Escalas O Metodo Pratico!

Autor Mensagem
MarcosBorba
Veterano
# fev/08
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alexdiffer

caso precise de ajuda conte comigo!

alexdiffer
Veterano
# fev/08
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Ok caso eu precise eu aviso....

walter.guitarra
Veterano
# fev/08
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_bogus_
Tipo o detalhe dos modos eh o seguinte... muita gente, muito livro, muito artigo ensina os modos de um jeito muito complicado... o jeito mais correto (na minha opiniao, ou pelo menos mais facil) seria o jeito "paralelo"... ao inves de pensar nos modos como C jonico, D Dorico, etc... pensar em C Jonico, C Dórico, etc...

http://www.guitarx.com.br/index.asp?url=library_html/destaque/0506_htm l/jj0406_modosI.htm

Recomendo esse artigo ai do GuitarX... depois de tirar algumas duvidas aqui no FCC e ler essa materia agora finalmente compreendi todo o mistério por tras dos modos... pelo meno o início de tudo hehehe... ta bem explicado.. alias gostei muito do jeito que ele compara os modos na tabelinha, que mostra que Lócrio é o modo mais escuro (triste ou sombrio), e Jônio o mais claro (alegre) hehe... agora eh aprender a aplicar os modos hehe...

alexdiffer,
Penta_Blues
ou mais alguém que possa me ajudar
Eu li o artigo, do link acima, na Guitar X e fiquei com uma DÚVIDA.
escrei um e-mail para o J. Junior, autor do artigo, mas o e-mail voltou. Vou transcrever o e-mail aqui e quem puder, favor TIRAR MINHA DÚVIDA.
J. Junior, bom dia!!!
Primeiro quero parabeniza-lo por seu artigo na revista Guitar X. Muito bom.
Eu já toco violão e guitarra base a muito tempo e recentemente comecei a estudar para aprender solar e improvisar.
As Pentatônicas já estão entendidas e começando a entrar nas veias, no sangue....risos, mas os modos gregos tem sido
um "tormento" não consegui, ainda entender como e quando usar cada modo. Eu ficava pensando do modo DERIVADO,
mas creio que pensando do modo PARALELO como você explica em seu artigo, ficará mais fácil para eu entender.
Eu gostaria de explicar o que eu entendi e, se for possivel, você me respondesse dizendo se entendi corretamente ou não, ok?
Pelo que eu entendi eu deverei usar a base em Dó maior (que você disponibilizou no site) e toca-la nos 3 modos maiores
ou seja: JONIO, LIDIO E MIXOLIDIO, mas usando a escala de DÓ maior ou seja:
Em JONIO vou usar as notas:C - D - E - F - G - A - B
Em LIDIO vou usar as notas:C - D - E - F# - G - A - B
Em MIXOLIDIO vou usar as notas:C - D - E - F - G - A - Bb

Mas se for isso fica uma DÚVIDA: F# e Bb não fazem parte do campo harmônico de Dó certo? Sendo assim não vai
soar estranho eu usar essas notas para improvisar uma música que está tendo a base tocada no campo harmônico
de Dó maior?

Desde já agradeço sua ajuda,
Abraços,

Penta_Blues
Moderador
# fev/08 · Editado por: Penta_Blues
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Boa tarde!!!

walter.guitarra
Vou me basear no texto que vc escreveu, pois ainda não tive a oportunidade de ler a matéria.
Existe um pequeno mas fundamental detalhe que possivelmente seja o causador da sua confusão:
Vc escreveu: " mas usando a escala de DÓ maior ou seja:"
Substitua a escala de DÓ maior por a tonalidade de DÓ.

