Eric Clapton, o genio é o mesmo!

Autor Mensagem
Eric Clapton
Veterano
# out/07 · Editado por: Eric Clapton
· votar


bento666
Até agora ninguém me mostrou nada de genial no Clapton...

Bom, primeiramente, a questão de genialidade pode ser defina individualmente segundo os conhecimento de cada um, mas como é para mostrar fatos concretos, vamos lá então:

Eric Patrick Clapton é considerado um dos maiores guitarrista do mundo e não é à toa. O porque de um Gênio??? Simples!!!

Quando Clapton ingressou no mundo "guitarristico" em 1962 saindo de sua banda The Rooster para o Yardbirds, muitas músicas da época eram simples e nunca ultrapassavam os 3:45 minutos. Clapton ao entrar na banda, não havendo ainda um conjunto de composições próprias e com um número ainda limitado de músicas no repertório, coube ao próprio Clapton a idéia de aumentar o tamanho das canções com uma improvisação no miolo do tema. O conceito desta improvisação não seria da forma jazzista, onde cada músico vai tocando atrás de um solista, mas que a banda toda junta começa a criar um crescendo que quando em ápice, explode de volta para o refrão final. O estilo ou conceito foi batizado também por ele de "rave-up". (Primeiro fato por ser considerado um Gênio),estilo que Clapton futuramente abusaria de usar no Cream e que seria adotado por muitos guitarristas da época, inclusive seu amigo Jimi Hendrix. Clapton, Sr Bento 666, foi o primeiro Bluesman branco a popularizar o blues, Stevie Ray Vaughan ainda brincava de carrinho nessa época e segundo Sony Boy Williamson II, pelo qual não queria tocar junto com o Yardbirds por serem músicos "brancos" e após um show em que Clapton fez várias demonstrações de suas habilidades na guitarra, o próprio Sony chegou a dizer:"Que cara é este? Ele toca blues melhor do muitos negros!!! Ele toca blues melhor do que EU"!!! Outro fato também Bento666, é que quando Clapton saiu do Yardbirds e foi para o John Mayall and The Bluesbrakers, onde surgiu a lendária frase "Clapton ids God", foi pelo seguinte fato (acho que tirei este post de outro tópico, mas tá aí): O "John Mayall Bluesbrakers with Eric Clapton (de 1965)" mais conhecido como "Beano".foi um dos mais revolucionários da história!!! Segundo os estudiosos da guitarra, esse foi o primeiro album revolucionário da guitarra!!!! (segundo a Guitar Player, foi o primeiro a ser gravado totalmente em estúdio com Clapton usando uma Gibson Les Paul Standart plugada direto num Stack Marshall 4x12 totalmente valvulado e com o volume no talo!!! E nessa matéria da Guitar Player diz que os engenheiros de gravação quase ficaram loucos com o absurdo do volume da guitarra de Clapton gerando aquele timbre que futuramente seria almejado por muitos guitarristas!!!) Outro fato importante da carreira de Clapton, foi o Pedal de Wah Wah...Antes de mais nada, Clapton e Hendrix não foram os primeiros a usar, mas Clapton foi o primeiro guitarrista a gravar uma música usando um na música "Tales of Brave Ulysses" foi gravado em 1967, mas a musica foi criada em 1966 com o Cream. outro fato que eu também acho legal apresentar é relação de amizade que Clapton tinha com Hendrix e a profunda admiração que era por parte de ambos... fato est eque o Cream e o Jimi hendrix experience, são considerados como os criadores do Hard Rock.

São só alguns fatos "concretos" que fazem de Clapton um grande guitarrista...agora me diga, qual foi mesmo o estilo que malmsteen criou?

SaldanhaPessoa
Veterano
# out/07
· votar


O cara ta só tirando onda.... Malmsteen e Clapton são de Universos tão distantes, que não podem ser comparados.. cada um tem suas virtudes. E quanto a alguem ter que provar a outro q um cara é gênio, putz foi a maior babaquice que eu já li.. a genialidade não se prova, é vc q tem q perceber. Alguns acham o Clapton um gênio (pra mim, o maior guitarrista de todos os tempos e o criador do conceito vivo de "Guitar Hero") e outros não...nada q vá causar insuportável dor. Esse tópico tem muito mais a nos servir do que ingressar neste vil debate.

Abraço

Fenrisulfr
Veterano
# out/07
· votar


bento666

E com 2 meses de aula tiram uma musica decente...

