Escalas O Metodo Pratico!

Autor Mensagem
alby
Veterano
# mai/07
· votar


olá deixa eu participar dessa aula,

Simples e rapido a escala menor melodica é identica a escala maior, trocando-se apenas o III grau no caso de C seria E pelo IIIb terceiro grau bemolizado seria Eb entao a escala menor melodica de C seria:

C - D - Eb - F - G - A - B - C

Pergunta: na escala menor melodica o dó seria maior ou menor? a mesma pergunta vale para harmonica

obrigado,

Penta_Blues
Moderador
# mai/07
· votar


Boa tarde!!!

alby
na escala menor melodica o dó seria maior ou menor? a mesma pergunta vale para harmonica
A Escala não tem Dó Maior ou Dó Menor. Ela é Maior ou Menor se analizado seu IIIGrau
O Campo Harmônico sim, pode ter Dó Maior ou Dó Menor.
No caso do Campo Harmônico na Tonalidade de C, tanto Menor Melódico quanto Menor Harmônico possuem Dó Menor (C-Eb-G)
Valeu!!!

Max Dyler
Veterano
# jun/07
· votar


Excelente Tópico!

Joe Tyle
Veterano
# jun/07
· votar


eu sou novo aqui no fórum e vou aproveitar o tópico pra postar umas dúvidas =)

é o seguinte, eu comecei a estudar as escalas maiores. pra cada escala eu fazia uma tab, isso me ajudou muito para decorar os intervalos.
o que eu mais leio é sobre os shapes (geralmente 5) das escalas. a gente decora os shapes e pronto. só que eu acho um pouco limitado isso. o que eu quero sabe é: vale apena estudar apenas os shapes ou construir sua propria escala é melhor?
eu estudei construindo as escalas e acabei percebendo semelhanças. por exemplo se eu faço a escala de B na casa de A# eu tenho o modelo de D (começando na casa 9). blza. aí eu fui analizar os shapes. por exemplo, eu faço a escala de C começando na casa de F(sexta corda), em um modelo. quando eu passo esse modelo para a casa de G (sexta corda) eu não terei a escala de G e sim a escala de D. O que eu conclui foi o seguinte: aqueles shapes que costumam passar pra gente na net são limitados, pq apenas com eles eu posso fazer a distribuição certinha das escalas de acordo com a casa.

outra coisa. eu comecei a estudar as escalas menores. nesse caso, quando eu for fazer a escala basta eu voltar meio tom na guitarra, com o mesmo modelo da escala maior. tá certo isso?


obrigado desde já =]

Penta_Blues
Moderador
# jun/07
· votar


Boa tarde!!!

Joe Tyle
Cara, só minha opinião, mas vamos lá:

vale apena estudar apenas os shapes ou construir sua propria escala é melhor?
Não vale a penas estudar shapes, pois eles por si só nada significam...
Construir sua própria Escala?! Como assim? Se vc construir sua própria Escala, não estará estudando nenhuma Escala conhecida...

acabei percebendo semelhanças. por exemplo se eu faço a escala de B na casa de A# eu tenho o modelo de D (começando na casa 9). blza. aí eu fui analizar os shapes. por exemplo, eu faço a escala de C começando na casa de F(sexta corda), em um modelo. quando eu passo esse modelo para a casa de G (sexta corda) eu não terei a escala de G e sim a escala de D.
Percebeu porque "shapes" por si só não significam nada?...rs

eu comecei a estudar as escalas menores. nesse caso, quando eu for fazer a escala basta eu voltar meio tom na guitarra, com o mesmo modelo da escala maior. tá certo isso?
Não é bem isso...
O mesmo modelo de Escala só será usado, se comparados os modelos Maior e Menor, quando estivermos falando em VI Grau.
Por exemplo: o modelo da Escala Maior usado na tonalidade de C será o mesmo modelo usado para a Escala Menor na tonalidade de A, pois uma é Relativa da outra.
Diferente de tocar um modelo de Escala Maior num traste da guitarra e depois executar o mesmo modelo começando num traste vizinho (voltando meio tom), pois o que vc fará com isso será a mesma Escala Maior em outra tonalidade.

Valeu!!!

Joe Tyle
Veterano
# jun/07
· votar


Eu me expressei mal ehueheuehhe Não é construir a própria escala, é construir só a escala pra você ir pegando os intervalos =D
Quanto aos shapes prefiro não me limitar a eles mesmo =D Quando eu ficava só nos shapes não conseguia visualizar a formação da escala na guitarra xD

Agora eu entendi Penta_Blues. Eu nem percebi que ia ser a mesma escala maior em outro tom. Eu já estava fazendo isso normalmente, só me atrapalhei com a escala menor. Eu fui formar a escala menor pelo ciclo das quartas e ficou os bemóis, eu tava confundindo na hora de fazer na guitarra.
então, pelo o que entendi, se, por exemplo, eu faço a escala maior de G na casa de E eu tenho a escala menor de E, já que ela é sua relativa. eu estava fazendo a escala menor e nem sabia ehuehuehueheuhe

vlw! brigadão!

