Manifesto , Forum de Guitarras está Decaindo

Autor Mensagem
Dogs2
Veterano
# jul/07
· votar


Mas o Vern (Alan) tá certo

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jul/07
· votar


r2s2
Concordo em boa parte contigo, na maioria talvez. Alias, concordo que muita gente não tem nem noção quando comenta essas coisas.

Mas tb acho, como usuário, que especialmente essas comparações de instrumentos já deram no saco. Mais tarde eu vou pensar no que fazer, mas definitivamente não vamos reinventar a roda. Pode ajudar até a diminuir essas comparações inúteis, mas não vai mudar nada radicalmente.

E concordo em 100% com o Vern. Não gostou, não posta.

Abraços.

Raizen
Veterano
# jul/07
· votar


Acho que já está na hora do pessoal parar de postar videos deles tocando músicas e nolugar contribuir com lições para o pessoal. Seria de mais valia para o coletivo.

Quebradinho
Veterano
# jul/07
· votar


TheChaosSpirit

concordo plenamente com vc.

os guitarristas(se é que são) estõ mais preocupados em comprar instrumentos do que aprender a tocar,aprender,que é bom,nada.

r2s2
Veterano
# jul/07
· votar


Alan_Domingues
Não gostou do tópico não posta, quer ajudar ? Poste algo útil. Pronto, solução simples, não precisa ficar debatendo.

Não entendi, vc concordou comigo ou não? Se não, froga-se... \o/

Christhian
Concordo em boa parte contigo, na maioria talvez. Alias, concordo que muita gente não tem nem noção quando comenta essas coisas.
Mas tb acho, como usuário, que especialmente essas comparações de instrumentos já deram no saco. Mais tarde eu vou pensar no que fazer, mas definitivamente não vamos reinventar a roda. Pode ajudar até a diminuir essas comparações inúteis, mas não vai mudar nada radicalmente.

Cara, passei a frequentar esse tópico ano passado, e sempre vi isso. Aliás, acho q sempre foi assim.

Realmente é um saco, mas eu tenho certeza que isso é uma questão bem mais profunda.

Acho que a pessoa quer mostrar que está interessada, que está procurando um item pra comprar, afinal, é como uma menina que liga pra amiga e fica 7 horas ao telefone falando sobre todas as paquerinhas.

Ou seja, é mais interessante discutir, falar sobre, ver o que o outro acha do que só chegar em um tópico antigo e upar ele perguntando algum item específico.

Logo, conclui-se que isso sempre vai acontecer, infelizmente pra quem gosta de um fórum enxuto.

r2s2
Veterano
# jul/07 · Editado por: r2s2
· votar


Christhian

Vai dizer que quando vc está procurando um carro novo pra comprar vc num diz pa todo mundo, e pergunta o que acham e talz?

Ou vc entra num site, lê as especificações, compra o carro e nem sai mostrando pra ninguém?

Duvido, é da nossa natureza isso. Eu mesmo, quando comi a Juliana Paes tirei foto e mostrei pra todos meus amigos, e ainda perguntava se eles achavam ela gostosa. Claro que eu sabia que era, mas era só pra inflar minhas certezas.

Atum Bluesman
Veterano
# jul/07
· votar


Poderia existir 2 fóruns de guitarra, um para os experientes e o outro para os iniciantes.

Mas o que defendo mesmo é uma limpa no fórum, apagar tópicos antigos que além de tomar espaço não trazem resposta nenhuma!! Tem tópico de 3 páginas que no segnudo post já foi desvirtuado, tem um monte de tópicos sem resposta e sem contar que tópicos de 2005 já não tem a mesma realidade de hoje.

r2s2
Veterano
# jul/07
· votar


Atum Bluesman

Fora os que viram chat no meio

Quebradinho
Veterano
# jul/07
· votar


Atum Bluesman

mas aí que ia dar mais confusão,os iniciantes iam entrar no fórum dos experientes acahando que são.

