Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
RhafaSoulGuitar
Veterano
# jul/09
· votar


Não, sou SP - Capital também :B

Vou ver se eles tem a Zoom G2.1u se tiverem já vou fazer o pacote e pedir pelo MercadoLivre mesmo, é o único lugar que encontrei .__.
Acho que o frete será praticamente a mesma coisa...
Anyway vlw aê, abrçs

GuitarHome
Veterano
# jul/09
· votar


RhafaSoulGuitar
Tenta dar uma ligada lá na loja cara, conversar com o cara e ver se você pedir a pedaleira + a guitarra os caras fazem frete gratis para você ou então fazem frete só da guitarra. Da uma chorada!

Guguminator
Veterano
# jul/09
· votar


Bertola

Você conhece alguém que produza caixas pra falantes de guitarra aqui no Rio(pode ser na zona metropolitana como um todo)?

Abraço

GuitarHome
Veterano
# jul/09 · Editado por: GuitarHome
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fala Bertola, beleza??
Tenho três "perguntinhas":

1-) Cara, você sabe me dizer que encordoamento (ta certo?) vem nas Schecter Extreme com "Floyd Rose"? Provavelmente 0.009 né? Mas não deve ser D'addario né?
Vou trocar as cordas pois elas já vieram meio velhas já e gostaria de saber qual calibre e se der também qual marca vem com elas.

2-) É normal em guitarra com Floyd Rose as cordas ficarem "mais duras" do que um mesmo calibre em uma strato por exemplo? Pois eu usava 0.010 na minha strato e achava uma beleza, macia e com bom timbre. Já na Schecter eu CREIO que ela venha com 0.009 (por isso fiz a pergunta a cima) e não estou sentindo ela muito mais mole que a 0.010 na strato, pelo contrario, está "pau a pau" digamos assim, ai eu ficaria com medo de mandar o luthier por 0.010 e eu não me acostumar com esse "peso". Sei que você vai falar que com 0.009 não da aquela sustentação e aquele timbre, mas se a guitar veio com 0.009 eu já consegui configurar aqui e tirar bons timbres sim!

3-) Vou mandar ela pro luthier, e assim, quando eu mandei pra ele ele fez um ótimo serviço, apenas abaixando as cordas demais, deixando a guitarra sem sustain quase entende? Quanto mm eu posso deixar na minha Schecter Sunset EXTREME FR sem perder muito do sutain? Digo o mais baixo possivel sem aparecer trastejamento e sem perder o sustain completamente, entende? Porque ai eu passaria essa media pra ele (já que ele não fez certo da ultima vez) e ficaria numa boa de resto. Ela tem trastes Jumbo e escala | plana, não com aquela ligeira curvinha das stratos (.

Valeu !!!
Abç

The Root Of All Evil
Veterano
# jul/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


GuitarHome

Sobre a sua segunda pergunta, o Bertola vai te responder melhor depois, mas te adianto que este lance de dureza tem uma relação com o tamanho da escala. A escala da sua Schecter provavelmente é maior do que a da sua Strato, portanto, as cordas tendem a ficar mais "duras".

Thiago Salme - Banda A Marilla
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola...andei olhando o seu projeto do Mini Fuzz, achei legal o que vc fez...inclusive vou montá-lo...já comprei os componentes, devem chegar para semana. Enfim...minha pergunta é a seguinte...onde ou como você conseguiu material para criar o projeto? Eu estou a algum tempo procurando algum material de eletrônica voltada para o audio. Eu saco um pouco de eletrônica, só não sei a aplicação dos componentes e suas funcões no audio...vc poderia me indicar algo desse tipo se você tiver?

Mynssen
Veterano
# jul/09
· votar


Bom dia Bertola.

Me desculpe por estar sendo repetitivo.
Eu entendi que com apenas um captador mini-humbucker pode deixar o pot de 250k.

A minha dúvida (apenas para aumentar meu conhecimento mesmo, jah que não achei resposta conclusiva em lugar nenhum) é qual a diferença entre o pot de 250 e o de 500.

Eu tinha entendido que o timbre do 250 fica mais abafado, mas como você falou q com apenas 1 humbucker não há necessidade de mudar eu fiquei em dúvida.

O problema no caso é que o humbucker "come" mais sinal do pot e por isso se eu tiver mais de 1 eles tendem a ficar abafados com 250 e os singles ficam mt agudos com o de 500 pq passa mt mais "força" do pot do que eles precisam.

É isso, entendi corretamente?

Obrigado.

rortiz
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Pessoal, sei que tem varios topicos sobre isso, mas eles são muito passionais na minha opinião, por isso queria uma opinião mais tecnica.

O que vocês acham dessas guitarras e qual seria a melhor les paul neste custo-beneficio?

GOLDEN LES PAUL ( modelo novo )
SHELTER NASHVILE
TAGIMA LES PAUL

''E que eu queria comprar uma dessas~....

