Escalas O Metodo Pratico!

Autor Mensagem
Penta_Blues
Moderador
# jan/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

Letinho
acordes "impenados",
acordes bem "tortos"?
Gostei dos termos...rsrs
Mas com relação a isso eu não entendi se o que vc quis dizer foi que sua intenção é digitar formas alternativas para acordes ou que acordes dissonantes é que são tortos.
Bom, te adianto uma coisa: nem um nem outro...rs
Acordes dissonantes são aqueles acordes que possuem mais notas além daquelas que compõem a tríade. Quanto mais notas forem adicionadas ao acorde mais dissonante ele será.
É claro que a digitação desses acordes é mais complicada e vai forçar vc a alguns malabarismos e contorcionismos...rs, mas não necessariamente, pois vc pode omitir algumas vozes desses acordes e assim tornar-los mais simples de digitar.
Da mesma forma, acordes simples podem ficar bem difíceis de digitar caso vc opte por inversões ou aberturas, mas tudo isso depende da sua intenção sobre quais graus vc deseja tocar num acorde.
Valeu!!!

Billy da Caverna
Veterano
# jan/08
· votar


alexdiffer

Harmonizando em Tercas

Bom vamos Harmonizar uma escalinha bem conhecida do pessoal neh? a de C(dó maior-Dinovuuuu!!!)

Entao Temos : C D E F G A B C

1-Pagamos a tonica e pulamos uma nota ou seja: ( C pula-se o D temos E)
Fassa isso com todas as notas da escala e teremos:
C-E
D-F
E-G
F-A
G-B
A-C
B-D

2-Fassa a mesma coisa só que desta vez com a nota que voce obteve anterior mente (C pulei D tive E ok? E pulei F tive G) entao teremos:

C-E-G
D-F-A
E-G-B
F-A-C
G-B-C
A-C-E
B-D-F

Pronto agora uma tacada de mestre ein?!!!
Voce tem os seguintes acordes formados:

C-E-G=>C(dó maior)
D-F-A=>Dm(ré menor)
E-G-B=>Em(mi menor)
F-A-C=>F (fá maior)
G-B-C=>G (sol maior)
A-C-E=>Am(lá menor)
B-D-F=>B° ou Bdim (si diminuto)

Pronto voce criou nada mais nada menos que um campo harmonico de C (dó maior) entao quando voce for improvisar qual escala vc vai utilizar?
Lógico que a escala que deu origem aos acordes C (dó maior)!!!!


Isso que é progressao harmonica ???
Ja procurei outros topicos sobre Progressao Harmonica + tava meio dificil pra eu entender...
Se puder me ajudar nessa eu agradeceria muito

Penta_Blues
Moderador
# jan/08
· votar


Boa noite!!!

Billy da Caverna
Isso que é progressao harmonica ???
Atravessando a resposta do nosso camarada alexdiffer, isso não é uma Progressão Harmônica e sim a construção de Acordes que compõem um Campo Harmônico.
Valeu!!!

Billy da Caverna
Veterano
# jan/08
· votar


Penta_Blues

Pode me dizer oque é Progressao Harmonica ? hehe xD
Na aula hoje eu perguntei sobre isso e meu professor me passou esse esquema ae de I , III e V pra formar acordes mais eu ainda nao entendi oq é progressao harmonica...
Eh que nesse meu tempo de aula eu nao tinha ouvido ainda falar de progressao harmonica e as vesperas de 1 exame que vou fazer esse é 1 dos requisitos >> Leitura de duas progressões harmônicas ; entao eu queria ter 1 ideia doq é pra tentar ir estudando
vlw ae

Penta_Blues
Moderador
# jan/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