Parceirokid
Veterano
# jul/07
· votar


Olha, estou de acordo com uma reorganização do fórum.
Até hoje eu só fiz um tópico e foi pra perguntar sobre equipamento.
O thiago motta tem razão.. 90% de iniciantes. E pra mim, completam 1% de deuses/semi-deuses da lutheria,
mais 5% de bons guitarristas que ficam postando 'olha aqui a minha versão de Robocop Gay'
ou 'avaliem meu timbre matador copiado de malmsteen/zwylde/slash/seu zé' e mais 4%
de pessoas experientes/comprometidas com o fórum que respondem aos (contáveis nos dedos) tópicos de
dúvida sobre teoria.

Sou novo aqui como podem ver.. nem um mês ainda registrado, mas já ando pelo FCC faz muito tempo.
Não toco nada que preste e realmente precisava de uma indicação sobre equipamento, e o pessoal
do fórum ajudou muito, muito mesmo. E tenho tentado responder com o pouco que sei aos demais.
Acabar com esses tipos de tópico(equipamento/'piadas'/super-repetidos) nao dá. Sabemos.
Pô-los pra escanteio numa seção prórpia quem sabe ajude mesmo. Veremos se na página principal
(re)aparecerão tópicos de utilidade comprovada e aplaudida ou teias de aranha.

Como o TheChaosSpirit disse, o tópico de lutheria é bem sucedido. Porquê?
Pelo compromisso e seriedade dos que respondem, os deuses/semi-deuses da lutheria.
Mas acredito que a criação de algo semelhante para perguntas que envolvem equipamento, por exemplo,
não vai ter a mesma cota de atenção. Criar a lista de equipamentos com suas descrições e reviews
seria ótimo! Mas trás consigo, implicitamente, a frase: Leia e não nos pergunte; está tudo ai.
Mas vai que o cara teima e pergunta. Ninguém responde. Mas vai que alguém responde.. e mais alguém
Dai voltamos ao motivo desse manifesto.

Atum Bluesman, separar da m****. Mesmo que a intenção seja boa. Ou acontece o que o Quebradinho
falou ou, experientes ficam .... experientes e inciantes, desistem.

Volto a afirmar: estou de acordo com uma reorganização do fórum.
Quero poder contribuir e ajudar, como me ajudaram, independente de como o fórum estiver.
Boa sorte pra os que receberem a tarefa.

Não querem mexer? Tudo bem. Sigam o princípio do Alan_Domingues. Simple and Useful.

Raizen
Veterano
# jul/07
· votar


Pra arrumar isso deveriam ter sessCões do fórum que só membros com certo tempo de fórum possam acessar. Então não haveriam posts de iniciantes. no fórum de iniciantes tds podem ter acesso, então logo, quem tiver a boa vontade de ajudar um iniciante ajuda, no caso um veterano que tem acesso ao fórum que os iniciantes não tem.

Gasparzim
Veterano
# jul/07
· votar


Concordo que esse fórum já foi melhor (já fui cadastrado com outro nome).
A Busca tem muita coisa boa, mas ultimamente os tópicos estão de péssimo teor.

Sem contar que já foi mais engraçado também. Hoje quando se tem um tópico legal vem um Moderador imbecil e acaba com a graça (não são todos, a minoria inclusive).

Também tem a febre que atingiu os usuários daqui, e de todos os fóruns que participo, de só querer receber (baixar) e não trazer coisas novas. Coisas simples porém importantíssimas como um simples texto falando sobre um guitarrista. Coisas que não contrariam as regras do fórum e enriquecem bastante o mesmo.

Bom é isso. Mas eu continuo aqui, pois gosto muito do fórum.

LuizJu88
Veterano
# jul/07
· votar


Acho legal dar uma limpada geral nos tópicos mesmo, ja ajudaria bastante.
A ideia de centralizar os reviews num só tópico parece boa também, eu mesmo ja enviei um da minha LTD e estou pra atualizar ele assim que tiver tempo.
E não tem como não concordar que o número de tópicos iguais e inuteis esta crescendo e começando a encher o saco, já vi vários tópicos bons e interessantes sumirem para dar lugar a coisas completamente sem sentido ou que poderiam ser resolvidas facilmente pesquisando em tópicos anteriores(nem tão antigos assim).
E na verdade, acredito que não foi o forum que piorou, pra mim continua o mesmo(teve até melhorias), o que pode ter piorado é o povo que o frequenta =]

Homem Cueca
Veterano
# jul/07
· votar


Putaquepariu galera...como voces conseguem fazer tão pouca merda feder tanto?!


