Escalas O Metodo Pratico!

Autor Mensagem
Penta_Blues
Moderador
# mar/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

Joe Tyle
Eu gostaria de saber mais sobre modos gregos na escala pentatônica.
Cara, eu não sei qual foi a fonte de consulta que vc buscou, mas eu particularmente não concordo com esta definição de "Modos Gregos" na Escala Pentatônica.
Por dois motivos:
1 - Os Modos Gregos derivam da Escala Maior Natural.
2 - Para serem chamados de Modos Gregos, as notas que os formam devem respeitar determinados intervalos e especificamente estes intervalos.
Vc pode construir Pentas a partir dos Modos desde que faça isso respeitando as regras para construção de Pentas Maiores e Menores a partir de Modos também Maiores e Menores, com excessão do Modo Lócrio, daí o que vc leu em:
"Notas da Penta Maior são comuns aos 3 modos maiores=Jonio, Lidio, Mixolidio
Notas da Penta Menor são comuns aos 4 modos menores=Dorico, Frigio, Eolio e Locrio"

Como vc pode perceber, existe um erro aí, pois o Modo Lócrio, apesar de ser um Modo Menor, não construirá uma Penta Menor por conta de não respeitar os Intervalos que caracterizam esta Escala.
O contrário não existe, ou seja, construir Modos derivados da Escala Pentatônica, pois não haveriam todos os Modos já que numa Escala Pentatônica Maior com 05 Graus seria impossível construir 07 Modos.
Veja que há um equívoco na afirmação que vc colocou de que "Basta adicionar na pentatonica as 2 notas que definem um modo".
Em seu teste vc não adicionou como o texto diz e se fizesse isso a Escala teria 07 notas e não 05, descaracterizando a Pentatônica.

... para C Db E G Ab
Estas notas não são, e seus intervalos não formam, nem Penta Maior, nem Penta Menor.

... para C D E G A B
Os intervalos entre estas notas também não formam Pentatônicas, até porque estão em número de 06, nem Penta Blues porque o VII Grau não corresponde à Blue Note.

Enfim, na minha opinião, este raciocínio não está correto.
Valeu!!!

vinyguitar
Veterano
# mar/08
· votar


1°)Esta musica está situada no tom de D : D E F# G A B C#

I=>D
II=>E
II=>F#
IV=>G
V=>A
VI=>B
VII=>C#

Tranportando para o campo harmonico de D Menor Harmonico teremos:
I=>D
II=>E
IIIb=>F
IV=>G
V=>A
VIb=>Bb
VII=>C#

Entao temos as notas da cancao que se baseia numa progressao de I-VI-VIIb que será = (D Bb C) Esse riff está no campo harmonico de Dm Harmonico porém o tom está escrito em D (ré maior)!



Olá!! Parabens pelo topico!! Sobre essa parte q eu citei, eu gostaria de corrigir uma coisa, ali diz q o tom da musica é D maior, qdo na realidade o tom é D menor relativa de F, na escala de F temos F - G - Bb- C - D - E - F, q gera os acordes D5, Bb5 e C5.
Portanto a progressao seria VI - IV - V ( no tom de F). Isso ae vlw kra, e parabens denovo pelo topico.

Joe Tyle
Veterano
# mar/08 · Editado por: Joe Tyle
· votar


Vc pode construir Pentas a partir dos Modos desde que faça isso respeitando as regras para construção de Pentas Maiores e Menores a partir de Modos também Maiores e Menores, com excessão do Modo Lócrio

Acho que entendi essa parte. Então eu fiz mais uns exemplos:

Pegando a Penta Maior de C: C D E G A
Jonio: posso usar pq é a própria escala maior

Dório: posso usar pq aumenta 1/2T do 6º grau e a penta maior TEM 6º grau , então fica: C D E G A#
(nessa parte q eu tenho dúvida pq o modo Dório num trabalha com a escala menor?)

Frígio: posso usar pq aumenta 1/2T do 2º e 6º graus e a penta maior TEM o 2 e 6º grau , então fica: C D# E G A# (mesma dúvida =X)
Lídio: não posso usar pq a penta maior nao tem 4º grau
Mixolidio nao posso usar pq a penta maior nao tem o 7º grau
Eólio nao posso usar pq eh a propria escala menor.

