Não sei se são as tarrachas, o nut ou sei lá o que.

    Autor Mensagem
    Les Guitar
    Veterano
    # set/09


    Comprei uma Shelter California Standard com humbucker na ponte semana passada, e desde começei a tocar nela, nos primeiros dias notei que a corda sol estava desafinando muito após bends. Agora começei a notar que além da sol, a si esta seguindo o mesmo caminho.

    Quando só desafinava a sol eu dava uma alavancada e voltava ao normal, mas com a si não tá funfando as alavancadas.

    O nut veio mal lixado e acho que é de plástico.

    As tarrachas, acho que não é, pois como a strato só tem 21 trastes, tem uns solinhos que eu puxo um bend na 21 da mizinha pra imita a 22 e não desafina, fazendo bends nas outras cordas fora a sol e a si também não desafina nada.

    Quanto à regulagem não levei em um luthier, só levarei pra trocar as cordas quando estas gastarem. Meu professor "checou" ela na aula e as oitavas tão fmz.

    Aberto a respostas haha vlw

    Symptom
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Aperte os parafusos da tarracha, lubrifique o nut com grafite, LEVE NUM LUTHIER, e não espere milagres de alavancadas com esse equipamento.

    GuitarHome
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Les Guitar

    Leva a guitarra pro Luthier sem dúvidas, é a primeira coisa que devemos fazer ao comprar uma, independente se é Fender, Gibson ou se é uma Eagle etc. Pode ser apenas problema de regulagem.

    O que eu recomendo e ao levar pro luthier pedir para ele colocar um nut de osso que é barato e o da sua guitarra é de plastico.

    thegreen-eyedmonster
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Les Guitar

    Eu tenho uma Shelter, só que California Special, e é muito boa. Muito bom o custo-benefício. Só que uma coisa é certa, as tarraxas e os caps são ruins. Troque-os. Ah, o nut também troca, mas depois de um tempo.
    troque primeiro os caps e as tarraxas...

    flw

    GuitarHome
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Ah, o nut também troca, mas depois de um tempo.
    troque primeiro os caps e as tarraxas...


    Mais facil troca o nut logo porque é algo muito barato e que tem grande influência se for de baixa qualidade.

    Les Guitar
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Symptom
    Aperte os parafusos da tarracha,
    Os parafusos que tu fala é aquele pequeno encima da tarracha?

    Symptom
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Aperta todos os parafusos que existem nas tarrachas, principalmente o que fica no "meio" da borboleta

    Les Guitar
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Symptom
    Sim esse que eu me refiro.

    Sobre o nut, quando um luthier cobra peço serviço?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Les Guitar
    Para que uma guitarra de ponte tipo "vintage" funcione relativamente bem é necessário que a mesma tenha uma pestana bem confeccionada, em material de qualidade (osso, latão ou fibra-de-carbono), que seus sulcos sejam lubrificados com grafite em pó, que a ponte esteja muito bem regulada, com as 5 molas novas e de qualidade, que os parafusos de fixação estejam lubrificados com vaselina sólida, bem com os "abaixa-cordas". Ademais, as tarrachas devem estar apertadas e as cordas colocadas corretamente nelas (laceadas, sem "ebôlos" e tem que puxar as cordas quando afinar, repetindo essa operação até a estabilização da afinação).
    Abç

    Les Guitar
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Hmm valeu cara, acho que o problema é no nut mesmo, quando for trocar o encordoamento por um D'addário (meus favoritos) vou mandar trocar o nut.

    Mais uma pergunta, agora sobre o grafite em pó, tem que ter alguma frequência certa pra lubrificação, tipo a cada semana, por exemplo?

    NFA_METAL
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Les Guitar


    Mais uma pergunta, agora sobre o grafite em pó, tem que ter alguma frequência certa pra lubrificação, tipo a cada semana, por exemplo?

    A cada troca de encordoamento ou a cada vez que vc sentir esses sintomas de desafinação....