Billy da Caverna
Na aula hoje eu perguntei sobre isso e meu professor me passou esse esquema ae de I , III e V pra formar acordes mais eu ainda nao entendi oq é progressao harmonica...
Aqui, pelo que entendi, sem querer vc citou dois assuntos...
Numa Escala Diatônica, os Graus correspondem às notas desta escala. Estas notas são usadas para construir os Acordes que formarão o Campo Harmônico desta Escala Diatônica.
Como vc já viu antes, a construção de acordes é feita por empilhamento de terças, o que significa pegar notas da Escala que tenham entre si um intervalo de Terça, daí se pegar a primeira, a terceira e a quinta notas de uma escala, por exemplo, pra se construir uma Tríade (acorde de três notas). Estas notas são o I, o III e o V Graus da Escala, justamente aquilo que se professor lhe ensinou.
Quando vc já montou o Campo Harmônico, ou seja, construiu todos os acordes que se formam com as notas de uma Escala Diatônica, deixou de existir notas e passou-se a ter Acordes. Estes acordes também recebem a denominação por Graus de acordo com a sua Tônica, ou seja, o que antes na Escala eram notas, agora num Campo Harmônico são acordes e ambos são indicados através de números romanos. Daí a confusão...
Numa Escala de Dó Maior, por exemplo, vc teria as notas C (Dó), E (Mi) e G (Sol) nos I, III e V Graus, respectivamente.
Num Campo Harmônico de Dó Maior, os I, III e V Graus são os acordes de C (Dó Maior), Em (Mi Menor) e G (Sol Maior).
Progressão Harmônica então, é uma sequência de Acordes Harmonizados de acordo com a intenção (o clima) que se quer dar à música. Traduzindo, um trecho de uma música é portanto uma Progressão Harmônica.
Valeu!!!

Letinho
Veterano
# jan/08
· votar


Penta_Blues

Massa!Tú é o cara,hehe!
Oa...Exatamente isso q eu quero saber,pq do jeito q tu colocasse lá na parimeira página do fórum sobre o campo harmônico de C,todos os acordes ficam naturais sem nenhuma alteração a não ser o B q é de minuto,mas se eu quizer alterá-los pra ficar como em MPB e se encaixar na música?

Pq as vezes eu quero pegar uma música de ouvido e num consigo pq eu num conheço esses acordes e principalmente agora q eu tenho q pegar o repertório de frevo q usa muito esses acordes

Mais uma vez,valeu,brigado aê!

Billy da Caverna
Veterano
# jan/08
· votar


Penta_Blues
Valeu , esclareceu 1 pouco minha ideia...
Agora vou entao tentar montar esses acordes mais simples e dpois ir para os outros , aqueles com 7 e 9 por ex:Cm7.
Esses eu entendo pouco tambem mais vou procurar algo aki no forum e qualquer coisa eu posto ae no forum...
vlw msm cara

Penta_Blues
Moderador
# jan/08
· votar


Boa tarde!!!

Letinho
a não ser o B q é de minuto,
Só uma correçãozinha, o nome é diminuto

mas se eu quizer alterá-los pra ficar como em MPB e se encaixar na música?
Vc não altera; simplesmente usa outros acordes mais elaborados. Só que isso vem com o tempo, com a experiência e com muito estudo de Harmonia.

Valeu!!!

Letinho
Veterano
# jan/08
· votar


[b]Penta_Blues[b/]
huahauha,eu tava na dúvida se era de minuto ou diminuto...!XD...
Caramba!

Mas,como faço pra começar a estudar isso?
Valeu!

RedZephyrGasper
Veterano
# jan/08
· votar


Olá Amigos,

toco guitar há anos ... porém, tem muito pouco (quase nada) de teoria. Então, por favor, não levem na piada algumas perguntas (dúvidas) que eu tenho:

1 - o que é tônica?
2 - alquém poderia mostrar através de uma tablatura o exercício abaixo:
"° Para facilitar a formacao das escalas vamos colocar aqui a escala cromatica:
C C# D D# E F F# G G# A A# B"
3 - o que é uma escala?
4 - o que é uma escala cromática?

Acredito que novas dúvidas virão ... ou melhor ... continuarei a encher o saco de vocês!

