Primeira Guitarra, Não sei meu estilo

Autor Mensagem
eusourei
Veterano
# set/07


E aí gente, vim aqui pedir uma ajuda a vocês porque as pessoas aqui parecem ser bem "ajudativas" e simpáticas pra ajudar quem é iniciante. Na verdade, eu já falei com um monte de gente, mas acho que isso só serviu pra me confundir mais, porque opiniões sempre divergem!

De qualquer jeito, eu já toco violão a uns 2 anos; e agora vou comprar uma guitarra. Minha primeira, como diz o título do tópico. E eu tô um pouco perdido. Meu orçamento final é de uns 1600 reais. Pode variar um pouco pra mais e, óbvio, para menos. Mas dentro desses 1600 reais entram Amplificador, Guitarra e Pedais.

Agora vou explicar meus estilo e minhas "exigências":

Estilo musical: Bom, eu não sei muito bem qual é esse estilo, mas eu acredito que seja punk/hardcore. Gosto do som bandas como Offspring, Audioslave e gostava de Green Day, mas recentemente não tenho ouvido muito. Então nesses padrões que guitarras, amps e pedais se encaixam melhor?

Além disso, eu procuro um amp que dê para, pelo menos, fazer apresentações em locais pequenos.

Pela minha busca de guitarras eu acabei achando algumas que foram mais recomendadas: a Squier Stratocaster (California ou Standard, dependendo se vale investir mais ou menos na guitarra) ou uma Epiphone Les Paul (normal, ou Special, que eu acho que tão na faixa de 1000, a normal, e 800 a Special, certo?). Essas guitarras são boas? Qual delas é melhor pra mim?

Valeu pela ajuda pessoal!

Tio Frank
Veterano
# set/07
· votar


Squier California e Epiphone Special não valem a pena. Epiphone Studio também não é tudo oque pedem por ela, mais tudo bem(seriam as goticas).

Henrique S.
Veterano
# set/07
· votar


Condor CLP2 (6,02.10²³)

daniel_guitar
Veterano
# set/07
· votar


eusourei
shelter sst62 - +/- R$ 500(coloca um stelfner duplo em forma de single +/- 80
amp- crate (ñ lembro o modelo agora) R$ 600 a 800
pedal- behringer gdi 21- +/- R$ 150

eusourei
Veterano
# set/07
· votar


Ainda me restaram umas duvidas:

Essas guitarras são mesmo melhores que uma Squier Standard Stratocaster, por exemplo?
Quanto custa uma Epiphone Les Paul?
Que pedais esse estilo que eu citei usa?

shelter sst62 - +/- R$ 500(coloca um stelfner duplo em forma de single +/- 80
amp- crate (ñ lembro o modelo agora) R$ 600 a 800
pedal- behringer gdi 21- +/- R$ 150


Essa guitarra não é meio barata? É melhor que uma Squier Standard Strato? E esse negócio de fazer modificações, eu não me sinto muito bem, pq sou novato....
Qual seriam as especificações desse amp?(potencia e tal)

Tio Frank
Veterano
# set/07
· votar


Agora vamos lá. Sugestões(com preços médios):

1 - Condor CLP II (1.000) + Meteoro Atomic Drive 20w(320) + Zoom G1(200) = 1620

Comentário: Esse kit está mais voltado para o estudo em casa, com uma guitarra de bom nivel, amplificador de estudo, possivél até fazer pequenas apresentações e a Zoom G1 pra variar os efeitos. Vai ter quem te aconselhe V-Amp 2, mais eu pessoalmente acho que o atraso pra trocar de patches é uma grande desvantagem.

2 - Cort X6 ou Condor CG250(800) + Staner Kute 25(400) + Zoom G1(200) = 1400

Comentário: Outro tipo de guitarra, com ponte tipo Floyd Rose, humbucker na ponte, single no meio, humbucker no braço. Amplificador de 30w senão me engano, que é mais forte e a G1 pra brincar com efeitos.

3 - Condor RX30(400) + Crate GT65(1200) = 1600

Comentário: Esse kit está mais voltado pra potência do amplificador, ele tem uma boa distorção, depois você pode comprar pedais entre outras coisas, fora que ele tem reverb. A guitarra é de inciante-médio, melhor que aquelas Memphis MG32, Condor RX20 e 10, Michael e Eagles. Ela tem um humbucker na ponte que é captador de peso, mais também tem a versatilidade dos singles no meio e braço. Esse ampli consegue apresentações pequenas com facilidade.

Só uns exemplos, vai vir gente falando que tem que se aquele amplificador invés desse, que não tem que ter pedaleira, que a V-Amp é melhor. Essa é a minha opnião

Tio Frank
Veterano
# set/07
· votar


eusourei

A Shelter SST62 é melhor que uma Squier Califórnia.

