Escalas O Metodo Pratico!

Autor Mensagem
alexdiffer
Veterano
# set/06


Aqui eu postarei um metodo facil e rapido para montar suas escalas, como a escala maior, menor , menor melodica, e menor harmonica, baseado nesses conceitos nos iremos tambem aprender a teoria dos modos, porem vamos aprender a harmonizar a escala maior em tercas para poder aplicar os modos a nossas melodias!

Cada postagem eu citarei um assunto para nao misturar tudo organizado da seguinte forma:

1º Tom e Semi Tom
2º Intervalos
3º Escala Maior
4º Escala Menor
5º Menor Melódica
6º Menor Harmonica
7º Harmonizando em tercas
8º Teoria dos modos

alexdiffer
Veterano
# set/06
· votar


Tom e Semi-Tom

O que é?

Na guitarra no nosso caso, quando passamos, por exemplo, da casa 1 para a casa 2, a distancia percorrida foi de 1/2 tom (meio tom) ou Semi-tom, essa distancia é padrao para instrumentos de corda (com braco).

Por tanto se percorremos da casa 1 para a casa 3 temos 1Tom de distancia.
Observe a formacao da escala cromatica ou semi-tonada!

C C# D D# E F F# G G# A A# B

(nao coloquei os bemois pois nao se faz necessario por enquanto)

De C para C# temos um semi-tom de distancia, já de C para D temos um Tom de distancia!

Guardem bem esta escala se possivel decore-a, agora podemos partir para a proxima etapa os intervalos!!!

alexdiffer
Veterano
# set/06
· votar


Intervalos

O intervalo é a distancia entre duas notas abaixo eu coloquei um quadro que voce deve ter como biblia!!!

Segunda menor----------------------------------------> 1/2 Tom
Segunda maior-----------------------------------------> 1Tom
Terca menor--------------------------------------------> 1 ton 1/2meio
Terca maior --------------------------------------------> 2 Tons
Quarta perfeita ou justa ------------------------------> 2 1/2 tons
Quarta aumentada ou quinta diminuta---------------> 3 tons
Quinta perfeita ou justa ------------------------------> 3 1/2 tons
Quinta aumentada ou sexta menor------------------> 4 tons
Sexta maior ou Sétima diminuta---------------------> 4 1/2 tons
Sétima menor------------------------------------------> 5 tons
Sétima maior-------------------------------------------> 5 1/2 tons
Oitava---------------------------------------------------> 6 tons

Abreviaturas:


M----------->Maior
m---------->Menor
J----------->Justa
º----------->Diminuta ou (dim)
Aum------->Aumentada

diogocv
Veterano
# set/06
· votar


\o/

alexdiffer
Veterano
# set/06
· votar


Escala Maior

Para formar a escala maior usaremos uma formula que é a seguinte a partir da tonica!

Tom-Tom-Semiton-Tom-Tom-Tom-Semiton esta é a formula da escala maior!

Vamos compor a escala de C (dó maior):

° Para facilitar a formacao das escalas vamos colocar aqui a escala cromatica:
C C# D D# E F F# G G# A A# B

Tendo a tonica como C conta-se 1 tom e se tem D (lembram que a escala acima de C para C# temos um semiton entao para 1 Tom teremos C C# D)
Entao vamos lá:

Tonica+Tom+Tom+Semitom+Tom+Tom+Tom+Semitom
C D E F G A B C

Confira:
C + 1Tom = D
D+ 1 Tom= E
E + 1/2 tom=F
F + 1 tom= G
G+ 1 tom= A
A+ 1 Tom=B
B+ 1/2 tom=C

Pronto voce formou a escala maior de C agora aplicando essa metodologia que a principio pode parecer complexa voce poderá formular todas as 12 escalas maiores!!!!

alexdiffer
Veterano
# set/06
· votar


Escala Menor

Um assunto que nao se fazia necessario no ultimo post eram os graus.

° As escalas tambem sao identificadas por uma sequencia de numerais romanos, correspondentes ao grau da escala! Apliquemos este conceito a escala de C (dó maior).

I=C
II=D
III=E
IV=F
V=G
VI=A
VII=B
VIII=C

Partindo desse principio podemos formar uma escala menor sabe como?

ESCALAS RELATIVAS MENORES
Toda escala menor é derivada de uma maior. Mas como eu aplico esse metodo? Simples siga os passos a seguir:

Tendo a escala de C (dó maior):
C=> I (primeiro grau)
D=>II (segundo grau)
E=>III(terceiro grau)
F=>IV(quarto grau)
G=>V(quinto grau)
A=>VI(sexto grau)
B=>VII(setimo grau)

Repete-se a partir do VI grau e obtem-se a relativa menor que seria Am(lá menor):
A-B-C-D-E-F-G esta é a escala menor relativa de C(dó maior) ou Escala de Am(Lá menor)

Entaum tendo formulado todas as doze escalas maiores voce tem a partir do VI grau de cada escala sua relativa menor!!!!

