qual a real função da madeira na GUITARRA

Autor Mensagem
Leandro Guilty Gear
Membro Novato
# mai/15
· votar


Hilcky verdade como eu disse!! A guitarra feita de material inteiro é a única superioridade"!! Que ela tem sobre as outras!! por se tratar deste fato citado por você ( Vibração ) Mas como já disse!! Vocês tem que parar de se apegar a essa questão tola! E sem nexo de que as guitarras dependem dos material que elas são feitas!! isso não existe!! já expliquei cientificamente o do porque? E e alguns simplesmente se apegam a tradições sem nexo! E fundamento, se agarram na ignorancia e vivem assim kkkk isso só deixa a pessoa mais estúpida e sem noção...e sobre os pianos, como mencionei são exemplo perfeito do que realmente acontece, e os violinos e violões etc!!
https://www.youtube.com/watch?v=s-YmGDtqpmU

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Não cara... Os pianos não são o exemplo perfeito. Porque salva a parte mecânica, um piano digital é um teclado. Baseado geralmente em síntese digital.

A "broomguitar" é a prova que realmente não influi tanto a madeira, quanto alguns consideram. Mas atente que não é o exemplo mais razoável, pois com high gain os defeitos se mascaram. Quero dizer, é tanta compressão, que quase já não se tem mais dinâmica nas frequências - que é comum à um som limpo.

Ainda sobre isso, a diferença de instrumentos idênticos, com madeiras diferentes, é muito menos notável que com a simples troca de captação.

Hilcky
Membro Novato
# mai/15 · Editado por: Hilcky
· votar


Não, o fato de não ser de uma única peça não muda em quase nada, a própria madeira em si não muda lá tanta coisa, é apenas mais um influenciador no timbre final, junto com amp, calibre das cordas, cabos, pedais, etc, etc...
Um exemplo bizarro: estou num "auditório" que tem paredes de cerâmica inteiriça (isso não existe) e apresente eco, se fosse uma parede com cerâmica comum (igual de piso), provavelmente o eco iria se manter quase idêntico, o fato de ter a "linha" com massa entre os azulejos interfere muito pouco no resultado final.

Enfim, pelo que percebi essa discussão já é famosa aqui, me retirarei enquanto ainda esta saudável.

MMJr
Veterano
# mai/15
· votar


Coincidentemente as guitarras com as melhores madeiras vem equipadas com os melhores captadores...

cafe_com_leite
Veterano
# mai/15
· votar


Pendurar as cordas, os captadores, tarrachas etc

Delson
Veterano
# mai/15
· votar


Por quê uma Les Paul de swamp ash soa diferente de uma de mogno e maple?

Por quê uma Les Paul com top de ash soa diferente dessas outras?

Por quê uma Les Paul com top de koa soa diferente dessas outras?

Captadores? Madeira? Amplificador? O que você comeu no dia que tocou?

Não perca nos próximos capítulos.

Tiso
Veterano
# mai/15
· votar


Leandro Guilty Gear

Cara, é realmente complicado ler o que você escreve. Você tá salpicando as vírgulas e pontos de forma completamente nonsense, tá bem complicado de pegar as fronteiras das suas orações.

No mais, a madeira influencia sim - é perceptível. Ela amortece algumas frequências, acentuando as demais. É um equalizador natural. Quando o captador "captura" a vibração das cordas, o padrão desta vibração já está afetado pelo meio (a madeira). Além disso, todo captador magnético sofre em algum grau a interferência mecânica causada pelo contato com o meio vibratório (corpo ou escudo da guitarra) e isso vai para o sinal também.

Uma prova definitiva do que eu digo está em um vídeo da loja Anderton's em que a dupla de sócios compara o som de duas guitarras idênticas em tudo, mas com madeiras diferentes. São da mesma marca, mesmo formato, mesmas ferragens, captadores, potenciômetros, etc. Ambas ligadas no mesmo amp, alternadas por um pedal AB. Uma é de mogno, a outra é de ash. A diferença é EXPLÍCITA.

renatocaster
Moderador
# mai/15
· votar


Hendrix se estivesse vivo diria que a real função da madeira na guitarra é queimar.

cafe_com_leite
Veterano
# mai/15
· votar


Kurt Cobain diria que é pra testar o chão do palco.

MMJr
Veterano
# mai/15
· votar


Delson

Ate mesmo, duas guitarras de mesmo modelo, mesmo fabricante, mesmas madeiras, captadores e ferragens mesmas cordas, podem soar diferente... Por que???

