esse violão deve ser caro, pois "rosewood" (que pode ser traduzido de 2 maneiras: Pau-Rosa ou Jacarandá), é uma madeira cara e de alta qualidade.
GUGALOO
Cara, acho complicado, pois vc não está computando o preço do transporte, nem a possibilidade da mesma "cair" na Receita Federal.
tomarock
Potenciômetro "bichado", muito provavelmente.
Jandira
Não são boas, principalmente pelo preço que se cobra por elas. As Condor CT-10 são melhores e com um preço mais baixo.
rcagliari
Existe sim. A escala deve ser retirada e o braço todo reaplainado, depois a escala é recolada, e reaplainada também. É um procedimento complicado, demorado, e caro. Se a guitarra tem braço aparafusado e não é uma Fender "vintage", é melhor trocar o braço logo.
Birro
Cara, vc tem uma guitarra do Eliezer! Ele é um grande luthier, e ótima pessoa. Considero-o um dos meus mestres.
Bem, no caso Air Norton e do Lace, só fazendo a experiência mesmo. No caso do "push-pull", recomendo a colocação do pot sim, ou, talvez, de uma chavinha "mini". mlbertola@hotmail.com
Guitar_RdS
Ese aqui:
http://www.stellfner.com.br/Popup%20Strator%20Neodymium.htm
Abçs

Diino
Veterano
# nov/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

bom dia.
todo mundo fala do peso das les pauls. por causa da madeira e braço colado (na maioria das vezes).

mas ouvi dizer que o tamanho da escala é menor.
isso procede?
se é menor que uma strato, superstrato, etc etc nao haveria uma "perda de peso" ai?

outra coisa. Vc nao conheçe um site em que diga as características das guitarras, como escala, tamanho madeiras utilizadas etc etc, como tipo, um catalogo?

abç!

Guitar_RdS
Veterano
# nov/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Não consegui achar mais nada sobre ele na net.
Deveria colocá-lo na ponte?
È single coil ou humbucker?
Qual a média de preço?

E não entendi muita coisa nas especificações do site q vc me passou.
Desculpe
Obrigado!

kairi
Veterano
# nov/08 · Editado por: kairi
· votar

Diino
Acho que quando se diz que o tamanho da escala ser menor, é em comprimento.

Os próprios sites dos fabricantes já dizem tais informações.

Guitar_RdS
Captadores stellfner entregam um bom som por um preço justo. Esse captador citado pelo Bertola é Stack.

Para comprar:
http://www.stellfner.com.br/Procedimentos.htm
Abraços.

Kamus23
Veterano
# nov/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Olha Mauricio, esse 2 violões que a Condor diz ser solidos estão na faixa de 1000 reais...

Então quer dizer que é uma boa para quem não quiser gastar muito como eu

Abraços

kairi
Veterano
# nov/08
· votar

Kamus23
Corpo em Rosewood é algo "RARO" em violões (nunca vi nada assim). Se você gostou do violão, e acha que não está muito caro... ;)

dedeco-obthus
Veterano
# nov/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

O negócio é o seguinte, eu tow querendo trocar de cap. Eu tow d olho no EMG 89. Ele é ativo. Os caps ativos precisam de bateria certo ???

Aí vai a pergunta, se eu comprar esse e caso eu venha a adquirir um próximo só depois, como fica a parte da bateria ?!?!? dá pra ligar os dois caps só numa bateria ??? e se eu tiver só um ativo e o outro não for ativo como é que fica ???

kairi
Veterano
# nov/08 · Editado por: kairi
· votar

dedeco-obthus
Apenas uma bateria para ambos os captadores.

Uma bateria Alcalina Duracell, estimase 12 meses de uso à 6 horas/dia.

Abraços.

Guitar_RdS
Veterano
# nov/08
· votar

kairi
Eu fui no site e achei vários caps, aquele q o bertola indicou tem vários modelos, e no q vc passou não tem modelo nenhum. Pesquisei esse stack e lá tem light, soft, hard e hot.
Qual ele me indicou?

kairi
Veterano
# nov/08
· votar

Guitar_RdS
O "humbucker" Stack Neodymium.

http://www.stellfner.com.br/Humbucker%20Stack%202.htm

Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar

Diino
Cara, eu já falei sobre isso inúmeras vezes.
O tamanho da medida da escala (ponto entre a pestana e o ponto médio entre os rastilhos 3 e 4 da ponte) das Fenders Tele e Strato e suas derivadas é de 25,5pol. e a das guitarras Gibson (LP, SG e 335), é de 24,75pol. Quanto mais curta a escala, menor a tensão das cordas e por consegüinte elas ficam mais frouxas e portanto o som é mais grave e menos definido, com mais "pêso" (que aliás é um conceito bem relativo).
Guitar_RdS
O que lhe indiquei é o Stellfner Neodymiun "Hot"
dedeco-obthus
Não fica.
Captadores ativos só podem ser comprados por "kit" completo (os 2, ou 3, com o circuito incluido), não podem ser usados junto a capts passivos, e só podem ser instalados por luthier habilitado.
Kamus23
Sim, é.
Abçs

Guitar_RdS
Veterano
# nov/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Ele é o da categoria stack, né?
É pra ponte mesmo?
Tô com duvida pq o do link q vc me mandou é preto mas o hot q vc tá falando é bege, daí preciso ter certeza.
E a loja é confiável?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar

Guitar_RdS
Ao comprar vc escolhe a côr.
É cofiabilíssima.
Abç

mvmarquezini
Veterano
# nov/08
· votar

Senhores procurei em outros tópicos e não achei.

O que vocês acham da nova linha da Cort -Cort X Custom com captadores Duncam. Valem apenas os 1800 da Guitarra ou tem outras melhores com pontes flutuantes?

Abigobaldo
Veterano
# nov/08
· votar

salve salve

tenho uma RG370 da ibanez, e o problema é o seguite, quando dou um bend, a ponte dá uma leve levantada, o problema nesse caso são as molas? ela tá com 3 molas, ae eu tenho que trocar elas ou botar mais uma?

kairi
Veterano
# nov/08
· votar

mvmarquezini
Acho que com 1.800 você pode conseguir uma Ibanes S470 ou S7320. Se você gostou da Cort X-Custom, essas guitarras lhe são mais atraentes.

Abigobaldo
Essa é uma das desvantagens da Floyd Rose. Tem como contonar o problema:

- Colocar mais molas.
- Usar Hipshot Tremsetter.
- Na hora de fazer esse tipo de bend, tentar travar a ponte com a mão da palheta.

Abraços.

Pompermayer
Veterano
# nov/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Valeu Bertola, comprei a Cort, guitarra muito boa. Valeu