ateobaldo
Veterano
# set/06
· votar


\o/

alexdiffer
Veterano
# set/06
· votar


Menor Melodica

Simples e rapido a escala menor melodica é identica a escala maior, trocando-se apenas o III grau no caso de C seria E pelo IIIb terceiro grau bemolizado seria Eb entao a escala menor melodica de C seria:

C - D - Eb - F - G - A - B - C

alexdiffer
Veterano
# set/06
· votar


oque significa \o/?????

ateobaldo
Veterano
# set/06
· votar


alexdiffer
Sei não, só sei que é true

alexdiffer
Veterano
# set/06
· votar


Menor Harmonica

Esta tambem é uma derivada, só que da escala Menor Melodica, apenas trocando-se seu VI por VIb ao qual ficaria assim:

C - D - Eb - F - G - Ab - B - C

ateobaldo
Veterano
# set/06
· votar


legal para os que não tem idéia de nada já ter uma base

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# set/06
· votar


alexdiffer

\o/ = \ braço (partes do corpo do boneco)

o = cabeça

/ outro braço

\o/ (up, jump e etc...)

rankfussa
Veterano
# set/06 · Editado por: rankfussa
· votar


Pra ajudar visulamente, coloca uns shappes ai de maior e menor e blues

ateobaldo
Veterano
# set/06
· votar


rankfussa
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/111386/

alexdiffer
Veterano
# set/06
· votar


Harmonizando em Tercas

Bom vamos Harmonizar uma escalinha bem conhecida do pessoal neh? a de C(dó maior-Dinovuuuu!!!)

Entao Temos : C D E F G A B C

1-Pagamos a tonica e pulamos uma nota ou seja: ( C pula-se o D temos E)
Fassa isso com todas as notas da escala e teremos:
C-E
D-F
E-G
F-A
G-B
A-C
B-D

2-Fassa a mesma coisa só que desta vez com a nota que voce obteve anterior mente (C pulei D tive E ok? E pulei F tive G) entao teremos:

C-E-G
D-F-A
E-G-B
F-A-C
G-B-C
A-C-E
B-D-F

Pronto agora uma tacada de mestre ein?!!!
Voce tem os seguintes acordes formados:

C-E-G=>C(dó maior)
D-F-A=>Dm(ré menor)
E-G-B=>Em(mi menor)
F-A-C=>F (fá maior)
G-B-C=>G (sol maior)
A-C-E=>Am(lá menor)
B-D-F=>B° ou Bdim (si diminuto)

Pronto voce criou nada mais nada menos que um campo harmonico de C (dó maior) entao quando voce for improvisar qual escala vc vai utilizar?
Lógico que a escala que deu origem aos acordes C (dó maior)!!!!

A e voce acabou de harmonizar em tercas porém temos outros tipos de harmonizacao como a harmonia quartal!!!!

rankfussa
Veterano
# set/06
· votar


ateobaldo

Oloko. Nunca uma resposta foi tao rapida e eficaz !!! Vlw
Abracão

alexdiffer
Veterano
# set/06
· votar


rankfussa
a partir desses conceitos eu aconselharia a voce procurar pelas notas no braco do instrumento pois isso vai te ajudar muito voce nao sabe o quanto!!!
Na formacao de acrodes, triades, arpejos e muitos outros!!!!

ateobaldo
Veterano
# set/06
· votar


rankfussa
Blz

ateobaldo
Veterano
# set/06
· votar


alexdiffer
Falta os modos

Extrapolation
Veterano
# set/06
· votar


alexdiffer
uau, eu sempre tento explicar a formaçao do campo harmonico por terças diatonicas... mas essa de pular uma nota acho q vai dar mais resultados hehe

alexdiffer
Veterano
# set/06
· votar


Modos

Os modos são novas escalas derivadas tambem de uma escala maior, ai voce me pergunta entao Am seria um modo, na teoria sim ela seria um modo mas nao nos referimos a ela deste modo por alguns conceitos aos quais eu nao teria como explicar aqui pra voces!!!
Mas vamos ao que interessa! Os modos...

Temos a escala de C (dó maior) dinovu ai eu vou chorar!!!!huhheuheuhe

C - D - E - F - G - A - B - C

C=> I (primeiro grau)
D=>II (segundo grau)
E=>III(terceiro grau)
F=>IV(quarto grau)
G=>V(quinto grau)
A=>VI(sexto grau)
B=>VII(setimo grau)

Como já vimos que seguindo a partir do VI (6º-grau) da escala maior teremos entao a sua relativa menor no caso de C seria Am.
Os, modos seguem a mesma linhagem acompanhe a tabela abaixo:

Seguindo a partir do I grau temos o modo Jônico(maior)
Seguindo a partir do II grau temos o modo Dórico(menor)
Seguindo a partir do III grau temos o modo Frígio(menor)
Seguindo a partir do IV grau temos o modo Lídio(maior)
Seguindo a partir do V grau temos o modo Mixolídio(maior)
Seguindo a partir do VI grau temos o modo Eólio(menor)
Seguindo a partir do VII grau temos o modo Lócrio(menor)

Entao a partir de C Jônico: (C D E F G A B C) temos os modos:
Dórico= D E F G A B C D
Frígio= E F G A B C D E
Lídio= F G A B C D E F
Mixolídio= G A B C D E F G
Eólio= A B C D E F G A
Lócrio= B C D E F G A B

