Respondendo a dúvidas sobre teoria musical

Autor Mensagem
Guto Tomaz
Veterano
# jan/07 · Editado por: Guto Tomaz


O objetivo do tópico é responder a questões relacionadas a musica. teoria, técnica, estudos etc.

Prof. Guto Tomaz



nettoroses
Veterano
# jan/07
· votar


bem
começando
vc poderia falar um pouco da escala hexafônica?

Adrianodevil
Veterano
# jan/07
· votar


Guto Tomaz

Bem cara, apesar de achar a sua iniciativa muito foda eu vou expressar minha opinião aqui, pensando como um organizador do fórum...

Ao criar-se um tópico fixo para responder dúvidas diversas sobre teoria musical, que como você sabe mais do que eu, é um assunto gigantesco, você acaba aniquilando com a busca...
Vamos supor que seu tópico seja bem utilizado e chegue até a página 40 por exemplo, e que na página 40 você respondeu uma dúvida de um usuário, sendo que o assunto referente a essa dúvida sanada ainda não consta na busca... Eis que em um belo dia chega um usuário, usa a busca para pesquisar sobre aquele assunto "x" cujos esclarecimentos estão lá no seu tópico, na página 40... Resultado, ele não irá encontrar nada na busca e criará um tópico de um assunto já existente...
Não sei se consegui me expressar bem, mas eu acho que possa acontecer esse tipo de transtorno...

Vou te deixar aqui então uma sugestão bem bacana...

Tente criar videos onde você explica determinados assuntos sobre teoria, técnica ou outros assuntos, upe-os e crie um tópico com um título bem relevante com esses videos e boa... Acho que seria bem melhor...

Qualquer coisa apenas ignore meu comentário auhahuhau...

Abraço

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jan/07 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
· votar


Guto Tomaz

1 - Pode começar respondendo como aplicar os modos gregos em uma progressão:

Gm7 Am F Em D

2 - O que você entende sobre escalas exóticas?

nettoroses
Veterano
# jan/07
· votar


Adrianodevil
feio ;0

r2s2
Veterano
# jan/07
· votar


Adrianodevil
Eis que em um belo dia chega um usuário, usa a busca para pesquisar sobre aquele assunto "x" cujos esclarecimentos estão lá no seu tópico, na página 40... Resultado, ele não irá encontrar nada na busca e criará um tópico de um assunto já existente...

Isso realmente acontece, tanto é que no tópico do Seiji e do Bertola já perguntaram cerca de 872x se pode colocar floyd em uma guitarra que veio com ponte fixa.

Acho q o ideal seria, em determinados tópicos, dar poder aos seus criadores para apagarem posts inúteis ou repetidos. Só de "Valeu" deve ter umas 15 páginas no tópico que citei.

fã de mp3
Veterano
# jan/07
· votar


Adrianodevil
Assino embaixo! Pelo movimento FMO (Fórum Mais Organizado)! xD

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jan/07
· votar


Agora eu quero a minha resposta... hehehehehehehehehe...

LeandroP
Moderador
# jan/07
· votar


Bom saber que no fórum tem gente disposta a tirar dúvidas... é isso aí... viva a era da comunicação e as pessoas de boa vontade...

... mas eu acho que o Adrianodevil tem razão.

marcio_zav
Veterano
# jan/07
· votar


r2s2
Só de "Valeu" deve ter umas 15 páginas no tópico que citei.


ahuehauehaueh

e a JEM?

nettoroses
Veterano
# jan/07
· votar


marcio_zav
uhauauhauhauhuha

Guto Tomaz
Veterano
# jan/07
· votar


nettoroses

Escala hexafônica, possui seis notas, também conhecida como escala de "tons inteiros" pelo fato de seus intervalos serem montados sempre de tom em tom.

Análixe intervalar (fórmula)

T 2/9 3 4#/11#/5b 5#/6b/13b 7

Analizando os intervalos podemos obter os seguintes acordes caracteristicos deste modo:

C7(5b) C7(5#) C5# Caug C7(11#) Calt etc...

no caso do C7(11#) o mais recomendado é o mixo4# (4 grau da melódica) e no caso do Calt toca-se a escala de Dó alterado (Db menor melódica), mas mesmo assim pode-se aplicar C hexafonico em todos os casos citados.

