qual a real função da madeira na GUITARRA

Autor Mensagem
Slash_1989
Veterano
# mai/07


eu tenho uma duvida sobre madeira. vcs podem dizer que certa madeira deixa o som de certo jeito, mais encorpado, mais "brilhante" etc...
eu concordo com isso, soh que no caso do violão q eh importante por causa da caixa de ressonancia; mais na guitarra? vc toca a nota, ela vibra o ar, o captador pega a vibração, passa prum pre-amp, q passa pro amp... onde entra a madeira nisso????

zaqueu_grunge
Veterano
# mai/07
· votar


Slash_1989
a densidade da madeira influi bastante. agora como, não sei te dizer heheh

bluesykid
Veterano
# mai/07
· votar


eu ACREDITO q o captador capta(redundancia...é até poético! xDD) o som q vibra a madera da guita. E nessa de passar pela madera, a onda sonora é modificada pelo meio(madeira) dando assim o timbre tão apreciado(tagima, fender, gibson...) ou mto depreciado(tonante, jennifer...).

Guitarrist
Veterano
# mai/07
· votar


Slash_1989
Amigo, vc precisa fazer uma pesquisa mais apurada. A questão de madeira é ABSOLUTAMENTE FUNDAMENTAL!!!!!!!!!!

Alder, Mahogany, Basswoody, Ash, proporcionam timbre absolutamente diferentes.

Aqui mesmo no FCC, vc vai achar as respostas que necessita no Busca. Aliás, mesmo sendo a mesma madeira, dá diferenças quanto a qualidade da madeira. Exemplo, uma Epiphone de mogno, nunca vai ser uma Gibson de mogno, por conta da qualidade da peça selecionada e do tempo de secagem a qual esta peça foi submetida.

Blackus
Veterano
# mai/07
· votar


bom, imagina uma guitarra só com ferragens, cordas e captação

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


bluesykid
não, o captador NÃO pega o som da madeira. ele é MAGNÉTICO, ele pega o som da corda, que é de metal. ele não é um captador acustico.

Slash_1989
vc toca a nota, ela vibra o ar, o captador pega a vibração,
a corda só vibra por que ela tá esticada, certo?

pense assim: se a corda estivesse solta, sem esticar, não sai som. óbvio. mas se ela estivesse presa a uma guitarra feita de borracha, ela poderia vibrar. mas a vibração seria absorvida pela borracha, e o som sairia muito abafado, e curto (pouco sustain).

a madeira "segura" a vibração da corda por um tempo (e isso varia com a densidade da madeira, como disseram nossos colegas), e então o captador capta (sic) a vibração DA CORDA.

cada tipo de madeira segura a vibração de um jeito diferente, e isso dá mais agudo, mais grave, mais sustain.
existem algumas gutarras de outros materiais, mas a madeira ainda é a mais utilizada, creio que tenha o melhor desempenho.

conclusão: o que dá o som não é a corda, mas o CONJUNTO corda, madeira (braço e corpo), tarrachas, ponte, pestana, etc.

sacou?

Slash_1989
Veterano
# mai/07
· votar


obrigado kiki, ajudou mto!


obrigado aos demais tb!!!

Rapha_krust...
Veterano
# mai/07
· votar


Slash_1989
para de escutar slash e vai estudar...

\o/

LeandroP
Moderador
# mai/07
· votar


Slash_1989

O som que sai do amplificador não é apenas o som que o captador "pega" das cordas, mas de todo o corpo do instrumento. É por isso que algumas guitarras têm mais sustentação, mais massa sonora que as outras. É uma soma de fatores que determinam o timbre do seu instrumento. Na seca, a função da madeira na guitarra é servir de corpo. E quanto melhor o corpo, melhores as possibilidades de tirar um som legal com a guitarra.

Snakepit
Veterano
# mai/07
· votar


kiki

Acho que é isso mesmo, e isso explica pq as guitarras Floyd tem menos sustain que as pontes convencionais, onde as cordas tem mais contato com a madeira.

André_Decathlon
Veterano
# mai/07
· votar


no meu caso é o peso...
eita guitarra pesada viu....

Fernando de almeida
Veterano
# mai/07
· votar


Slash_1989
qual a real função da madeira na GUITARRA

Putz cara eu tenho em algum lugar no meu computador um esquema que achei na net sobre a INFLUENCIA NA MADEIRA NA GUITARRA, tipos de madeira, guitarra sólida, acustica, timres , etc ... Vou ver se eu acho e posto aqui ... Dependendo como for vou colocar em um "tópico oficial" tudo sobre madeira da guitarra ... Vou ver.