Até mais...

Penta_Blues
Moderador
# jan/08
· votar


Boa tarde!!!

Letinho
Mas,como faço pra começar a estudar isso?
Cara, o assunto é extenso e por vezes complexo. Sugiro que vc procure um bom professor para que ele lhe dê uma direção e uma metodologia de estudo. Caso contrário vc pode acabar se perdendo no meio de tanta teoria.

RedZephyrGasper
Como diria Jack, "O Estripador", vamos por partes...rs

1 - o que é tônica?
Tônica pode ser o nome dado à nota que define a tonalidade de uma Escala ou a Função Harmônica dada ao Acorde de I Grau num Campo Harmônico.

2 - alquém poderia mostrar através de uma tablatura o exercício abaixo:
Pra fazer isso não é necessário nem tablatura, basta tocar todos os trastes de uma mesma corda a partir da nota Dó.

3 - o que é uma escala?
É uma sequência de notas que obedece a um intervalo pré-determinado.

4 - o que é uma escala cromática?
É uma Escala que divide uma oitava em doze Semitons, ou seja, apresenta todas as notas e seus acidentes guardando entre si um intervalo de um semitom.

Valeu!!!

Letinho
Veterano
# jan/08
· votar


Penta_Blues

Ok então...valeu cara!

Homem Palheta
Veterano
# jan/08 · Editado por: Homem Palheta
· votar


Opa galera!
Nossa, esse topico me esclareceu mtu sobre modos! hehehe, mtu, mtu bom!
Fiz aula de guitarra, infelizmente tive q parar.. estava estudando pentatonica, entaum ai vai minha duvida.. se alguem puder ajudar =]

Qual a diferente entre a penta maior e menor? Sendo q se eu usar a penta de C maior seria a mesma coisa de usar a penta de Am pois saum as mesmas notas em uma região diferente do braço da guitarra! Naum entendo mtu sobre a aplicação dessa escala.
Por exemplo, no C.H. de G maior, pra saber qual usar o melhor seria analisar o I, II, e V graus do Tom?

Exemplo de uma musica com essa progressão I, III, e V...

G - Am - D -> Escala maior natural de G -> modos G jonio, G Lidio, G mixo ( posso usar os modos menores de Am e os maiores de B, dependendo da minha intenção, certo? ) -> mas e agora?? Eu usaria penta maior de G por ter a terça maior? Teria outra opção de usar a penta??

vlew!

Homem Palheta
Veterano
# jan/08
· votar


Viajei..

Exemplo de uma musica com essa progressão I, III, e V...

G - Bm - D -> Escala maior natural de G -> modos G jonio, G Lidio, G mixo ( posso usar os modos menores de B e os maiores de D, dependendo da minha intenção, certo? ) -> mas e agora?? Eu usaria penta maior de G por ter a terça maior? Teria outra opção de usar a penta??


Pronto, corrigido... =]

alexdiffer
Veterano
# jan/08 · Editado por: alexdiffer
· votar


Homen Palheta
Qual a diferente entre a penta maior e menor?

A menor sempre deriva de uma maior

Por exemplo, no C.H. de G maior, pra saber qual usar o melhor seria analisar o I, II, e V graus do Tom?
São imensas as possibilidades para se improvisar, podemos usar uma pentatonica maior, menor, penta blues ^^, usar triades, modos....há varios caminhos para se improvisar mas é necessario levar em consideracao o ritmo, a progressao sobre qual a escala será aplicada

Homem Palheta
Veterano
# jan/08
· votar


alexdiffer
Vlew kra.. enquanto minha pergunta esttava aqui eu andei pesquisando e ja resolvi a questão =]
Mas vlew do mesmo jeito!

CLAUDINHO GUITARRA
Veterano
# jan/08
· votar


Alguem conhece um bom professor de guitarra jazz no rio de janeiro, avançado.