Aí eu apliquei o mesmo raciocínio pra Penta menor de C.

Penta_Blues
Moderador
# mar/08
· votar


Boa tarde!!!

Joe Tyle
Dório: posso usar pq aumenta 1/2T do 6º grau e a penta maior TEM 6º grau , então fica: C D E G A#
(nessa parte q eu tenho dúvida pq o modo Dório num trabalha com a escala menor?)

Não, não pode. O Modo Dórico é um Modo Menor e, portanto, vc deve seguir a regra para construção de Pentas Menores, ou seja, vc deve retirar deste Modo os II e VI Graus.
Valeu!!!

Joe Tyle
Veterano
# mar/08 · Editado por: Joe Tyle
· votar


Ah tá
Quer dizer que eu só posso usar penta menor com modo menor e penta maior com modo maior?

É como se eu tivesse:

Jônio=Penta Maior
Dório=Penta menor
Frígio=Penta menor
Lídio= Penta Maior
Mixolídio=Penta Maior
Eólio=Penta menor
Lócrio=Penta menor

É isso mesmo?

Mas se eu tirar o 6º grau do Dórico não vou tirar a caracteristica do Modo, que é aumentar 1/2T da 6º?




Obrigado!

Penta_Blues
Moderador
# mar/08
· votar


Bom dia!!!

Joe Tyle
Quer dizer que eu só posso usar penta menor com modo menor e penta maior com modo maior?
E como vc vai fazer isso? Vc pretende misturar as duas escalas?
Se fizer isso no final das contas estará usando apenas uma, já que a outra é derivada dessa...
A regra aqui é construir Pentas a partir dos Modos e não usar com...
Dos Modos Maiores vc deve retirar o IV e VII Graus para construir Pentas Maiores.
Dos Modos Menores vc deve retirar o II e o VI Graus para construir Pentas Menores à excessão do Modo Lócrio, pois há um intervalo de um semiton entre o IV e o V Graus e este intervalo não existe numa Penta Menor, além disso, ao se retirar o VI Grau desse Modo vc terá um intervalo de 2 tons, o que tb não existe em Pentas.

Mas se eu tirar o 6º grau do Dórico não vou tirar a caracteristica do Modo, que é aumentar 1/2T da 6º?
Não. A característica do Modo Dórico é bemolizar o VII Grau, ou seja, diminuir um semitom da sétima e não aumentar um semitom da sexta. Ao se retirar o VI Grau do Modo Dórico, ainda assim vc terá o VII Grau que o caracteriza.

Valeu!!!

alexdiffer
Veterano
# abr/08
· votar


Eae galera to passando aqui pra dar um oi...

Vejo que o topico esta bem movimentado neh.....

Graças a Deus o Penta_Blues estar sempre por aqui porque
eu mesmo estou muito ocupado a trabalho....

sauhsauhsuahsaushasushau

Abracos....

Ed_Compasso
Veterano
# abr/08
· votar


legal, gostei de tudo, mas pra falar de modos no inicio não precisava falar de tom, meio tom, e essas coisas no inicio; quem quer saber sobre modos deve ter um minimo de conhecimento(que é bem além de ton e essas baboseiras) e com relação a formação do campo harmonico: isso é só pra quem já sabe, pq quem não sabe montar um campo, não vai aprender com esses posts aí, vcs deveriam fazer algo mais detalhado... tipo:

| |
| |
| |
VVVVVVVV
VVVVVVV
VVVVVV
VVVVV
VVVV
VVV
VV
V

Ed_Compasso
Veterano
# abr/08 · Editado por: Ed_Compasso
· votar


para tocar um instrumento todos nós passamos por dificuldades para aprender, logo no inicio, quando já sabemos fazer as notas mas não temos ouvidos bons, sempre perguntamos a alguém com quem vamos tocar junto: "quais são as notas?" e aí a pessoa tem que ir te dizendo todas as notas da musica, desde a estrofe até o refrão, certo, mas com o passar do tempo vc começa a perceber a função de cada acorde nos campos, e passa a usar a intuição auditiva para trocar os acordes, tipo, se alguém canta vc consegue, mesmo sem saber as notas da musica, ir tocando os acordes certos baseando-se na melodia, mas este aprendizado pode se tornar mais fácil se vc souber os campos harmonico de cada musica, vamos à pratica:


De antemão vc deve conhecer todas as doze noas musicais, Dó>Dó#>Ré>Ré#>Mi>Fá>Fá#>Sol>Sol#>Lá>Lá#>Sí (o simbolo # leva o nome de SUSTENIDO e tem a função de aumentar meio tom a nota normal, ex: no violão se tocarmos a terceira corda solta(as cordas são contadas de baixo para cima,
(seemmpre),teremos a nota SOL e se tocarmos a mesma corda apertada na primeira casa vc tem um SOL#(SOL Sustenido) ou seja: meio tom acima do SOL natural, e assim por diante, se vc tocar na segunda casa terá um Lá e na terceira casa terá um Lá# e depois um Sí, depois um Dó e assim segue por toda a extenção do braço, vc deve saber ainda que as notas cujo nome termina com i não tem SUSTENIDO, ou seja, passa dela direto para a proxima, ex, Mi vai direto pra Fá, e Sí vai direto pra Dó, pq tanto o Mi quanto o Si não tem sustenidos. se vc entendeu o que eu acabei de explicar aprabéns, vc pode continuar lendo, mas se não entendeu, então vá para outro tópico e não perca tempo com este, alías, não leia mais nada neste pq isso só vai te fazer desistir da musica, vamos lá...

Usemos como primeiro exemplo a nota Dó para montar o campo harmonico:

nós temos uma escala fixa, que nunca muda para achar as notas que vc pode usar numa musica em tom maior, a escala é essa:

X 1 tom X 1 tom X 1/2 tom X 1 tom X 1 tom X 1 tom X 1
tom, onde a letra X indica uma nota qualquer que vamos encontrar a seguir, simplificando a escala:

T T ST T T T ST onde T significa 1 tom inteiro e ST significa um semitom, daí nós temos o seguinte:

Suponhamos que vc esteja escrevendo uma musica, e só sabe que ela vai começar em Dó mas não quais notas mais vc pode usar, tudo bem, não se desespere, vc vai saber agora, pegue este Dó com o qual vc começou a musica, anote num papel, e mcima desse Dó vamos aplicar a escala que já mostrei:

DÓ (aì vc aplica o primeiro T da escala[este T indica que vc vai ter que subir um tom a partir da nota que aparece, nesse caso começaremos com Dó]certo, então teremos a nota RÉ, e aplicando o outro T (sobre o Ré) subimos mais um tom, e teremos a nota Mi, e aplicando o ST da escala teremos Fá, e aplicando o outro T teremos Sol, aplicando o outro T teremos Lá, aplicando o outro T teremos o Sí, e finalmente aplicando o outro ST teremos o Dó, então fica assim:

Dó T Ré T Mi ST Fá T Sol T Lá T Sí ST Dó

e agora vamo compreender melhor se usarmos como Tom de sua musica a nota Ré, vamo lá:

> Ré (sobe um tom de acordo com nossa escala)
> Mi (sobe mais um tom de acordo com a escala, obser ve que: de > Mi pularemos para Fá# pq de mi Para fá temos apenas 1/2 tom e a escala pede que subamos um tom inteiro, o que nos força ir para Fá #)
> Fá#(sobe 1/2 tom de acordo com a escala)
> Sol (Sobe um tom de acordo com a escala)
> Lá (sobe mais um tom de acordo com a escala)
> Sí( nesse caso vamos encontrar a mesma situação de Mi: a escala pede para subir um tom inteiro, e de Sí para Dó temos apenas meio tom, isso nos força a colocar meio tom além do Dó, que vai dar Dó#)
>Dó#(sobe mais meio tom de acordo com a escala)
>Ré( finalmente voltamos para o Ré, se vc fizer e voltar para Ré# ou algo diferente, pode fazer denovo pq tá errado!!!)

nesse caso achamos toda a escala, que é: Ré, Mi, Fá#, Sol, Lá, Sí e Dó#, porem nos descobrimos que notas usar para fazermos nossas escalas e solos e talz, mas temos que saber agora que acordes vao ser maiores e quais vão ser menores, para isso temos outra escala a ser usada(lembrando de usar primeiro a anterior depois essa), a escala é a seguinte, 1ªmaior, 2ª menor, 3ª menor, 4ªmaior, 5ª maior, 6ª menor e 7ª diminuta que resulta em(vamos usar as cifras, se vc não sabe só posso te dizer uma coisa: pare de ler isso e vá estudar as cifras agora), bem o resultado é:
(notação: "M" significa Maior e "m" significa menor)
DM > Em > F#m > GM > AM > Bm > C#dim,

é isso aí, a escala é sempre assim para tons maiores

IM IIm IIIm IVM VM VIm VIIdim

caso meu post tenha comentarios positivos ensino a montar tbm os campos Menores...