Raizen
Veterano
# mai/07
· votar


A madeira é responsável pela sustentação do som, o som que soa depois da palhetada. O primeiro som que você escuta vem dos captadores, o som que permanece vem da vibração que fica na corda e aquele que bate na madeira. Penso assim.

LeandroP
Moderador
# mai/07
· votar


Raizen

Eu também penso assim... faz sentido!

WeslleyGuilber
Veterano
# mai/07
· votar


A madeira com que a guitarra é feita influencia em quase todo o som que sai da guitarra, tanto no que diz respeito ao timbre, quanto no que diz respeito ao sustain. Abaixo, algumas características básicas das madeiras mais utilizadas:

- Mogno (Mahogany): Madeira macia, pesada, com o som "morno", repleto de frequências baixas e médias. Usada nas GIbson e PRS dentre outras.

- Almieiro (Alder): Madeira dura, densa, de som cheio e encorpado, frequências bem equilibradas. É a madeira clássica das fender strato.

- Freixo (Ash): Madeira dura, densa, pesada, porosa, de som estridente. É muito rica em agudos. Foi usada nas primeiras stratos e nas teles. Atualmente é usado nos modelos mais caros da Fender. Som mais bluseiro, na minha opinião.

- Bordo (Maple): Madeira muito densa e dura. Ideal para suportar a tensão das cordas. Por isso é muito utilizada como braço para os instrumentos. É também utilizada como "Cobertura" no corpo dos instrumentos mais caros de mogno (como nas Gibson Standart e Custom, bem como nas PRS), pois além de ser bonita, acrescenta frequências mais altas à sonoridade obscura do mogno. É muito pesada para servir de corpo, mas existem guitarras com corpo de maple. Eu mesmo já tive uma Godin assim.

- Ébano (Ebony): É muito densa, escura, linda, muito brilho, e caríssima, quase extinta no mundo. É usada como escala das guitarras mais luxuosas.

- Jacarandá (Rosewood): madeira escura, densa, de cor marrom, do avermelhado ao quase preto. Sonoridade rica, grave cheio, boa "mordida" em altas frequências e médios aveludados. Madeira muito porosa, usada na escala de instrumentos. Muito cara e rara.

WeslleyGuilber
Veterano
# mai/07
· votar


fonte: http://www.edsontravassos.com.br/equipamento33.htm

Stratomania
Veterano
# mai/07
· votar


WeslleyGuilber

Dúvida: Os captadores apenas passam o som passado pelas cordas, certo? Ou seja, captam a onda magnética (achol que é isso).

Logo, a madeira influi em resposta ao som das cordas, fazendo estas soarem melhor ou pior, certo? (não sou entendido nisso)

Ou seja, podemos ter uma excelente madeira, mas se o captador não for tão bom quanto, boa parte dessa ressonância se perde.

Lá minha dúvida: O que faria mais falta, se tratando de qualidade: a madeira boa ou o captador bom?

Henrique S.
Veterano
# mai/07
· votar


1-Sobre "qualidade":
Não existe madeira boa ou ruim (na minha opinião) cada uma possui propriedades sonoras singulares.

2-Sobre o timbre:
Imagine uma nota (Lá por exemplo), sendo tocada numa frequência de 440Hz, essa é a frequência a qual a corda apenas vibra, quando tocada essa vibração entra em conjunto com o corpo da madeira, vibrando ao todo numa frequência FR (frequência Resultante), essa frequência continuará sendo 440hz mas tera um comprimento de onda (lambda) e Velocidade caracteristico de madeira em madeira, além do que, cada madeira da "maior resposta" para cada tipo de frequência por isso dizemos que "o Ash, o alder, o marupá puxam para o agudo, e o mogno para os medios e graves, e etc."


3- Sobre o Sustain:
Imagine essa mesma frequência (440hz) sendo tocada num instrumento de madeira com maior densidade (o mogno por exemplo), sendo mais denso a onda demora muito mais tempo para se propagar, e assim maior o tempo de vibração da corda.

georginho_gallagher
Veterano
# mai/07
· votar


Slash_1989

toca em qualquer modelo les paul meia boca e depois toca em qualquer modelo strato meia boca e vc vai sacar onde a madeira entra (com todo respeito, claro...)