    Les Guitar
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Consegui estabiliza um pouco mais a afinação, apertei todas as tarrachas e melhorou um pouquinho.

    lindoso
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Les Guitar
    Essa sua guitarra é a mesma da minha (shelter california standard)

    Achei ela legal pra mim que sou iniciante, e ir fazendo upgrades gradativamente, ultimamente to planejando trocar o seu nut por um de bronze, e o seu escudo por um da cor tortoise(depois planejo trocar os string trees, e mais tarde os captadores, to pondo por ordem de mais barato pro mais caro), creio que ficara muito legal!

    mas tu tem certeza que ela tem somente 21 casas?a minha tem 22, e é a california standard

    Pra você estabilizar mais ainda a afinação, em vez de trocar o nut por um de latão/osso, troque por um roller nut, eu acho que estabilizaria ainda mais a afinação

    Vlw!

    Les Guitar
    Veterano
    # set/09
    · votar


    lindoso
    A sua tem humbucker na ponte?

    Sim tem 21 trastes, eu contei rs. Tipo eu acho que é California Standard, no headstock tem aquele Shelter USA e embaixo tá escrito pequeninho "California Standard"., até porque a ultima marcação tá no ultimo traste, e é casa/traste 21.

    Ó umas fotos pra ve se é igual a sua (tirando a cor.)

    Guitarra

    http://img42.imageshack.us/gal.php?g=guitarra001k.jpg

    Headstock

    http://img12.imageshack.us/gal.php?g=guitarra001.jpg


    Olha no headstock o "California Standard".

    Mas realmente tem 21 trastes cara.

    lindoso
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Les Guitar
    Sim, a minha tem o humbucker, mas tem 22 casas
    Eu acho que a sua deva ser uma versão mais antiga, o headstock da sua é identico a da minha, tendo só uma diferença no gancho(o gancho da minha é mais fundo)

    Uma foto da minha guitarra(a cor também é a mesma da minha, mas a minha tem um humbucker):
    http://www.habro.com.br/sites/shelter/imagens/SCALSTDW4_VW_SSS_amp.jpg

    Les Guitar
    Veterano
    # set/09
    · votar


    lindoso
    Sei não meu, essa guitarra não é usada. A quanto tempo vc comprou a sua?

    Les Guitar
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Outra coisa que eu notei. A tua no headstock é que nem a da foto da Habro, só escrito Shelter, ou é que nem a minha, com o Shelter USA?

    lindoso
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Shelter USA, e embaixo bem pequeno "california standard", comprei ela agosto do ano passado

    estranho,rsrsrs

    Les Guitar
    Veterano
    # set/09
    · votar


    lindoso
    É hahaha.

    Acho que eles mudaram algo nas Shelters e SX, tipo quando eu fui na loja me deparei com uma Shelter SX Nashville, e vi no headstock dela tinha um logotipo diferente, não aquele SX tradicional, é um novo, sei lá não achei no google.

    Mas enfim apertei as tarrachas no máximo e estabilizo mto bem a afinação, aguenta umas 3 músicas tranquila :)

    lindoso
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Les Guitar
    Pois é, fizeram uma atualização recente nas sx, todos reparam, o headstock mudou, sabe-se que sx e shelter são marcas diferentes e independentes, mas a shelter deve ter atualizado também

    nesse caso eles colocaram 21 trastes pra ficar mais vintage, as antigas guitarras stratos tinham até 21 trastes, 22 é mais moderno

    Mas enfim apertei as tarrachas no máximo e estabilizo mto bem a afinação, aguenta umas 3 músicas tranquila

    otimo, o ideal seria tu trocar o nut e os abaixa corda, vai estabilizar mais ainda, ainda vou ver como vai ficar a pegada da minha, vou trocar proximo mês...

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    1o. passo: Quando trocar as cordas da guitarra tem que puxar a porra das cordas com a mão até elas pararem de ceder no headstock. Mesmo assim, no dia seguinte tem que puxar mais até quase arrebentar! hehe

    2. passo: Repita o 1o. passo! heeh

    Pode crer que em 99%* dos casos a ponte, nut e tarrachas estão ok, tá legal, o problema tá na má amarração das cordas no head.

    Abs

    *este número pode variar...

