Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Guitar_RdS
Veterano
# set/09
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
Hot Alnico 2 + Classic 2 = eles tem a saida quase igual, isso eh um problema? nao tem problema usar um cap de alnico 2 na ponte e outro d alnico V no braço? tipo, o cap do braço ser mais forte por exemplo
O aconselhável é ter sempre o de maior saída na ponte.
Abç

toty
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Qual a diferença de uma escala embaulada "")"" pra uma reta """|"""
isso tecnicamente falando para quem controi e pra quem toca?

desculpe..não sei se me expressei direito...abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
Bom, se vc quer uma sonoridade mais "vintage", creio que o Hot Alnico 2 e o Classic 2, mas o de maior saída na ponte.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


toty
As escalas mais "abauladas" facilitam mais os acordes, e as mais "retas", mais a digitação.
Abç

toty
Veterano
# set/09 · Editado por: toty
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Então não afeta diretamente nada na construção por ex ...em termos de durabilidade do instrumento

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


toty
Não, não afeta em nada, é apenas uma característica de uma parte do braço.
Abç

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# set/09 · Editado por: Motoboy From Hell-SDMF
· votar


Bertola

olha, retirei do site

HOT ALNICO 2
resistencia bridge:  8.4k

CLASSIC 2

resistencia neck:   7.9k

e ao contrario

CLASSIC 2
resistencia bridge:  9.6

HOT ALNICO 2

resistencia neck:   7.6k


qual disposicao vc acha melhor? Pensando tb nas caracteristicas d timbre de ambos..

obrigado pela ajuda, abraço

edit: esqueci d perguntar

vc acha burrice minha sair de EMG pra cabrera? to fazendo besteira sera?
esses caps + vintage na ponte, caso me venha uma louca de tocar algo mais pesadinho, aguentam? ou nao fogem mto da praia do classic rock

rafamoraes
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola desculpa te encher mais uma vez com essa minha dúvida, mas é q com o mês começando e a grana do pagamento chegando vou mesmo trocar o kit d 3 singles de minha strato, aí andei pesquisando e fikei com uma dúvida. Fiz um tópico sobre ela, mas só tive uma resposta, responde aí por favor!

O tópico era esse:

Cabrera Scremin Blues X Malagoli Custom Alnico Blues

Após um tempo pensando no q fazer com minha strato, vou enfim trocar os captadores dela.

Bem galera sei que tem tópico disso, mas estive olhando e eles são bem antigos (2006/2007), e os caps da Malagoli deram uma mudada, e enfim, tô com essa dúvida aí pra saber qual ponho na minha strato GX-50 da Condor.

Fiz o tópico, e não postei no tópico de perguntas do Bertola pq sei q tem gente aki q já testou os 2, ou tem um deles, e pode me passar as experiências q tiveram com esses captadores.

1- Quero saber qual é a melhor marca entre as duas em qualidade do material usado, e em timbre também. Claro q o timbre é subjetivo, mas talves dê pra dizer a grosso modo q uma das duas seja melhor em timbragem.

2- Quero saber qual desses 2 caps, ou outro equivalente de outra marca serviria melhor pro meu uso. O som que toco é rock clássico, anos 60 e 70, Blues especialmente. Quero som tradicional de Strato, com algum ganho a mais tb.

Se o Bertola puder dar um veredito tb seria muito bom, meu caro! (Apesar de já ter te enchido umas vezes com esse assunto... rsrsrs)

Custom Alnico Blues - Malagoli R$ 252,00 o kit.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-102965168-jogo-com-3-captadores -custom-alnico-blues-sound-_JM

POLOS:

Estagiados
MAGNETO:

Pinos de Alnico 5
TIMBRE:

Gordo c/ muita presença, devido ao seu alto ganho. Ideal p/ bluseiros.
GANHO:

Alto
SAÍDA:

5
GRAVE:

6
MÉDIO:

7,5
AGUDO:

6,5



DC OHMS (K):

Ponte : 7,5 K , Meio : 6,5 K , Braço : 6,5 K
BOBINAMENTO:

Captador enrolado à mão

Screamin´Blues - Cabrera R$ 360,00 o kit
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-102796900-captador-cabrera-sing le-strato-screamin-blues-texas-special-_JM

DESCRIÇÃO DO PRODUTO:

ESTE PICKUP É UM SINGLE COIL DE MÉDIA SAÍDA. PROJETADO PARA OFERECER ATAQUE,

FORÇA E CONTROLE NECESSÁRIO PARA FAZER GRITAR AS VALVULAS DE SEU AMPLI EM UM

BOM ROCK OU BLUES ROCK

INFORMAÇÕES TECNICAS:

magneto: alnico 5
resistencia neck: 7k
resistencia middle : 7.3k
resistencia bridge: 8k
resistencia estándar: 7.1k
saida: médium power
cabo: single, pano.

