Campo Harmônico e Harmonização: Tópico Oficial

Autor Mensagem
BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/05 · Editado por: Moderador


E ae, moçada!

Campo harmônico? Como harmonizar? Dúvidas, dúvidas...

A real, é que já tínhamos um tópico MUITO BOM sobre assunto. Me lembrando disso, fui fazer um up. Mas, o tópico já estava fechado. Sendo assim, resolvi fazer uma compilação do texto que tinha lá e criar esse tópico (tomara que os moderadores coloquem como fixo).

Antes do resto, tenho que ressaltar que este excelente texto foi todo escrito por nosso grande chapa Leandro Panucci, com colaboração do Adriano Medeiros. Portanto, o crédito é todo deles. Meu trabalho foi apenas juntar e organizar as informações para montar esse novo tópico. :)

Para qualquer caso, fica aqui o link para o tópico original: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/67579/


Well... chega de papo! Vamos ao que interessa! Hehehehe!

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/05 · Editado por: Moderador
· votar


ESCALA MAIOR E MENOR

Antes de pensar em modos gregos, harmonização, etc., é preciso antes conhecer a escala maior e a escala menor, pois elas serão a nossa referência pras outras escalas.

MAIOR:

T - 2/9 - 3 - 4/11 - 5 - 6/13 - 7M - 8


MENOR:

T - 2/9 - b3 - 4/11 - 5 - b6 - 7 - 8


É importante passar a analizar as escalas pelos intervalos gerados, pois são esses intervalos que mudam quando se usa outra escala que não seja estas duas maior e menor, que como disse acima, são os padrões para as outras.

Pra isso é bom ter sempre em mãos (na cabeça é melhor ainda) esta tabela. Portando é bom copiar pro seu editor de textos.

Esta tabela é com todos estes intervalos, representado pelo número correpondente e pela distância em tons em relação a tônica.



INTERVALO TONS NOME DO INTERVALO
T -- tônica ou nota fundamental
b9/b2 0,5 nona menor / segunda menor
9/2 1,0 nona maior / segunda
#9 ou b3 1,5 nona aumentada ou terça menor
3 2,0 terça maior
4/11 2,5 quarta justa / décima primeira justa
#4/#11 ou b5 3,0 quarta aumentada / décima primeira aumentada ou quinta diminuta
5 3,5 quinta justa
#5 ou b6/b13 4,0 quinta aumentada ou sexta menor / décima terceira menor
6/13 ou bb7 4,5 sexta maior / décima terceira maior ou sétima diminuta
7 5,0 sétima menor (diz-se apenas sétima)
7M 5,5 sétima maior
8 6,0 oitava justa (mesmo que a tônica)



Para saber qual o intervalo usar no acorde, clique aqui ->

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/41601/


Entendendo esta parte, vamos a segunda etapa: os modos!

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/05
· votar


CRIANDO OUTRAS ESCALAS PARTINDO DA NOSSA ESCALA MAIOR PADRÃO

Bom, podemos ver que a escala acima é constituída por sete notas, mais a repetição da tônica ou nota fundamental.

Dentro desta escala temos apenas 2 intervalos de semitons, os demais intervalos são todos de 1 tom inteiro.

Estes intervalos de semitons estão entre a 3a e a 4a nota e entre a 7a e a 8a nota.

Mantendo as mesmas notas da escala, o que aconteceria se os intervalos de smitons mudassem de lugar? Não sei se esta pergunta já pegou vocês, mas foi a questão que mais me intrigou no começo.

A resposta é: teríamos uma nova escala, pois os intervalos que analisamos no começo (da escala maior e menor) seriam alterados.

Agora como eu mudo os semitons de lugar, sem mudar a nota da escala?

A resposta é: começando a escala por qualquer outra nota, além da primeira.

Desta maneira, podemos chegar a conclusão que se a escala tem 7 notas, então eu posso ter 7 escalas diferentes, com as mesmas notas.