PS, sou humano e estou sugeito a erros, se alguém encontrar algum me comuniquem...

é isso aí, té mais,

se alguém quiser trocar umas idéias add aí:

neimeg_marques@hotmail.com

mas tem que dizer no convite o motivo de me add, se não esquece!!!

valewww!!!

Penta_Blues
Moderador
# abr/08
· votar


Bom dia!!!

Ed_Compasso
mas pra falar de modos no inicio não precisava falar de tom, meio tom, e essas coisas no inicio;
Como não, se a razão de existirem Modos é justamente sua construção em cima de Tons e Semitons?!

quem quer saber sobre modos deve ter um minimo de conhecimento
É justamente isso que o tópico se propõe a fazer: Dar um mínimo de conhecimento...

(que é bem além de ton e essas baboseiras)
Acho que Intervalos está muito além de serem "baboseiras" já que são o fundamento da Música Ocidental...

e com relação a formação do campo harmonico: isso é só pra quem já sabe, pq quem não sabe montar um campo, não vai aprender com esses posts aí,
Quem não sabe aprende e pode aprender nos tópicos que abordam este assunto, já que este aqui se propõe a debater Escalas...

e aí a pessoa tem que ir te dizendo todas as notas da musica, desde a estrofe até o refrão,
Seria mais interessante essa pessoa dizer todos os acordes ao invés de todas as notas...

ex: no violão se tocarmos a terceira corda solta(as cordas são contadas de baixo para cima, (seemmpre),teremos a nota SOL
Nem sempre. Existem afinações alternativas.

mas se não entendeu, então vá para outro tópico e não perca tempo com este, alías, não leia mais nada neste pq isso só vai te fazer desistir da musica,
Se não se entende, pergunta-se ou volta a ler o texto pra tentar entender. Acho sua opinião sobre "perder tempo com este tópico" exagerada. Principalmente porque quase tudo que vc escreveu no seu post já estava postado aqui, e justamente nas primeiras páginas...

Suponhamos que vc esteja escrevendo uma musica, e só sabe que ela vai começar em Dó mas não quais notas mais vc pode usar,
A primeira nota de uma música não determina o seu Campo Harmônico nem o Tom em que ela está.

mas temos que saber agora que acordes vao ser maiores e quais vão ser menores, para isso temos outra escala a ser usada(lembrando de usar primeiro a anterior depois essa), a escala é a seguinte, 1ªmaior, 2ª menor, 3ª menor, 4ªmaior, 5ª maior, 6ª menor e 7ª diminuta
Isso não é Escala...

(notação: "M" significa Maior e "m" significa menor)
DM > Em > F#m > GM > AM > Bm > C#dim,

Acordes Maiores não necessitam da indicação "M".

Na verdade, seu post tem inúmeras observações a serem consideradas. Algumas positivas, mas dispensáveis já que repete aquilo postado anteriormente, e outras negativas que, apesar da sua intenção em ajudar, mais confundem do que explicam.
Não sou melhor que ninguém, muito menos o dono de todo o conhecimento, mas sugiro mais humildade na hora de criticar, mais metodologia e organização na hora de passar seus conhecimentos, já que na minha opinião, desprezar tudo que já foi dito e considerar apenas o seu post é, no mínimo, um desperdício...

Valeu!!!

