Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


Philipi
Lubrifique-o com WD-40.
Instale-o no Mí bordão (1ª).
Abç

Philipi
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ok farei isso.
Valew.
Abç.

Fuinhosila
Veterano
# jul/09 · Editado por: Fuinhosila
· votar


Eu estava afim de comprar uma guitarra até 800 reais. Considerando que eu nao poderei comprar pela internet e nao existe SX sst62 na minha cidade (olha que eu moro em cidade grande), eu estava pensando em comprar uma cort x6, que todo mundo fala bem aqui...
Essa é mesmo a melhor escolha ou voce me recomenda alguma outra? A ponte da x 6 desafina muito (nao pretendo abusar da alavanca).
(eu usei a busca, só queria confirmar mesmo, e nao acho que precise criar um topico só pra isso)

Abraços..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Fuinhosila
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/147582/
Abç

gucrispim
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fala Bertola beleza?
Hum, a algum tempo perguntei sobre madeira para lap steel (na verdade, o uso de imbuia para lap steel). Mas to com dificuldade de encontrar imbuia aqui na região. Qual outra madeira nacional seria recomendada, além da imbuia e mogno?
Abç!!

Aust
Veterano
# jul/09
· votar


Então, vou logo ao q interessa :

comprei uma Cort viva series, testei ela na loja pra ver se estavo pegando e estava mas ai ao chegar em casa começou a chiar qndo ligava na minha caixa, mais ainda quando ligavo o overdrive ( obs: era uma nitrous drive igual q liguei na loja, e ela ainda bem funcionava 1 dia antes ) e soh parava qndo mexia para cima o cabo enfiado no jack.

Se alguém puder me solucionar só com isso q escrevi está bom de mais
Vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


gucrispim
Qualquer uma que esteja bem sêca e tenha uma relação peso-consistência adequada. Exemplos: Freijó, Cedro, Peroba, Marupá, etc.
Aust
O jack está frouxo ou estragado mesmo. Como eu sempre digo, a 1ª coisa à ser feita ao se comprar um instrumento é levá-la imediatamente a um luthier.
Abç

GuitarHome
Veterano
# jul/09
· votar


Aust
Pode ser questão de cabo com mal contato, tenho um cabo com mal contato que acontece isso, mas como o Bertola disse pode ser o jack frouxo também.

GuitarHome
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eai Bertola!
Vou fazer uma pergunta besta mas é que eu realmente não sei.
Eu comprei a Schecter que por sinal gostei bastante!!
Ela veio com plasticos finos em cima dos polos para proteger os captador saca? Então, precisa tirar esses plasticos? Ou posso deixar para proteger de ferrugem? Sei lá vai que abafa alguma coisa ou não sei.
É isso hehehe.
abraço

tbutrago
Veterano
# jul/09
· votar


Fala, grane Bertola. Estou precisando mais uma vez de seus conhecimentos!!!!!!!!!!! Tô querendo comprar uma Guitarra Golden Les Paul Flamed Maple. Achei uma no ML por R$ 750 (à vista), mas vem acompanhada de uma capa de luxo e uma correia. Oque vc me diz??? Ela tem bom custo benefício???? Flw!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


GuitarHome
Claro, retire-os.
tbutrago
Cara, eu fiz uma regulagem numa dessas novas Goldens (do
fabãorenato) e gostei da manufatura, embora o design não seja idêntico ao original.
Abç

GuitarHome
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O som parece legal, vou tirar e ver se muda alguma coisa, mas caso não mudasse seria melhor até deixar para não enferrujar, até porque os plasticos são finos! Mas bom, vou retira-los amanhã e ver :D! Afinal, ótima guitarra :):)! Só achei o captador da ponte um pouco magro em relação ao meu antigo Tone Zone, mas uma equalização deve resolver.
Valeu Bertola!
Abraço

tbutrago
Veterano
# jul/09
· votar


Mas, amigo Bertola, vc acha que o preço de R$ 750,00 + frete está justo. Eu não conheço a potencia dessa captação Wilkson. Obrigado.