Mas até ai nao muda nada pois só o que fizemos foi mudar a colocacao das notas!
Ai vem o golpe da rapoza véia as progressoes dos acordes que vao colorir suas frases. Mas relembrando a harmonizacao em tercas:
C-E-G=>C(dó maior)
D-F-A=>Dm(ré menor)
E-G-B=>Em(mi menor)
F-A-C=>F (fá maior)
G-B-C=>G (sol maior)
A-C-E=>Am(lá menor)
B-D-F=>B° ou Bdim (si diminuto)

Temos entao uma familia de 7 acordes de 3 notas podemos formar um campo harmonicamente mais rico incorporando acordes com 7ª e 9ª, porem levaria um tempo até eu explicar como são formados os acordes de 4 e 5 notas entao use a busca!

Os acordes são:
C - Dm - Em - F - G - Am - B°

Grave ou pessa a alguem que toque repetidamente o acorde de C, e toque no modo Dórico (no caso de C seria a seguinte escala:D E F G A B C D) nao deu diferenca nenhuma neh? eu sei mais ai é que tá o modo dórico deriva do II grau da escala de Dó maior entao tente a mesma escala só que sobre um acorde de Dm melhorou ne! Sabe porque? Porque o modo Dórico deriva do segundo grau de Dó e o segundo acorde do campo harmonico de C seria justamente Dm, veja:
C(dó maior) (JONICO)
Dm(ré menor) (DORICO)
Em(mi menor) (FRIGIO)
F (fá maior) (LIDIO)
G (sol maior) (MIXOLIDIO)
Am(lá menor) (EOLIO)
B° ou Bdim (si diminuto) (LOCRIO)

Agora se debulhem criando escalas, campo harmonicos e improvisando!!!

ateobaldo
Veterano
# set/06
· votar


isso aí

saullo
Veterano
# set/06
· votar


Pronto voce criou nada mais nada menos que um campo harmonico de C (dó maior) entao quando voce for improvisar qual escala vc vai utilizar?
Lógico que a escala que deu origem aos acordes C (dó maior)!!!!

so pra confirmar, seriam as escalas de C - E - G, correto? ou so a de C?

alexdiffer
Veterano
# set/06
· votar


Somente C pois C-E-G são as notas pertencentes ao acorde de C!!!

ateobaldo
Veterano
# set/06
· votar


saullo
Depende da harmonia mas se for em C usa a escala de C ou Am, mas isso depende muito


C-E-G são as notas que formam o acorde de C maior

ateobaldo
Veterano
# set/06
· votar


Pra simplificar dizemos que a menor harmônica é a eólio com sétima maior e a menor melódica é jônio com terça menor

Só isso

saullo
Veterano
# set/06
· votar


entao poderia improvisar na diatonica, pentatonica etc e talz mas de C. blza agora entendi so nao entendo nada ainda desses negocios de eólio, jonio e so sei eas escalas diatonica e pentatonica, da pra fazer uns improvisos legais com essas duas nao?

alexdiffer
Veterano
# set/06
· votar


Pra fica facil na formacao das escalas

A unica escala sem acidentes musicais (#sustenidos ou b bemois) é a escala de C (dó maior) por isso eu utilizei muito essa escala para uma melhor compreensão.

Então clássificacao seria assim:

C 0 sustenidos
G 1 sustenidos
D 2 sustenidos
A 3 sustenidos
E 4 sustenidos
B 5 sustenidos
F 6 sustenidos

E agora pra você aprender quais as notas levam os acidente por que até agora voce só sabe a quantidade de acidentes possui cada escala entao o primeiro acidente é em F segundo em C... veja a tabela abaixo:

1º F
2º C
3º G
4º D
5º A
6º E

Entao para exemplificar este conceito peguemos a escala de D por exemplo. A escala de D tem 2 sustenidos, como já vimos o 1º fica em F e o 2º em C entao teriamos:

D E F# G A B C#

alexdiffer
Veterano
# set/06
· votar


Analize Harmonica

Vamos analizar uma musica do ABorto Elétrico "Que país é esse?"
Que País é Este?
Aborto Elétrico


Obs.: Essa versão não tem aquele solinho do que pais é este ? da legião !!!!


Tom: D
Introd.: (D5 Bb5 C5)

(D5 Bb5 C5)
Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituicão
Mas todos acreditam no futuro da nação

(D5 Bb5 C5)
Que país é este
Que país é este
Que país é este
Que país é este

1°)Esta musica está situada no tom de D : D E F# G A B C#

I=>D
II=>E
II=>F#
IV=>G
V=>A
VI=>B
VII=>C#

Tranportando para o campo harmonico de D Menor Harmonico teremos:
I=>D
II=>E
IIIb=>F
IV=>G
V=>A
VIb=>Bb
VII=>C#

Entao temos as notas da cancao que se baseia numa progressao de I-VI-VIIb que será = (D Bb C) Esse riff está no campo harmonico de Dm Harmonico porém o tom está escrito em D (ré maior)!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escalas O Metodo Pratico!