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/05 · Editado por: Moderador
· votar


SEPARANDO OS MODOS MAIORES DOS MENORES:

Maiores:

Modo Jônio - Escala maior padrão:
T - 9 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7M - 8

Modo Lídio:
T - 9 - 3 - #4 - 5 - 6 - 7M - 8

Modo Mixolídio:
T - 9 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8


Menores:

Modo Dórico:
T - 9 - b3 - 11 - 5 - 6 - 7 - 8

Modo Frígio:
T - b9 - b3 - 11 - 5 - b6 - 7 - 8

Modo Eólio - Escala menor padrão:
T - 9 - b3 - 11 - 5 - b6 - 7 - 8

Modo Lócrio:
T - b9 - b3 - 11 - b5 - b6 - 7 - 8


O importante é você conhecer os intervalos das escalas que servem como padrão, até aí é fácil. Depois comparar os maiores (lídio e mixolídio) com o maior padrão (jônio), e comparar os menores (dórico, frígio, lócrio) com a menor padrão (eólio) pra ver qual intervalo muda. Feito isso, se você sabe um desenho de escala menor padrão, o modo dórico só muda um intervalo, que passa de b6 para 6.

Desta forma você percebe os espaçamentos que existem nas escalas e nos acordes a coisa também fica mais fácil.

Não pense que é de uma hora pra outra, mas se você entrar fundo neste campo, tenho certeza que outras portas vão se abrir num passe de mágica, e e a música será observada de uma outra forma.

Mas vamos continuar..... (compare os modos, não se esqueçam)

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/05
· votar


COMPARANDO OS MODOS:

Maiores:

Modo Jônio - Escala maior padrão:
T - 9 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7M - 8

Modo Lídio:
T - 9 - 3 - #4 - 5 - 6 - 7M - 8

Modo Mixolídio:
T - 9 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8


Menores:

Modo Eólio - Escala menor padrão:
T - 9 - b3 - 11 - 5 - b6 - 7 - 8

Modo Dórico:
T - 9 - b3 - 11 - 5 - 6 - 7 - 8

Modo Frígio:
T - b9 - b3 - 11 - 5 - b6 - 7 - 8

Modo Lócrio:
T - b9 - b3 - 11 - b5 - b6 - 7 - 8

Se enxergar desta forma você saberá as notas características de cada modo, podendo até aplicar ao acorde, criando harmonias e melodias inteligentes.

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/05 · Editado por: Moderador
· votar


HARMONIZANDO:

Bom, agora que já temos todos os modos derivados da nossa escala maior padrão, vamos por a mão na massa e harmonizar.

O que aconteceria se pra cada nota da escala, nós dessemos uma terça diatônica?

Pra ilustrar melhor a pergunta, eu vou utilizar a escala de Dó maior, que todo mundo já manja.

Imagine tocar estas notas juntas: C e E, depois D e F, depois E e G

Nós estaríamos tocando a tônica de cada modo mais a terceira nota do seu modo.



tõnicas --> C - D - E - F - G - A - B
3as diatônicas --> E - F - G - A - B - C - D



Vejam que já temos como identificar qual tem terça maior e qual tem terça menor, baseando-se naquela tabela que postei acima ou pelos próprios modos mesmo.


Na prática, podemos desenvolver desta forma:



e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D--2----3----5----7-----9-----10----12----14-----------
A--3----5----7----8-----10----12----14----15-----------
E------------------------------------------------------
C Dm Em F G Am Bm C


A idéia já dá algum resultado. Experimente usar acordes com
terças no lugar de acordes com quintas (os conhecidos power-chords).

Guitarristas como Tommy Iomi utiliza este tipo de acorde, misturado aos power-chord. Em resumo: os dois ainda são bicordes.

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/05 · Editado por: Moderador
· votar


Observem que da mesma forma que conseguimos escalas maiores e menores, partindo da nossa escala padrão, com os acordes não poderia ser diferente.

Agora que já temos uma terça sobre a tônica, o que
aconteceria se adicionássemos uma terça diatônica da própria terça?