Mas se for isso fica uma DÚVIDA: F# e Bb não fazem parte do campo harmônico de Dó certo?
Vc tem razão em afirmar que F# e Bb não fazem parte nem do Campo Harmônico nem da Escala de C e por isso mesmo não se deve usar a Escala de C, mas sim a Tonalidade de C.
Veja que ao falar em usar a Escala de Dó Maior gera-se a dúvida sobre as notas F# e Bb justamente porque estas notas não existem nesta Escala. Mas ao se falar em Tonalidade, a dúvida desaparece porque o Modo C Lídio está na Escala de Sol Maior e o Modo C Mixolídio está na Escala de Fá Maior que possuem as notas F# e Bb, respectivamente.
Neste exemplo falamos em C como uma Tonalidade e não como uma Escala.
Assim, vc pode raciocinar de duas maneiras:
1 - Se pensar em Escalas, vc terá: Escalas de C (Dó Maior), de F (Fá Maior) e de G (Sol Maior).
2 - Se pensar em Modos, vc terá: C Jônio, C Mixolídio e C Lídio.

Sendo assim não vai soar estranho eu usar essas notas para improvisar uma música que está tendo a base tocada no campo harmônico de Dó maior?
Não vai soar estranho desde que vc utilize acordes que não tenham na sua formação notas conflitantes com os Modos que vc usará.
Por exemplo: Se a sua base estiver tocando o acorde de Dó Maior (C-E-G) qualquer um dos Modos que vc postou tem as notas deste acorde e justamente a nota diferente é que dará o que chamo de "Intenção Modal", ou seja, o F# é que mostrará que na base de Dó Maior vc está dando uma "intenção Lídia" ao improviso.
Agora, se sua base estiver em Ré Menor (que também é um acorde do Campo Harmônico de Dó Maior), o Modo Lídio vai soar estranho porque o acorde de Ré Menor possui uma nota F que vai conflitar com a nota F# deste Modo na tonalidade de C.

Valeu!!!

milenoguitar
Veterano
# fev/08
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caraio....mto massa...nem precisa de professor...ahuuhauuau

walter.guitarra
Veterano
# fev/08
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Penta_Blues
Caraca. Tá dando um nó na minha "pobre" cabeça......risos
o Modo C Lídio está na Escala de Fá Maior e o Modo C Mixolídio está na Escala de Sol Maior que possuem as notas F# e Bb, respectivamente.

Você diz ai que o (F#) está na escala de Fá maior e (Bb) na escala de Sol maior, mas a escala de Fá maior não é:F - G - A - Bb - C - D -E e a de Sol maior:G - A - B - C - D - E - F#?
Acho que você inverteu né?
O que você quiz dizer é que se a base, que ele forneceu para o exercicio, está em Dó eu tenho que improvisar na escala de SOL para dar a intenção de lidio (F#), na escala de FÁ para dar a intenção de Mixolidio (Bb) e na escala de DÓ para dar a intenção de Jônio? É isso?

Penta_Blues
Moderador
# fev/08 · Editado por: Penta_Blues
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Boa noite!!!

walter.guitarra
Acho que você inverteu né?
Cara, me perdoe. Eu realmente inverti as notas.
Vou editar meu post e corrigir esse erro. Mais uma vez, me desculpe.


O que você quiz dizer é que se a base, que ele forneceu para o exercicio, está em Dó eu tenho que improvisar na escala de SOL para dar a intenção de lidio (F#), na escala de FÁ para dar a intenção de Mixolidio (Bb) e na escala de DÓ para dar a intenção de Jônio? É isso?
Isso mesmo.
Caso vc queira falar em Modos e não em Escalas, daí vc coloca tudo em Dó (Dó Lidio, Dó Mixolídio e Dó Jônio), mas na prática é a mesma coisa pois as notas são as mesmas para Escalas e Modos (Escala de Fá Maior tem as mesmas notas que o Modo Dó Mixolídio, por exemplo).

