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Mensagem |
froggy Veterano |
# nov/06
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esse topico devia se chamar
aulas com leandro panucci online
e nao boteco da harmonia
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froggy Veterano |
# nov/06
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ou entao criar um topico em stick pra perguntas pro panucci
admiro o trabalho dele,
no site dele aprendi muitas coisas
panucci
um abraçao
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Richard Guitar Veterano |
# nov/06 · Editado por: Richard Guitar
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esse topico devia se chamar
aulas com leandro panucci online
e nao boteco da harmonia
o que é isso cara?, vc está desmerecendo as outras pessoas que estão contribuindo para o tópico.
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Jabijirous Veterano |
# nov/06
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Richard Guitar
o panucci ta "panfletando" aqui no topico hehehehehe
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LeandroP Moderador |
# nov/06 · Editado por: LeandroP
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Jabijirous
Line-Frango
Antes eu gostaria de me desculpar e deixar claro que a minha intenção não foi a de ser grosseiro, é um "modo" de falar mesmo. Quem já me conhece aqui no fórum sabe que eu sou espirituoso (pra não dizer bobo :p).
O que eu quero dizer, e o Extrapolation reforçou é de que, não são as notas as mais importantes e sim os intervalos. Todas as notas são boas... os shreders que o digam :p
Mesmo observando uma cadência, não basta apenas tratá-la como uma cadência (meu ponto de vista). Os acordes compõe esta cadência, e mesmo tendo sua origem numa mesma escala, não deixa de ser acordes diferentes.
Sem se aprofundar em harmonia, se você tocar dórico, mixo, e jônio num tradicional II, V, I, você já está tocando 3 sonoridades diferentes.
São tudo de uma mesma escala, certo? Toque então Ré dórico sobre um acorde C maior e toque Dó jônio sobre o acorde C maior. É diferente.
As possibilidades são numerosas, mas é preciso enxergar dentro do acorde pra entender as "possibilidades".
Aqui você pode encarar como os mesmos acordes: Am6, D7(9), F#m7(b5).
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LeandroP Moderador |
# nov/06
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froggy
Obrigado pelo elogio. Só não quero criar uma falsa expectativa... se eu tocasse o tanto que eu discurso...
Jabijirous
hehehehehehehe
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Jabijirous Veterano |
# nov/06
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São tudo de uma mesma escala, certo? Toque então Ré dórico sobre um acorde C maior e toque Dó jônio sobre o acorde C maior. É diferente.
eu ainda acho que nao soa diferente pq eu encaro isso como tonal!!! pode jogar qual quer modo ae que vai soar como escala natural de dó!!!
eu nao falei que voce foi grosseiro hehehe isso aqui é discussao, agora me diz onde é que voce pagou essa panfletagem ae que eu to precisand tb heauheiuaheiauehaiuehaiuea
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Richard Guitar Veterano |
# nov/06
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eu ainda acho que nao soa diferente pq eu encaro isso como tonal!!! pode jogar qual quer modo ae que vai soar como escala natural de dó!!!
também vejo assim, mas se vc enfatizar nas notas caracteriscas de cada modo, mesmo estando na mesma tonalidade, vc pode obter os diversos sons caracteriscos deles.
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LeandroP Moderador |
# nov/06
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Jabijirous
Eu não consigo separar modal de tonal, não sei porque. Não sei se você já notou que eu não entro nessa discução de modalismo, tonalismo, serialismo... é uma coisa que eu ainda estou tentando captar.
eu nao falei que voce foi grosseiro hehehe
Eu sei... é que depois que eu li eu senti que poderia dar margem. Não sei que "panfletagem" é essa... só sei que eu tô sem ampli e sem bolsa de estudo :p
eu quero estudar :(
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LeandroP Moderador |
# nov/06
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A gente pensa em nota característica do modo, mas não podemos esquecer que as principais são T, 3, 5 (7). Só isso já diz muita coisa.
A nota característica, no meu ponto de vista, serve apenas pra separar uma escala, do mesmo gênero, da outra.
Quando eu penso em diminuto por exemplo, numa improvisação, eu não penso dom-dim, dim-dom... pra mim isso é som de campainha (fraca essa :p)... eu penso em 3as menores... o recheio fica a gosto do freguês.
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Jabijirous Veterano |
# nov/06
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também vejo assim, mas se vc enfatizar nas notas caracteriscas de cada modo, mesmo estando na mesma tonalidade, vc pode obter os diversos sons caracteriscos deles.
pode ser, mas so se for de outro tom
o jazz é tonal, ele nao é modal, a maior parte do jazz é tonal, bossa é tonal, acorde de emprestimo nao é modal, qual a diferença do tonal pro modal???
na epoca medieval nao existia tonalismo so modalismo, o tonal surgiu mesmo no barroco, o nosso amigo bach que fez historia no tonalismo, mas no romantismo é que chegou no limite do tonalismo!! e é o q agente faz até hj, pega as musicas do tom jobim, que voce vai ver que tem a mesma harmonia no chopin!!!
ou voce tem uma base tonal ou voce tem uma base modal!! é assim que eu penso!!!
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Jabijirous Veterano |
# nov/06
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panfletagem é brincadeira, parece aqueles neguinhos da rua do centro da cidade destribuindo aqueles panfletos de propaganda hehehehehehe
o serialismo é uma parada totalmente diferente, ele é o atonal!! só que de uma forma mais organizada e dificil, pq a estética deles é complicada de mais pra entender, vou ver se posto minha peça pra clarineta solo aqui que é serial
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Line-Frango Veterano |
# nov/06
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Richard Guitar
TODOS
Tah tenho q penasr no acorde!!!!!