Ripclaw
Veterano
# jan/08
· votar


Olá,

Primeiramente gostaria de parabenizar o trabalho do Penta_Blues e do alexdiffer. Um excelente tópico, sem dúvidas!

Agora vamos às dúvidas! ;)

1) Para eu montar um campo hamônico de uma música com tonalidade em C eu uso (posso usar) a harmonização em terças, né? Que no caso ficaria assim:

C-E-G=>C(dó maior)
D-F-A=>Dm(ré menor)
E-G-B=>Em(mi menor)
F-A-C=>F (fá maior)
G-B-C=>G (sol maior)
A-C-E=>Am(lá menor)
B-D-F=>B° ou Bdim (si diminuto)

Então, considerando uma música que tenha a seguinte progressão:

C -> Am -> F -> G

Eu poderia usar quais modos pra solar em cima do acorde de C, por exemplo?

Eu entendi que seriam os modos em que a nota C esteja presente no campo harmônico, correto? Então seriam eles:

C Jônio, C Lídio, C Mixolídio e C Eólio. Isso é correto?

2) Se eu estou solando em cima do acorde de C, então "necessariamente" eu terei que usar um modo de C, não devendo por exemplo usar, um G Lídio (chutei aqui esse modo)

Desculpem se repeti alguma pergunta, mas é que ainda não ficou claro pra mim.

Agradeço antecipadamente!

Abraços!

Penta_Blues
Moderador
# jan/08
· votar


Boa tarde!!!

Ripclaw
Primeiramente eu gostaria de agradecer a gentileza pelos elogios e dizer que fico muito satisfeito quando vejo que posso ajudar de alguma forma com o pouco que sei.
Segundamente...rs, vamos às suas considerações:

1) Para eu montar um campo hamônico de uma música com tonalidade em C eu uso (posso usar) a harmonização em terças, né?
O Sistema Musical Ocidental tem como mais significativos acordes aqueles contruídos em dois Graus de "repouso" e um Grau de "movimento" (I-III-V). Estes Graus guardam entre si um intervalo de Terça e, portanto, tá mais pra dever do que pra poder usar esta construção de Acordes com o empilhamento de Terças.

Eu poderia usar quais modos pra solar em cima do acorde de C, por exemplo?
Como eu já tive oportunidade de comentar, em Música vc "pode" qualquer coisa, dependendo da sua intenção e do sentimento que vc quer passar através da sua música.
Poder, então, vc pode usar qualquer Escala ou Modo, mas o que vai acontecer com isso é que vc terá resultados mais satisfatórios ou menos satisfatórios dependendo da Escala ou Modo que vc utilizar.

C Jônio, C Lídio, C Mixolídio e C Eólio. Isso é correto?
C Eólio não será tão interessante porque vc terá um Eb conflitando com o E formador do Acorde de Dó Maior, mas como eu disse, não custa tentar e ver se o resultado é o que vc espera e se lhe agrada aos ouvidos.

então "necessariamente" eu terei que usar um modo de C,
Correndo o risco de me tornar repetitivo, nada em Música é obrigatório. Não há "necessariamente" que se usar Modos no Tom de C.
Usando o exemplo que vc deu, é possível se usar os Modos no Tom de F e no Tom de G, que na prática vc já usa, pois C Lídio está no Tom de F e C Mixolídio está no Tom de G.

Espero que isso tenha dado mais uma clareada nas suas idéias.
Qualquer coisa estamos aí!
Valeu!!!

Ripclaw
Veterano
# jan/08
· votar


Penta_Blues

Cara, muito obrigado pela explicação. Mas, sem querer abusar, me explica umas coisas:

1) O C Eólio num seria = A B C D E F G A ? Onde tá o Eb que vc falou??

2) Eu li num post anterior que os modos servem pra dar um "toque" específico para as escalas, tipo assim:

graus / modos
1 jonio (alegre)
2 dorico (country)
3 frigio (heavy-metal)
4 lidio (suave)
5 mixolidio (triste)
6 eolio (uso geral)
7 locrio (exotico)

Essa informação confere?