Nós teríamos um intervalo de terça em relação a primeira terça, mas este intervalo seria uma quinta em relação a tônica.

Veja:


tõnicas --> C - D - E - F - G - A - B
3as diatônicas --> E - F - G - A - B - C - D
5as diatônicas --> G - A - B - C - D - E - F



Prestem atenção: terça da terça = quinta da tônica! (simples)

Agora sim, deixou de ser bicorde pra se chamar tríade, ou acorde formado por 3 notas.


Não sei se alguém observou, mas os intervalos gerados são todos números ímpares: 1 ou T (tônica), 3 e 5

Baseando-se nesta observação, qual seria o próximo intervalo a seguir? Já vimos que a 1a nota e a terceira já pode compor um acorde. Depois veio a quinta. Por esta lógica qual seria o próximo intervalo?

Resposta:

Este o raciocínio lógico. A parte baixa de um acorde é formado pelos 4 primeiros intervalos ímpares (1, 3, 5 e 7).
Se fossemos seguir a diante, seria:

1(T), 3, 5, 7, 9(2), 11(4), 13(6)

Então já temos as tétrades, onde a sétima é a terça da quinta, a quinta da terça e automaticamente a sétima da tônica.
Parece meio complicado dizer isso, mas tudo tem uma relação e é dessas relações que temos que tirar proveito. Vamos as novas tétrades:



tõnicas --> C - D - E - F - G - A - B
3as diatônicas --> E - F - G - A - B - C - D
5as diatônicas --> G - A - B - C - D - E - F
7as diatônicas --> B - C - D - E - F - G - A



Analizando cada um dos acordes, vamos encontrar da mesma forma que encontramos terças maiores e menores, as sétimas
maiores e menores também.
Compare com as escalas (modos) que postei no começo e
inclusive pedi pra comparar um com o outro - veja que tudo bate! Tudo faz sentido)

As tétrades seriam:


C7M - Dm7 - Em7 - F7M - G7 - Am7 - Bm7(b5)


BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/05 · Editado por: Moderador
· votar


Prática:



Em tríades:

----------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------
----0-------2-------4-------5--------7---------9---------10
--2-------3-------5-------7--------9--------10--------12--
3-------5-------7-------8-------10-------12--------14-----
----------------------------------------------------------
C Dm Em F G Am Bdim

**********************************************

Agora em tétrades:

e----------------|----------------|--------------------
B----------------|----------------|--------------------
G-------4--------|-------5--------|-------7------------
D---2-5---5-2----|---3-7---7-3----|---5-9---9-5--------
A-3-----------3--|-5-----------5--|-7-----------7------
E----------------|----------------|--------------------
C7M Dm7 Em7


e-----------------|--------------------|-------------------
B-----------------|--------------------|-------------------
G--------9--------|---------10---------|---------12--------
D---7-10---10-7---|----9-12----12-9----|---10-14---14-10---
A-8-------------8-|-10--------------10-|-12-------------12-
E-----------------|--------------------|-------------------
F7M G7 Am7

e-----------------------|------------------------------
B-----------------------|------------------------------
G-----------14----------|----------16----16-17~~~~-----
D-----12-15----15-12----|----14-17----17---------------
A--14----------------14-|-15---------------------------
E-----------------------|------------------------------
Bm7(b5) C7M



NOTA:
Pra quem curte um som mais pesado também é legal estudar com
ditorção e um pouco de delay, abafando levemente as cordas
com a mão que segura a palheta. O efeito é legal e até quem
ainda não tem uma técnica ainda bem desenvolvida pode curtir
este exercício, tocando em velocidade menor.

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/05 · Editado por: Moderador
· votar


Por quê analizar por intervalos é a maneira mais fácil e objetiva?

Vejamos uma típica frase de blues, onde a terça menor dá aquele feeling de blues.

Um acorde Am7, você faz a nota Dó e cai no Lá. O que você fez? Uma terça menor!