Valeu!!!

walter.guitarra
Veterano
# fev/08
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Penta_Blues
Cara, se eu te encontrar te dou beijo......Risos
Acho que finalmente, graças a você, consegui entender esse troço.
Veja se entendi mesmo ou se viajei:
O Dó já está resolvido acima, ou seja:
Escala de Dó = Dó intenção de Jônio
Escala de FÁ = Dó intenção de Mixolidio
Escala de Sol = Dó intenção de Lidio

Base em RÉ eu toco:
Escala de Ré = Ré intenção de Jônio
Escala de Sol = Ré intenção de Mixolidio
Escala de Lá = Ré intenção de Lidio

Base em MI eu toco:
Escala de Mi = Mi intenção de Jônio
Escala de Lá= Mi intenção de Mixolidio
Escala de Sí = Mi intenção de Lidio

E assim sucessivamente...
O que eu entendi, também, é que partimos sempre do IV grau da escala para fazer a intenção de Mixolidio e do V grau para a intenção de lidio e será sempre o VII grau que irá ficar diferente de um modo para o outro, ficará bemolizado.
É isso mesmo?

Penta_Blues
Moderador
# fev/08
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Boa noite!!!

walter.guitarra
Cara, se eu te encontrar te dou beijo......
Nada contra quem gosta, mas eu sinceramente prereriria minha parte em dinheiro...rsrs

O que eu entendi, também, é que partimos sempre do IV grau da escala para fazer a intenção de Mixolidio e do V grau para a intenção de lidio
Sua vez de inverter...rs
IV Grau é Lídio e V Grau é Mixolídio

e será sempre o VII grau que irá ficar diferente de um modo para o outro, ficará bemolizado.
Não necessariamente, pois cada Modos possui um Grau (ou uma nota) que o caracteriza.
Nos exemplos acima o IV Grau é o que caracteriza o Modo Lídio e no caso do Modo Mixolídio é o VII Grau.

Valeu!!!

Rômulo Montesso
Veterano
# fev/08
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Penta_Blues
alexdiffer
Caras, me adicionem pragente trocar umas idéias...
o endereço é romulolisboahotmail
Abraços
valeu

Rômulo Montesso
Veterano
# fev/08
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Penta_Blues
alexdiffer
Caras, me adicionem pragente trocar umas idéias...
o endereço é romulolisboahotmail
Abraços
valeu

walter.guitarra
Veterano
# fev/08
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Penta_Blues
Agora fui eu que troquei as bolas né? O importante é que finalmente eu entendi e te agradeço por isso. Agora é praticar.
Valeu cara!!

walter.guitarra
Veterano
# fev/08
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Penta_Blues
Cara, entendido os modos maiores, vamos aos menores ok?
O mesmo exemplo, ou seja: uma base está sendo tocada em Dó menor (Cm), que escala ou escalas eu vou usar para ter a intenção dos 3 modos menores (Frigio, Eólio e Dórico)?

Penta_Blues
Moderador
# fev/08
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Boa noite!!!

Rômulo Montesso
Cara, dificilmente estou online. Mas se a gente se esbarrar, trocamos uma idéia!

walter.guitarra
que escala ou escalas eu vou usar para ter a intenção dos 3 modos menores (Frigio, Eólio e Dórico)?
Vc está perguntando ou está respondendo?...rs
Correto. Para este Acorde menor vc usa os Modos Menores, com excessão do Modo Lócrio pois, apesar de possuir uma b3, também possui uma b5 que se chocaria com a 5 do acorde.

Valeu!!!

walter.guitarra
Veterano
# fev/08 · Editado por: walter.guitarra
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Penta_Blues
Amigo veja se está correto:

Escalas pelos modos Gregos (em Dó)


DÓ Jônio (Maior): C - D – E – F – G – A – B – C > Maior Natural

DÓ Lidio (Maior): C – D – E – F# - G – A – B - C

DÓ Mixolidio (Maior): C – D – E – F - G – A – Bb - C


DÓ Eólio (Menor): C – D – Eb – F – G – Ab – Bb – C > Menor Natural

DÓ Dórico (Menor):C- D – Eb – F – G – A - Bb – C

DÓ Frigio (Menor):C – Db – Eb – F – G – Ab – Bb – C

OBS: Agora é só transportar para ou demais tons, maiores e menores.

