Escala meio "aspera" e "seca" - o que é isso?

    Autor Mensagem
    diogocv
    Veterano
    # jun/06


    Bom galera, primeiramente queria dizer que não sei como procurar isso na busca. Afinal, nem sei definir direito o problema!

    Mas vou tentar contar +- do que se trata...

    Bom, de uns tempos pra ca a escala da minha guitarra ficou meio aspera, dura, ruim de tocar. Pensei que o problema fosse com as cordas, mas mesmo dpois de comprar um jogo novo a "aspereza" continuou. Alguns trastes - principalmente os do final da escala - estão com esse problema tb. Será que existe algum produto que se passe na escala pra deixar ela mais "macia" e "lubrificada"?? Se sim me digam qual é ou indiquem outras alternativas!!

    flw!!

    teuabreu
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Passe oleo de peroba, passei na minha e ficou muito massa, so não use se a escala da sua guita for clara senão vai manchar, tem uma parada que se faz com limão que é bom tambem, mas não manjo não.

    DarkCreature
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: DarkCreature
    · votar


    Na escala você pode usar óleo de peroba (se for uma escala escura, como ébano ou jacarandá) ou ainda vc pega um copo, coloca uns 2 dedos de óleo de cozinha e 2 dedos de suco de limão, misture e passe com um pano macio na escala. eu sempre uso óleo de peroba. quanto aos trastes, tente dar uma polida nele com uma esponja de aço ( Bom Bril, Assolan, etc), mas bem de leve´para não estragar ou gastar muito os trastes, só para dar uma polida mesmo...
    Creio que isso já resolva seu problema.

    teuabreu
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    É pra hidratar a escala, ela fica seca mesmo com o tempo.A minha guita ficou outra coisa depois de usar o oleo.

    Rifferman
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    passa ácool isopropílico na escala, só se ela for escura............

    tem mais sobre isso na busca

    diogocv
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    teuabreu
    DarkCreature
    Rifferman

    Vlw ai galera. Vou tentar providenciar esse tal de óleo de peróba. Ah, e a escala da minha guita é escura sim (Rosewood). Vcs sabem se é facild e encontrar e quanto custa?

    Elvenfoot
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    seguinte, eu lí num livro sobre reparos de guitarra que para limpar as escalas e hidratalas completamente é bom usar o seguinte produto caseiro:

    -Limão
    -Óleo de cozinha
    -Álcool Propílico


    Melhor que isso só produtos profissionais que custam mais de 50 reais!

    Zandor
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    O problema é com os trastes ou com a escala afinal?

    diogocv
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Zandor

    os dois, mas sobretudo com a escala ;)

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Tenho os dois pés atras com essa história de passar essa mistura de limão com oléo na escala.

    Tenho a impressão que isso mais prejudica do que ajuda.

    Mas vamos ver se aparece algum dos camaradas luthiers pra dizerem se é bom mesmo ou não.

    PS.: Eu não arriscaria nas minhas guitarras, talvez passaria o óleo de peroba, mas muito pouco, muito pouco mesmo.

    Luigi LeBeau
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    sua madeir esta desidratada, passe algum oleo (rapido!!) de hidratação (especiais pra madeira, logico, naum vai passar os cremes hidratantes da tua nammorada!! hgehe) oleo de limão eh bom sim, mas eu recomendaria os q vc compra pronto, essa mistura com oleo de cozinha pode te causar problemas (principalmente nos trastes!) alcool propilico eh muito bom, ponha um poko de oleo de peroba no lugar do oleo de cozinha q eh mais confiavel...
    e tem produtos mais baratos q 50 paus no mercado sim!!
    abraços!

    farewell
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    tua escala provavelmente ta precisando de uma limpeza e uma hidrataçao, da uma olhada no site do luthier edmar luighi q la tem um passo a passo sobre isso.

    mas esse lance de escala seca eh so nas escalas escuras, as brancas nao tem isso e , se nao estou enganado, nas escalas claras nao se deve passar nada, pois vem com uma camada de verniz, ai se passar algo pode estragar. por isso q tem alguma guitarras com escala clara parecem "agarrar" nos dedos, por causa do verniz.

    Luigi LeBeau
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    mas esse lance de escala seca eh so nas escalas escuras, as brancas nao tem isso e , se nao estou enganado, nas escalas claras nao se deve passar nada, pois vem com uma camada de verniz

    sim, eh verdade!! :)

    LeandroP
    Moderador
    # jun/06 · Editado por: LeandroP
    · votar


    diogocv

    Espalhe um pouco de óleo de peroba ou de linhaça na escala. Espere alguns minutos e limpe com uma escova de dentes. Não se esqueça de colocar um pano sobre os captadores pra não respingar óleo e emporcalhar tudo.

