Funções do acorde Diminuto

    Autor Mensagem
    LuizFB
    Veterano
    # jul/04


    Quais são as funções possíveis desses acordes? Como fazer uso dessas funções? Ah, alguem sabe explicar sobre aquele esquema: preparação, tensão e resolução?

    GuitarHouse
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    preparação, tensão e resolução?
    ta falando das progressoes?

    LuizFB
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    GuitarHouse
    Isso!

    LeandroP
    Moderador
    # jul/04
    · votar


    LuizFB

    Procure por um tópico que escrevi a respeito dos trítonos que pode te abrir uma janela pra muitas coisas referente a "tensão" ou "preparação". Isso tudo por um lado teórico.

    Você pode faazer uma progressão simples usando apenas os acordes do campo hamônico, interligado por acordes diminutos. Vamos pegar o exemplo do campo harmônico (parcial) de Dó:

    C7M - Dm7 - Em7

    Agora com diminutos intercalados:

    C7M C#dim - Dm7 D#dim - Em7

    Observe como o diminuto pode ligar estes acordes de forma homogênia.

    Outra coisa importante sobre os diminutos é que eles se desdobram. O mesmo C#dim pode se transformar em um Edim, apenas invertendo as notas da sua formação:

    C#dim = C#, E, G, A#

    Edim = E, G, A#, C#

    Logo, em uma música em que você quer fazer uso de diminutos como ligação, mas sem deixar o baixo muito próximo do acorde, você aplica o desdobramento do diminuto. Ao invés de fazer, por exemplo, um:

    C7M - C#dim - Dm7

    Você pode usar:

    C7M - Edim - Dm7

    Como na primeira parte desta música brasileira tão conhecida:

    C7M
    Eu sei que vou te amar

    Edim
    Por toda minha

    Dm7
    vida eu vou te amar


    ... e por aí vai.

    Jaum_Paulo
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    interessante... existe alguma relação harmônica entre o C#dim e o Edim para poder substituir assim ?

    hugoms
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Jaum_Paulo
    existe... ambos sao formados pelas mesmas notas ehehehe

    LeandroPanucci
    jóia a explicaçao kra ! =D

    Jaum_Paulo
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    =S hehe... verdade, bola fora ae

    LuizFB
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    LeandroPanucci

    Vlw ae k-ra, agora entendi, tanto este tópico como os do trítonos! C vc não é professor, deveria ser, pq vc explica mto bem, kra! Tipo, eu tava vendo uns esquemas aqui, daih tava anotado o seguinte:
    preparação: II e IVº graus
    tensão: V e VIIº graus
    resolução: I , III e VIº graus

    A parte da tensão eu já peguei, é por causa dos trítonos contidos nos acordes do Vº e VIIºgraus. Agora, eu queria entender, pq os acordes do II e IVº graus não podem exercer a função de resolução. Eu sei que, ao tentar usar esses acordes p/ resolução vai soar ruim, mas eu queria saber se existe uma explicação teórica p/ isso! Por exemplo, vc tocando um acorde de Dó durante num compasso inteiro 4/4, e nesse compasso vc solar usando uma nota fá como semibreve, soa mto, mto estranho! Tanto q eu só uso o Fá de passagem, rapidamente, quando estou solando em uma progressão, por exemplo, C- Am- F- G. Eu só deixo ela soar por bastante tempo, quando ela está em cima do acorde de F, pois então ela vira tônica, e não mais quarta.

    LuizFB
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Ah, eu li algo dizendo tb que os acordes que realizam tensão são aqueles que contém a "sensível" na sua tríade/tétrade. No C.H. de Dó maior, as notas que tem a sensível são G7 (Sol - SI - Ré -Fá) e Bm7(5b) ( SI - Ré - Fá - Lá). Isso tb está correto? O texto fala q a sensível, que a sonoridade o próprio nome diz, acaba tensionando p/ a resolução

    LeandroP
    Moderador
    # jul/04
    · votar


    LuizFB

    Exatamente, o acorde diminuto não pode servir como resolução justamente por isso, é muito tenso (tem 2 trítonos).

    Normalmente, os graus utilizados na resolução são o: Iº, IIIº e VIº. Ou outros graus de outras tonalidades, isso no caso de modulação.

    Observe que o Fá do acorde de Dó maior não resolve muito bem, só como passagem. Porque ele acaba gerando uma tensão.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Funções do acorde Diminuto