Escalas O Metodo Pratico!

Autor Mensagem
Clauber guns
Veterano
# out/08 · Editado por: Clauber guns
· votar


Sniper
Hum....Tendi!!!

Vlw, man!!!


Em relação a frase q vc ñ tinha entendido seria tipo assim:



e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------



Essas acima seriam as cordas soltas que como vc disse contam quando vc vai fazer um acorde como o "Em" por exemplo




F------------------------------------------------------
C------------------------------------------------------
G#------------------------------------------------------
D#------------------------------------------------------
A#------------------------------------------------------
F------------------------------------------------------


Essas seriam as cordas presas com a pestana na 1º casa , ou seja se eu fosse fazer um acorde q usasse a pestana na 1ºcorda e q tivesse usando tbm os outros 3 dedos eu teria q leva em consideração as notas q a pestana estava fazendo; pra poder determina qual seria o acorde!!!



Fiko meio complicado de explica mas eu ja entendi!!!

Sniper
Veterano
# out/08
· votar


Clauber guns

É isso mesmo, acho q deu pra entender agora hehe

Penta_Blues
Moderador
# out/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

Clauber guns
Então isso serviria pros power chords q se ñ me enano são só 2 cordas tocadas!!
Não necessariamente, pois Power Chords podem ser digitados em mais de duas cordas.
Valeu!!!

Slocker
Veterano
# nov/08
· votar


Lah na primeira pagina tem lah a escala menor melodica
C - D - Eb - F - G - A - B - C

como eu faço uma nota bemol???
tipo aki temos C-C#-D-D#-E-F-F#-G-G#-A-A#B
dai eu sei que na cromatica tem os bemois em baxo e tal o bemol diminui a nota em um semi tom (EU AXO), mas como faço uma nota bemol na guitarra???

Penta_Blues
Moderador
# nov/08
· votar


Bom dia!!!

Slocker
mas como faço uma nota bemol na guitarra???
É bem simples, meu camarada. Esteja onde vc estiver na escala da guitarra, independente da nota, sempre que vc precisar "bemolizar", basta voltar uma casa.
Por exemplo: se vc tocar no terceiro traste da sexta corda, vc terá um G; se voltar uma casa, ou seja, no segundo traste, em relação àquele G vc terá um Gb.
Valeu!!!

Slocker
Veterano
# nov/08
· votar


Hummm, vlws!

Slocker
Veterano
# nov/08
· votar


Estou com outra duvida, tava querendo saber como sao formadas as escalas pentatonicas e diatonicas?
qual eh a estrutura delas e de onde elas se formam.

Vlw pa quem responder =D

Penta_Blues
Moderador
# nov/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

Slocker
como sao formadas as escalas pentatonicas e diatonicas?
Vamos começar com a conceituação e com algumas definições que são de ordem pessoal e, portanto, que será possível vc encontrar algo diferente.
Escala Diatônica é toda Escala formada por 7 notas e baseada em intervalos de Tons e Semitons.
Escala Pentatônica é toda Escala formada por 5 notas.
Para se construir uma Escala Diatônica é necessário determinar uma nota como sendo inicial, ou seja, a Tônica e seguir os intervalos específicos, sua fórmula digamos, para a Escala que se deseja construir.
Para as Escalas Pentatônicas, deve-se partir de uma Escala Diatônica e retirar dois Graus (duas notas) conforme a Penta que se deseja construir. Por Exemplo, para se obter uma Penta Maior é necessário que vc parta de uma Escala Diatônica Maior e retire da mesma o quarto e o sétimo Graus: numa Escala de Dó Maior (C - D - E - F - G - A - B), retire as notas F e B para obter a Pentatônica de C Maior (C - D - E - G - A).
É muito importante no entanto que se tenha a noção de que algumas Escalas recebem seu nome e acabam determinando que este nome seja exclusivo de uma determinada estrutura de intervalos.
Isso ocorre com as Escalas Pentatônica Maior e Pentatônica Menor. Qualquer outra escala contendo 5 notas é por definição uma Escala Pentatônica, mas não é por denominação já que para receber o nome de Pentatônica deve seguir uma estrutura de intervalos específica.
Por exemplo, a Escala Balinesa é uma Escala com 5 notas, ou seja, uma Pentatonica por definição, mas sem o nome de Pentatônica.
Mas como toda regra tem sua excessão, é muito comum encontrar nomes como Penta m6, Penta m7, Penta diminuta e até mesmo Penta Blues quem nem Pentatônica deveria ser, já que possui 6 notas...rs
Valeu!!!