    Fabio Giavoni
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    óleo de peroba é a solução, eu passei na minha guita e ficou legal
    é só espalhar um pouco e depois lustrar (igual engraxar sapato)
    vc pode encontrar óleo de peroba em qualquer supermercado
    cuidado, só passe na escala, não no braço, senão seu braço vai ficar todo melado e ruim pra tocar

    diogocv
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Pô, vlw ai galera. Vou tentar providenciar esse óleo de peroba.

    Agora pra completar o tópico só faltam o Bertola e o Seiji =)

    Slash_Wylde
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    -Limão
    -Óleo de cozinha
    -Álcool Propílico


    kkkkkk que true

    Phantom Of Death
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    após quanto tempo aproximadamente a escala da guitarra "seca"?

    LeandroP
    Moderador
    # jun/06
    · votar


    Phantom Of Death

    Depois de limpar a escala, passe um pano seco e limpo pra retirar o excesso de óleo. Normalmente eu faço esta limpeza toda vez que eu troco de encordoamento.

    Phantom Of Death
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    LeandroPanucci

    rs, no meu caso eu troco corda por corda.. rs, mas td bem, vou tentar fazer isso na proxima vez, e há riscos do óleo ou o "suco de limão" oxidarem os trastes? ou devo passar um anti oxidante depois?

    Fábio Seiji
    Luthier
    # jun/06
    · votar


    diogocv
    Se vc tem problema nos trastes dê um polimento neles, claro que isso vai depender de como estão os seus tastes, mas acredito que uma massa de polir resolva o problema.
    Com um chumacinho de algodão ou estopa esfregue um pouquinho de massa de polir até retirar os riscos e os trastes ficarem brilhando.
    Se a situação dos seus trastes for grave vai precisar lixar, mas isso é um serviço bem delicado e eu aconselho que seja feito por alguém bem cuidadoso e/ou mais experiente.
    Se a sua escala é de rosewood passa óleo de linhaça (custa barato) com um pouco de estopa ou algodão desfiado*. Pode passar mais de uma demão de óleo de linhaça que faz bem pra madeira.
    Vc pode efeturar uma limpeza como o Panucci indicou aí em cima.

    * procedimento pra desfiar o algodão ou estopa: pegue um chumaço e esfregue numa superfície áspera e limpa, vc vai reparar que os fiapos vão saindo e o chumaço vai ficando mais juntinho. Isso diminui a quantidade de fiapos que vc vai ter que retirar depois.

    Elvenfoot
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    JoeCruzGuitar
    Eu também, ainda não testei! Mas só pra constar a fonte:
    Guia Ilustrado da Guitarra: Manual de Conhecimentos Reparos Essencias
    EDMAR LUIGHI

    Ta no final do livro nas dicas para fazer você mesmo, tem um quadrinho preto escrito para se fazer isso que é o melhor que ta tendo... Ele não fala a quantidade que dever ser colocada de cada um...

    diogocv
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Fábio Seiji

    Opa, vlw aí Seiji!! E a situação dos trastes não tá lamentável n. Acredito que só um "tratozinho" de leve resolve.

    Ah, e a propósito... a PRS "Deji" tá ficando linda! Parabéns!

    Elvenfoot
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Outra dica pra proteger os captadores (principalmente quando tiver limpando escudo, ponto e proximidades dos captadores) é usar fita crepe em cima deles protegendo! para ela não colar muito e deixar vestígios de cola, com a mão limpa, logo depois de descola-la do rolo passe o dedo nela pra retirar exessos de cola. Eu fiz isso e nem sobrou vestígios!

    Mas como é só um braço um pano da conta do recado! ^^

    Fábio Seiji
    Luthier
    # jun/06
    · votar


    diogocv
    Ah, e a propósito... a PRS "Deji" tá ficando linda! Parabéns!

    valeu, cara

    farewell
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Elvenfoot
    ao inves de fita crepe.. usa uma fita branca, aqui em casa uma da 3M, acho q chama fita tartan, eh mto boa pra isso, nao deixa cola e sai facil..

    ja fiz uma limpeza e hidrataçao numa guitarra de um amigo.. usei a mistura de oleo vegetal + limao.. mas foi so um pouco.. fiz o seguinte.
    protegi os trastes com a fita branca, passei levemente uma palha de aço na escala pra retirar a sujeira, com um bola de algodao(vem sem fiapos, c pode comprar os sacos, q ai nao precisa desfiar o algodao.. ) humideci so um pouco com a mistura e passei na escala fazendo movimentos circulares em cada casa, depois passei uma bola de algodao seca so pra espalhar bem a mistura e tirar o excesso.. ai eh so deixar secar um pouco e entao terminar a troca de cordas.. ficou beleza! =D

    a mistura fiz com partes iguais de oleo e limao, fiz so um pouco e deu pra escala toda,qualquer dia testo o oleo de linhaça.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escala meio "aspera" e "seca" - o que é isso?