Obrigado mais uma vez! :)

PS: Dá uma olhadinha nos teus recados, deixei uma msg lá.

Abraços!

Penta_Blues
Moderador
# jan/08
· votar


Boa tarde!!!

Ripclaw
1) O C Eólio num seria = A B C D E F G A ? Onde tá o Eb que vc falou??
Não, isso seria A Eólio, Modo que está no Tom de C.
C Eólio está no Tom de Eb e possui as seguintes notas:
C - D - Eb - F - G - Ab - Bb.

2) Eu li num post anterior que os modos servem pra dar um "toque" específico para as escalas, tipo assim:
Bom, isso é bem relativo, pois fica a critério de quem ouve e como é feita a composição utilizando cada um dos Modos. Mas não deixa de ser uma impressão...
Só não tome isso como regra.

PS: Dá uma olhadinha nos teus recados, deixei uma msg lá.
Falha minha...rs. Eu poucas vezes olho meus recados por lá, mas vou verificar.

Valeu!!!

Berdinazzi
Veterano
# fev/08
· votar


Alguém pode me ajudar com minha dúvida???
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/180545/
Brigado!!!!

MarcosBorba
Veterano
# fev/08
· votar


alexdiffer
Penta_Blues

estou organizando uma iniciativa de montar um método de guitarra feito por membros do fcc

a proposta eh essa:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/180586/p0#4962046


e queria pedir sua ajuda. Gostaria de saber se vc não poderia ajudar com algum texto didático sobre técnica e teoria musical.

As contribuições são postadas aki


http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/180595/

Abç

Penta_Blues
Moderador
# fev/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

MarcosBorba
Cara, acho muito louvável a sua iniciativa, mas eu não tenho um Método pronto para ser transformado em apostila. O que eu faço é dividir o pouco que sei com a rapaziada daqui à medida que as dúvidas vão surgindo.
Pra se fazer um Método é preciso Metodologia, caso contrário acaba ficando um monte de informação reunida mas sem direção.
Vc pode perceber isso nas sugestões que fizeram no seu tópico. É legal abordar assuntos que a rapaziada tem interesse, mas a coisa acaba ficando enorme porque cada um quer saber de uma coisa diferente. Imagina escrever um Método sobre tudo...
Dê uma direção ao que vc pretende, escolha um tema e aborde-o organizadamente. Caso esse tema esteja dentro dos meus conhecimentos, terei imenso prazer em ajudar!
Valeu!!!

MarcosBorba
Veterano
# fev/08
· votar


Penta_Blues

À medida em que forem sendo necessárias explicações eu volto a procurá-lo. Obrigado pela disposição em ajudar!

Rômulo Montesso
Veterano
# fev/08
· votar


alexdiffer
Grande iniciativa!!!!
Boa mesmo!!!

alexdiffer
Veterano
# fev/08
· votar


Rômulo Montesso
Vlew...qualquer duvida eu ou o Penta_Blues estamos ai...

alexdiffer
Veterano
# fev/08
· votar


MarcosBorba
Eu já estou montando uma apostila pro FCC logo entrarei em contato com os responsaveis pelo FCC e postarei ela....já matando a curiosidade de alguns eis alguns assuntos que serão
abordados:

Leitura em clave de sol
Compasso simple e composto
Estudando com metronomo e obtendo resultados em 15 dias
Harmonia Modal
Harmonia Funcional
Musica Tonal
Conhecendo as pentatonicas
Dilascerando as menores (natural, harmonica e melodica)
etc.....
Isso deve ser 1/10 do que eu escrevi com figuras ilustrativas e tal!!!

MarcosBorba
Veterano
# fev/08
· votar


alexdiffer

mto legal! antecipou minha idéia =] mto bo mesmo!

MarcosBorba
Veterano
# fev/08
· votar


EDIT: mto BOM

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escalas O Metodo Pratico!