E aí? Qual o melhor nessa faixa de preço e para essa guita ter um bom custo/benefício?

Abraço

trashit hc
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

valeu.

abç.

Freud Paranoid
Veterano
# set/09
· votar


Caro Bertola,

Sou novo por aqui e vou fazer uma pergunta um tanto básica: Por que captadores de alta saída não devem ficar no braço?
Pergunto porque comprei uma Ibanez usada e o antigo dono colocou um SD Invader no braço (já te falei dela, sobre o escudo que queria trocar). Meu luthier criticou logo de cara quando levei pra revisão e ajustes, mas não deu nenhuma explicação.

Recentemente comprei um SD JB para colocar na ponte, porque o cap original era muito fraquinho, mas ainda não o instalei.

Agora queria comprar um single pro meio, pensei em alguns da Malagoli.
Qual destes você me sugere para um som mais clássico/vintage:

-Custom FAT
-Custom 69
-Custom Alnico 50
-Custom Alnico Blues
-Outra sugestão

Valeu.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
Classic 2 no braço e Hot Alnico 2 na ponte,
Se vc quer um som mais "vintage", "vai fundo", retire seus EMG's e instale-os em outra guitarra.
rafamoraes
Eu conheço bem os Malagoli Custom Alnico Blues. Eu não trabalhei com esse "kit" da Cabrera, mas me parecem muito bons também.
Freud Paranoid
Cara, a amplitude das vibrações das cordas mais perto do braço é maior, além da influênciia do próprio braço em sí como condutor das vibrações sonoras, assim, para conpensar, os capts da ponte tem que ter uma saída bem maior.
Coloque um single de alta saída no meio, e lembre-se de NÃO misturar captadores cerâmicos com alnico.
Abçs

lipe_2104
Veterano
# set/09
· votar


Bertola, vc sabe se tem loja de usados na rua da carioca? ou em algum lugar no centro do rio? obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


lipe_2104
Na Rep. do Líbano tem.
Abç

lipe_2104
Veterano
# set/09
· votar


vlw pela ajuda de novo hehhehe
abç

Freud Paranoid
Veterano
# set/09
· votar


Bertola,

Até pouco tempo pelo que vi em outros tópicos do FCC, esse negócio de captador cerâmico desmagnetizar os de alnico era controverso. Agora já foi comprovado mesmo que isso acontece?

O invader é cerâmico e o JB é alnico, sendo assim vou ter que me livrar de um dos dois.. Acho que vai sobrar pro invader.

Valeu pela ajuda.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Freud Paranoid
Pois é cara, eu também desconhecia esse fenômeno, mas, conversando com o Erico Malagoli, ví que ele é POSSIVEL; daí, é melhor afastar essa possibilidade...
Abç

John Henrique
Veterano
# set/09
· votar


Tenho algumas dúvidas sobre captadores:

1- É possível colocar caps de flying V em super strato?
Gostaria de saber se é possível trocar os caps usados nesta guitarra pelos que são usados nesta.
Tem como? Ou o som fica extremamente esquisito?

2- Ou é melhor comprar uma flying V, como essa e trocar os caps pelos SD's usados na ESP que eu mostrei acima?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


John Henrique
Cara, suas perguntas não fazem sentido.
Existem 2 tipos básicos de captadores: Humbuckers e Single-Coils.
DEpendendo da configuração de sua guitarra, vc pode colocar qualquer captador nela.
Abç

Renan Vuorinen
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
E ai Tchê.

Cara to com uma duvia e acho que tu pode me ajudar.

Eu andei olhando umas guitarras que custam a ficar com a ação das cordas bem baixinha por toda a extenção do braço, nesses casos pude notar que o braço da guitarra no encaixe com o corpo não esta no nivel da saida das cordas da ponte da guitarra.

Seria o caso de ajustar o encaixe do braço com o corpo da guitarra para nivela-lo???? Sendo que o nivel do braço no encaixe esta mais baixo que o da saida das cordas na ponte.

Se sim. como fazer???? e quais os cuidados que devem ser tomados. Seria o caso de um pequeno enchimento entre o corpo e o braço da guitarra?

Notei que em guitarras que o braço esta com a ação uniforme em toda a sua extenção ele esta no mesmo nivel de saida das cordas da ponte da guitarra.

Se for o caso desse enchimento com que material ele pode ser feito????