Oloco...pessoal precisa é parar de se preocupar com coisas fúteis e ir tocar guitarra...

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jul/07 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
· votar


TheChaosSpirit

Fora os novatos que criam tópicos inúteis... sem contar que não usam a BUSCA nem embaixo de porrada. Tópicos repetidos e inúteis deveriam ser fechados sem aviso.

As JAM´s ficaram banais também... nos últimos meses não li mais nada que pudesse agregar algum conhecimento sobre guitarra.

O que resta? Entrar nos tópicos bobos e postar besteiras. Ando assistindo mais vídeos de comédia aqui do que vídeos sobre guitarra ou guitarristas.

Sobre ZOOM505II tem trocentos milhões de tópicos... esses dias apareceu mais um...

Tirando os ótimos sons que alguns andam postando... o FCC anda falido.

A molecada ao invés de pensar em estudar, treinar técnica... não, preferem comprar a Condor / Strinberg da semana ou perguntar se com uma porra de um EMG em sua Golden vai tirar o som do Zakk Wylde... não, não vai tirar FDP...

Triste...

luiz_sjrp
Veterano
# jul/07
· votar


O problema são os novatos.... Acabem com eles.... Ehhh, nóis!!!!

luiz_sjrp
Membro Novato


:/

Snakepit
Veterano
# jul/07 · Editado por: Snakepit
· votar


Mas vcs reclamam de mais! Já detonaram aqui tópicos de:

- Comparação de equipamento
- Dúvida de qual equipamento comprar
- Indicação de equipamentos
- Vídeos de guitarristas famosos
- Vídeos de musicas tocadas pelos usuários, covers ou não
- Testes de timbre dos usuários
- Que viram chat
- Sobre a a vida dos guitarristas

Afinal, o q sobrou? O que vcs querem? Só teoria? Não existe praticamente mais nada de novo pra se discutir sobre teoria aqui, tem tudo na busca, e quando alguem pergunta algo todo mundo xinga e diz novamente USE A BUSCA pro cara.

Sinceramente, se vcs acham que tudo isso é tão ruim fechem o fórum de uma vez e deixem só essa maldita busca pra quem quiser usar...

Quem faz o forum é agente, não os moderadores. A única coisa que eles podem e devem fazer é terminar com as brigas e banir os malditos multis. Os resto é com agente.

froggy
Veterano
# jul/07
· votar


froga-se
meu nick virou verbo?rs

froggy
Veterano
# jul/07
· votar


concordo com o Vern.

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


r2s2

Pois é, eu também tenho essa impressão, de que o cara muda e acha que foi o fórum que piorou.

Snakepit

Eu vejo muita gente falando coisas do tipo "parar de discutir sobre equipamento e ir tocar". Caramba, discutir sobre equipamento é divertido, e é INFORMATIVO. Trocam-se INFORMAÇÕES. Tópicos que viram bate-papo são divertidos, porque servem como troca de EXPERIÊNCIAS. Testes de timbre e videozinhos são divertidos porque o cara recebe CRÍTICAS e OPINIÕES. Isso não quer dizer que o cara não esteja tocando, mas é meio óbvio que o cara não toca no FCC, toca no boteco, no quarto, no banheiro, seja lá onde for.

Se for seguir essa idéia do "parem de discutir X e vão tocar", não precisa nem ter fórum. Uai, fórum para quê? Vai tocar. Dúvidas teóricas? "Pergunte para o professor".

Além do mais, como você bem lembrou, quem faz o fórum não são os moderadores.

r2s2
Veterano
# jul/07 · Editado por: r2s2
· votar


Bog
Caramba, discutir sobre equipamento é divertido, e é INFORMATIVO.

Mas teve um tópico que o chat era assim:

O Steve Vai usa cordas .06 pra não quebrar as unhas

ahuehauehuaehuaehuae, e não faz chicken picking pra não gastar o esmalte

ahuehau4ehuaheuaheuaheuhauehauehauehuaheuaheu, e usa alça de couro pq gosta de levar couro nas costas.

Aí fica chato, concorda? Acho que assim não contribui em nada.

