Meu som tá ficando meio "mecanizado"...

Autor Mensagem
Tiruk
Veterano
# nov/06
· votar


Esse negócio de ouvido, quem fala q tem q começa desde cedo é ignorante TOTAL.

Eu, com 4 anos de guitarra agora que comecei a tirar coisas de ouvido, e ta saindo tudo naturalmente.

Ouvido é tempo, não exercicios.
Ao menos que vc queira ser um músico mecânico.

Eu gosto de sentir as notas, e localizá-las no violão.
Pra que forçar a "decoreba" de sons?
pff

Igor Martins
Veterano
# nov/06
· votar


hp5000
Tenha banda, ou pelo menos tenha alguns amigos para tocar de vez em quando. Vai melhorar sua noção seu tempo, e ainda vai se divertir bem mais do q com exercícios ou colocando em loop uma backtracking.

Tire sons por cifra. É algo em certo aspecto tosco para quem está acostumado a conseguir as músicas pelo Guitar Pro e Tabs, mas vai ajudar a desenvolver teu senso rítmico.

E por não ser algo tão "mastigado" como Guitar Pro, vai ter licks, q não estão transcritos, e com o tempo vc vai "descobrindo" como se toca.

Outra coisa, normalmente você vai ter na cifra os "acordes utilizados".
Então, é uma prática interessante tentar tirar a música +- de ouvido usando esses acordes e depois tentar aprender pela cifra, qdo começar a ficar um pouco mais experiente. Se ainda for difícil isso, não force, pode ser algo estressante.

Com o tempo tu vai saber onde estão os erros das transcrições, e conseguir confiar mais no teu ouvido. Mas isso é algo q deve vir natural, enquando não se sentir seguro, vá pelas cifras.

pq tipo eu não vejo a hora de tirar for the love of god
Não se engane, jogue limpo com si, não leve a mal. Não decore a tab achando q assim está sabendo tocar uma música q está acima do seu nível, vai acabar adquirindo vícios horríveis. Tente somente quando estiver com a técnica apurada.

TheChaosSpirit
Veterano
# nov/06
· votar




logo voce ta assim

Hocus Pocus
Veterano
# nov/06
· votar


pra quem toca a 7 meses essa preocupação ta sendo um pouco precipitada, vc não vai tocar com fluencia agora, isso leva um certo tempo...

hp5000
Veterano
# nov/06
· votar


Igor Martins
Tenha banda, ou pelo menos tenha alguns amigos para tocar de vez em quando. Vai melhorar sua noção seu tempo, e ainda vai se divertir bem mais do q com exercícios ou colocando em loop uma backtracking

Igor esse é o maior problema que eu enfrento tipo eu não tenho nenhum amigo que toca guitarra ou outro instrumento e ai eu morro de vontade de tocar com alguem mas não conheço ninguem que toca.
eu tenho muita vontade de tocar por isso eu acho que estou assim querendo aprender rapido pra poder tocar com alguem mas, sem decepicionalo entende pq se eu for tocar com alguem que eu não conheço, não posso ter aquela intimidade de um amigo que teria paciencia quando eu errar !!! :(

hp5000
Veterano
# nov/06
· votar


É impressionante quando eu consigo tocar uma musica o prazer que isso proporciona é muito sensacional.
Parece que eu subi no ceu e voltei pq a musica é uma coisa sem palavras !!

zaqueu_grunge
Veterano
# nov/06
· votar


hp5000
eh a mesma coisa comigo \o/
moro no fim do mundo, nego aqui só quer saber de música gaúcha e merda pop... mas a paciência é a melhor coisa que existe =)
antes eu ficava todo louco pra tirar logo uma música, e depois tocava tudo errado... agora não, toco completamente apenas 4 músicas, mas tento pegar tudo certinho, nos conformes...
e outra, se o cara não te compreender quando você der um errinho ou outro, manda ele pro capeta, pq ele não serve pra ser músico.

hp5000
Veterano
# nov/06
· votar


zaqueu_grunge
quando você der um errinho ou outro, manda ele pro capeta, pq ele não serve pra ser músico.
uahauahauahaua

antes eu ficava todo louco pra tirar logo uma música, e depois tocava tudo errado
Cara era iso mesmo que eu fazia mas agora que ta caindo a ficha eu to pegando todas as musicas que eu toco e tentando melhorar em todos os detalhes sem deixar erro algum!!!

Mas eu tenho uma duvida tipo quando eu escuto uma musica no cd de estudio e depois a mesma musica ao vivo algumas coisas não fica igual ou foi o guitarrista que mudou pq eu percebi que algumas coisas tipos de som e timbres so em estudio mesmo?
ou estou errado?

Igor Martins
Veterano
# nov/06
· votar


Eu passei pela mesma situação. É bem parecida sua história com a minha, demorei para tocar com pessoas pq. me sentia inseguro. Usei bastante guitar-pro no meu 1o. ano de guitarra, assim como tb. fiquei uma época "mecanizado".

A primeira vez q toquei com pessoas eu já tinha qse 1 ano de guitarra, e só com 2 anos e pouco consegui montar banda, e tinha as mesmas preocupações.

e outra, se o cara não te compreender quando você der um errinho ou outro, manda ele pro capeta, pq ele não serve pra ser músico.

hp5000

Isso mesmo, uma coisa fundamental em uma banda é respeito. E não seria diferente se tratando de limitações, cada um tem q respeitar as limitações dos companheiros de banda.

Seja jogo limpo qdo for tentar combinar de tocar com alguém, seja sincero sobre teu nível, e de início toque só o que estiver acostumado, isso já vai evitar muita coisa. Se eles te aceitarem assim, então estão assumindo encarar esse limite.

Nem sempre uma banda pode estar querendo um ultra-hiper-virtuose nunca erra. Se fosse assim eu não ia ter banda nunca hehuahuahua.

tipos de som e timbres so em estudio mesmo?
Em estúdio tem muitos processos para criação do timbre/equalização/mixagem (uso do pro tools por exemplo).

Fora muitos tipos de racks, amplis disponíveis em estúdio q nem sempre são utilizados ao vivo. As vezes até mesmo afinação do instrumento muda, é lógico a execução, as vezes mudam detalhes na música.

Um exemplo é Ozzy ao vivo, em que são utilizadas afinações mais graves.

Um exemplo gritante para mim é a Estranged do Guns N Roses, em estúdio o timbre é matador, enquanto q ao vivo ... é diferente.

E no Deep Purple e Led Zeppelin rola uns improvisos massa :)

Lokko_
Veterano
# nov/06
· votar


paciência e prática

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Meu som tá ficando meio "mecanizado"...