Rodrigo Yoshida
Veterano
# mai/07
· votar


essa discussão é velha, no final das contas ninguém prova nada e cada um fica com sua opinião

eu acredito que a construção da guitarra somado ao som dos captadores é o que mais influencia, a madeira coloca sim seu timbre mas bem menos do que esses outros dois itens

se vou comprar uma guitarra eu não penso na madeira mas sim em qual guitarra é, uma strato, les paul, tele ou algo do tipo...

georginho_gallagher
Veterano
# mai/07
· votar


ratificando: com as guitas desplugadas

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


tentando complementar:

o que dá o som é sempre o conjunto todo, o sistema da guitarra. madeira, cordas, captação...

vi uma frase boa sobre isso uma vez. era mais ou menos asim: é preciso um obm captador para ter um bom som, mas o melhor dos captadores não adianta se a guitarra não produz bom som. ou seja, se a construção da guitarra for ruim, nenhum captador salva.

Leandro Guilty Gear
Membro Novato
# mai/15
· votar


Como eu disse!!!! E vou repetir o instrumento que vocês conhecem como Guitarra!! O material é quase desprezível!! As empresas e os Luthers enganam vocês a anos!!! com essa conversa de que o material ...influencia bastante!! E isso é mentira e jogada de marketing!! Isso só tem fundamento em Pianos, violinos, Flautas, Violão, e instrumentos como Harpa e outros, que dependem da matéria aplicada a eles! No caso da guitarra tanto faz!! A única guitarra que é superior as outras! É aquela que é feita com material inteiriço!"! Porque ela vibra mais o seu corpo! Por ser toda uma só peça!! E mais nada existe de superior, umas das outras! Se eu pegar um cabo de Enxada, ou de Vassoura! E colocar a parte elétrica nele! Funciona tão bem quanto um guitarra de 10,000 reais!! É pura enganação!! É irrelevante do que a guitarra é feita!! Pode ser de plástico, sintéticos, vidro, alumínio, funciona do mesmo jeito!! A parte elétrica da guitarra é que conta!!!!

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Prevejo treta...

krixzy
Veterano
# mai/15
· votar


Será?

Leandro Guilty Gear
Membro Novato
# mai/15
· votar


kkkkk vocês são teimosos!!! Vocês estão iguais os caras da Europa a uns 18 anos atrás!! Com pianos digitais!! Dizendo que os pianos digitais de madeira eram melhores kkkkkkkk do que os de Sintéticos, ou plásticos reforçados!! kkkkk Porque não tiram a ideia burra!!! Da cabeça de que o que manda no Piano digital é a eletrônica!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Não interessa!!!!!! do que eles seja feitos!!! A eletrônica dentro deles é que manda!!! Foi a piada da época!! vocês estão caindo na mesma piada burra!! Com relação a guitarras!!! kkkkkkkkkkkkkkkkk

ogner
Veterano
# mai/15
· votar


Achei engraçado!

hehehehehehe!!

\o/

Hilcky
Membro Novato
# mai/15 · Editado por: Hilcky
· votar


Leandro Guilty Gear
Já ouviu falar em eco?
Pois é, é praticamente o mesmo raciocínio... a onda gerada pela vibração da corda bate no corpo e volta, ao bater na corda de novo faz com que ela vibre mais, e assim sucessivamente, assim é definido o sustain, já o material em especifico do corpo define a quantidade (qualquer material vai absorver um pouco) e a forma com que essa onda volta conflitando com as ondas que estão vindo das cordas, alterando o formato e velocidade, assim que influencia no timbre...
Se colocar dois captadores "flutuantes" e uma corda devidamente esticada realmente vai produzir som, porém sem sustain e de uma forma tão "pura" que não fica legal.
Eu digo isso por experiência de já ter trabalhado diretamente com a influência das ondas sonoras e magnéticas, pois musicalmente sou novato.

MauricioBahia
Moderador
# mai/15
· votar


As semi-acústicas protestam!

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Cara eu levantei essa questão à algumas semanas...

Que influenciar, influencia a gente sabe. Mas que isso não é tão significativo assim, alguns apenas aceitam...

Seu comparativo com pianos não é muito plausível. Porque a guitarra é eletro-acústica, e o piano digital sintetizado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a qual a real função da madeira na GUITARRA