Boteco da Harmonia

Autor Mensagem
Intrueland...
Veterano
# ago/07
· votar


ALGUEM AI JA LEU SCHOEMBERG?

Jabijirous
Veterano
# out/07
· votar


Intrueland...


qual é tua duvida???

schoenberg é outro tipo de harmonia!!

kairi
Veterano
# out/07
· votar


Galera, essa tópico deve ser pinado, ou posto na lista de tópicos de guitarra. Muito importante.

Jabijirous
Veterano
# out/07
· votar


kairi


nao adianta mais falar, agora ta na mão da autoridade!!! eles decidem :P

kairi
Veterano
# out/07
· votar


Jabijirous
Temos de avisar ao menos o interesse no tópico né cara? Pra que eles vão pinar um tópico que ninguém tenha interesse?

Jabijirous
Veterano
# out/07
· votar


kairi


bicho, tem 20 paginas, tem uns 30 avisos ai pedindo pra ser sticky, ninguem coloca!! :P

cade os moderadores??? no meu bolso nao tá :P

vai ver eles nao acham importante!!! vai saber, como eu disse, eles decidem!!!

Atum Bluesman
Veterano
# dez/07
· votar


Intrueland...
Eu li.

up hehehe


Eae quem quer discutir sobre contraponto?

Atum Bluesman
Veterano
# dez/07
· votar


=/

Jabijirous
Veterano
# dez/07
· votar


Atum Bluesman

o que voce quer saber do contraponto??

voce quer saber do contraponto erudito ou o linewriting que é do popular??

Atum Bluesman
Veterano
# dez/07
· votar


Jabijirous
Cara contraponto eu sou basicão mesmo, tudo o que sei é o que li em um site de guitarra que postaram aqui a um tempo atrás, e só manjo contraponto de 2 vozes, se puder me dar uma luz ae^^

Atum Bluesman
Veterano
# dez/07 · Editado por: Atum Bluesman
· votar


...

Atum Bluesman
Veterano
# dez/07 · Editado por: Atum Bluesman
· votar


...

Jabijirous
Veterano
# dez/07
· votar


Atum Bluesman


ehuaheiuaheia nao existe contraponto basicão!! contraponto é chato pra porra!! o q tu pode fazer é a forma mais livre, melodia contra melodia de forma livre, sem pensar em regras

entao compra um BOM livro de contraponto!! schoenberg é legal, tratenberg é outro!! escuta musica renascentista, e contraponto puro!!

Atum Bluesman
Veterano
# dez/07
· votar


Jabijirous
A claro quis dizer que só sei de duas vozes

Eu li o harmonia do Schoemberg(3 vezes O.o.) mas não deu para assimilar tudo(na verdade só mostrou o quanto eu não sei de Harmonia ahuahauha).

Jabijirous
Veterano
# dez/07
· votar


Atum Bluesman

o livro de harmonia do schoenberg é outra parada!! o de contraponto é mais facil de digerir!!

Atum Bluesman
Veterano
# dez/07
· votar


Jabijirous
Saquei vou procurar^^

Jabijirous
Veterano
# dez/07 · Editado por: Jabijirous
· votar


Atum Bluesman

dica, o contraponto a gente pensa mais na horizontal que na vertical, mas o vertical é o q define a harmonia!! em outras palavras, a melodia é mais importante, voce tem que saber fazer todas as vozes uma boa melodia, com uma boa harmonia!!

Atum Bluesman
Veterano
# dez/07
· votar


Jabijirous
Comprei o livro de contra Ponto do Schoemberg, quando eu ler eu falo o que achei^^

Jabijirous
Veterano
# dez/07
· votar


valeu

brasil telecom
Veterano
# jan/08
· votar


Jabijirous

o q é o contraponto linewriting?o walking bass incluei-se nesse contraponto linewriting?

e para tocar jazz "musica popular" vc acha o livro do schoenberg importante?ou ele é puramente voltado para o clássico?

e a harmonia erudita não influenciou o popular?ou a harmonia erudita não tem nada haver com a harmonia popular?

Bolo de laranja
Veterano
# fev/08
· votar


brasil telecom

walking bass é um contraponto?

