Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


edmar rabito
Se for uma genérica talvez dê.
O caso é que essa guitarra (e outras da mesma faixa de preço) tem o corpo com espessura abaixo do padrão (40 ao invés de 45mm.), e a base das pontes padrão não cabem nelas...
Abç

toty
Veterano
# ago/09 · Editado por: toty
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Qual seria a principal difuculdade de se trocar a escala de uma guitarra?

Digo pois ontem recebi de "doação" uma strato, e está precisando trocar os trastes dela que estão bem gastos, ai pensei em trocar a escala tbm ( tipo colocar um marfim)....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


toty
Não é um serviço fácil, além de demorado.
Não recomendo, a não ser em caso de muita necessidade (uma Fender "vintage" com braço torcido, por exemplo).
Abç

danyellpacheco
Veterano
# ago/09
· votar


Naquela sem trava, do primeiro link, é uma tarraxa diferente da que vem na guitarra??
Pq vc disse q eu precisaria de um luthier
Mas terei que mandar pra um luthier pq ainda nao regulei, quero baixar as cordas tbm
Muito obrigado pelas respostas, foram de grande ajuda Bertola

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


danyellpacheco
Sim, é.
As hastes dela são mais grossas, e, nesse caso os furos da "mão" deverão ser alargados, e esse serviço requer certos cuidados, pois a "mão" pode quebrar no processo.
Abç

dinhosjm
Veterano
# ago/09
· votar


TKS, Bertola e Fábio! Caro Bertola, já fui teu cliente vc ainda morava em Jacarepaguá, I GUESS.
Mas chocante foi a honestidade do Fábio, meu xará:
dinhosjmSei lá, man!
Pelas características a balança pende pro Hatke mas é sempre com dar uma boa olhada antes.
Entaum eu vo ficar com o Bertola pq ele tem um negócio de prêmio fcc 2007 que eu nem sei o que é! rsrsrsrsrsrs
Agora é sério: testei os dois e por uma questão de potência e um pouco de medo dos efeitos do Crate comprometerem a manutenção do ampli eu vou ficar com o Hartke mesmo pq além de tudo o cara que usou é o Sérgio Rocha que tocou no Baseado em Blues e me deu uma bela "vendida" no produto dele. rsss
Aí dá uima valorizada, né?
Grande abraços e que vcs possam continuar nessa empreitada sempre. O Brasil agradece! Eu espero um dia ter condições de tb estar por aqui trocando idéias de sons...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


dinhosjm
O Crate não é ruim, mas o Hartke é melhor, ademais não tem DSP, que é um troço para se ficar "com a pulga atrás da orelha"...
Abç

Slave of hell
Veterano
# ago/09 · Editado por: Slave of hell
· votar


Luthiers ou sabedores do assunto...agradeço desde já a resposta,..vamos ao que interessa a pergunta.

existe uma forma visual de reconhecer um captador de alnico?

abrí uma fernandes telecaster de uns 10 anos atraz +-.e o cap do braço não tem a barra de embaixo,como estou acostumado a ver em cerâmicos,ele tem uns pólos tbm como se fosse a parte de cima do cap,sendo que estão nivelados com os limites do cap..e o da ponte tem uma chapa que não deixa eu ver nada....

querem fotos?ou não adianta?

Excelion
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Então cara, eu andei pensando em comprar uma Fender Standard Stratocaster. Quando testei a Deluxe eu vi que ela foi feita pra mim, mas infelizmente o preço de 1,600 US$ com taxas não. Então eu pensei em pegar uma Standard MIM e modificá-la com o hardware de uma Deluxe. Comprar o S-1, comprar os Samarium Cobalt Noiseless e trocar o escudo. Aí a dúvida...

Fica igual? Porque tanto o finish quanto a madeira do corpo são diferentes, fora outras diferenças sutis que eu não encontrei na net que juntas fazem diferença. Claro que o braço ficaria diferente, mas como minha vida inteira toquei num braço bem parecido com o da MIM isso é de menos.

Agradeço desde já!

ShlnIgAmI
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola


opa, e ae Bertola.
mano, é o seguinte, eu tava vendo esses amplificadores novos da landscape

será que tá compensando esse Predator 100?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-102720020-amplificador-landscap e-predator-100-cabecote-caixa-_JM

Fábio Seiji
Luthier
# ago/09
· votar


Slave of hell
Deve ser alnico.

Leandro X
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

pq aqui tem muita humidade tipo se eu coloca um durex em cima dos caps isso ajuda em alguma coisa? pq eu tirei o papelzinho dos caps e agora to com medo de enferrujar :X ou se eu coloca selica gel resolve...?

valeu pela outra resposta!

