Pretendo Começar todo o meu aprendizado do zero

Autor Mensagem
apenha
Veterano
# fev/08
· votar


Eu acho q essa de tirar solo não é pra mim... Eu não gosto de copiar, gosto de criar os meus próprios solos, arranjos, etc...

e sobre iso aki kara, mta gente experiente já me falow assim

"primeiro copia, dpois com o tempo e experiencia vc cria os seus"

naum tem jeito kara, se vai ter q copiar algumas coisas ateh montar sua biblioteca de frases e licks

thmenezes_RJ
Veterano
# fev/08
· votar


Grimc

Quando eu digo pra vc tirar os solos, não é pra vc copiar os solos. É por dois motivos: primeiro que pra pegar um solo, seja ele qual for, vc vai ter que aprender a técnica que o guitarrista usa, ou seja, enquanto vc tira e toca, está estudando.

Agora mais importante que isso, é prestar atenção no que os caras fazem. Depois que vc decorar os shapes da escalas, vc vai começar a tirar os solos, depois identificar dentro do shape o que o cara tá fazendo. Logo, só olhando o solo, vc já vai saber qual escala ele tá usando. Pensa assim: Se vc tira 10 solos, com 10 frases diferentes em cada um e depois identifica elas na escala, logo vc ter 100 licks no seu repertório de improvisos !!!

Decorar os shapes é essencial. Mas só isso, é como saber as palavras e não saber em qual ordem colocá-las. A frase perderia o sentido lógico... entende ? Aprender as frases e licks dos caras q vc gosta vai te ensinar a falar. E depois, vc mistura tudo, e a partir desses vc vai encontrando a suas próprias frases e construindo seu estilo.

foi mal falar tanto... vc quer que eu coloque os shapes da penta aqui ???

Grimc
Veterano
# fev/08
· votar


thmenezes_RJ
vc quer que eu coloque os shapes da penta aqui
Seria muito útil para mim, se puder

thmenezes_RJ
Veterano
# fev/08 · Editado por: thmenezes_RJ
· votar


Grimc

Ok. Vamos lá. Vou postar de uma forma bem simples, prática, pra vc pegar o shape e sair treinando direto. Não vou entrar em detalhes de intervalos. Só uma coisa teórica, que não tem como vc não saber, porque é importante no improviso.

A escala pentatônica tem esse nome porque é formada por 5 notas. No caso de DÓ, é uma sequência formada pelos seguinte intervalos:
C - D - E - G - A. Essa sequência significa Tônica - 2ªmenor - 3ªmaior - 5ªjusta - 6ªmaior. Ok, não se preocupe com os intervalos agora, apenas repare na 6ªmaior, também chamada de 7ªdiminuta. Ela é o 6º grau da escala maior de DÓ.
Esse intervalo se localiza 4 1/2 tons acima da tônica. No caso de DÓ, essa nota é o LÁ. Ela é chamada de relativa menor de DÓ Maior, que é LÁ Menor. Ou seja, o shape da penta de DÓ Maior é o mesmo utilizado em LÁ Menor. Essa regra sempre pode ser utilizada, se vc esta improvisando em SOL Maior, conte 4 1/2 tons acima, e vc vai achar a relativa menor, que é o Mi menor. Ou seja, SOL maior e Mi menor = mesma penta. Sacou ?

Bom, vamos aos shapes da escala pentatônica de DÓ Maior ou Lá Menor, com o braço dividido em 5 partes. São bem simples, com duas notas por corda, muito práticos pra começar, pois se decora fácil. No fim, se vc juntar as 5, vc viaja por todo o braço. O número é a casa que vc tem que apertar.

Shape 1

-----3------5-----
-----3------5-----
--2---------5-----
--2---------5-----
-----3------5-----
-----3------5-----

Shape 2

--5---------8-----
--5---------8-----
--5------7--------
--5------7--------
--5------7--------
--5---------8-----

Shape 3

----8-----10-----
----8-----10-----
--7-----9---------
--7-------10-----
--7-------10-----
----8-----10-----

Shape 4

----10----12-----
----10------13---
--9--------12-----
----10----12-----
----10----12-----
----10----12-----

Shape 5

--12-------15-----
-----13----15-----
--12----14--------
--12----14--------
--12-------15-----
--12-------15-----

Ok, esses 5 shapes completam a sequência. O próximo shape é o 1, repetido uma oitava acima, e assim sucessivamente. Não treine velocidade agora, se preocupe em ficar fazendo o shape e decorá-lo. Eu recomendo que começe pelo shape 2, que é bem fácil, e muito usado.

