Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
eduardoaihara
Veterano
# jun/09
· votar


Boa Tarde.
Eu to precisando trocar os trastes da minha guitarra e fazer uma regulagem, será que alguém poderia me dizer onde o Seiji trabalha ?
O endereço certinho e tudo mais. Ou caso ele não trabalhe com essa parte (acho que li em algum lugar aqui do forum que ele só faz construção) algum luthier de confiança de São Bernardo ?

Valeu

P.S. Eu já procurei na busca, mas os telefones que encontrei de luthiers de SBC não são mais deles.

conandrade
Veterano
# jun/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Fala Dr.Guitar! Xô te perguntar uma coisa:

Há a possibilidade de trocar uma ponte vintage-style (6 parafusos) por uma mais moderna de 2 parafusos (como os da Am.Std por exemplo)???

Imagino que sim... mas como isso é feito? Digo... aproveita-se dois buracos de parafusos, ou tem que fazer dois diferentes?

nOOb question :)

abraços

erdnaxela
Veterano
# jun/09
· votar


oiiiiiiiiiiiiiiiiiii. os captadores cabrera são tão bons quanto o custom shop 57 da fender originais

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


Lord Marv
Cara, o radiano do braço da GX50 é 10 ou 9,5 pol. (padrão Fender atual).
Indico a Squier Standard (cujo radiano é 9,5 pol.), que é um pouco superior à GX50. "Aguentar" ou não, não sei. Mas que são ótimos capts, isso são. Não sei, isso é com vc.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


conandrade
Tem que tapar os furos originais e fazer novos para as buchas dos pivôs.
erdnaxela
São muito bons, mais baratos e vão lhe proporcionar um grande incremento na sonoridade.
Abçs

Lord Marv
Veterano
# jun/09
· votar


Bertola
Valew pela dica, mas como eu gosto de arriscar uns shred de vez em quando não dá pra ter uma guitarra com radius menor que 12".

Se vc souber uma guitarra 22 trastes jumbo, com radius 12" fala ae.
O que acha da Tagima 735? Me parece boa.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


Lord Marv
Cara, essa guitarra não se compara às citadas anteriormente.
Abç

erdnaxela
Veterano
# jun/09
· votar


ultima perguta,kkkkkkkk, quais captadores cabrera me darão um clean fender sem agudos exagerados e uma distorção definida com presença e um peso de leve mas com timbraçõ bem bonito, não tenho referencia sonora deles ao vivo, vou apelar pro seu conhecimento pratico

brigadoooooooo

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


erdnaxela
Confira aqui:
http://www.cabrerapickups.com/index2.html
Abç

erdnaxela
Veterano
# jun/09
· votar


não tem samples la no site deles, por isso to inclinado a comprar os da sound o antendimento deles é muito bom, super prestativos.Comprar sem referencia sonora é osso mas te agradeço ,DEUS continue te abençoando , ate a proxima,

mini fuzz na veia , tá tinindo

fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

seek n destroy
Veterano
# jun/09
· votar


Bertola/Seiji

Tow pensando em colocar um Hot rails na minha Fender.
Eh só comprar o cap e fazer o serviço com o luthier ?
ou precisa mudar mais alguma coisa na parte elétrica ?

Quantos custaria em média esse trabalho ?

Desde já agradeço :]
vlw

[]'s

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


seek n destroy
Sim. Quanto ao preço, pergunta a seu luthier.
Eu não gosto muito de colocar Hot Rails em Fenders, mas é por frescura mesmo, por motivos estéticos; acho que ele depõe contra a estética da guitarra......
Abç

seek n destroy
Veterano
# jun/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Muito Obrigado :]

Também acho que não 'combina' (se é eh essa a palavra certa) Eh que eu tow sem nada pra tocar um som mais pesado..ano que vem pretendo comprar uma LTD 400 series,ai mando colocar o captador original de volta na Fender =D
vlw

[]'s

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


seek n destroy
Então coloque um jôgo de Stellfners Neodymiun.
Abç

seek n destroy
Veterano
# jun/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Onde posso encontrá-los ?

Eles substituiriam bem o SD ?