Luqueuris150
Veterano
# ago/09 · Editado por: Luqueuris150
· votar


Mauricio Luiz Bertola e Fábio Seiji

e aí, bertola e Seiji, é vem eu de novo pra encher o saco.

dessa vez é mais uma questão de opinião e, como vcs são Luthiers, vcs vão saber me recomendar melhor. Como eu já havia dito, eu tenho uma Michael GM 485 que estou reformando pra poder começar logo a fzr shows :D e pq eh minha primeira guita, dificilmente eu venderia a primeira. Mas por ser uma guita de baixa qualidade, eu queria que vocês me recomendassem boas tarrachas e uma boa ponte floyd e um lock nut com um bom custo x benefício, que segurasse legal a afinalçao, já que eu n vou dar cavaladas ao estilo de steve vai ainda, mas que n fosse mto caro, pq se n, não valeria a pena, já q minha guita foi barata. Queria saber com vcs tbm uma média de custo pra um Luthier trocar a ponte e as Tarraxas, os captadores e para Blindar a guitarra. Saber o custo específico de cada um.

Abraço.

Fernando de almeida
Veterano
# ago/09 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Fala mestre ... Tudo blz???

Eu estava analizando os circuitos do seus MiniFuzz e Super Fuzz (parabéns pelos projetos) e me veio a questão, qual o valor na entrada dos circuitos (logo, valor de saída dos caps da guitarra) que vc considerou para calcular os componentes????

Abr

Fábio Seiji
Luthier
# ago/09
· votar


Luqueuris150
Tarraxas Gotoh SG381 ou SGM
Ponte Floyd Rose Gotoh GE1996
São as melhores em custo-benefício; ponte Floyd Rose precisa ser de qualidade pq senão é melhor nem ter.
Os valores de cada serviço é melhor vc consultar um luthier da sua região, isso varia bastante.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


Slave of hell
o cap do braço não tem a barra de embaixo
Então é de AlNiCo. A barra é característica dos capts cerâmicos.
Excelion
Igual, igual não...Mas vai melhorar bem.
ShlnIgAmI
Sinceramente eu não sei dizer, pois nunca ouvi esse amp.
Leandro X
Não, não resolve. Pinte os polos dos seus capts com uma fina camada de verniz para unha.
Saquinhos de sílica gel sempre ajudam.
Fernando de almeida
Não fiz cálculo algum, apenas pesquisa empírica mesmo. Os valores de saída dos captadores não interessam (desde que estejam dentro de uma faixa "normal" para captadores).
Luqueuris150
Cara, colocar pontes tipo "Floyd" em guitarras como essa vai depender da espessura do corpo. Como essas guitarras geralmente tem 40mm de espessura (quando o correto seria 45mm), nem sempre essas pontes encaixam.
Consulte seu luthier.
Abçs

Ian Anderson
Veterano
# ago/09 · Editado por: Ian Anderson
· votar


Tava no site da DiMarzio e me deparei com estes caps. Sei que quanto maior a "Resistence" mais ignorante eh o cap, mas o que eh esse Output, normalmente isso não estaria ligado a "resistence", boiei nessa parte. Afinal qual destes eh mais o potente

D Activator X - Ponte
Output 500
DC Resistence 14.51 K

Super 3
Output 435
DC Resistence 25.00 K

Os dois são de imas são ceramicos

Tonanteador
Veterano
# ago/09 · Editado por: Tonanteador
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

Ae gente, quero comprar um afinador via internet, soq eu não sei qual é o melhor...

Seguem os links:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-100759633-afinador-cromatico-gr oovin-gt-150-pronta-entrega-o-melhor-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-102977678-metrnomo-afinador-cro matico-diapaso-3-em-1-digital-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-102856265-_JM

Slave of hell
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji


Okay vcs são d+..bem eu arrumei a foto deles,,pois tenho uma outra dúvida...sendo o do braço de alnico,pode-se deduzir que o da ponte também é?está correto afirmar que sim?...agardecido desde já

olha a chapa que esta debaixo do captador da ponte...espero que dê pra ver direitinho na foto..

http://img56.yfrog.com/i/1000107z.jpg/

faski
Veterano
# ago/09
· votar


seije ou bertola

minha guitarra strato esta com um estralo no troculo, quando estou colocando as cordas e afinando, e quando uso a alavanca, será o parafuso do braço q esta menor do q deveria? o que esta acontecendo?