Qualquer acorde que trouxer informações mensionando intervalos citados na formula, pode ser usada a escala hexafônica.

exemplo:

|| Dm7 | G7(13b) | Cmaj7 || (cadência II V I muito comum em mpb, bossa, jazz etc..)

opções para improvisação:

Dm7 = Dórico (escala de dó maior)

G7(13b) = a 13b é mesma coisa da 5 aumentada por isso se enquadra na hexafonia. mas neste acorde é muito comum o uso de G alterado (lá bemol menor melódica).

Cmaj7 = Jonio (escala de Dó) ou Lidio(escala de G) "pat martino usa muito lidio nas resoluções de cadência".

espero ter ajudado.

Guto Tomaz
Veterano
# jan/07
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

amigo, na sequencia harmonica que vc escreveu existe duas tonalidades específicas.

|| Gm7 | Am | F | Em | D ||

Gm7, Am e F = pertencem ao campo harmônico de Fá maior sendo q a escolha modal mais evidente é G dórico (segundo grau do campo de F)

Já o Em e o D temos duas opções: Em eólio (sexto grau do campo e G) ou
Em Dórico (segundo grau da escala de Ré) " se o acorde tivesse um pouco mais de informação facilitaria sua opção modal.

Guto Tomaz
Veterano
# jan/07
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

escalas exóticas (ou escalas sintéticas como já ouví falar) são escalas criadas por determinados povos ou músico para dar uma sonoridade referente há algum sentido étinico. existem varias, como a penta scriabin por exemplo!

aí vai alguns intervalos pra vc conhecer

Balinese: T 2b 3b 5 6b
Hawaiian: T 2 3b 5 6
Prometheus: T 2 3 4# 7
Egyptian: T 2 4 5 7
Oriental: T 2b 3 4 5b 6b 7
Enigmatic: T 2b 3# 4# 4# 7 7+
Hiro Joshi: T 2 3b 5 6b
Taishikicho: T 2 3 4 4# 5 6 7 7+
Hungarian: T 2# 3 4# 5 6 7
Ichikotsucho:T 2 3 4 4# 5 6 7+

abraço

nettoroses
Veterano
# jan/07
· votar


Guto Tomaz
ajudou
ja to começando a ter uma noção
eu so naum entendi o que é caug e calt
o que é isso man?

Guto Tomaz
Veterano
# jan/07 · Editado por: Guto Tomaz
· votar


nettoroses
C aug é uma cifragem usada para acordes aumentados, veja algumas formas

C5#, Caum, C+, C(5#), Caug

todas essas cifras citadas são para o mesmo acorde que é = Dó aumentado ou Dó com quinta aumentada.

aug é a abreviação de augmented que em inglês significa aumentado.

alt é a abreviação de alterada (nome que se dá ao sétimo modo da menor melódica) podendo ser chamada tbm de super lócrio.

nettoroses
Veterano
# jan/07
· votar


Guto Tomaz
blz saquei eu dei um lida em tudo que vc disse
acho que vou conseguir entender esse escala
vou ler lentamente dps pra absorver tudo
brigadão velho

Guto Tomaz
Veterano
# jan/07
· votar


nettoroses

ok, qualquer duvida poste aqui que estarei respondendo-as sempre q possivel. ou entre em contato diretamente comigo pelo msn
guto.tomaz@hotmail.com das 8:00 às 22;00 hs

nettoroses
Veterano
# jan/07
· votar


Guto Tomaz
blz anotei o msn

Memphis_
Veterano
# jan/07
· votar


Guto Tomaz

Primeiramente quero comprimentalo pela iniciativa: A minha duvida é a seguinte:

Um certo topico, perguntava se existia uma escala no estilo classico (ex: Bach, Mozart e tal), essa escala existe? Se não existe vc sabe em que tipo de escala eles faziam suas composições?

Desde de ja agradeço.

VLW!!!!!!!!!

gustavo_gremio
Veterano
# jan/07
· votar


Guto Tomaz

Primeiramente quero comprimentalo pela iniciativa: A minha duvida é a seguinte:

O que é tercina e sextina? Obrigado.

spainEL
Veterano
# jan/07
· votar


gustavo_gremio

Pra aliviar um pouco pro cara eu vou ajudar;

Sextinas, tercinas, quintinas etc, são divisões rítmicas, que representam o número de notas por tempo a serem tocadas. Sextinas são 6 notas por tempo, tercinas 3 notas por tempo e por aí vai...

mari-b
Veterano
# jan/07
· votar


Adrianodevil

o que resolveria muitos problemas na busca, seria se quando buscassemos um assunto, tema, palavra, etc, esse termo também fosse procurado no interior dos posts, como funciona em vários outros fóruns que eu frequento. Por que não levar essa questão pro pessoal do Cifra Club?