Ed_Compasso
Veterano
# abr/08
· votar


ok, eu tbm já tinha pensado melhor sobre isso, na verdade eu sou autodidata, e por isso falo essas coisas que as vezes deveriam levar outro nome, ex: Escala (a propósito, como eu digo então?)
espero num futuro próximo ter conteudo para ajudar neste fórum, por Hora é só, e agradeço a aqueles que colaboram com seu conhecimento que faz deste site uma gigantesca biblioteca de sabedoria, desculpe àqueles a quem menospresei com minhas insensatas palavras...

aguia12
Veterano
# abr/08
· votar


ai guitarristas alguem tem como passar escalas diatônicas,no desenho do braço da guitarra?
valeu

Penta_Blues
Moderador
# abr/08
· votar


Boa noite!!!

aguia12
Cara, partindo do princípio que vc já conhece a definição de Escalas Diatônicas, dá uma olhadinha no link abaixo que foi indicado num tópico que tratava de desenhos de Escalas ao longo do braço.
http://www.all-guitar-chords.com/guitar_scales.php
Valeu!!!

alexdiffer
Veterano
# abr/08
· votar


Ed_Compasso
bom toda opniao é valida....somente gostaria que respeitasse o trabalho que tive ao compor este material e nao chame de baboseiras a iniciação musical....muitas vezes se torna mais complexa a compreensão dos intervalos do que os modos propriamente ditos.!!!
Uma vez que para compreender diversos conceitos musicais é necessario saber o basico da teoria....

reveja seus conceitos e contribua com o que sabe!!!

jampa22
Veterano
# mai/08
· votar


Oi, sou novo por aki e novo em guitarra tiro um som mais agora quero me aprofundar e gostei muito do "OS MODOS SÃO NOVAS ESCALAS DERIVADAS" GRAUS. ta muito massa.

Penta_Blues
Moderador
# mai/08
· votar


Boa noite!!!

jampa22
Seja muito bem vindo meu camarada.
Que bom que está sendo útil pra vc a matéria postada aqui.
É isso aí! Estude muito e no caso de dúvidas, se estiver ao nosso alcance, não se envergonhe de perguntar.
Valeu!!!

Jonhnoxville
Veterano
# mai/08
· votar


alguem me pode explicar melhor os modos...a minha duvida é...se a escala dos modos é mesma...pk tem nomes diferentes? se tiver a tokar um acorde Dm e improvisar na escala de C ke diferença faz se a escala é a mesma? se tocar a tridade Dm e um solo a começa em C vai soar mal(ou isto e que sao os modos?)...mas começando em uma nota do acorde ja vai se ser bom...ou seja para cada acorde do campo harmonico tem de começar a escala da nota do acorde?

Desculpem lá...mas tenho essa duvida... :(

Penta_Blues
Moderador
# mai/08
· votar


Boa noite!!!

Jonhnoxville
...se a escala dos modos é mesma...pk tem nomes diferentes?
A Escala não é a mesma. As Notas que compõem os Modos é que são as mesmas se considerada a mesma Tonalidade, só que se vc reparar nos Intervalos, perceberá que são diferentes para cada Modo, apesar das mesmas Notas e é isso que caracteriza cada Modo dentro de uma determinada Tonalidade.

se tiver a tokar um acorde Dm e improvisar na escala de C ke diferença faz se a escala é a mesma?
Não fará diferença se vc estiver considerando sempre a mesma Tonalidade, mas se vc aplicar Modos de diferentes Tonalidades, desde que siga o passo-a-passo que já postei aqui, perceberá a diferença e o que caracteriza cada Modo.

se tocar a tridade Dm e um solo a começa em C vai soar mal(ou isto e que sao os modos?)...mas começando em uma nota do acorde ja vai se ser bom...
Não necessariamente, para que fique bom, o ideal é utilizar Escalas e Modos que não possuam notas que se choquem com as do Acorde considerado como base, ou seja, para solar em cima de Dm vc deve evitar escalas que possuam F# ou Ab, por exemplo.

ou seja para cada acorde do campo harmonico tem de começar a escala da nota do acorde?
De novo, não necessariamente, pois tudo depende da sua intenção ao realizar um improviso.

Valeu!!!

tudokoizado
Veterano
# jun/08
· votar


C-E-G
D-F-A
E-G-B
F-A-C
G-B-C--D <--------
A-C-E
B-D-F


não sería um ré?

Penta_Blues
Moderador
# jun/08
· votar


Bom dia!!!

tudokoizado
G-B-C--D <--------
não sería um ré?