Cara vc eh muito ingenuo... compara qualidade a dificuldade...blz as musicas do Malsmsteen sao realmente mais dificeis...mas e ai...tem muito cara no Youtube q toca mais rapido e nem por isso eh bom...vc num entende, eh muito criança...vamos ser sinceros...se naum houvesse Clapton, Berry, King, Harrison...naum haveria Malmsteen...esses caras tornaram uma musica excluida pela sociedade em algo nobre...queria ver em quem Malmsteen se espelharia... estariamos houvindo Frank Sinatra ateh hj (num seria de todo ruim comparado ao q tem...)...e quanto a tocarem as musicas do tal "Rei" (ateh o Roberto Carlos ficou ofendido nessa), soh me fala ae... quantos guitarristas de qualidade tem Malmsteen como inspiraçao e quantos tem Clapton???

Eric Clapton
Veterano
# out/07 · Editado por: Eric Clapton
· votar


SaldanhaPessoa

Concordo plenamente com vc!! Mas o cara queria uma resposta concreta, aí em cima está só um pouquinho de sua capacidade como guitarrista, nem citei outros fatos, como o lançamento e a popularização do Reggae, pq quem lançou o Reggae na mídia foi o próprio Clapton com "I Shot The Sheriff", tornando o Bob marley mundialmente conhecido...enfim...só não posto mais coisas pq eu cheio de trabalho pra fazer...mas se fosse pra explicar a importancia de Clapton para guitarra...daria umas 20 paginas....

SaldanhaPessoa
Veterano
# out/07
· votar


Murillo Wendel

Com certeza bixo. Eu tenho uma discografia aqui de quase 60cds de blues...
é notório pra quem estuda a fundo o estilo perceber o quanto o Clapton interferiu na forma de tocar e até mesmo no modo de gravar as músicas. Há um cd do cara de 1994 chamado From the Cradle, é uma prova mais do que real de que o gênio ainda compõe e toca como ninguém. Pra mim, é um dos melhores cds da história da música.
Abraço

Eric Clapton
Veterano
# out/07
· votar


SaldanhaPessoa
Há um cd do cara de 1994 chamado From the Cradle

Vc percebeu o que ele faz na faixa "Five Long Years"""" Que solo é aqule meu amigo!!! =)

Curly
Veterano
# out/07
· votar


bento666

Entenda que o buraco que o Clapton se encontra é muito pequeno para caber o Rei Malmsteen.

Urubento666 ???

Eric Clapton
Veterano
# out/07
· votar


Curly
Urubento666 ???

Eu cheguei a perceber isso ... mas eu acho que não deve ser...

Curly
Veterano
# out/07
· votar


Murillo Wendel

hehe, tomara que seja !!!

Eric Clapton
Veterano
# out/07
· votar


Curly

hehe, tomara que seja !!!

Hehehehe...O Urubu é gente boa!!!hehehe...Eu tinha ele no meu Orkut...hehehe

SaldanhaPessoa
Veterano
# out/07
· votar


Murillo Wendel

Primeira vez q eu ouvi essa faixa eu tive a comprovação q o nobre amigo Urubento666 tanto busca...isso já fazem uns 5 anos, foi o suficiente pra perceber a genialidade do cara.

Eric Clapton
Veterano
# out/07
· votar


SaldanhaPessoa

Esse CD é foda!!! De longe um dos melhores Cds de Blues que eu já escutei na minha vida...E olha que eu tenho muuuuuuuitos Cds de blues...

Juliano P
Veterano
# out/07
· votar


EU ACHO RIDICULO...UMA PESSOA COMENTAR NUM FORUM DE GUTIARRA...QUE ERIC CLAPTON NÃO É UM BOM GUITARRISTA...OU QUE NÃO TEM CRIATIVIDADE!

ninguem eh obrigado gostar dele..
mas pelo amor de deus...quem aki do forum tem boca pra falar do cara..
o cara realmente influenciou mtos guitarristas...
e vai continuar influenciando...
eric clapton eh mto foda...se fosse facil fazer oq ele faz
mto gente queria ta no lugar dele!

bento666
Veterano
# out/07
· votar


Murillo Wendel
Vc percebeu o que ele faz na faixa "Five Long Years"""" Que solo é aqule meu amigo!!!

Baixei essa música mas quase dormi antes de chegar ao solo. E falando em licks manjados, esse solo pra mim é igual a qualquer outro de blues: repetitivo até dizer chega.