Mas e aí? Isso eu já sabia! Mas dentro do acorde Am7 existe outro intervalo de terça menor, que está entre a 5a e a 7a menor.

Compare na tablatura e veja se a intenção bluesy não pode ser a mesma:



e------------------------------------------------------
B------------8--5--------------------------------------
G---5------5-------------------------------------------
D-7---7------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
Am7



Deu pra sacar o efeito de duas terças menores dentro de um acorde?

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/05
· votar


Agora que já temos um campo harmônico construído, podemos dizer que existe a parte baixa e a parte alta do acorde. Mas o que é isso? Que termos são esses?

Parte baixa é quando você vê um acorde formado somente pelas 3 ou 4 notas principais: T, 3, 5 ou T, 3, 5, 7.

Já a parte alta é quando pinta outras disssonâncias, como 9a, 6a, 11a, etc.

Sabendo disso, você não se limita a tocar apenas músicas simples. Se você vê um acorde muito do envocadão, e não sabe como fazer, use apenas a parte baixa do acorde que ele por si só já representa a sua função. É obvio que se usar todas as tensões que o acorde pede, mas "dentro" você vai estar, mas também não vai de deixar de tocar a sua música só porque apareceu um acorde com nome de palavrão.

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/05 · Editado por: Moderador
· votar


MODOS PARALELOS:


Quando você está tocando uma música cifrada muitas vezes já
se perguntou "Este acorde não pertence ao campo harmônico, o
que eu faço?". É comum que se use acordes de outras
tonalidades, senão as músicas só teriam os sete acordes do
tom.

Se a música está em Dó maior, o modo paralelo é o Dó menor.
Se está em Ré maior, o modo paralelo é o Ré menor e assim por diante.

Vejam então os campos harmônicos de Dó Maior e o de Dó menor:

Dó Maior:

I - II - III - IV - V - VI - VII
C7M - Dm7 - Em7 - F7M - G7 - Am7 - Bm7(b5)


Dó Menor:

I - II - bIII - IV - V - bVI - bVII
Cm7 - Dm7(b5) - Eb7M - Fm7 - Gm7 - Ab7M - Bb7

Um exemplo muito comum é esta progressão:

|: C - C7 - F - Fm :|

Veja que o

C é o Iº grau de Dó, logo o modo Jônio.

C7 é o Vº de Fá, logo o modo mixolídio.

F é o IVº de Dó, logo o modo Lídio.

Fm é o IVº de Dó menor, logo o modo Dórico.



NOTA:

Lembrando que o acorde Cm é o relativo menor do
acorde Eb (maior).

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/05
· votar


Putz... algumas coisas ficaram tortas! vou ajeitando aos poucos...

Adriano Medeiros
Veterano
# jan/05
· votar


tá ae!!! só uma coisa, na verdade duas... tinha q ter deixado as perguntas dos caras ae, e tipo... eu nao colaborei nada hehe eu só perguntava ou compilava as perguntas macabras

falo, vamu ve se o pessoal curte o topico

Adriano Medeiros
Veterano
# jan/05
· votar


e pra inaugurar com perguntas...
nessa progressao, oh guru, C - C7 - F - Fm
quando caimos em acordes com emprestimo modal... pensamos em maior ou menor?

Mackabr0
Veterano
# jan/05
· votar


po.. esse topico eh bom... n afunda nao... to ate começando a entender as paradas... ahwieuhawe

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/05
· votar


Ae, moderadores! Fixem esse tópico na primeira página! :)

LeandroP
Moderador
# jan/05 · Editado por: LeandroP
· votar


BlaCk LaBeL

Valeu!


Adriano Medeiros

Você pensa nos acordes isoladamente. Quando o acorde for maior você usa uma escala maior, quando for menor você usa a escala menor.

Você não poderia usar a escala de Dó maior pra todos eles, porque a sétima maior da escala de Dó (nota B) entraria em choque no acorde C7. Neste caso muda apenas uma nota (muda de B pra Bb).

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


MODOS PARALELOS (continuação)

Outra música que posso usar como exemplo deste assunto é a While My Guitar Gently Weeps, do George Harrisson.

