qual a real função da madeira na GUITARRA

Autor Mensagem
MMJr
Veterano
# mai/15
· votar


Delson
Hitman

Eu nao tenho duvidas nesse assunto...

So estava adicionando mais uma ? a lista de perguntas do Delson....

Valeu....

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Só pra registrar, essa reportagem, eu ganhei num curso de vendas...

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# mai/15
· votar


Ismah
parabêns.

JJJ
Veterano
# mai/15
· votar


ogner
Mas meu ponto é q a xna vai acabar com isso. Nao agora, mas vai...

Não tem como... isso está impregnado em nossos genes... milhões de anos de evolução! kkkkkkk

ogner
Veterano
# mai/15
· votar


JJJ
Rapaz....

AI e DI

Antes da Internet e Depois da Internet....

É um novo mundo!!! Um brave new world!!! \o/

DoisUm
Membro Novato
# mai/15 · Editado por: DoisUm
· votar


qual a real função da madeira na GUITARRA?
R: Causar discussões sobre qual a real função da madeira na guitarra.

Hitman
Veterano
# mai/15
· votar


qual a real função da madeira na GUITARRA?
R: Causar discussões sobre qual a real função da madeira na guitarra.


Genio!!!!

rcorts
Veterano
# mai/15
· votar


Acho que influencia muito mais na guitarra o quanto se paga nela. Eu por exemplo, se pagasse 10 mil numa guitarra ia achar ela o máximo, ainda mais pra esfregar na cara dos amigos:

Eu: Olha só que lindo acabamento desse top de flamed maple AAA da minha guitarra de 10 mil!

Amigo: mas a maior diferença da sua pra minha é que os captadores da minha são peba e os da sua são top. Madeira não influencia nada nisso.

Eu: mas paguei 10 mil!

Agora, falando sério. Se a madeira contribuir para mudar a forma de onda do sinal, então ela com certamente deve influenciar no timbre. Lembrando que a forma de onda é o diferencia o timbre clean do sujo.

Mas todos os experimentos que eu já vi que afirmam que a madeira do corpo não tem influência alguma falam de frequência de resposta. Ora, a frequência pode ser a mesma, penso, mas se a forma de onda se altera então o timbre se altera também.

E lá vamos nós...

entamoeba
Membro Novato
# mai/15 · Editado por: entamoeba
· votar


Já vi um babaca (não por causa da opinião, mas, porque era babaca mesmo) dizendo que o captador vibraria junto com a madeira e isso anularia a sua interferência sobre o timbre. Achei o raciocínio bem fraco!

Não sou físico, mas entendo que o máximo que uma corda poderia vibrar, em um sistema idealizado, seria se ela fosse fixada a dois pontos completamente estáticos, o que não é possível na prática. Também podemos imaginar o contrário: o uso de materiais que absorvam por completo a mecânica das ondas, extinguindo o som.

No mundo real, ficamos no meio termo. Não importa qual material for usado para fixar a corda esticada, parte da energia sonora será consumida por ele.

Mas essa energia não é consumida de maneira linear. Cada material / sistema tem suas características e "rouba" sons diferentes (e talvez reforce - não sei dizer). Quando tratamos acusticamente ambientes, sabemos que sistemas diferentes absorvem frequências diferentes. Enquanto a espuma evita a reverberação dos agudos os bass traps cuidam dos graves.

Além disso, vale lembrar:

1. A corda vibra o corpo, que vibra a corda, que vibra o corpo, que... quem vibra é o sistema, mas não de uma maneira linear (como pensou o babaca mencionado no início do post). Se fosse, a vibração da corda se cancelaria na vibração do captador!

2. Ondas "andam". Quem já jogou pedrinhas n'água já deve ter notado que as vibrações são complexas, assim com a interação de vibrações.

JJJ
Veterano
# mai/15
· votar


entamoeba
Cada material / sistema tem suas características e "rouba" sons diferentes (e talvez reforce - não sei dizer)

Acho que só "roubam". Reforço acho que só se entrar em ressonância.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a qual a real função da madeira na GUITARRA