Eu acho.

Eu esqueci de citar ai nesses sets o Behringer GDI - 21 . Vai ser mais dificil encontrar a Zoom G1 por 200, só vi no mercado livre até agora. Já o GDI voce acha por 150 facil.

eusourei
Veterano
# set/07
· votar


Ouvi dizer que pedaleiras não são boas em timbre. Vale mais a pena comprar um pedal só por esse preço? Ou quem sabe investiver 600 num amplificador com uma distorção boa e nem pegar pedal?

Essa Shelter SST62 é melhor que uma Califórnia, mas e uma Standard(ainda Squier)? Que que tu acha? De qualquer jeito eu tenho que ir na loja experimentar, ams é sempre bom pegar opinião das pessoas mais experientes...

Tio Frank
Veterano
# set/07
· votar


A Standard é melhor. Só que você só encontra pra cima de 1000 nova. Acho que não devia gastar tanto na guita.

Veja a terceira oção que eu coloquei. O amplificador é dos bons, só a guitarra que é mediana, mais pra começar é ótima. Cuide bem dela que quando enjoar você vende e com mais uma graninha você pega outra guitarra

Tio Frank
Veterano
# set/07
· votar


essa de que pedaleiras não são boas de timbre eu não considero, da pra tirar timbre muito bons com pedaleiras de baixo nivel. com o tempo você aprende a regular ela. O GDI 21 não tem nenhuma distorção melhor no preço dele. Ele simula alguns tipos de ampli, você já vai ter uma pequena variedade. E ele é pedal, e não pedaleira. timbre analógico(ou to falando merda?)

eusourei
Veterano
# set/07 · Editado por: eusourei
· votar


É que talvez barganhando com o vendedor ele me faça uma dessas Squier Standard por 1000 pila, daí vale a pena? Eu acho melhor comprar uma guitarra rasoavel desde o inicio, porque eu já testei umas medianas dessas, e não me agradaram muito =/

O que que eu consigo de bom amplificador na faixa de 400~600?

Edit:

Ah, esse Zoom G1 e esse Behringer GDI são pedais? É que eu achei que a Zoom só fazia pedaleiras....

E os pedais da Boss? Ouvi dizer que são bons!

B.Frusciante
Veterano
# set/07
· votar


Opa, e aí cara?
Bom, para começar, seu estilo(ou pelo menos as bandas que você citou) exige Distorção! Por isso eu recomendo que você compre uma guitarra com captadores Humbuckers, para os leigos os conhecidos 'Captadores Duplos'. Só para adicionar, Captadores 'Simples'(que possuem uma única bobina, também conhecido como Single-Coils) não são piores que captadores do tipo Humbucker(que possuem dupla bobina) como provavelmente todos já pensaram quando não sabia muita coisa sobre guitarra! Eles são apenas diferentes! Com o tempo você vai aprendendo mais sobre isso.

Esse orçamento é muito alto, para alguém que está começando na guitarra, dá para comprar belos equipamentos.

As guitarras:
Condor Les Paul CLP-2 : cerca de R$ 1000,00
Shelter SX SG Com Braço Colado: Cerca de R$ 800,00 (nesse preço você encontra já com o Hard-case lá no Mercado Livre).
Se você já tiver uma idéia sobre timbres, e gostar do timbre 'estalado' de captadores Single-Coils, tem estas guitarras:
Shelter SX SST-62: Cerca de R$ 500 (ou FST-62, que é um modelo antigo e melhor, você só encontra usada) Essa guitarra é muito boa e é hoje em dia.
Condor GX-50 Plus/Vintage: Cerca de R$ 1000,00 (guitarra quase de nivel profissional, só precisava de captadores melhores!)

Tem outra guitarra que também é um custo/benefício absurdo, mas usa um sistema na ponte diferenciado(do tipo Floyd Rose) que é mais complicado de utilizar(tem um tópico fixo aqui no fórum de guitarras sobre isso):
Cort X-6: Cerca de 700 reais(comprei a minha por 1000, mas valeu a pena ^^)
ou
Cort X-11: Cerca de 1000 reais (igual à x-6, só muda o acabamento ou a pintura).


Amplificadores:
Laney LV-100: Cerca de 950 reais. Muitísimo bom!
Laney LV-200: Cerca de 1300 reais. Custo/benefício menor que o anterior.
Meteoro Nitrous GS 100: cerca de 700 reais! Amplificador legal também!
tem também os Laney TF, que são exatamente os LV só que com a carcaça diferente(era o modelo anterior a este, mas a única diferença é a carcaça mesmo) Você pode achar um TF-300: 120w, 1 falante de 12", 3 canais(1 limpo e 2 overdrives), loop de efeitos, Válvula no pré, por 1300 reais! Usado, com certeza, mas vale muito à pena! Tem também o TF-300 twin, que é igual ao TF-300 só que com 2 alto-falantes de 12", o que causa mais pressão sonora(e não potência!!).