EuFemismo
Membro Novato
# mai/15
· votar


Madeira nas Ibanez só serve pra ser dura e segurar os pivôs da Floyd...e dar Aquele timbre de plastico.

Hitman
Veterano
# mai/15 · Editado por: Hitman
· votar


Tiso
Desculpa cara, mas aquele video eh ridiculo. Nao serve como base para nada...
Ha tantos outros fatores a serem vistos, principalmente o guitarrista. Eh a unica coisa que aquele video prova... guitarristas soam diferentes. Mais absolutamente nada...

MMJr
Tipo de corda, altura das cordas, idade das cordas, altura dos captadores... Regulagem faz toda a diferenca.



Eh um topico bastante delicado... Me lembra discussoes de creacionista e evolucionista. E exatamente como naquele caso, hoje, ha mais evidencias de que nao faz diferenca do que se tem provando o contrario porem nenhum a teoria se tornou fato ainda...


Edit: Literalmente 2 minutos antes de abrir o topico eu me prometi que so ia ler, nao ia postar mais em topicos do tipo.... que merda.. haha

ogner
Veterano
# mai/15
· votar


Hitman
Tipo de corda, altura das cordas, idade das cordas, altura dos captadores... Regulagem faz toda a diferenca.

Exato, INCLUSIVE a madeira!!!

Ahuehuaheuhauheu!!

Todo MILIMETRO numa guitarra faz diferença. tem gente que vai se preocupar mais, outras menos. Algumas vao dar mais atenção a algum aspecto que interesse mais, dependendo doq procura, do estilo, outros darão atenção a outros detalhes de contrução e etc...

Acho que a galera que fica batendo na tecla que madeira é balela, é muito mais chata e xiita doq os que se importam com a construção em madeira nas guitarras...

#Aff

ogner
Veterano
# mai/15
· votar


Hitman
Edit: Literalmente 2 minutos antes de abrir o topico eu me prometi que so ia ler, nao ia postar mais em topicos do tipo.... que merda.. haha

Eu tb!!!

aheuhauheuhauhe!!!

\o/

Muito divertido ser guitarrista!!! \o/

Hitman
Veterano
# mai/15
· votar


ogner
Apesar dos apesares, sou um pouco cetico, mas posso dizer que nao tenho opiniao formada. Acho dificil porem digo sem medo que nao sei. Nao ha nenhum lado que prove que estou certo.
Se voce olhar muito para o escuro, vai comecar a ver coisas.. Mesma coisa com essa questao de guitarras. Pode ser que voce escute mesmo ou pode ser que voce queira escutar.
Galera diz que maioria das pessoas nao conseguem distinguir a diferenca de amplificador SS para valvulado, alguem me dizer quais madeiras foram usadas na guitarra utilizada entao... Coisa de cork sniffer...

Acho que a galera que fica batendo na tecla que madeira é balela, é muito mais chata e xiita doq os que se importam com a construção em madeira nas guitarras...
Desculpa, mas descordo. Questionar e debater eh um passo fundamental para evoluirmos.
...O problema eh a mesma discussao aparecer sem absolutamente nada de novo, mesmas ideias, mesmas referencias, nenhuma descoberta, nenhuma conclusao. Isso sim eh cansativo. Por isso tentei me segurar. haha

renatocaster
Moderador
# mai/15
· votar


Tenho plena convicção de que cada componente de uma guitarra tem a sua importância, alguns mais, outros menos. O resto é mimimi puro.

Delson
Veterano
# mai/15 · Editado por: Delson
· votar


MMJr
Ate mesmo, duas guitarras de mesmo modelo, mesmo fabricante, mesmas madeiras, captadores e ferragens mesmas cordas, podem soar diferente... Por que???

Tudo influencia, INCLUSIVE a madeira!!! (como disse o ogner)

Edit: Tem gente que jura de pés juntos que consegue distinguir o som de uma escala em jacarandá brasileiro de uma de jacarandá indiano. Isso eu acho fantástico.

JJJ
Veterano
# mai/15
· votar


Flamer Boy.

ogner
Veterano
# mai/15
· votar


Hitman
Vc concorda que uma guitarra montada EXATAMENTE com os mesmos componentes, hardware, respeito de medidas e etc, sejam contruidas iguais, porém uma de madeira ( qualquer uma ) e outra de plastico tipo as do Jack White, soariam diferente?? Oq a sua convicção lhe diz??

Vc acha que realmente soariam iguais??