Thiago Salme - Banda A Marilla
Veterano
# jul/09
· votar


Bertola,

Meu irmão comprou uma Shelter Blade 700 e está com um maldito problema. A ponte não segura afinação por nada. Segui todos os passos para regulagem...levei horas...coloquei mais uma mola(só tinham 2) ficou reguladinha e nada da ponte segurar a afinação. Acho que o problema é crônico mesmo da ponte...uma porcaria por sinal. Você já ouviu falar desse modelo de shelter...tem algo que eu possa tentar fazer para melhorar isso ou só trocando a ponte ou até mesmo trocando o instrumento?
abç

Hackshinoda
Veterano
# jul/09
· votar


Quanto ganha em media um luthier?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


GuitarHome
Retire os plásticos, eles não são feitos para ficar aí.
tbutrago
Sim, está justo.
Thiago Salme - Banda A Marilla
Cara, coloque mais 2 molas. Se persistir o problema...
Essa ponte me parece bem tôsca (Floyd-Rose Problema Futebol Clube!!).
Hackshinoda
Não sei.
Abçs

Mynssen
Veterano
# jul/09
· votar


Bom dia Bertola.
Essa semana pude ir a loja testar a SX SSt62.
Gostei MUITO dela.
É mais leve, mais bonita e mais confortável que a minha guitarra (em geral eu so me sentia confortavel mesmo com a minha, as outras eu "estranhava" quando pegava, principalmente o braço, mas essa eu achei até mais confortavel do que ela).
Os caps também estão anos luz a frente da minha.
tudo bem que eu tenho uma memphis mg32, mas achei realmente muito boa.

Como os caps jah são melhores que os meus, soh vou trocá-los mais pra frente, mas queria caps top, pra soh torcar uma vez, e ateh la me aguentar com os originais.

Nesse caso tava pensando em abrir mão dos kent armstrong, sound e gfs e pegar algum de maior qualidade.

Todo mundo fala dos seymour duncan, emg, fender e dimarzio.

1 - Gostaria de saber se os Mario Rosar são de qualidade equivalente a esses, jah que são nacionais e tem o preço mais acessivel, mas parecem ser de boa qualidade. Eles são do mesmo nível dos "tops"?

2 - Pretendo, aos poucos, modificar a guitarra para deixá-la num nível mais alto. Pretendo trocar o nut, caps, tarrachas e ponte, nessa ordem. A construção (madeira, montagem, etc) da SX SST62 é boa o suficiente para deixar a guitarra em nível profissional com essas mudanças?

Grato.

Fábio Seiji
Luthier
# jul/09
· votar


Mynssen
Eu gosto dos captadores Sergio Rosar, mas não acho que estejam no nível de captadores top.
Não sei se todos os Rosar são assim, mas os que eu vi tinham a base de fibra de vidro, inclusive as orelhinhas laterais onde vai a rosca dos parafusos; essa parte eu prefiro que seja de metal.
Mesmo nos Dimarzio, Seymour Duncam e cia eu acho a base muito fraca pra segurar os parafusos, espanam com facilidade.

Mynssen
Veterano
# jul/09
· votar


Obrigado Seiji.
Eu ainda vou pensar melhor se vale a pena colocar algum desses caps tops na minha guitarra, mas se colocar, será mais pra frente.

Acho que vou colocar algum mais barato por enquanto pra deixar um timbre que eu goste.

Tava pensando nos stellfner, que o Bertola sempre recomenda.
Eu queria um cap parecido com o hot rails pra ponte e algo mais suave, macio e um pouco menos agudo pro braço.

1 - Dentro destas características, qual modelo stellfner neody seria o mais parecido com esse timbre de saída alta, do hot rails?

2 - Qual seria o modelo para o braço, dentro das características que eu descrevi?

3- Se eu colocasse os dois stellfner neody no braço e ponte, e mudasse o pot para 500k, o cap original do meio, que ainda seria single coil ficaria com o som ruim?

Desde já agradeço.

Fábio Seiji
Luthier
# jul/09
· votar


Mynssen
Os Strator neodymiun tem os modelos light/soft/hard/hot de nível crestente de saída, resistência DC e indutância (provavelmente vai aumentando o número de voltas da bobina).
É só vc escolher as opções.
Eu acho melhor vc trocar os 3 logo de cara, assim o captador do meio não vai "estranhar" o resto (pot de 500K e outros stack's)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