[]'s

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


seek n destroy
Pelo site deles.
Se substituem? Não, mas como vc quer algo neste estilo, e provisóriamente, pra que gastar uma fortuna com SD's, tendo à mão esses bons capts nacionais a um preço em conta?
www.stellfner.com.br
Abç

Mynssen
Veterano
# jun/09
· votar


Bom dia novamente, Bertola.
Desculpe tantas perguntas, é que realmente não conheço muita coisa sobre equipamentos e não queria errar na compra.
No caso sobre a troca de potenciômetro, essa mudança so serve para mudar o timbre, sendo o de 500 mais "agudo", pra ficar parecido com um single mesmo sendo um captador duplo?
Por que no meu caso eu gosto do timbre dos captadores single, mas queria pelo menos um humbucker (nesse caso"stack", devido ao modelo da guitarra) porque faço a guitarra base e muitas vezes o stack fica melhor.
Então preferia deixar a guitarra com a configuração S-S-H com o stack na ponte.
Nesse caso não seria preciso mudar o potenciômetro, pois apenas o cap da ponte teria o timbre de um humbucker e os outros dois já teriam o timbre característico das strato.
Foi isso que eu entendi da sua explicação, gostaria de saber se o pnsamento está correto e se há algum problema em ter dois singles e um stack.
Agradeço novamente pela grande ajuda que vem me dando.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


Mynssen
Se vc vai colocar só 1 HB na pontem não precisa trocar os pots.
Abç

Mynssen
Veterano
# jun/09
· votar


A idéia é ter uma guitarra versátil.
Para eu poder tocar vários estilos.
Como eu disse eu faço a base, então eu prefiro o som limpo e sem ruído dos HB pra base não embolar com a outra guitarra em algumas músicas.
Então, a princípio queria comprar a SX SSt62 e trocar logo o nut e o captador da ponte, pra ficar com um HB.
Essas seriam as alterações ideais para o meu objetivo?
E qual modelo de HB vc me indicaria apenas para essa posição da ponte? o stellfner neodyminium mesmo? ou teria outra opção melhor, para mudança de apenas um cap?
Obrigado pela ajuda.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


Mynssen
Trocar a pestana por uma de osso é um "up-grade" necessário.
Recomendo o Stellfner Neodymiun "Hot" na ponte.
Abç

Muniz_45
Veterano
# jun/09
· votar


Bertola ou Seigi

Sei que varias pessoas já devem ter lhe perguntado se vale a pena pegar uma giannini stratosonic dessas antigas e dar uma arrumada nela, mas analisem o meu caso por favor e vejam se vale a pena.

fotos dela:
http://img199.imageshack.us/i/dsc00027l.jpg/
http://img36.imageshack.us/i/dsc00028b.jpg/
http://img26.imageshack.us/i/dsc00029ama.jpg/
http://img15.imageshack.us/i/dsc00030uai.jpg/

Bom ,eu não sei de quando que é a guitarra, pelo que parece os captadores e hardwares são todos originais, a escala até que nã o está muita gasta e naquela fresta da parte de trás do braço ela tá um pouquinho pra fora é possivel resolvir isso ? E o cara tá pedindo R$ 200,00 nela. E ai vale a pena ?

Obrigado...abraços

Lord Marv
Veterano
# jun/09
· votar


Bertola

A escala da minha Tagima 735 tava meio suja, ai eu fui limpar com bombril mesmo, soh que uma bolinha da marcação(casa 15) furou e ficou um buraco no lugar da marcação..

Ai ficou feio pra caramba, como é que eu arrumo isso?

NEWHERO
Veterano
# jun/09 · Editado por: NEWHERO
· votar


Bertola, vejo q vc é um membro ativo do FCC e quero contar um pouco do meu projeto pra vc! Vou precisar da sua ajuda, (vc ja esta me ajudando muito)

Estou montando uma guitarra Ibanez RG e pretendo comprar todas as peças no Ebay. A primera parte foi o corpo. comprei um corpo RG570 mij. a única coisa q irei modificar nas peças que eu comprar, será o corpo. eu quero dar um acabamento diferente. Ja retirei a pintura original. olhe a foto:

antes:
http://img269.imageshack.us/img269/3146/projetoibanez4.jpg

depois:
http://img269.imageshack.us/img269/1782/projetoibanez13.jpg

Eu gostaria de fazer um acabamento estilo as ibanez prestige, com um tampo em maple (uma folha de quilted maple ou flamed maple)

Estou me inspirando em um video no youtube de um cara q tá fazendo a mesma coisa. mas eu nao sei onde posso conseguir os materiais necessários pro meu projeto.