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


r2s2

Bom, é, assim não mesmo. Mas é o preço a se pagar por ter um fórum livre, onde moleques de 14 anos fazem seus comentários engraçadíssimos sobre a sexualidade dos guitarristas ao mesmo tempo em que tiozões fazem suas declarações de amor ao rock'n roll e um guri de 11 anos quer aparecer jurando que vai comprar uma Gibson Les Paul 1959 Gold Top.

Acho que as pessoas têm interesses diferentes, e por isso que qualquer fórum de Internet PARECE uma grande bagunça sem sentido. Alguns esperam discussões sérias sobre teoria e técnica. Outros querem informações sobre equipamentos. Outros procuram exercícios para iniciantes. Outros querem fazer piadinhas/declarações de amor sobre o guitarrista que mais gosta. Uns querem só bagunçar mesmo. Não existe um consenso, um único tipo de perfil por aqui, e parece que algumas pessoas não querem respeitar isso. O raciocínio é: os tópicos que não batem com os meus interesses são uma porcaria e não deviam existir. Que se danem os que têm interesse por isso.

É mais ou menos como uma democracia. Se você não gosta do fulano, não vota nele. Mas se existe um número suficiente de pessoas votando nele, ele será eleito, goste você disso ou não. Ou seja, se existem tópicos "bobos", é porque existem pessoas o suficiente com interesse em participar deles. Por que você acha que tópicos do tipo "eu amo o Slash" rendem 11 páginas enquanto um tópico com uma música inédita minha - ou mesmo do Christian, que é 140 vezes melhor que eu - nunca passa de 1 página? Porque as pessoas se interessam pelo Slash, e não por mim. É assim que funciona.

Claro, se fosse uma minoria atrapalhando os interesses da maioria, essa minoria seria naturalmente expurgada. Mas não é o que eu vejo aqui. Pelo que eu noto, a maioria do fórum de guitarra é mesmo formada por uma gurizada. E mesmo alguns que se consideram "sérios" ainda fazem tópicos do tipo "vamos parar de comprar equipamentos e praticar", imaginando que estão tratando de um assunto novo ou oferecendo uma grande contribuição.

Ok, como o fórum de guitarra meio que explode em tamanho, poderia sim ser dividido, como de fato já é dividido - amps de guitarra e pedais de guitarra são discutidos em fóruns diferentes. Mas ainda assim, sempre vai ter algum moleque interessado em saber quantas notas por segundo o guitarrista fulano consegue tocar. Outras "burocracias" poderiam ser aplicadas, como regras diferentes, ferramentas para o criador de um tópico controlar as respostas, mais moderadores e coisas do tipo. Mas vale lembrar que burocracia demais só funciona mesmo é no Japão, heheha

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


r2s2

BTW, acho que TODOS os fóruns mais "populares" dos quais eu participei eram assim caóticos, sempre foram. Por exemplo, tente imaginar a diferença de uma lista de discussão sobre "Programação em Java" e uma sobre "Dependable Computing". Ou a diferença entre um fórum sobre Futebol (brigas constantes), um sobre Kendo (cheio de piazada que sonha com lutas de espada) e um sobre golfe profissional.

Snakepit
Veterano
# jul/07 · Editado por: Snakepit
· votar


Bog
Se for seguir essa idéia do "parem de discutir X e vão tocar", não precisa nem ter fórum. Uai, fórum para quê? Vai tocar. Dúvidas teóricas? "Pergunte para o professor".

Exatamente isso que eu quis dizer no meu post. Meus topicos preferidos são sobre guitarristas, principalmente com vídeos do You Tube. Adoro assistir e conhecer artistas novos, independente de estilo, e esses tópicos são excelentes pra isso. Esses dias conheci o Jeff Beck por causa de um tópico desses. Agora vão querer reclamar disso? Aff...

E mesmo alguns que se consideram "sérios" ainda fazem tópicos do tipo "vamos parar de comprar equipamentos e praticar", imaginando que estão tratando de um assunto novo ou oferecendo uma grande contribuição.

O que essas pessoas não entendem é que 99,9% das pessoas que frequentam esse fórum são e sempre serão amadores, e não profissionais que devem saber todas teorias de tras pra frente e praticar 15 horas por dia.