Não entendi bem sua dúvida, mas se a intenção era criar um Campo Harmônico Maior formado por Tríades e demonstrar que a construção do acorde estava errada no exemplo que vc citou, é isso mesmo.
A nota D é que deve estar no lugar da nota C neste caso.
Valeu!!!

balck7
Veterano
# jun/08
· votar


aeee galera... to começando hoje aqui no FCC!!!!!

hehee...di cara eu vou mandar uma duvida jah....XD..

é.... se eu tiver uma harmonia com tom em G. ai eu quero tirar um som mais rock'n roll dela e considero ela sendo como mixolidio. (G mixolidio)... bom entaum eu terei como base o campo de C... pois é... nele encontro algumas pentas interessantes como a m7 II,II e IV... a m6 no II e a M7 no V.... pois é o quinto grau é mixolidio... possui como caracteristica a 7m naum é? e se eu usar a M7 nela tem que ser com a setima menor neh? entaum vai ficar: penta M7m no V grau ok?

hum... e aonde que eu aplico a menor melódica? sei que ela é formada pelo jonio com 3b.. ou eólio com 7+ neh?
entaum... onde que posso usa-la?

tudokoizado
Veterano
# jun/08
· votar


boa noite!

Penta_Blues,

Comecei a ler esse tópico desde o começo,e tive algumas dúvidas.
uma delas é no exemplo de 10/set/06
Harmonizando em Tercas.
Se eu usar uma tônica e pular uma nota como no exemplo anterior
C-E-G
D-F-A
E-G-B
F-A-C
G-B-C <--Nessa coluna seria um ré e não um dó por ultimo,certo?
A-C-E
B-D-F

valew a atenção

tudokoizado
Veterano
# jun/08
· votar


Por favor.

Uma dúvida cruél surgiu ao iniciante que aqui vos pergunta!
Em que ponto do braço eu digito esses modos ???
JONICO
DORICO
FRIGIO
LIDIO
MIXOLIDIO
EOLIO
Lócrio

Qualquer lugar onde tenha as respectivas notas?

aaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhh!

Penta_Blues
Moderador
# jun/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

balck7
se eu tiver uma harmonia com tom em G. ai eu quero tirar um som mais rock'n roll dela e considero ela sendo como mixolidio. (G mixolidio)... bom entaum eu terei como base o campo de C...
Cara, não entendi. Se vc tiver uma Harmonia no tom de G é porque o Campo Harmônico é o de G. Não sei o que vc quis dizer com a base no Campo Harmônico de C.

hum... e aonde que eu aplico a menor melódica?
Onde vc quiser, desde que dentro do Tom.

tudokoizado
G-B-C <--Nessa coluna seria um ré e não um dó por ultimo,certo?
Perfeito! Não reparei onde está postado isso, mas vc está correto. No lugar da nota C (que seria uma Quarta) a nota é D, a Quinta de G.

Em que ponto do braço eu digito esses modos ???
Em qualquer ponto, basta vc escolher a Tonalidade e respeitar os intervalos característicos de cada Modo.

Qualquer lugar onde tenha as respectivas notas?
Não, qualquer lugar onde tenha os respectivos intervalos.
Só pra vc ter uma idéia:
Jônico
e-----7------8------------10--------
B------------8-------------10--------
G-----7-------------9-----10--------
D-----7-------------9-----10--------
A-----7------8------------10--------
E-------------8------------10--------
Dórico
e------------8------------10------11---
B------------8-------------10-----11---
G-----7------8------------10-----------
D-----7------8------------10-----------
A-------------8------------10-----------
E-------------8------------10-----11---
Frígio
e-------------8------9-----------11----
B-------------8------9-----------11----
G-------------8------------10----------
D-------------8------------10----11---
A-------------8------------10----11---
E-------------8------9------------11---
Lídio
e-----7-------8------------10--------
B-----7-------8-----------10--------
G-----7-------------9----------------
D-----7-------------9-----10--------
A-----7-------------9-----10--------
E-------------8------------10--------
Mixolídio
e-------------8------------10-----------
B------------8-------------10------11--
G-----7-------------9-----10-----------
D-----7------8------------10-----------
A-----7------8------------10-----------
E-------------8------------10-----------
Eólio
e-------------8------------10-----11---
B-------------8------9-------------11---
G-----7------8------------10-----------
D-------------8------------10-----------
A-------------8------------10------11--
E-------------8------------10------11--
Lócrio
e-------------8------9------------11----
B---------------------9------------11----
G-------------8------------10-----11----
D-------------8------------10-----11----
A-------------8------9-------------11----
E-------------8------9-------------11----
Todos começando no mesmo lugar do braço...