Valeu mestres

LucasGuitarMaster
Veterano
# jul/09
· votar


Ei, queria saber qual a diferença entre Shelter e Schecter, se são marcas totalmente distintas ou tem alguma ligação (o nome é parecido).

E qual delas é melhor?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


Guguminator
Se for caixa para guitarra, qualquer marceneiro faz, se for para baixo, vc tem que calcular 1º e depois levar as medidas para um marceneiro fazer.
GuitarHome
1) Isso não importa. Leve a seu luthier para a regulagem geral inicial de praxe e a colocação de um encordoamento 0.10 da marca de sua preferência.
2) Outra coisa que não importa. O que importa é a regulagem.
3) O mais baixo possível para o seu gosto.
The Root Of All Evil
O tamanho da escala da Schecter é EXATAMENTE o mesmo do da Fender Strato, ou seja: 25,5pol.
Thiago Salme - Banda A Marilla
Consegui pesquisando em livros e na Internet, e usando a cabeça, nada mais.
Mynssen
Nada disso. Potenciômetros são resistores variáveis, portanto, conforme a resistência que eles oferecem ao sinal emitido pelo capt, eles "cortam" determinadas frequencias.
rortiz
Todas 3 são mais ou menos equivalentes, portanto, somente vc pode decidir. Do ponto-de-vista do acabamento e dos capts, a Golden GLD 155C é ligeiramente superior, mas o design não segue o padrão Gibson.
LucasGuitarMaster
Uma marca NADA tem à ver com a outra. A Schecter é uma marca que existe desde os anos 70, e é consagrada internacionalmente (Pete Townshend usou essas guitarras nos início dos anos 80).
Abçs

GuitarHome
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
3) O mais baixo possível para o seu gosto.
O problema é esse, o luthier da ultima vez deixou baixinha, não trastejava no amp mas em compensação matou todo o sustain =/.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


GuitarHome
Então apenas levante vc mesmo um pouco a ponte ou as cordas, se se tratar de ponte tipo Strato "vintage". Isso naõ interfere muito na regulagem.
Abç

daniel_guitar
Veterano
# jul/09 · Editado por: daniel_guitar
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola você recomenda a schecter pra quem usa mt alavanca mas não a lá Steve Vai e sim algo mais moderado tipo Richie Sambora que usa razualvemente mas não exagera muito, no caso as guitarras mais baratas da schecter até 1800 no maximo? e a tagima e2 nacional vale a pena?

Soul Wyx
Veterano
# jul/09 · Editado por: Soul Wyx
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Boa tarde,
eu levei a minha guitarra no luthier afim de arrumar um problema:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/212786/
Se puder ajudar...
E uma pergunta:
Depois que minha guitarra chegou eu notei um Ruído que antes não existia, e quando eu coloco a mão nas cordas,ele some, é um Mal aterramento? A solda que faz o aterro na ponte está parecendo Solda Fria e não está aterrado na blindagem. Pode ser isso que está gerando o ruído? Ou outra coisa?

Mynssen
Veterano
# jul/09
· votar


Então, foi isso que eu não sakei.
Se os caps de 250 cortam certas frequencias, o som do humbucker da ponte não vai ser prejudicado, mesmo sendo apenas um?

LucasGuitarMaster
Veterano
# jul/09
· votar


Vale a pena colocar quais captadores em uma Condor CLPII-S pra deixar com um som mais similar a das Gibson LP? (pra aproveitar o bom acabamento da guitarra)

Um rapaz do fórum colocou captadores Gibson 500t, ficou realmente bom.. mas queria um mais em conta. Sugere algum?

Junior Hammett
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bom, pra não ser preciso eu abrir um tópico, preferi recorrer a voçê.
Como eu ja tinha dito, eu estou pegando uma Epiphone Les Paul custom e vou envenenar ela com caps EMG, so que agora mi surgiu uma duvida qui a maioria da galera aki tem sobre esses caps.
Eu gosto muito de som limpo e estou com duvida de qual EMG pegar pra colocar no braço, 85 ou 60?
A maioria falam qui a melhor classica msm e 85/81, mais sera qui qui 60/81 ficaria bom tb?
Qual vc indicaria?
Obrigado

Forneria
Veterano
# jul/09 · Editado por: Forneria
· votar


Para o Maurício ou Seiji:

Antes de tudo, obrigado pelo espaço aberto!

Vamos lá:

1 - Um bom nut graphtech substitui um bom "Roller Nut"?

2 - Possuo um ponte trêmulo tipo Strat para 7 cordas. Ela é xing-ling e sabendo disso queria saber qual seria a pior característica dela em relação a uma (vamos fazer de conta) uma Wilkinson? Instalando Saddles Graphtech melhoraria essa ponte?


Sei que essa última pergunta peca por tratar de um acessório que vcs não podem visualizar, então peço que vcs pensem em um trêmulo xing-ling comum.