Slocker
Veterano
# nov/08
· votar


Vlw Cara, Ajudou Bastante.

Deu pra entender direitinho xDD

Twok2
Veterano
# nov/08 · Editado por: Twok2
· votar


Opa olha eu dando um UP aqui no negocio

Primeira parabenizar o penta e o alex...pois tirou mtas duvidas de varias pessoas...porem eu ainda continuo com umas duvidas. É em relação ao modos gregos e improvisação

A maioria de campor harmonico etc essas coisas eu entendi, mas vou dar um exemplo ta tentar explicar minha duvida, vamos lá.

Ex:

Uma guitarra base tá fazendo G - D - E como base...então pra eu usar o modo grego seri a+- isso

Eu poderia:

Escala de G = G com intenção de Jonio
Escala de C = C com intenção de Mixolidio
Escala de D = D com intenção Lidio

Sendo que os 3 sao as escalas maiores.

Tá entao se a base esta tocando G eu posso improvisar um mixolidio em C ou um Lidio em D e até um Jonio no proprio G?

É isso?

Ai quando for pra D

Escala de D = D com intenção de Jonio
Escala de G = G com intenção Mixolidio
Escala de A = A com intenção de Lidio

É isso ou eu to viajando?

Por exemplo eu posso inverter e fazer envez de G com intenção d e Mixolidio, eu fazer um A com intençao de Mixolidio? (isso pro D)

Abraços :)

leolmx
Veterano
# nov/08
· votar


Twok2

kra vc ta confundindo o grau em que o lídio e o mixiolídio se encontram:

Lídio - 4 grau
Mixiolídio - 5 grau

Tá entao se a base esta tocando G eu posso improvisar um mixolidio em C ou um Lidio em D e até um Jonio no proprio G?

vc pode improvisar um C lídio e um D mixiolídio e também o G jonio, pode até improvisar uma escala menor também, por exemplo um A dórico

o outro exemplo do campo harmonico de D ta errado tb, o G é lídio e o A é mixio

Twok2
Veterano
# nov/08
· votar



Twok2

kra vc ta confundindo o grau em que o lídio e o mixiolídio se encontram:

Lídio - 4 grau
Mixiolídio - 5 grau

Tá entao se a base esta tocando G eu posso improvisar um mixolidio em C ou um Lidio em D e até um Jonio no proprio G?

vc pode improvisar um C lídio e um D mixiolídio e também o G jonio, pode até improvisar uma escala menor também, por exemplo um A dórico

o outro exemplo do campo harmonico de D ta errado tb, o G é lídio e o A é mixio


Ta eu posso ter feito confusão pois eu sei que o IV é lidio e o V é mixolidio.

Entao se eu for improvisar eu só vou poder usar jonio,lidio e mixolidio

O que eu tinha entendido era o seguinte:

A base tá em G ...
No campo harmonico de C tem um G(V mixolidio)
No campo harmonico de D tem um G(IV lidio)

E o que eu entendi é que eu poderia fazer por exemplo um Mixolidio em C e um Lidio em D

Ficaria +- isso que entendi

G jonio, C lidio, D mixolidio, C mixolidio, D lidio

foi isso que entendi

Penta_Blues
Moderador
# nov/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

Twok2
Como o nosso camarada leolmx já adiantou, vc misturou os Tons dos Modos Lídio e Mixolídio nos seus exemplos.

Ai quando for pra D
Escala de D = D com intenção de Jonio

Não escreva desta maneira, pois vc pode facilmente se confundir.
Escreva o nome do Acorde ou coloque esta palavra antes (Ré Maior/ Acorde de D) pra não confundir com Nota ou Tonalidade
Escala de D não é igual a D com intenção de Jônio. Escala é uma coisa Modo é outra, apesar de dois casos por acaso serem o mesmo (Escala Maior/Modo Jonio e Escala Menor/Modo Eólio)
Sugiro que vc escreva assim:
"Quando for pra Acorde de D (Ré Maior)
D Jonio."