Esta música está no tom de Lá menor, mas no refrão da música a tonalidade passa para maior.

Mas este não é apenas este o detalhe, vejam a progressão:



| Am | Am/G | D/F# | F |

| Am | G | D | E7 |



Olhando ela superficialmente podemos até afirmar que a escala mais apropriada é a de La menor natural (eólio),
mas é a Lá menor dórico (IIº grau/acorde de Sol maior)
que tem a sonoridade mais próxima da harmonia.

Isso porque, não fosse os acorde F e E7, tudo pertence ao campo harmônico de Sol maior.

O acorde D/F# também é uma inversão do acorde Am6 (acorde do tipo dórico)

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


...continuando

Resumindo esta parte, vamos aos modos de cada acorde:

Todos os Lá menores ---> modo dórico ( A - B - C - D - E - F# - G - A )

D/F# e D ---> modo mixolídio ( D - E - F# - G - A - B - C - D )

F ---> modo lídio ( F - G - A - B - C - D - E - F )

G ---> modo jônio ( G - A - B - C - D - E - F# - G )

E7 ---> Vº da Lá menor harmônica ( E - F - G# - A - B - C - D - E )

_ YzY _
Veterano
# jan/05
· votar


puts .. parabens e valew a todos q ajudaram nesse topico ... q me ajudou muito e q tbm vai ajudar muitos ... valeu

_ YzY _
Veterano
# jan/05
· votar


eu passei tudo para o word pra mim poder ler melhor .. e c alguem quiser eu vou coloca-lo no CENTRAL DE DOWNLOADS ...

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


_ YzY _

Legal cara!

É bom ter no pc pra poder estudar estando off-line também.

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


A outra parte da música (refrão) do George Harrison ocorre uma modulação, onde a tonalidade passa pra Lá maior:



| A | C#m7 | F#m7 | C#m7 |

| Bm7 | % | E7 |



Observem que neste caso todos os acordes são diatônicos, ou seja, pertencem ao campo harmônico de Lá maior.

Procurem nas músicas que vocês gostam estas ocorrências.

Agente Smith
Veterano
# jan/05 · Editado por: Moderador
· votar


Ae, um lance lega em harmonia são as "Camas harmonicas"(é assim q eu chamo. Tipo, é uma simples harmonização, mas c vc estiver tocando com outros musicos, e montarem uma melodiazinha, e tocar isso, vai ficar muito interessante....usaremos como exemplo C Maior

C D E F G A B C

Pegue o Harpejo de C maior (C E G) ... Bom, tipo, faça um harpejo basico como este:


e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G-----0-----0-----0------------------------------------
D---2-----2-----2--------------------------------------
A-3-----3-----3-----....-------------------------------
E------------------------------------------------------


Agora, pegue a inversão do acorde De C Maior com 7 maior,
mas sem C. Teremos "E G B" ou seja E menor, corréto?, aki
vem o lance legal, hehehe. Enquanto Um instrumento toca esse harpejo,
o outro tocara e menor, mas ao contrario do outro harpejo, ele começara no agudo e terminara no grave. Aqui nos podemos fazer umas coisinhas
legais.Existem varias maneiros de tocar aquele harpejo de e menor sobre o de C, começando e terminando em uma nota diferente do acorde,
assim, enquanto aquela guitarra fica soh nakewle a outra pode fazer isso
aqui:


e-------0---------------------------------------------
B-0-------0-------5------------------------------------
G---0-------0--------0---------------------------------
D-----2-----------------------------------------------
A----------------------2-------------------------------
E-----------------------------------------------------

assim, cada vez que vc tocar um harpejo de cada jeito, havera um
intervalo diferente.Mas não termina por ai, agora vc podera usar "E G B D",
sem o E!!! E fazer o mesmo que eu fiz com o harpejo de E menor, mas agora, tirando a tonica, sobrara "G B D" o harpejo de G maior. Agora
toque isso sobre os harpejos de E menor e de C maior:


e--3-----------3----------------------------------------
B----0-----0------2----0--------------------------------
G-------------------0-----------------------------------
D-------0----0------------------------------------------
A-------------------------------------------------------
E-------------------------------------------------------