Agradeço desde ja
Grande abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Renan Vuorinen
O que vc está se referindo é ao posicionamento do braço na trócula, no caso, muito baixo, fazendo com que, mesmo com a ponte regulada o mais baixo possível, as cordas ainda fiquem altas. Se for isso e o braço for do tipo aparafusado, basta vc retirá-lo e colocar um pequeno calço na parte mais "funda" da cavidade da trácula, pode ser um pedaço de cartão telefônico por exemplo, ou uma fina folha de madeira.
Abç

aisly kotzen
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara to com uma duvida...
Comprei uma Ibanez RG 450 por um preço bem em conta, só q ta meio surrada!!
Ai eu levei num luthier q tem aqui na minha cidade e ele falou que tenho que "alinhar os trastes" "recuperar os trastes" alguma coisa assim!!!!!(não lembro a palavra direito)

E também regular o floyd rose, só q ele cobrou 300 R$ pra fazer isso???

Esse preço ta certo???
Qual é a facha de preço????

Renan Vuorinen
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Entendo!

Pois é a guitarra mesmo com a ponte baixa ao extremo e o braço com o tensor bem regulado ainda fica com as cords altas a partir da casa 10 mais ou menos. Acho que é o caso.

Mas me diga uma coisa, desculpe ser prolixo é que costumo sempre pensar em todos os aspectos e ser bem cuidadoso. Ao tirar o braço a recolocação pode comprometer afinação do instrumeto e afins???? Caso recolocado de maneira inadequada?????

Como posso saber se recoloquei o braço certo????? É importante apertar o elo de maneira moderada até ficar firme, mas sem tentar tirar agua do braço né????

Existe alguma medida que possa ser utilizada como referencia para esse ajuste????

Muito obrigado mesmo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Renan Vuorinen
Não existe maneira errada de recolocar um braço. Apenas retire-o e recoloque no lugar, apertando bem os parafusos de fixação (o máximo que vc puder). Não há referência, apenas empírica mesmo. O instrumento terá que ser re-regulado.
aisly kotzen
Eu não comento preços aqui, nem meus nem de colegas; isso é anti-ético.
Abçs

Renan Vuorinen
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bah Bertola valeu mesmo cara!

Muito obrigado pela ajuda.
Abraço

Fábio Santiago
Veterano
# set/09
· votar


aonde eu encontro aquela lima de aredondar trastes? sabem me dizer qual é o nome dessa ferramente em ingles?

Philipi
Veterano
# set/09
· votar


Fábio Santiago
Raumdimfretintou(zuera)
Acho que é FretFile.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Fábio Santiago
Só no E-Bay.
Abç

Staiver
Veterano
# set/09
· votar


Ola,estou com problemas no meu captador novo da Kent Armstrong,ele chegou ontem,e eu instalei na ponte,até ai tudo bem,funcionou normal,eu liguei o fio verde com o vermelho,aterrei a malha e o fio branco,e colokei na chave de celeção o fio preto,mas eu achei as soldas meio ruins,dai fui refazelas hoje,e ficaram a mesma coisa,porem o cap novo n funciona direito,os outros 2 originais estão normais(é strato)mas o cap novo quase n sai som ,e se sai si com chiado,e com distorção ele foca todo embolado e nem fica distorcido.
Sera problema no captador?

aisly kotzen
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

aaaa ta....
blz......concordo!!!!
E por que alguns amigos meu falaram q ta muito caro!!!q não valia a pena
Ai eu queria tirar essa duvida pra saber se eu ia estar fazendo um bom negocio!!!

Mais só pra não perder a viagem ai vai outra duvida!!!

Também vou por uns captadores novos nela!!
estava pensando em uns dimarzio ou seymour duncan!!!
é uma ibanes RG 450, madeira basswood.
Gosto de tocar um estilo mais pesado tipo heavy metal, e gostaria de obter um peso legal para as bases e harmônicos no captador da ponte, um captador no meio para combinar com o da ponte para fazer sons mais limpos e um no braço para fazer solos com bastante distorção e ao mesmo tempo sem muitos ruídos, tipo q de pra ouvir os solos nota por nota sem embolar.
nhe eu também acho q estou um pouco exigente.......heheheh

vc tem alguns modelos pra me indicar????
ela é (H-S-H)!!!

valew....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Staiverr
Me parece ligação errada, mas vc tem que consultar a carta de código de cores dos fios de seu captador, pois elas mudam conforme o fabricante, geralmente o + é o vermelho e o branco (ligados juntos), tendo o preto e o verde que ficar conectados e isolados.
aisly kotzen
Cara, instale os DM Super distortion em sua guitarra, e um fast-track no meio.
Abç

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III