Pedais:
Não compre pedais agora!
Opte mesmo por amplificador e guitarra, depois você vai comprando os pedaizinhos.

Agora vou te da um conselho que todos aqui concordam:
Persista em comprar um amplificador melhor primeiro, pois ele é a parte principal do timbre do guitarrista! Não é a guitarra como muitos acham!


Eu compraria o laney TF-300 twin usado e a shelter sx SST-62(sou fãnzasso de guitarras tipo stratocaster), isso daria cerca de 1800 reais mas valeria muito à pena: Você teria uma guitarra ótima para 'tuná-la'(melhora-la) e um amplificador sensacional!

Eu acho que tudo que eu disse aqui é um reflexo do que todos do fórum dizem, é uma opinião geral!

Aliás, eu estou falando de um jeito como se eu soubesse alguma coisa de guitarra, que coisa!

\o/
Boa sorte e seja brasileiro(roube, mate, trapaceie, cague mas não nunca desista! huheuehuehuhe)

Ah, e Welcome to the Jungle \m/

LeandroP
Moderador
# set/07
· votar


eusourei

Pega uma Fender Squier Mexicana (com um captador de bobina dupla na ponte). Essa guitarra não é top, mas é muito versátil e bem construída. O preço também tá dentro do que pretende gastar.

O amplificador pode ser o Meteoro Nitrous Drive (Nitrous GS 100). Este ampli possui dois canais (clean/drive) e um reverb. São 100 watts em 2 falantes de 10".

Essa brincadeira custa aproximadamente R$ 1.500,00 (a guita e o ampli).

Desencane de pedais por enquanto. Eu toquei um show inteiro só com uma guitarra e este ampli. Não vou dizer que não faltou nenhum efeito, mas deu pra me virar na boa.

Com a diferença (R$ 100,00) você compra um ou dois cabos de 5 ou 7 metros.

LeandroP
Moderador
# set/07
· votar


B.Frusciante

Acabei recomendando o mesmo que você.


eusourei

Aê cara, tá fácil!!!

Tio Frank
Veterano
# set/07
· votar


eusourei

Eu nunca gostei de Squiers. Se fosse nessa faixa de 1000 por uma strato com singles, eu te aconselharia a Condor GX40(ponte tremolo) e 50(ponte tipo wilkinson). Só que pro seu estilo eu passava pra uma Les Paul, que seria a Condor CLP II. Lógico, você consegue tocar oque quiser com a guitarra que quiser, vai do seu gosto e preferencia.

Amplificador eu não entendo muito, dai tem que ver com outras pessoas do forum, mais na faixa de 400, 600 você não encontra algo muito potente e de qualidade. Como você vai deixar de lado o pedal ou pedaleira, seria bom pegar um ampli que tenha bom timbre de distorção. O Staner Kute 25 é legal, mais você deve testar pra ver se gosta.

Eu sempre quis mexer num Onner, se puder ver esses amplis, eles tem varios efeitos no própio amplificador. Mais eu não posso te falar nada sobre eles. Fora que os preços são bons

Tio Frank
Veterano
# set/07
· votar


esse ampli( http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=284905 ) mais a Condor CLP II eu acho que ficaria legal pra começar.

eusourei
Veterano
# set/07
· votar


Pô, muito obrigado todo mundo. Que baita ajudaça que cês me deram, e em tão curto tempo!

@B.F.

Que que tu acha melhor prum punk, Les Paul ou Strato?

@LeandroP.

Como eu identifico se a Squier é mexicana ou não? E pelos preços dados pelo B.F. aí em cima eu presumo que essa guitarra esteja uns 800 reais?

Esse amp parece bom, tá uns 700 né?

@TylFrank

Eu acho bonita as Strato. Apesar disso eu gosto muito também das LP! Você acha então que pra esse som é melhor uma Les Paul?

Vlw pela ajuda!

axleWs
Veterano
# set/07
· votar


eusourei

pra punk rock, les paul é a indicada, mas vale lembrar que vai de vc, gosto é gosto

LeandroP
Moderador
# set/07
· votar


eusourei

A guita custa em média o mesmo preço do ampli (700 ~ 800). Se for pagar a vista, dá pra conseguir um descontão. Exija o desconto e evite levar brindes, porque quase sempre o vendedor empurra um cabo "qualquer nota" e umas palhetas que vem di grátis nos encordoamentos.

Não compre a Squier Bullet ou Afinity... não presta!