- Cola para o tampo de maple?(você me indicou a cascorez extra)
- Folhas de maple ?
- Folhas de lixa dágua acima de 400 (até 2000)?
- Tintas para pintar o tampo de maple ? (parece um corante em pó que dissolve na água. em inglês: WOOD DYE WATER SOULABLE)
- Tinta spray pra pintar a parte de trás da guitarra e as cavidades?
- Seladora (não sei o nome)? (em inglês: SANDING SEALER SPRAY)
- Verniz, ou esmalte (não sei o nome ) para o acabamento? (em ingles: NITROCELLULOSE CLEAR COAT LACQUER / GLOSS FINISH )

Eu terei que comprar isso tudo no exterior ? onde posso achar esses materiais? existe algum site? alguma loja? moro em BH.

Videos onde estou pegando informações:
Materiais:



Folhas de maple:


Colando as folhas no corpo:


Pintando as folhas:


Seladora:


Tinta preta para a parte traseira, e cavidades:


Verniz Brilho:


Espero não estar abusando da boa vontade , mas infelizmente não tenho outra forma de obter informações. Muito obrigado.

lindoso
Veterano
# jun/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
e ae cara, blza?
observo muito a sua recomendação de mandar uma guitarra que acabou de ser comprada para o luthier para uma regulagem geral

então gostaria de saber oq pode acontecer a uma guitarra se nao regulada imediatamente, e ficar sem ser regulada durante uns 10 meses

agradeço pela resposta


vlw!!!

Mynssen
Veterano
# jun/09
· votar


Bom dia.
E você saberia algum lugar na net onde eu possa ouvir essa diferença entre os caps stellfner (ou algum stack parecido) com um pot de 250 e um com 500? Queria saber a diferença pra ver seria o timbre que eu gostaria.
Pra saber se ponho 1 stack na ponte e mantenho os outros singles com pot 250 ou se ponho todos stack com pot 500.
Obrigado.

trashit hc
Veterano
# jun/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

bom dia!?

gostaria que vc me explicase porque as guitarras les paul no caso a shelter nashville, vc recomenda cordas 0.11?

posso usar 0.09? ou 0.10? que fica bom também?

abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


lindoso
Empeno do braço, trastejamentos, entonação errada, etc...
trashit hc
Porque as guitarras estilo Gibson possuem uma medida de escala MENOR que a das Fenders (25,75pol. contra 25,5pol.), no que resulta uma menor tensão das cordas. Usar 0.10, pode sim. 0.9 é que não presta.
Mynssen
Cara, isso depende de vc (não existe, que eu saiba, nenhum som desses na internet). Se vc for comprar apenas o da ponte, deixe como está, se for comprar os 3, para que o timbre fique mais próximo do de uma Strato padrão, deve-se mudar os pots para 500K.
NEWHERO
Que complicação hein!!
Bem, a folha de maple terá que ser importada mesmo. Já os vernizes tem à venda no Brasil (usa-se poliuretano monocomponente).
Lord Marv
Recoloque-a no lugar e cole com cola Bonder.
Muniz_45
Os arquivos não abriram (estou na Universidade e aqui isso não abre). Mas, dependendo do estado do instrumento, vale à pena sim. Ela me parece dos anos 80 (vc disse que tem uma "fresta" atrás do braço, explique isso melhor).
Abçs

Muniz_45
Veterano
# jun/09
· votar


Bertola
É aquela fresta na parte de trás do braço onde fica o tensor,aquela madeira fininha escura, ela tá um pouco pra fora.

Botei as fotos no meu orkut dá uma olhada lá

http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=4880888242330352684&aid=12 45388619

vlw
abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


Muniz_45
Isso é comum. Basta seu luthier "rebatê-la" ou lixá-la.
Abç

Muniz_45
Veterano
# jun/09
· votar


Bertola
Beleza...obrigado pelas dicas
abraço

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III