Penta_Blues
Moderador
# fev/08
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Boa tarde!!!

walter.guitarra
Amigo veja se está correto:
Escalas pelos modos Gregos (em Dó)

Correto!
Valeu!!!

walter.guitarra
Veterano
# fev/08
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Penta_Blues
Beleza! então, significa que, eu entendi mesmo.

Rockin69
Veterano
# fev/08
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Alex, desculpa estar chegando assim meio do nada nesse tópico, que já está bem extenso aliás.

Eu já tinha tentado aprender escala...e eu até compreendi. Mas o que fica difícil de entender é como efetivamente isso é aplicado na hora de compor alguma música. Especialmente se tratando de acordes.

Por exemplo: eu resolvi que o tom da minha música vai ser Fá maior. Então seria:

F G A B C D E F

Certo? Isso se aplica à acordes também?

E se eu quisesse colocar um Bb no meio, a escala deixa de ser a maior certo?

Mas como saber o caminho das pedras? Eu toco o F...aí depois eu posso tocar qualquer nota (ou acorde) em qualquer ordem que eu quiser, contato que termine em F?

Desculpe o post confuso, prometo que é o primeiro e o último.

Penta_Blues
Moderador
# fev/08 · Editado por: Penta_Blues
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Bom dia!!!

Rockin69
Como sempre, ou até quando o alexdiffer aloprar comigo...rs, vou atravessar a resposta.

Mas o que fica difícil de entender é como efetivamente isso é aplicado na hora de compor alguma música.
Efetivamente vc deve usar sua inspiração para aplicar a teoria na hora de compor e não usar a teoria para direcionar sua inspiração.

Especialmente se tratando de acordes.
Quando o assunto são acordes vc deve buscar "Harmonia Funcional", que na minha opinião tem mais a ver com isso do que com o tópico.

Por exemplo: eu resolvi que o tom da minha música vai ser Fá maior. Então seria:
F G A B C D E F

Se esta sequência de letras são acordes, não seria porque nem todos estes acordes fazem parte do Campo Harmônico de Fá Maior.
Se esta sequência de letras são notas, não seria porque esta Escala não é a de Fá Maior. Pode ser o Modo Lídio no tom de Fá, ou Fá Lídio.

E se eu quisesse colocar um Bb no meio, a escala deixa de ser a maior certo?
Errado. Substituindo o B pelo Bb é que a Escala passa a ser Maior.

Eu toco o F...aí depois eu posso tocar qualquer nota (ou acorde) em qualquer ordem que eu quiser
Vc está colocando dois assuntos diferentes como se fossem a mesma coisa...
Para um improviso ou um solo vc deve dominar alguns assuntos, mas para harmonizar acordes vc deve dominar outros e às vezes ambos.

prometo que é o primeiro e o último.
Como vc deve ter percebido, seu post pode ter sido o primeiro mas certamente não será o último. A não ser que vc seja de outro planeta pra ter entendido tudo sobre música apenas com este meu post "chinfrim"...rs

Valeu!!!

Rockin69
Veterano
# fev/08
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Então Penta, vou tentar simplificar esse post maluco...


Eu prefiro tentar compor através de acordes. Acho mais prático. Aí, depois de já ter criado alguma melodia, eu entro com uns riffs. Provavelmente há quem prefira o contrário.

O que eu não sei é como fazer isso. Às vezes eu toco um acorde C...aí depois tento um Dm, e não soa legal.

A questão é: por que não soa legal? Qual a regra que eu tenho que seguir para composição em acordes?

Eu puxo mais para rock/pop.

Penta_Blues
Moderador
# fev/08 · Editado por: Penta_Blues
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Boa tarde!!!

Rockin69
A questão é: por que não soa legal?
Porque em Harmonia existe uma coisa chamada Cadência e que trata justamente da relação entre um acorde e outro dentro de uma Progressão Harmônica.

Qual a regra que eu tenho que seguir para composição em acordes?
Cara, me desculpe por não abordar este assunto aqui, mas como se trata de Harmonia e o tópico fala de Escalas, eu acabaria fugindo do tema e desvirtuando o tópico, além de ter que postar muita coisa já que este assunto é muito vasto.