Será pedir demais que esses veios aprendam outra escala que não seja a pentatônica?

MANFREDINI
Veterano
# out/07
· votar


bento666
como se a ave (GALINHA \o/) malmsteen fosse super criativa hauhauha, a cara, se enterra, já não viu que o tópico vai continuar e que o Clapton é realmente um gênio?

eric bluesman
Veterano
# out/07
· votar


bento666

é cara vc pelo jeito deve ser um guitarrista lastimavel se é q vc sabe tocar!!!!! se vc nao sabe nem discernir o bom do ruin , deve ser muito mais dificil pra vc entender intervalos!!!! hahahahahahah

SaldanhaPessoa
Veterano
# out/07
· votar


bento666

Não cara, não tem como... o povo do blues só sabe isso. Incrível como esses idiotas não estudam...uns vadios com guitarra na mão, e o pior alguns ainda se denominam "King"..quando existe o Malmsteen e outros q são, verdadeiramente, KING!!\,,/! Também me angustio com esse fato, imenso disparate..fazer o que?...Abraço prôc.

eric bluesman
Veterano
# out/07
· votar


viva ao blues , viva eric clapton!!!!

MANFREDINI
Veterano
# out/07
· votar


SaldanhaPessoa
auhuahuah \o/

deve ser muito mais dificil pra vc entender intervalos
caramba, ai é foda hein

EU ACHO RIDICULO...UMA PESSOA COMENTAR NUM FORUM DE GUTIARRA...QUE ERIC CLAPTON NÃO É UM BOM GUITARRISTA...OU QUE NÃO TEM CRIATIVIDADE! (2)

MANFREDINI
Veterano
# out/07
· votar


viva ao blues , viva eric clapton!!!!
vivaaaaaa o/*\o

bento666
Veterano
# out/07
· votar


eric bluesman
Blues é música pra burro, que só sabe contar até cinco (por isso usam só a penta).

Quando vc aprender a contar, talvez me fale quantas notas o Rei toca por segundo:


Eric Clapton
Veterano
# out/07
· votar


bento666

Será pedir demais que esses veios aprendam outra escala que não seja a pentatônica?

Acho que também está na hora desses guitarristas falidos e esquecidos pararem de tocar músicas em escalas de menor harmônica.

MANFREDINI
Veterano
# out/07
· votar


bento666
agora você fudeu com o meu tópico

eric bluesman
Veterano
# out/07
· votar


o lance é o seguinte, vc quer entender bem sobre musica , nao fique bitolado em rock, tenho amigos q tocam e sao roqueiros fanaticos, nada contra o rock, mais acho q quando agente deixa de ser musico pra ser apenas roqueiro , deixamos de aprender , o musico é o cara q faz arte , se eu perguntasse pra um desses colegas q instrumento o george benson toca, eles nao sabem responder , po sinceramente!!!!

Eric Clapton
Veterano
# out/07
· votar


eric bluesman

Acho que ele está frustrado pq o Michael Angelo é mais rápido do que o Malmsteen.

Eric Clapton
Veterano
# out/07 · Editado por: Eric Clapton
· votar


Eu só não posto vídeos do Rusty Cooley ou do Francesco Fareri aqui, pq o tópico é sobre Eric Clapton, e se o termo é velocidade...o que diriam de guitarristas mais desconhecidos como Allan Holdsworth, Trevor Rabin....

bento666
Veterano
# out/07
· votar


Murillo Wendel
Não importa, Michael Angelo é só mais um seguidor do Rei Malmsteen. Fico feliz que vc goste e escute um adepto da causa shred.

eric bluesman
Veterano
# out/07
· votar


bento666

cara, se vc quer ser um cara promissor um dia aprenda a respeitar a arte musical , e tenha interesse em saber mais sobre o mundo da musica , se comecar a pesquisar um pouco mais vc vai um dia entender q essa linha de raciocinio q vc defende nao esta correta, um dia vc entendera , como seu nick mesmo mostra vc ainda é um novatona area tem muito oq aprender....

MANFREDINI
Veterano
# out/07 · Editado por: MANFREDINI
· votar


ta, já chega, o próximo post em que alguém dirigir a palavra ao bento666 eu fecho essa porra!

bento666
Veterano
# out/07
· votar


Vou me despedir por hoje, mas deixo vcs com o dever de casa: aprender a tocar a introdução de Evil Eye do Rei.

Para quem tiver dúvidas:


Té!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Eric Clapton, o genio é o mesmo!