Note , q, basicamente, usamos as notas de apenas um acorde,
q parece meio complicado, mas é apenas uma sobreposição de terças. é Um C Maior com 7 maior, com nona maior.Ou seja Um acorde com 5 notas,
muito popular no blues e no jazz, mas a cada parte usamos intervalos
diferentes, criando um efeito muito bonito. Espero q vcs gostem, hehehehe

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


Agente Smith

Eu editei seu texto porque estava vazando no monitor... quase que cai no meu mouse he he he

Legal isso! Também sugere substituição de acordes.

Agente Smith
Veterano
# jan/05
· votar


LeandroPanucci desculpa ae cara, mas brigadão ae, hehehehe

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


Agente Smith

Desculpa por nada... agora que sou moderador tenho que ajustar as coisas. Como sei que não pode editar mais de uma vez, eu mesmo tomei a liberdade de fazer.... mas seu texto que é muito bom, está na íntegra:)

Adriano Medeiros
Veterano
# jan/05 · Editado por: Adriano Medeiros
· votar


LeandroPanucci
recapitulando a minha pergunta... essa base C - C7 - F - Fm tem os acordes de AEM blá, blá e blá
me desse um exemplo de em C7 utilizar um mixolidio, mas o q q tu acha de alguns cromatismo ai? tipo 6, 7m, 7, 8 hein? assim já fica uma alternativa pra quando o cara estiver muito empolgdo e se esquecer de mudar a 7ª

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


Adriano Medeiros

Ah sim, cromatismo é uma ferramenta muito legal de usar. Eu uso muito ligando a terça com a quinta e vice-e-versa, que soa muito bem.



e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G-----------9-10-11-12-11-10--8/9----------------------
D--------10-----------------------10-------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------

C ou C7



LeandroP
Moderador
# jan/05 · Editado por: Moderador
· votar


CAMPOS HARMÔNICO MENORES:

Dando seqüência ao assunto, vamos tratar dos campos harmônicos menores.

A idéia de construção é a mesma usada pra construir o campo
harmônico maior, só que desta vez usando como base a escala
menor.

Se tomarmos a escala de Lá menor natural (modo eólio) e empilharmos as terças, vamos obter:



Tríades:

Im IIm bIII IVm Vm bVI bVII
Am - Bdim - C - Dm - Em - F - G


Tétrades:

Im IIm7(b5) bIII7M IVm7 Vm7 bVI7M bVII7
Am7 - Bm7(b5) - C7M - Dm7 - Em7 - F7M - G



Observem que a análise dos graus mudaram, pois tudo está em
relação ao primeiro acorde.

Mas os acordes são os mesmos do campo harmônico maior.

No caso de Dó maior, se fossemos fazer um II, V, I por
exemplo, iríamos usar os acordes Dm7, G7 e C7M.

Utilizando o campo harmônico menor, um II, V, I seria
diferente: Bm7(b5), Em7, Am7

Percebam que neste caso, o acorde Em7, embora
pertença ao campo harmônico menor, não soa tão bem como
deveria,e muitas vezes utilizamos o E7 pra cumprir
melhor o seu papel: conduzir o Bm7(b5) para o Am7

Bm7(b5) --> E7 --> Am7


Mas por quê isso? De onde surgiu este E7?
Eu vejo em várias músicas, mas não sei de onde vem este acorde...
Essas dúvidas com certeza já passaram na cabeça de muitos por aqui, certo?!

Agora, vocês já pensaram em harmonizar a escala menor
harmônica? Aquela escala menor que tem sétima maior.

A - B - C - D - E - F - G# - A

Tentem harmonizar esta escala, sobrepondo as terças pra
ver quais acordes que irá aparecer.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Campo Harmônico e Harmonização: Tópico Oficial