Depois eu posto aqui uns arquivos de áudio da penta. E também, depois que vc tiver começado a decorar uns 2 ou 3 shapes, eu posto uns licks legais dentro deles pra vc começar a improvisar. E logo depois, partimos pra penta_blues.

Se quiser mudar o tom da escala, é só transportar no braço, a escala de RÉ Maior ou Si Menor é a mesma de DÓ, só que 1 tom acima.

Qualquer dúvida tamos aê.
abs

EDIT - aqui, um exemplo crássico e ridiculamente fácil do uso da penta na música My Girl, do The Temptations. Repare que ele simplesmente segue a escala, partindo do DÓ.

http://www.4shared.com/file/37557154/64f0c709/shape_1.html?dirPwdVerif ied=4c7ef466

Shape 1

-----3------5-----
-----3------5-----
--2---------5-----
--2---------5-----
-----3------5-----
-----3------5-----

ou Shape 2

--5---------8-----
--5---------8-----
--5------7--------
--5------7--------
--5------7--------
--5---------8-----

ou Shape 3

----8-----10-----
----8-----10-----
--7-----9---------
--7-------10-----
--7-------10-----
----8-----10-----

lam777
Veterano
# fev/08 · Editado por: lam777
· votar


Grimc

Grimc, fique tranquilo sobre isso, a parte pratica é bem simples, é só pegar e tocar mesmo!!!
É uma questão de sentar e treinar mesmo!

Ta aí os shapes de uma escala Blues, se ajudar também:
http://img177.imageshack.us/img177/4828/bluesscalemn0.jpg

Treine cada um desses shapes batendo sempre o acorde A7 ou Am (tipo sobe e desce, bate A7, sobe e desce bate A7, sobe e desce bate Am, e assim por diante)... Sim ela aceita tanto um como outro recomendo, mesmo A7(9+) se você souber montar, vai soar melhor ainda! ...

Ta aih os acordes aceitos pela Blues Minor Am, para você experimentar, recomendo mesmo o em negrito:
A7 (feio mas muito usado no blues, em desenhos sem a quinta!)
A7(9) (Usado pelo Blues Urbano(eletrificado, todo tipo de blues urbano.... em geral))
A7(9+) (O hendrix adorava isso!)

Mas Cuidado: ahh olha que legal uma escala pentatonica como quarta aumentada. Não pode dizer isso: a harmonia é muito diferentes, apesar de ser apenas uma nota a mais... Exceto que você esteja usando ela só de passagem, mas isso não acontece no Blues, por isso essa é uma escala hexatonica.

Grimc
Veterano
# fev/08
· votar


thmenezes_RJ
lam777
Obrigado, isso me ajudará muito a treinar...

apenha
Veterano
# fev/08
· votar


desculpa ai eu insistir

mas ainda axo q vc tem q dominar o basicão do basicão

vc tem q saber de cor tudo sobre escala maior natural

formula
intervalos
formacao de acordes do campo harmonico dela

depois vc passa pra menor natural

depois vc escolhe se quer ver modos gregos ou pentatonicas e otras coisas


axo q enquanto naum tiver pleno dominio da maior natural, vc vai eh soh se perder no meio de tanta informacao

eu ia escreve uns lances mas jah tem num topik q esta com stick aqui, é o do alexdiffer

apenha
Veterano
# fev/08
· votar


usa a cromatica, q eh a escala de meio em meio tom e tem todas as 12 notas q a gente conhece como base para entendimento da maior natural

vc não precisa entender a cromatica agora, soh precisa entender o minimo para ter uma base melhor de entendimento e comparacao do que eh a maior natural

imagina a escala cromatica como uma regua, naum pensa em instrumento nenhum, nem em como vc vai executar ela na tua guitarra

soh pensa na formula mesmo, na regua, como se fosse matematica

entendendo a regua, vc vai conseguir axar facil a maior natural no meio dela e ai estuda bem a maior natural

Grimc
Veterano
# fev/08
· votar


apenha
Cara, mas no site q eu tou lendo, tem tudo isso em sua devida ordem, e isso q tu falou eu sei...

apenha
Veterano
# fev/08
· votar


Grimc
e isso q tu falou eu sei

se soubesse de verdade naum tava em duvida com assuntos simples como pentas e afins

desculpae kara, to tentando ajudar

vc já deviah te sakado q mta informacao confunde e a chance de se perde no meio dela é imensa

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pretendo Começar todo o meu aprendizado do zero