Veja bem, a MINHA convicção me diz a madeira da guitrarra faz diferença. Não sei o quanto, tanto que na minha lista de importancia, o tipo de madeira usada na guitarra NUNCA foi top 3, outros atributos de construção e peças usadas são mais importantes pra mim. Mas que eu sei que faz alguma diferença a madeira faz.

Não contestei o questionamento, nem o debate, mas sim a forma xiita e agressiva da parte desacreditada...Mas acho que esse tipo de agressividade é um fenomeno atual e que devemos nos acostumar com isso.. #CulpadaFace,

:)

renatocaster
Moderador
# mai/15
· votar


Para mim captador influencia infinitamente mais no timbre do que a madeira, o choro é livre! o/

MauricioBahia
Moderador
# mai/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


E nossa mente é poderosa..

Quem tiver um tempo, em 18 minutos e 50 segundos há um teste bastante interessante. E olha que o som ainda tem influencias fortíssimas do ambiente... Aqui:

Truques da Mente - Ep 6 Você Decide [NatGeo]
http://www.dailymotion.com/video/x15skou_truques-da-mente-ep-6-voce-de cide-natgeo_school

Good Luck!

ogner
Veterano
# mai/15
· votar


renatocaster
Captador esta no Top#3, aheuhauheua!!

o/

JJJ
Veterano
# mai/15 · Editado por: JJJ
· votar


MauricioBahia

Tem um outro teste desse programa (ou outro similar...) que eu tinha tentado mostrar aqui um tempo atrás, mas nunca consegui achar o link; não sei se você viu.

Era um teste de tortas dadas como "amostra" na rua, mas tinha preço. Uma custava bem mais que a outra. E aí faziam a mesma pessoa provar as duas (que eram exatamente iguais, exceto o preço e o formato - uma quadrada, outra redonda). Todos (sem exceção) falaram que a mais cara era melhor, que tinha um gostinho mais assim ou assado, que tinha uma textura mais suave, blá, blá, blá, blá... Esse tipo de coisa existe sim, não há nenhuma dúvida. A nossa mente se prepara para receber melhor o que parece ser melhor. E o preço é um indicativo altamente eficiente para transmitir essa sensação! Afinal... se o preço é maior, deve ser melhor, né?...

ogner
renatocaster


Captador está no top1.

JJJ
Veterano
# mai/15 · Editado por: JJJ
· votar


oooops

ogner
Veterano
# mai/15
· votar


JJJ
E o preço é um indicativo altamente eficiente para transmitir essa sensação!
Ainda bem que temos a China!! Isso em breve acabará!! \o/

MauricioBahia
Moderador
# mai/15
· votar


JJJ

Me engana que eu gosto! Kkkk

Vi esse não. Vou procurar no site que posteio acima. Tem vários episódios.

o/

JJJ
Veterano
# mai/15
· votar


ogner
Ainda bem que temos a China!! Isso em breve acabará!! \o/

Nada... A China pode fazer a melhor, sei lá, ponte, por exemplo, mas, pela "regra mental" descrita no programa, se cobrar barato, ela vai ser vista como "produto barato". Esse é o lance do teste!

Ou seja: se os chineses quiserem posar de "top", vão ter que começar a cobrar mais caro... :(

ogner
Veterano
# mai/15
· votar


JJJ
Mas meu ponto é q a xna vai acabar com isso. Nao agora, mas vai...

léo2013
Membro Novato
# mai/15
· votar


Leandro Guilty Gear
Se eu pegar um cabo de Enxada, ou de Vassoura! E colocar a parte elétrica nele! Funciona tão bem quanto um guitarra de 10,000 reais!!

Vou te fazer um desafio,Pega um cabo de vassoura instala a parte elétrica nele e faz soar como uma Gibson de 10,000 mil,aceita?

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# mai/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


madeira é uma preocupação de quem tem dinheiro pra gastar com esse tipo de coisa.

quem tem menos dinheiro é muito, mas Muito mais jogo se preocupar com captação, parte elétrica, ferragens, e etc..

Da pra montar um ótimo gear (para a maioria dos mortais que não são cientistas das minuscias sonoras) com pouco dinheiro.

Não tem porque soltar uma nota preta só por causa da madeira. Se você não for um cientista doido de guitarra.

Edit: Mas também é importante definir se vc quer uma guitarra grave, média, aguda, e etc.. a madeira influência nisso. O ponto é que não vale a pena pagar uns bons mil a mais por esse tipo de coisa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a qual a real função da madeira na GUITARRA