Valeu!!!

balck7
Veterano
# jun/08
· votar


Penta_Blues
ue? se o modo é o mixolidio entaum é o 5º grau.... e no caso se é G mixo, entaum temos que consideralo como sendo o 5º grau de C(jonio) entaum pasarei a usar os intervalos e pentatonicas ,arpejos.....etc.... de C ao invez de G..... causando uma sonoridade blues/rock, tipica do mixolidio......

quanto a menor melódica como assim tem que estar dentro do tom.... se ela é uma alteração do eolio(que está dentro do campo harmonico) ela concerteza vai sair fora da harmonia em algum momento em consequencia dessa alteração que ela possui.... eu só gostaria de saber em q ocasioes é mais conveniente usa-la...

Penta_Blues
Moderador
# jun/08
· votar


Boa noite!!!

balck7
se o modo é o mixolidio entaum é o 5º grau.... e no caso se é G mixo, entaum temos que consideralo como sendo o 5º grau de C(jonio)
G Mixolídio está no Tom de C, então, não há como a harmonia que vc exemplificou estar no Tom de G. G Mixolídio e C Jônico possuem exatamente as mesmas notas, então, ao usa-los vc não perceberá qualquer diferença entre eles. A aplicação dos Modos requer uma outra visão que analisa a Harmonia a partir do Acorde no qual vc improvisará. Mais ou menos o inverso do seu raciocínio.

quanto a menor melódica como assim tem que estar dentro do tom.... se ela é uma alteração do eolio
Existem 12 Tonalidades da Escala Menor Melódica e para usar uma delas vc tem que analisar em que Tom está a Harmonia, ou seja, tem que estar dentro do tom. Além disso, a Escala Menor Melódica não é uma variação do Modo Eólio e sim da Escala Menor Natural.
É preciso que vc saiba qual é a função da Escala Menor Melódica para que vc a utilize de maneira racional, porém, como música é sentimento e não apenas razão, acho que vc deve buscar improvisar de acordo com a direção que sua musicalidade indicar e não forçar uma situação para aplicar Escala A ou B.
Valeu!!!

balck7
Veterano
# jun/08
· votar


penta_blues
ah sim..... mas no caso do G.. por exemplo... não vou usar os acordes de G mixo entendeu? ele vai ser apenas uma nota de referencia.... em C... entendeu? vou usar apenas a nota G e nao seus acordes.....

entao... se eu fosse tocar uma musica em G... poderia usar por exemplo a penta maior do 4º grau... no caso C.....
mas se eu considerar ele como sendo o 5º grau de C... a penta do 4º partiria de F.... entendeu? entaum....

acho que vc aprendeu os modos de maneira diferente... mais acho que no final dah tudo igual..........

alexdiffer
Veterano
# jun/08
· votar


Putz grillus me ausentei alguns dias e ja não consigo acompanhar o pessoal daqui shaushaushauhsuas


::AlexDiffer::
www.myspace.com/alexdiffer

auzenph
Veterano
# jul/08
· votar


Penta_blues...
...uma duvida...sobre a musica sweet child o mine...
..os acordes sao D C G...e o refrao A C D....
(afinação em Bb)

Agora...qual o tom da musica? a musica parece descansar no D...mas aparentemente essas notas estao no campo de C Maior...ou G Maior? na verdade me confundo todo.
Qual o tom da musica? E apartir do tom...em quais escalas eu posso improvisar? Quais escalas slash usa no solo? (na verdade no solo a musica muda de tom...as notas se tornam: E G A C D)
vlw!

alexdiffer
Veterano
# jul/08 · Editado por: alexdiffer
· votar


auzenph
auzenph
Agora...qual o tom da musica?
O tom dela é D (maior)

quais escalas eu posso improvisar?
D jonio
E dorico
F frigio
G lidio
A mixolidio
B eolio
C locrio

Penta de D maior e/ou( penta blues ) ou B menor

Quais escalas slash usa no solo?
Ai eu teria que analizar mais muito provavel que seja D mixolidio ou penta de D.



::AlexDiffer::
www.myspace.com/alexdiffer

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escalas O Metodo Pratico!