Só q se pensar-mos sempre no acorde ( dando q os acordes estao dentro do C.H), todas as notas serao iguais, entre aspas, até pq osintervalos serao diferente, tipo:
D F# A = D maior
e
F# A D = F#m5+
entao, como fazer com a Harmonia?Como analisar a Harmonia pra saber qual melhor opçao fazer?
valew
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Line-Frango Veterano |
# nov/06
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Jabijirous
mano me passa teu msn, ou me adiciona..
valew (discutir-mos algumas coisa)( pra ter disculpa pra tomar um Cynar)hauiahiuhauihai
maikoll16@hot...
valew
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Jabijirous Veterano |
# nov/06
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Line-Frango
cara eu até uso msn mas quase nao respondo ninguem heheheheh
sobre o F# A D = F#m5+
eu nao uso um acorde menor com 5# pq ele nao vai soar como um acorde de 5# ele vai soar como uma 1º inversao de um acorde maior, isso é minha opinião!!
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LeandroP Moderador |
# nov/06
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Line-Frango
D F# A = D maior
e
F# A D = F#m5+
Isso não pode ser um F#m5+
Só pode ser um D/F#... não tem porquê complicar.
Até aonde eu observei, não existe acorde menor com 5a aumentada. Se tiver este intervalo, é melhor ver se não se trata de uma 6a menor, que é característico da escala menor.
Como escolher o modo mais apropriado?
Primeiramente é esquecer que Dm dórico é C Jônio, porque não é.
Depois de dominar o campo harmônico que é interessante investigar outros campos, substituições, etc. Senão só atrapalha e fica um excesso de informação desordenada.
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LeandroP Moderador |
# nov/06
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eu nao uso um acorde menor com 5# pq ele nao vai soar como um acorde de 5# ele vai soar como uma 1º inversao de um acorde maior, isso é minha opinião!! (2)
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LeandroP Moderador |
# nov/06
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Jabijirous
qual a diferença do tonal pro modal???
Sinceridade?
Não sei. Nem sei separar ouvindo o que é um e o que é outro.
Serialismo é bem mais complexo mesmo. Tem a ver com série de notas que devem ser tocadas todas, pra depois mudar... muito louco... não peguei o espírito da coisa... mas não estou pronto pra isso (eu acho).
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Jabijirous Veterano |
# nov/06
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musica minha de serialismo
http://www.f-forge.com?d=xH9zuPNKXBIJiQYpoGAc
claro com influencia brasileira heheheheh
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LeandroP Moderador |
# nov/06 · Editado por: LeandroP
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Jabijirous
Não consegui ver o botão pra baixar o som... terminou a contagem e ficou na mesma... como faz?
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Jabijirous Veterano |
# nov/06
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ele termina a contagem e abre a janela de download do seu browser
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Line-Frango Veterano |
# nov/06
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LeandroPanucci
Jabijirous
I manos est exemplo de F#m/5+ foi bem tosco só pra representar oq estava querendo dizer, hehe num levem em conta/....
Manos eu tava complicando no jeito de falar....Tipo C jonio, Dm dorico, Em frígio e asssim vai...vc realmente usa em Dm, dorico de C, pq dorico de C c toca a partir de D, pq aí c encaixariam os intervalos.....
Mas entao devo obedecer o desenho da escala, tendo como q só muda os intervalos, entao: se mudar a ordem da execuçao mudam-se os intervalos e consequentemente o modo, certo?
valew
LeandroPanucci
Mao eu sei q tu mora em SP, tem como pegar aula com vc? valew (depois eu t explico como sei...
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LeandroP Moderador |
# nov/06
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Jabijirous
... suspeitei desde o princípio :p
downlodeando
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As I Lay Dying Veterano |
# nov/06
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LeandroPanucci
cara,me tira uma duvida meio "besta"
lendo seus posts acima,vc falou em numa II,V,I tocar dorico,mixo e jonio
certo,os modos correspondentes ao grau,mas eu poderia tocar qualquer outro modo certo ?
digamos que C fosse I
eu poderia tocar E frigio,F lidio,etc.. ?
valew !
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LeandroP Moderador |
# nov/06
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As I Lay Dying
Sim, você pode usar outros modos. Em princípio, se tratando de estudo, o legal é aplicar o modo que corresponde ao acorde, e ir assimilando paulatinamente a sonoridade de cada um.
Dm pode ser dórico, eólio, frígio, menor harmônico, menor melódico.
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Line-Frango Veterano |
# nov/06
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LeandroPanucci
Me de aula (é serio) eu pago..valew
Tenho 17 anos!!!!!
Valew
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LeandroP Moderador |
# nov/06
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As I Lay Dying
complementando:
Dm pode ser dórico, eólio, frígio, menor harmônico, menor melódico.
Dm9 pode ser também tudo isso, menos frígio, que tem na sua formação uma 9a menor.. aí é choque, atrito.
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LeandroP Moderador |
# nov/06
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Line-Frango
manda um e-mail... meu nick do fcc no gmail.
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Jabijirous Veterano |
# nov/06
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LeandroPanucci
Me de aula (é serio) eu pago..valew
Tenho 17 anos!!!!!
Valew
olha ae, a panfletagem deu certo ehauehiauehiauehaiueh
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As I Lay Dying Veterano |
# nov/06
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LeandroPanucci
humm acho que saquei cara,valeu
então eu tenho que ver antes,tpo,se tive na progressão um acorde com a 7m eu naum posso toca um modo com a 7M ?
acho que vou comprar o livro de harmonia do ian guest,mas ta dificil de achar
flws !
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