Eu acho a Les Paul uma guitarra muito bonita, porém esta guitarra exige muito mais cuidados do que uma strato, principalmente no headstock (frágil). Além das outras peças de reposição custar mais caro também. Talvez não seja uma boa iniciar com uma guitarra assim, ou com ponte Floyd Rose. Isso não é uma regra, é uma opinião pessoal.

eusourei
Veterano
# set/07 · Editado por: eusourei
· votar


Pagando a vista será que eu consigo uns 10%?

Acho que a LP é o mlhor pra mim. Eu só sinto ela não ter a Tremolo Bar, que eu acho que dá um charme pra guitarra...

Acho que esse negócio de ser frágil e tal nem tem tanto problema, pq eu já toco violino, que é bem frágil também.

E se eu quiser varias um pouco? Tocar uns rocks brasileiros, tipo J-Quest e essas coisinhas(sem ofensa a quem gosta, só to generalizando =D), a LP serve também? Em geral, emo tem o omesmo som que hardcore? Afinal emo vem de Emotional hardcore... Tem algum lugar que eu posso achar os equipamentos usados pelas bandas?

Vlw pela ajuda!

MANFREDINI
Veterano
# set/07
· votar


Henrique S.
1 mol de CLP2 ahuahauha

MANFREDINI
Veterano
# set/07
· votar


emo vem de Emotional hardcore...
ERRADO! emo = Eu Me Odeio

SuperGeo
Veterano
# set/07
· votar


eusourei
tens que lembrar que a maior parte das stratocasters vêm com três captadores 'single', enquanto o ideal para hardcore seriam humbuckers.
Se vc quer pegar uma guitarra e sair tocando, melhor ficar com as les Paul e SGs.

LeandroP
Moderador
# set/07
· votar


eusourei

Dá pra mandar qualquer som com uma Les Paul... é uma pena mesmo não ter um trêmulo, mas...

Já que escolheu uma Les Paul, procure também um suporte pra apoiar ela. A maioria dos acidentes com o headstock da Les Paul acontecem quando o cara deita a guitarra... mas se você toma esses cuidados, tudo bem.

Sobre emo, é o seguinte: se ema é um bicho, emo é uma...

(brincadeira)

LeandroP
Moderador
# set/07 · Editado por: LeandroP
· votar


Pra fazer uma brincadeira com seu nick

http://www.aoreidosvioloes.com.br/

Tio Frank
Veterano
# set/07
· votar


eusourei

dica pro forum: pra destacar os nomes, clica no nick que fica aqui do lado <-- que é bem mais facil ^^

agora sobre a guitarra. oque o LeandroPanucci eu acho que não faz muita diferença. Se você cuidar bem da guitarra, sem apoiar o peso dela sobre o braço(leia-se econstar na mesa e similares) e tal, você consegue conviver bem com uma Les Paul. A diferença do timbre das duas é que a Stratocaster tem um timbre agudo e estalado, a Les Paul tem um timbre mais grave e fechado. Você testa e ve oque gosta mais.

Não sei como saber se uma Squier é mexicana ou não. Eu nunca me importei da origem das guitarras. É oque você gostar, não importa se veio da Itália ou dá Indonésia. Não importa pelo nivel de guitarra que você vai pegar. Fora que se eu fosse você eu não pensava em Squier agora.

B.Frusciante
Veterano
# set/07
· votar


eusourei
Procure sobre a SG também, pois tem um timbre parecido com o da les paul e está a um preço legal com o case na internet!

Segue aí dois links do mercado livre dessa guitarra que eu estou dizendo:
R$ 830,00 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-62281224-guitarra-sg-shelter-br aco-colado-com-case-o-sucesso-voltou-_JM
R$ 740,00 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-61798428-guitarra-shelter-sx-sg -com-estojo-cabo-palheta-jacmusic-_JM

O case ajuda muito heim?

eusourei
Veterano
# set/07
· votar


Como que se quebra um headstock? oO Acho meio estranho de acontecer... O Braço racha?

Bom, to me convencendo pro caminho das Les Paul acho que aquela Condor CLP 2 mais o Meteoro Nitrous Drive é uma boa pedida, tanto pela qualidade quanto pelo bolso.

Mais uma coisinha, alguém sabe um site pra eu pesquisar preços de guitarras? Até hoje eu não achei um completo, com vários modelos e preços rasoáveis, porque ter que ir na loja toda vez que quer se saber um preço, é foda...

Mickey Mouse IV
Veterano
# set/07
· votar


Squier California e Epiphone Special não valem a pena.

Justifique.

Tenho um bom conhecimento de guitarras e equipamentos,e testei a guitarra. Ai eu gostei. E foi barata.

Agora me fala porque você não gostou. Já ouviu ou testou uma?

eusourei
Veterano
# set/07 · Editado por: eusourei
· votar


B.Frusciante

O problema é que eu acho essa guitarra(a SG) feia =/ Aqueles chifrinhos ali não me inspiram...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Primeira Guitarra, Não sei meu estilo