Mais uma vez, muito obrigado!

jimmypagelf
Veterano
# jul/09
· votar


olá, sei q já fiz um tópico a respeito, mais queria perguntar pra vcs ( li esse tópico d luthieria só depois, me desculpem)
queria saber qual potenciometro o jimmy page usava pra cortar a bobina q corta o som limpo dos captadores, transformando o mesmo em single.
tb queria saber se por acaso, a instalação seria cara ou não( sei q depende d luthier para luthier) mais eu pesso um preço estimado!


obrigado

assacinodeemos
Veterano
# jul/09
· votar


Olá Bertola ,esse dias andei testando umas guitars shelter modelo 62 e 57 ,axei um preço bem bacana , e o som tambem...
Qual das duas vc axa q tem um bom custo beneficio?é viavel fazer um up nelas??
Valeu Bertola! abraço.

Fábio Seiji
Luthier
# jul/09 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


LucasGuitarMaster
Se vale à pena ou não vc é a melhor pessoa para responder.
Paf's em geral são humbucker's mais tradicionais.

Forneria
Na minha opinião um bom nut graphtec seria melhor que um bom roller nut, por ter o sistema de compensação.
Em relação à sua ponte, isso vai depender da marca, mas em geral essas pontes são feitas com um material não muito bom, "instalando saddles melhores vc vai melhorar os saddles", mas os pontos de apoio da base da ponte e os parafusos (ou pivôs) vão continuar ruins.

jimmypagelf
Push-pull.
Vc precisa verificar antes se o seu captador possui 4 condutores, senão essa adaptação não é possível.

Guguminator
Veterano
# jul/09
· votar


To com umas dúvidas sobre Neck-Thru:

As asas fornencem algum timbre perceptível?
Se sim, existe alguma madeira preferencial pra se fazer as asas(Para contrastar ou acentuar um neck-thru de maple ou mógno)?

abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


daniel_guitar
Recomendei a Schecter por ser uma boa guitarra.
Soul Wyx
quando eu coloco a mão nas cordas,ele some, é um Mal aterramento?
Então o aterramento está funcionando corretamente. Se vc coloca-se a mão e o ruído continuasse, haveriam problemas.
Mynssen
Não fica prejudicado.
LucasGuitarMaster
Sound/Malagoli H777.
Junior Hammett
Sim, fica, a saída destes é um pouco maior.
Forneria
1) Sim e não, depende da proposta.
2) A questão está na base e na qualidade das molas.
jimmypagelf
Potenciômetros tipo "push-pull". Sim, a modificação para este sistema é cara, e vai depender dos captadores, que terão que ter 4 fios. NÃO SE DÃO PREÇOS DE SERVIÇOS AQUI, É ANTI-ÉTICO.
assacinodeemos
Escolha vc mesmo, ambas são idênticas.
Guguminator
Sim. A melhor possível.
Abçs

Mynssen
Veterano
# jul/09 · Editado por: Mynssen
· votar


Obrigado novamente, Bertola.

nicolololas
Veterano
# jul/09
· votar


Fala Bertola beleza ?
Seguinte cara eu to com uma Giannini stratosonic aqui muuito antiga e ela ta toda desmontada sem caps e etc ..
Queria saber um pouco mais dessa guitarra se ela presta e tals , pra saber se vale ou não a pena colocar novos caps fazer a parte eletrica e tal .

valeu cara, abç.

The Root Of All Evil
Veterano
# jul/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Um captador para ponte, de saída média-alta, que proporcione boa sustentação e definição, não muito grave, agudos moderados e rico em médios, pra ser usado preferencialmente com distorção (distorção mesmo, não crunch) e para solos.
Pra ser colocado em uma Les Paul.


Até 400 reais (ou próximo a isto).

Tenho alguns em mente, mas gostaria de saber se vocês tem alguma sugestão.

Abraços.

O Borba
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
eae cara?
Comprei a Clp 2 s
Gostei pra caramba.
É normal o braço dela ta com uma inclinação diferente da do corpo?
Creio que faz um tempo que a guitarra saiu da fabrica, eu posso usar o óleo de peroba mesmo sem retirar as cordas?
É preciso usar um produto especial para conservar a ponte e os captadores, ou uma flanela seca para limpar ja resolve?, pois partes como ponte, tarraxas parecem ser aço inoxidável, ou não. Sou completamente leigo no assunto.
Valeu, abraço

Forneria
Veterano
# jul/09
· votar


Muito obrigado, Bertola e Seiji, pelas respostas!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


nicolololas
Cara, isso vai depender de quando ela foi fabricada, pois Gianninis não tem padrão. Mande uma foto.
O Borba
Sim, é assim mesmo a construção dela.
Você já a enviou para um luthier para fazer a regulagem geral inicial? Faça isso JÁ.
Passe óleo de peroba ou de cedro quando for trocar as cordas.
As partes metálicas são cromadas.
Abçs

The Root Of All Evil
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

E eu? :(

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III