Mega
Veterano
# jun/07
· votar


Joe Tyle
Conheça o braço e raciocine em qualquer tonalidade, já que todas seguem um padrão (no caso das maiores, menores e tal). Isso é questão de tempo e afinidade com seu instrumento.

alexdiffer
Veterano
# jul/07
· votar


Olhem a sacanagem ki esse cara fez comigo copiou e colou todo meu material ..... tive muito trabalho pra organizar e postar isso aki


http://www.cifras.com.br/tutorial.asp?cod=106

alexdiffer
Veterano
# jul/07
· votar


comparem as datas de postagem para poder comprovar

alexdiffer
Veterano
# jul/07
· votar


http://www.cifras.com.br/lista-tutoriais.asp?pasta=2

vejam a data aki

alexdiffer
Veterano
# jul/07
· votar


upa

Penta_Blues
Moderador
# jul/07
· votar


Boa noite!!!

alexdiffer
Cara, esse malandro que copiou seus textos não é o mesmo otário que chupinzou o tópico do Fernando de Almeida sobre Pedais de Efeitos?
Ele fez isso com a matéria sobre efeitos e tb assinou como sendo dele. O Fernando entrou em contato com os administradores do Site e, depois de apresentado o caso, corrigiram a matéria dando crédito ao seu verdadeiro autor.
Valeu!!!

alexdiffer
Veterano
# jul/07
· votar


Penta_Blues
vou fazer isso...num eh pela fama ... eh mais pelo trabalho ki eu tive mesmo em revisar .... organizar e digitar neh ^^ rsrs

Penta_Blues
Moderador
# jul/07
· votar


Boa noite!!!

alexdiffer
Vc tá mais do que certo. Tanto vc quanto o Fernando ajudam muito aqui no fórum e sempre estão dispostos a passar o que sabem. No mínimo reconhecimento por todo o trabalho que vcs têm deve haver.
A figurinha lá naquele site já é carimbada e sou capaz de apostar que todos os tópicos que ele abre são plágio. Acho que está na hora do cara receber um Ban por lá...
Valeu!!!

alexdiffer
Veterano
# jul/07
· votar


Penta_Blues

ae acabei de entrar em contato com o site e ameacei de entrar com um processo judicial

jrchatel
Veterano
# jul/07
· votar


Oi galera.Tudo bem?Eu toco violão há algum tempo,mas quero tocar guitarra solar,pois acho muito lindo.Como eu faço exatamente pra iniciar?Por onde começo?Não tenho noção de como iniciar,o que faço é pegar umas músicas de rock que são minhas preferidas e vou tirando de ouvido sem saber o que estou fazendo,que escalas estou usando e com isso tirando nas cordas erradas,misturando graves e agudos,enfim ,preciso saber como começo a aprender.Obrigado galera.Ah!!comprei uma guitarrra Eagle Strato e um amplificador Meteoro,mas nem sei usar.Rsrs...

Penta_Blues
Moderador
# jul/07
· votar


Boa noite!!!

jrchatel
Cara, acho que acima de qualquer coisa está sua inspiração e seu ouvido. Aquilo que ficar bom aos seus ouvidos, que transmita o que vc está sentindo e que diga através das notas a mensagem que vc pretende passar é o que realmente interessa. A Teoria é muito boa pra que vc possa perceber com mais facilidade aquilo que acontece quando se toca uma série de notas, além de permitir uma análise "acadêmica" daquilo que se fez ao realizar um solo. Te ajuda a "colocar" as coisas mais ou menos no lugar...
Digo mais ou menos porque em música não existe o "certo" e o "errado", já que esta assume a função de expressar aquilo que vc sente, e nisso não há certo/errado já que ninguém pode dizer isso sobre seus sentimentos. Existe o ideal, o mais interessante, mas isso tb é questionável já que todo artista deve transcender as convenções, não todas claro...rs
Use sempre o bom senso e deixe sua inspiração lhe conduzir. Pra ajudar nas "armadilhas" do caminho, comece por estudar este belo tópico e procure por tantas outras excelentes lições aqui do FCC.
Valeu!!!

jrchatel
Veterano
# jul/07
· votar


Obrigado pelas lições de vida e acho que vc tem toda a razão.Pra dizer a verdade,acho muito mais bonito certas melodias com solos bem lentos do que toda rapidez de alguns guitarristas,mas queria e quero saber como compor e saber as escalas pra que eu faça as melodias em cima delas,já que sem saber estamos usando essa ou aquela escala.Obrigado novamente.

jr sound
Veterano
# jul/07
· votar


muito bom

Alfa polar
Veterano
# jul/07
· votar


cara, ja que ngm me responde no chat vo postar aqui..


oq são aqueles premios que os caras tem?? Vocal, Guitarra..

eh do guitar battle??