Tocar guitarra antes disso é um estilo de vida, e as pessoas adoram além de tocar na guitarra adoram discutir MUITO sobre o assunto, sobre músicos e musicas favoritas, instrumentos, pedais, timbres, etc. Mesmo que não tenha grana pra comprar tudo. Esses dias criei um tópcio falando sobre o Fender Twin. Eu não tenho grana pra compra-lo agora, mas qual o problema, assim já sei mais sobre ele e a vida continua.

Se não gosta, não entra no tópico. Antes de ficar reclamando, faça sua parte, crie tópicos então sobre teoria ou sobre o que te agrade, e por favor, boicote os tópicos que não goste, simplesmente não entre nem poste nele chingando quem o criou.

Quebradinho
Veterano
# jul/07
· votar


Snakepit

concordo com vc.

Quebradinho
Veterano
# jul/07
· votar


Stíqui!!!!!


hahahaha(desculpem a ignorância)

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


Snakepit

É, por incrível que pareça, eu também não conhecia o Jeff Beck. Aliás, como metal não é a minha praia, eu nem sabia que o nome daquele "cara com a guitarra de zebrinha" era Zack Wylde, hahaha

Pois é, acho que o problema é mesmo que guitarra une interesses diferentes, desde os que encaram como profissão, até os que encaram como arte pura, passando pelos que simplesmente se divertem com isso. Esse lance dos equipamentos é polêmico, mas realmente deve ter a ver com o fato de que o fórum de guitarra concentra tudo. Seria como colocar para discutir no mesmo lugar os moleques que gastam 3000 por ano fazendo upgrade no computador com administradores de banco de dados Oracle e defensores do Linux (é tudo computador). Ou o fórum dos fanáticos por tunar carros junto com amantes de Fórmula 1 e aqueles doidos que ficam montando motores em casa (é tudo carro).

Hmmmmmmmmmmm... Pensando aqui o que aconteceria se quebrassem o fórum de guitarra em 3... Provavlemente o de "Teoria, Prática e Exercícios" seria menos movimentado que o "Divulgue Suas Músicas'.

John_Metal
Veterano
# jul/07
· votar


Todo fórum é assim..
Eu participo de um sobre Linux..mesmo que tenham 1073127431! de tópicos falando como instala um programa, todo dia tem um que pergunta como eu faço isso?

É lógico que quem frequenta os fóruns são os que não sabem, se soubessem não precisariam tanto assim..
Agora os que sabem devem ficar ali para ajudar os que não sabem, essa é a 'filosofia' Linux.
Lá também é uma zona..mas a gente se diverte, brinca..e tá tudo certo.
Temos regras que devem ser seguidas e tal.
Sempre tem posts muito legais que dão boas discussões.Aprendi muiito lá!
E mais...tem uma apostila sobre linux que é indicada para indicada para iniciantes(na verdade tem 3 níveis).Sempre quando chega alguém postando a gente pede pra ele ler..Eu li e quase nunca posto dúvidas lá, só respondo ou posto problemas mais 'cabeludos'.
Podia ter algo assim aqui também.


Eu fiz minha conta aqui não tem nem 1 mês!(odiei esse nick que fiz...)
Eu queria saber qual guitarra comprar(ainda não comprei...).
Como eu não entendo muito disso eu perguntei.
Poucos me responderam, se tivesse um tópico com as guitarras separadas por preço, com links pra reviews delas seria muito mais fácil.

Bloquear postagens de membros novatos ou separá-los dos veteranos pra mim não ajudaria em nada e só serviria pra 'espelir' novos membros.
E o fórum fecharia..

Eu li bastante nesse fórum essas ultimas semanas, quase não postei mais li bastante. Aprendi bastante sobre pedais num tópicos que falava muita coisa.
Sei como trocar cordas de pontos floyd rose( eu nem sabia esse nome!)
E nem tenho guitarra ainda!

Então eu acho que o fórum não perdeu o seu 'significado'.

rafaelcds
Veterano
# jul/07
· votar


Que outros foruns bons de guitarra ces recomendam?

John_Metal
Veterano
# jul/07
· votar


É quase como entrar numa loja e perguntar pela concorente...

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Manifesto , Forum de Guitarras está Decaindo