Leandro X
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

no caso eu tenho que passar uma leve camada de BASE de esmalte em cima dos polos do captador que no caso é os IMÃS certo?

desculpa encher o saco mais to preocupado com isso =/

Brigadão ai!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


Ian Anderson
"output" é saída...
Tonanteador
Os melhores são os de ponteiro (VU).
Slave of hell
Ambos são de alnico.
faski
Os parafusos de fixação do braço tem que ser reapertados de vez em quando (assim como TODOS os parafusos e porcas da guitarra).
Leandro X
Exato.
Abçs

Tonanteador
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
ou qualquer um q possa me ajudar!

vocês me recomendam um afinador regular, até uns R$50 ou um pouco mais, eu tou com pouca grana agora, hehe

Ian Anderson
Veterano
# ago/09
· votar


tah mais qual eh o mais potente daqueles

o que tem mais saida ou ou que maior restencia

vlw

Forneria
Veterano
# ago/09
· votar


Obrigado Bertola pela resposta, mas como é difícil arranjar Nickel/Gold Cover para Captador 7 cordas.

Pergunta para o Seiji ou Bertola:

1 - Há alguém aqui no Brasil que customize as capinhas de captador, algo tal e qual esse aqui: http://www.vintagevibeguitars.com/windows/H540ABWin.html

2 - Sobre incrustação: existe alguém ou alguma loja que venda incrustações, para a escala da guitarra, com motivos mais "artísticos - temáticos" (com um ar das Brian moore, tipo planetas, montanhas...) , fugindo das bolinhas, blocos e florais?

Obrigado!

faski
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
então os parafusos estão no ultimo de aperto mesmo assim esta estalando quando uso a alavanca e começo a afinar, ja tentei soltalos e apertalos juntos, mas mesmo assim não resolveu, minha duvida é se o parafuso esta menor pq ele chega ate o meio do braço colocando o parafuso de lado no troculo simulando dentro do braço. ele tem q chegar ate a escala?

dinhosjm
Veterano
# ago/09
· votar


Última forma: no quesito condição de pagamento o Crate FW65 em suaves parcelas pesou mais... Gostei muito do ampli, porém o DSP é completamente dispensável... Muito fraquinho os efeitos... No mais "It's All Right" - Technical Ecstasy - Black Sabbath 76'!!!
Clean maravilhoso!!! Se tivesse reverb "na" mola seria um must, but...
Agora, camaradas, tenho uma Washburn Lyon - uma série legal e não umas que vieram depois que são muito ruins - e queria ressuscitá-la, pois foi minha primeira guitarra, tem uns sete anos... Ela tem um problema recorrente: nas notas mas graves tá jogando um ruído tipo um zumbido pro ampli que acho que pode danificá-lo... Como o gostei muito mais dela no ampli que da SG Shelter e tb pq penso que o que uma guitarra oferece em si é simplesmente sua tocabilidade, conforto, etc, deixando características como marca e modelo para segundo plano, dando mais valor aos caps e amplis, queria que vcs indicassem caps e saber se ainda estão na "LUTHA", pq além de tudo vou ter que regular tensão, tirar um tortinho...
Bertola, sei que vc não está mais em Jaca, creio que em NIKITI, né?
Mas o Seiji, onde o encontro???
Sou de São João de Meriti e quanto mais próximo melhor.
Abraços, "Guerreiros, ouvi!!!"

mmayorca
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá, Bertola

vc conhece a guitarra epiphone Flying V 58`?ela é boa?melhor em sonoridade que uma SSG STD da Sx ou uma CLPII?

outra coisa...

a minha chave de 3 posiçoes está muito estranha,

ela ainda funciona mais parece que está solta por dentro, ficou assim de uma hora pra outra...será que quebrou é melhor eu comprar outra?dá pra consertar?

até fiz um vídeo mostrando, dá pra ver que ela está se movendo lateralmente e está solta...



Obrigado...

xcidoxx
Veterano
# ago/09
· votar


OLa gostaria de saber sobre comprimentos dos cabos.
EStou penssando em trocar meus dois cabos de 4,57m por dois de 6,09m , mais 3m entre meus pedais. Essa mudança vai degradar meu sinal ? ah e minha guita tem caps passivos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


Ian Anderson
o 1º.
Forneria
1) Não conheço
2) Que eu saiba, só no E-Bay mesmo.
faski
Cara, só analisando a guitarra "in loco" mesmo.
dinhosjm
O Seiji é de São Paulo.
mmayorca
Conheço sim. As SX e CLP2S são melhores.
Experimente apertar a porca externa, se não adiantar, troque.
xcidoxx
Sim, vai. É melhor usar cabos curtos, 3 m. no máximo.
Abçs

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III