Mynssen
Concordo com o que o Fábio Seiji disse.
Abç

King James
Veterano
# jul/09
· votar


Opa Bertola
uma guitarra(strato tipo jackson /ibanez) corpo em basswood , braço em maple , ponte floyd rose, e 2 humbuckers seyrmour duncan
ficaria uma boa guita? ela seria melhor para tocar que tipos de musica?quanto sairia ao todo todas as peças?Quanto o luthier cobraria para junta-las e fazer a parte eletrica?
No caso compensa mais (custo/beneficio) montar essa guita ou comprar uma jackson usada?

abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


King James
Cara, NENHUMA das suas perguntas pode ser respondida.
Vejamos:
ficaria uma boa guita?
Depende de quem fez, e de qual a qualidade das peças.
ela seria melhor para tocar que tipos de musica?
Qualquer uma! Quer tocar Guarañas paraguaias, toque, quer tocar Pagode, toque....Quem vai tocar é vc, a guitarra é só um instrumento.
quanto sairia ao todo todas as peças?
Dpende de onde e como vc comprar. Agora, basswood é uma madeira que não existe no Brasil, portanto, importá-la seria caro e um desperdício, até porque temos madeiras melhores.
Quanto o luthier cobraria para junta-las e fazer a parte eletrica?
Isso vc tem que perguntar ao seu luthier.
No caso compensa mais (custo/beneficio) montar essa guita ou comprar uma jackson usada?
Não sei. Quem tem que responder à essa pergunta é vc mesmo, depois de uma pesquisa.

Mynssen
Veterano
# jul/09
· votar


Bertola e Seiji
Agradeço pela atenção e ajuda de sempre.

Sugiram mais uma dúvidas enquanto tava pesquisando os caps:

1. Todos os mini-humbuckers que eu vi tinham opção para splitar ou algo assim, para deixá-lo como single. os sergio rosar por exemplo falam que podem ser ligados de duas formas. Essas duas ligações possíveis é que seriam no caso o captador mudar entre humbucker e single? Ou são coisas diferentes?

2. Há a possibilidade de mudar entre ambos usando uma chave, não é? No caso da SX SST62 teria quer fazer alguma modificação ou apenas a inclusão dessa chave para mudança?

3. A chave seria individual para cada um dos caps?

4. Outra dúvida, quando perguntei sobre os dois controles de tone nas stratos o Bertola disse (se não me engano) que eram do braço e meio. O cap da ponte não tem esse controle de tonalidade? E se não tiver, eh possível colocá-lo?

DEsde já agradeço e peço desculpas por estar sempre enchendo vocês de perguntas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


Mynssen
1) Sim, isso pode ser feito, mas haverá (como em HB's "normais"), uma "queda" na resposta dde saída do capt, e o som não fica igual ao de um "single-coil" "normal" (fica "fino", "sem vida").
2) Tem que colocar a chavinha, para cada capt.
4) basta fazer um esquema tipo Telecaster, com um volume e uma tonalidade master. O 3º pot fica sem função, ou se pode substituí-lo por um controle de "Blend" ou chave para 7 posições (que eu uso em algumas das guitarras que confecciono).
Abç

King James
Veterano
# jul/09
· votar


vlw Bertola
entao eu dei uma pesquisada aqui na net , o braço + corpo+ captadores + ponte , saria por 1000 ..tendo essas peças em maos
é so levar no luthier , e pedir para ele juntar e fazer a parte eletrica da guitarra?Quanto em media um bom luthier cobraria?

abraços

rafaeltlg
Veterano
# jul/09
· votar


Bertola! as vezes quando ligo minha guitarra no meu ampli, ouço estouros e as vezes o som fica baixo! parece ser mal contato no cabo, mas tenho varios cabos de qualidade.
Isso pode ser problema no jack? já aconteceu isso com você?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


King James
Quanto em media um bom luthier cobraria?
Você é que tem que perguntar à ele.
rafaeltlg
Verifique cabos (se a "bolinha" do "plug" está bem fixa) e o "jack" de saída. Se não for isto, é problema no amp ("jacks' de entrada ou capacitores).
Abçs

Mynssen
Veterano
# jul/09
· votar


Então na verdade não vale muito a pena fazer as modificações para splitar.
E no caso de colocar esse volume e tone master, eu perco alguma coisa em relação a som/ganho/ qualidade ou outra coisa? E eh preciso comprar/trocar alguma coisa? ou será feita apenas a ligação no controle já existente?

Obrigado novamente.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


Mynssen
Não perde nada.
Abç

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III