Valeu!!!

Rockin69
Veterano
# fev/08
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Entendo...então você teria algum site ou coisa do gênero para recomendar sobre isso?

alexdiffer
Veterano
# fev/08
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Penta_Blues
Como sempre, ou até quando o alexdiffer aloprar comigo...rs, vou atravessar a resposta.

Fique a vontade heheh so entro na net aos fins de semana mesmo hehe
Pelo menos até eu conseguir uma net banda larga aqui heheuheue

Pelo visto logo teremos que abrir um novo post pra duvidas hehehe

alexdiffer
Veterano
# fev/08
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Rômulo Montesso
Esta bem dificil eu entrar na net quanto mais no msn hehe
mais me add ai alexdiffer@hotmail.com


P.S À quem mais me add por favor lembrem-se de onde add pq muita gente ja me add e nem lembra de onde foi heuheuhe

diego gr
Veterano
# fev/08
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porque a afinação padrão para guitarra é EADGBE?? porque essas notas especificamente?

Penta_Blues
Moderador
# fev/08 · Editado por: Penta_Blues
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Boa tarde!!!

diego gr
porque a afinação padrão para guitarra é EADGBE?? porque essas notas especificamente?
Este padrão é uma convenção desenvolvida ao longo do tempo considerando-se as características e a construção de instrumentos temperados como é o caso da guitarra ou do violão.
Com a prática verificou-se que esta afinação oferece um alcance aceitável em relação às oitavas, uma conveniente disposição espacial dos intervalos e uma variedade manipulável de digitações de acordes básicos. Mas como vc deve saber, não é o único sistema de afinação disponível.
Existem outras alternativas de afinações como por exemplo:
- Afinação Aberta: é aquela em que as cordas são afinadas de maneira a produzir um determinado acorde quando tocadas soltas;
- Afinação Modal: é de certa forma uma afinação aberta, mas o toque das cordas soltas produz um acorde de quarta suspensa;
- Afinação Cruzada: outro tipo de afinação aberta que produz um acorde menor ao invés de um maior;
- Afinação Reduzida: envolve essencialmente o abaixamento de apenas uma ou duas cordas.
Existem ainda adaptações da afinação padrão que têm como finalidade apresentar uma ou mais cordas soltas como parte das peças musicais para as quais são empregadas.
Valeu!!!

diego gr
Veterano
# fev/08 · Editado por: diego gr
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E qual é a afinação padrão para guitarras de 7 cordas? Me bateu essa curiosidade agora

Penta_Blues
Moderador
# fev/08 · Editado por: Penta_Blues
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Boa tarde!!!

diego gr
E qual é a afinação padrão para guitarras de 7 cordas?
Não sou especialista mas até onde eu sei:
B - E - A - D - G - B - E
Valeu!!!

brunoironacdc
Veterano
# fev/08
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legal

Joe Tyle
Veterano
# mar/08
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Eu gostaria de saber mais sobre modos gregos na escala pentatônica.
Eu pesquisei e achei o seguinte:

Notas da Penta Maior são comuns aos 3 modos maiores=Jonio, Lidio, Mixolidio

Notas da Penta Menor são comuns aos 4 modos menores=Dorico, Frigio, Eolio e Locrio.

Basta adicionar na pentatonica as 2 notas que definem um modo


Aí eu fiz um teste:
Peguei a penta maior de C e tentei colocar em Frígio (que é menor e tem uma 2 menor e uma 6 menor), então eu fiz:

C D E G A
para
C Db E G Ab


E também coloquei a penta maior de C em Mixolidio (que é maior e tem uma 7 menor), então eu fiz:
C D E G A
para
C D E G A B

sobre as pentas menores eu nem raciocino como menores, eu penso logo nas suas relativas maiores e faço a transformação.

Gostaria de saber se isso está certo.


Obrigado desde já =]

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