SLOT
Veterano
# jul/07
· votar


me responde uma coisa,se eu tenho uma basa,por exemplo G,D,C como faço pra sola em cima desses acordes????

alexdiffer
Veterano
# jul/07
· votar


SLOT
Bom voce tem inumeras possibilidades e uma delas seria improvisar com a escala de C maior, tem que ver tambem kual a ordem ki vc vai utilizar esses acordes.....

alexdiffer
Veterano
# jul/07
· votar


Alfa polar
nao cara eh daki do forum fike atento todo ano tem e os caras colocam o post eh soh fikar atento

alexdiffer
Veterano
# jul/07
· votar


heheh ateh ki enfim .... eu ajudando no meu proprio topico....rsrs

hoje chove hehehe

vlew ae Penta por ajudar cara sem vc isso jah tinha virado zona rsrs

Penta_Blues
Moderador
# jul/07
· votar


SLOT
me responde uma coisa,se eu tenho uma basa,por exemplo G,D,C como faço pra sola em cima desses acordes????
Cara, como nosso camarada alexdiffer comentou, existe uma infinidade de possibilidades e depende muito do "sentimento" que vc deseja passar com sua composição.
De maneira geral, acho interessante usar Escalas ou Modos que possuam as notas que formam o acorde que vc deseja que seja a base do seu solo.
Por exemplo:
Acorde: C (Dó maior)
Notas que o formam: C - E - G
Escala indicada: Escala Maior de C (C, D, E, F, G, A, B) porque possui as notas C, E e G que formam o acorde de Dó Maior
Escala não indicada: Modo C Dório (C, D, Eb, F, G, A, Bb) porque apesar de possuir as notas C e G, possui na sua formação um Eb que se chocará com o E do acorde de Dó Maior.

alexdiffer
Cara, o mérito é todo seu por ter criado um tópico tão interessante quanto este e por ter a boa vontade em dividir e nos ensinar o que sabe. Quanto a mim, apenas dou pitacos dentro do pouco que sei...rs

vlew ae Penta por ajudar cara sem vc isso jah tinha virado zona rsrs
Pra mim isso é um tremendo elogio! Obrigado, meu camarada! No que eu puder, continuarei tentando contribuir com seu tópico e quando estiver atrapalhando me manda um bronca cara...rsrs

Valeu!!!

SLOT
Veterano
# jul/07
· votar


e ae galera,valeu pelo toque..como eu digo "agora tudo faz sentido" rsrsrs
valeu mesmo

marciopr10
Veterano
# jul/07
· votar


fala pessoal!


alguém poderia me esplicar estes acordes aqui: Esus9 e Bbadd9.
o q signfica este sus em E e add em Bb9?

obrigado!

Penta_Blues
Moderador
# jul/07
· votar


Boa tarde!!!

marciopr10
o q signfica este sus em E e add em Bb9?
Na minha opinião, este sus em particular significa sustenido por estar precedendo uma 9ª. Caso este número fosse par o sus significaria suspenso. Portanto, neste caso, vc teria um acorde de Mi Maior com nona sustenida.
Bem, quanto ao add no acorde de Bb, significa que uma nota foi adicionada ao acorde. Mas eu particularmente não usaria um add para indicar o acréscimo de 9ª, 11ª ou 13ª. Usaria pra adicionar uma 2ª por exemplo (Bbadd2 - Si sustenido Maior com Segunda adicionada).
Valeu!!!

JaO Maçon
Veterano
# jul/07
· votar


Uma dúvida meio imbecil q tenho. Como se estuda escala? Tem q ficar repetindo a escala milhares de vezes?

Penta_Blues
Moderador
# jul/07
· votar


Boa tarde!!!

JaO Maçon
Uma dúvida meio imbecil q tenho. Como se estuda escala?
Cara, na minha opinião, nenhuma dúvida é imbecil...
Com relação ao estudo das Escalas, acho que não tem outra alternativa senão a de praticar mesmo. Centenas ou milhares de vezes, depende da capacidade de cada um...
Como sugestão, prefira estudar os intervalos que compõe a escala e não suas notas.
Valeu!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escalas O Metodo Pratico!