Jabijirous
Veterano
# fev/08
· votar


brasil telecom

vamos por partes

Eu acho, veja bem, eu disse EU ACHO, que a harmonia funcional veio para facilitar a vida dos músicos populares heheheheheh

a harmonia tradicional trabalha com vozes, a funcional com cifra, a tracional tem um monte de regras de movimento melódico, a funcional nao tem, hj em dia a tradicional ou harmonia usada em música de concerto evoluiu bastante, eu hj em dia trabalho muito com harmonia intervalar!! o livro do schoenberg é voltado para a música de concerto, afinal, ele era compositor de música de concerto. PORÉM, voce pode usar os fundamentos, a filosofia que ele faz nesse livro, voce pode usar na funcional!! se voce ver do ponto de vista histórico, sim a harmonia "erudita" influenciou o popular, mas a música foi caindo para todos os lados, e afinal, o erudito na epoca era popular :P

o walking bass nao deixa de ser contraponto, pois voce tem uma melodia no baixo contrapontando com a melodia principal nao é verdade???

o linewriting é muito usado no jazz!! onde voce vai escutar muito dessa técnica são nas big bands! imagine um naipe de saxofone tocando 5 melodias diferentes?? a grosso modo é isso o line writing, voce vai ver mais dessa técnica no livro do ian guest de arranjo

Bolo de laranja
Veterano
# mar/08 · Editado por: Bolo de laranja
· votar


up!!!!

alguém quer discutir sobre harmonia modal?

Jabijirous
Veterano
# mar/08
· votar


alguém quer discutir sobre harmonia modal?


o q tu quer saber sobre harmonia modal?

Blackus
Veterano
# mar/08
· votar


Alguém me indica um livro de harmonia com um "approach" mais tradicional? Acho que o Schoenberg que é o mais famoso ia ser bem difícil, ainda mais porque eu quero estudar pra vestibular, que é mais clássico e tal... alguma dica?

Jabijirous
Veterano
# abr/08
· votar


Blackus


olha, o schoenberg é de dificil leitura, vá de walter piston ou Paulo silva que é brasileiro( utilizado muito no rj)

Bolo de laranja
Veterano
# abr/08
· votar


- Aquele G7 é um dominante secundário. É aquilo que se chama modulação passageira??? E ele resolve no C???

Não é uma modulação,é uma resolução,james_the_bronson.

é o modo mais forte de chegar a tônica/fundamental é passando por um dominante(V grau).

Modulação seria se a mudança de tom ocoresse de forma certa,e não de forma passageira.

E mais,não houve modulação,ela está inteira no tom de C maior,há uma modulação passageira sim pra G maior,com o D7.

Mas quando a modulação é passageira damos o nome de Empréstimo modal.

Bolo de laranja
Veterano
# abr/08
· votar


Blackus

Alguém me indica um livro de harmonia com um "approach" mais tradicional? Acho que o Schoenberg que é o mais famoso ia ser bem difícil, ainda mais porque eu quero estudar pra vestibular, que é mais clássico e tal... alguma dica?

eu lhe aconselharia o do nelson faria "a arte de improvisação",mas você precisa dominar certos assuntos antes de entrar nele.

Por isso recomendo o "Harmonia e improvisação - Volume 1" do Almir Chediak.

Bons estudos!

Bolo de laranja
Veterano
# abr/08
· votar


Eu acho, veja bem, eu disse EU ACHO, que a harmonia funcional veio para facilitar a vida dos músicos populares heheheheheh

Não acho,aliás,acho o contrário,que veio para dificultar,pois com a introdução as funções harmônicas dentro de um tom,e o que vem a mais é só adição(óbvio hehe)

Bolo de laranja
Veterano
# abr/08
· votar


Jabijirous

ehuaheiuaheia nao existe contraponto basicão!! contraponto é chato pra porra!! o q tu pode fazer é a forma mais livre, melodia contra melodia de forma livre, sem pensar em regras

Se existe o difícil,existe o fácil(dialética)

Quanto menos notas tiver no walking bass,mais fácil de executar e de entender ele será.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Boteco da Harmonia