Diminuiria bastante a questão dos tópicos repetidos, e tópicos fixos não ficariam tão bagunçados, porque poderíamos achar dentro deles, exatamente o que estivéssemos procurando.

deu pra entender, ou me enrolei mto?

gsprs
Veterano
# jan/07
· votar


Guto Tomaz
Parabéns pela iniciativa. \m/

Guto Tomaz
Veterano
# jan/07 · Editado por: Guto Tomaz
· votar


Memphis_

Amigo, foi john sebastian Bach quem primeiro utilizou e escala menor melódica tanto ascendente quanto descendente. por isso em alguns livros ela é chamada de "escala menor bachiana".
Hoje em dia utiliza-se vários nomes à esta forma: "escala real menor melódica", "Jazz menor melódica" (devido sua vasta aplicação neste estilo musical).
A forma original da escala (melódica ascendente/ eólio descendente) foi praticamente abolida nos estudos da música moderna.
Já Mozart deu contribuições maravilhosas para o Rock, Como por exemplo as escalas por ele utilizadas, seus temas agressivos e o peso de suas músicas são inegáveis fontes de inspiração a gerações de Roqueiros como Richie Blackmore, Malmsteem, Jeff Beck entre outros.

no video abaixo, é um tema de musica classica dentro da tonalidade de G maior, com algumas tensões do B maior (chamado nesse periodo de "terça de picardia") pelo fato de substituirem o terceiro grau do campo por um acorde maior. picardia = travessura.



Guto Tomaz
Veterano
# jan/07
· votar


gustavo_gremio

tercina e sextina (também conhecidas como quialtera de tres e quialtera de 6) são divisões que Excedem o valor fracionário das notas musicais ( no caso da tercina entre um tempo e outro deve-se acionar 3 notas "tres notas por beat" e na sextina "6 notas por beat".

iS_LaSh
Veterano
# jan/07
· votar


Guto Tomaz
Desculpa ai por desvirtuar seu topico, mas vc pode me dar uma luz aqui?? postei isso tem uns dias num outro topico e nao tive uma respostas alem da que eu ja sabia ...

Tem como me ajudar ai dando uma dica ??

3 meses atras eu peguei uma Cort x6

tudo muito legal Gostei pacas da guitarra porem está me dando dor de cabeça um seguinte,

A guitarra ta com 2 trastes bixados, 1 nivel mais alto que o outro ai ferra tudo em algumas notas, Geralmente qnd eu faço um Bend na 13ª CASA a nota some , do nada ela some, vcs sabem me dizer como arrumar isso ?? Ja levei em luthier e volto do msm jeito ... será que tem como me passar uma dica de como tentar arrumar esse lance?? o traste parece que está meio " De lado" comparado com os outros entendeu ???

Aguardo ... Abrax

Guto Tomaz
Veterano
# jan/07
· votar


iS_LaSh

Aparentemente é um problema muito simples, pois todo e qualquer problema relacionado nível de traste se resolve com uma retífica básica.
Agora pra te dar um laudo mais específico é necessário ver o instrumento, pois se houver algum tipo de torção na madeira aí é mais sério.

Penta_Blues
Moderador
# jan/07
· votar


Boa tarde!!!

Guto Tomaz
Vc recebeu meu E Mail? Espero que tudo esteja esclarecido e que vc tenha compreendido o real objetivo do alerta.
Valeu!!!

iS_LaSh
Veterano
# jan/07
· votar


Guto Tomaz
Fiz a Regulagem da Guitarra com um luthier nao tem nem 2 semanas ...
Por acaso o traste que está meio que de lado (Vou fazer um vídeo e upar no youtube pra vcs verem como está) pode ser retificado por mim ??

Que tipo de ferramenta eu preciso ?? no caso se ele estiver soltando eu posso usar um martelinho ou algo parecido pra colocar de volta no lugar com cuidado ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Respondendo a dúvidas sobre teoria musical