    Les Guitar
    Veterano
    # set/09
    · votar


    MauricioBahia
    aiejiaejaeijaieaeijaeijae

    As cordas eu não troquei ainda, quando eu trocar é o meu professor que faz, no violão quando ele trocou ele fez esse procedimento de puxar a porra da corda hahaah

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/09
    · votar


    Les Guitar

    :-)

    Mesmo as cordas usadas, se você puxar a porra das cordas, elas ainda cedem, é uma desgraça! Essa porra da mudança de temperatura eu acho que altera alguma coisa. Ou seja, sempre que vou tocar eu puxo a porra das cordas e afino! heheheh

    Abs

    Les Guitar
    Veterano
    # set/09
    · votar


    MauricioBahia
    Pior é aqui em porto alegre cara, é úmido no inverno e um calor do cassete no verão, daí não há corda/tarracha/guitarra/ponte que aguente :P

    _bielmaia
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Eu pesquisei e pra não abrir outro tópico, tô com problema parecido...

    Eu tenho uma Giannini Strato, aí com todas as cordas afinadas, eu começo a tocar, dou alguns bends e depois de um tempo, a corda sol começa a desafinar, e desafinar MUITO! Tenho que parar no meio da música pra afinar de novo... Eu queria saber se esse problema é por causa das tarrachas (q penso que não seguram a afinação) ou por outro motivo... alguém pode me ajudar?

    overset09
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    _bielmaia

    Não tem segredo.
    Aperte os parafusos de suas tarrachas.
    Dê umas puxadas nas cordas e dpois afine o instrumento.
    Dê mais umas puxadas nas cordas e confira a afinação.

    Quase sempre as cordas estão um pouco soltas (aquelas voltas que as cordas dão nas tarrachas) e aí, qualquer bend modifica a posição dessas voltas, ocasionando a desafinação.

    _bielmaia
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    overset09
    Não tem segredo.
    Aperte os parafusos de suas tarrachas.
    Dê umas puxadas nas cordas e dpois afine o instrumento.
    Dê mais umas puxadas nas cordas e confira a afinação.

    Quase sempre as cordas estão um pouco soltas (aquelas voltas que as cordas dão nas tarrachas) e aí, qualquer bend modifica a posição dessas voltas, ocasionando a desafinação.


    Vou tentar fazer isso hoje... é que achei estranho acontecer porque eu já estava tocando de boa, e não afinava tanto assim... Aí do nada deu essa desafinada...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    _bielmaia
    Para que uma guitarra de ponte tipo "vintage" funcione relativamente bem é necessário que a mesma tenha uma pestana bem confeccionada, em material de qualidade (osso, latão ou fibra-de-carbono), que seus sulcos sejam lubrificados com grafite em pó, que a ponte esteja muito bem regulada, com as 5 molas novas e de qualidade, que os parafusos de fixação estejam lubrificados com vaselina sólida, bem com os "abaixa-cordas". Ademais, as tarrachas devem estar apertadas e as cordas colocadas corretamente nelas (laceadas, sem "ebôlos" e tem que puxar as cordas quando afinar, repetindo essa operação até a estabilização da afinação).
    Abç


    _bielmaia
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    overset09

    Não tem segredo.
    Aperte os parafusos de suas tarrachas.
    Dê umas puxadas nas cordas e dpois afine o instrumento.
    Dê mais umas puxadas nas cordas e confira a afinação.


    Funcionou, valeu!

    Mauricio Luiz Bertola
    Para que uma guitarra de ponte tipo "vintage" funcione relativamente bem é necessário que a mesma tenha uma pestana bem confeccionada, em material de qualidade (osso, latão ou fibra-de-carbono), que seus sulcos sejam lubrificados com grafite em pó, que a ponte esteja muito bem regulada, com as 5 molas novas e de qualidade, que os parafusos de fixação estejam lubrificados com vaselina sólida, bem com os "abaixa-cordas". Ademais, as tarrachas devem estar apertadas e as cordas colocadas corretamente nelas (laceadas, sem "ebôlos" e tem que puxar as cordas quando afinar, repetindo essa operação até a estabilização da afinação).
    Abç

    Não sabia que tinha que puxar as cordas pra afinar... valeu pelas dicas!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Não sei se são as tarrachas, o nut ou sei lá o que.