Entao se eu for improvisar eu só vou poder usar jonio,lidio e mixolidio
Não, nem todos. Somente aqueles em que a Tonalidade tenha as mesmas notas do Acorde que está sendo usado como base.

A base tá em G ...
No campo harmonico de C tem um G(V mixolidio)
No campo harmonico de D tem um G(IV lidio)

Pode ser, já que estes Modos possuem as notas G - B - D que formam o Acorde de G (Sol Maior).

E o que eu entendi é que eu poderia fazer por exemplo um Mixolidio em C e um Lidio em D
Exato, mas de novo, tome cuidado para não se confundir ao escrever desta maneira.

Ficaria +- isso que entendi
G jonio, C lidio, D mixolidio, C mixolidio, D lidio

Foi isso que eu falei que poderia acontece: confusão...
Todos estes Modos têm exatamente as mesmas notas, o que na prática trará exatamente os mesmos sons, não permitindo que vc defina a tal "intenção" dos Modos.
Se vc está numa base de Sol Maior, vc pode usar o Modo G Jônio, o Modo G Lídio e o Modo G Mixolídio. O que eles têm de diferente são, respectivamente, as Notas F# - C# - F. Ou seja, quando vc tocar uma destas notas num improviso vc mostrará sua "intenção modal". Ex: Se numa base de Sol Maior, aparecer uma Nota F, vc terá dado uma intenção Mixolídia ao seu improviso.

leolmx
vc pode improvisar um C lídio e um D mixiolídio e também o G jonio, pode até improvisar uma escala menor também, por exemplo um A dórico
Poder, até pode, mas na prática vc estará tocando sempre a mesma coisa e não dará intenção nenhuma a não ser a Jônia.

Valeu!!!

leolmx
Veterano
# nov/08
· votar


vc pode improvisar um C lídio e um D mixiolídio e também o G jonio, pode até improvisar uma escala menor também, por exemplo um A dórico
Poder, até pode, mas na prática vc estará tocando sempre a mesma coisa e não dará intenção nenhuma a não ser a Jônia.


hmmmm, pra mim isto estava certo, por exemplo, ta lá a música em G maior, dae eu improviso num A Dórico, no meio desse improviso eu acentuo a "nota sensível" do modo, que é a 6 (Gb), dando a intenção de Dórico, isto é correto? Ou estou tocando em Jônio mesmo tentando dar intenção de Dórico?

Penta_Blues
Moderador
# nov/08
· votar


Bom dia!!!

leolmx
Se vc notar no início deste tópico, eu também tinha esta visão, o que eu não acho errado já que tem muito a ver a dinâmica que damos ao tocar. Mas depois que aprendi esta nova abordagem (esta das "intenções") passei a enxergar os Modos de outra forma.
O que acontece é que cada Modo possui uma nota característica e quando vc usa os Modos pertencentes a uma mesma Tonalidade (C Jonio, D Dório, E Frígio, F Lídio, etc, estão todos na Tonalidade de C) não há esta nota característica, já que são toda as mesmas notas em cima de uma mesma Base. Já variando as Tonalidades (G Mixolidio está na Tonalidade de C, G Lidio está na Tonalidade de D) vc conseguirá esta nota diferenciada que dá o "tempero modal".

Valeu!!!

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# nov/08 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


Penta_Blues
Na verdade vc está perto do alvo, mas n é por aí. A questão é o EFEITO que causa, quando vc toca determinado(s) intervalo(s) em relação ao acorde do momento.

A nota característica é um intervalo que serve como base para diferenciar este modo dos outros, mas a verdade é que outros modos podem ter tb esse intervalo, sendo que pode ser que não cause muita ênfase em outros casos. O que causa a sonoridade é o conjunto deles, e a maneira como vc os aplica quando sola.

Sendo que estes intervalos característicos podem ser tensões agradáveis ou não para o acorde. No caso do Jônio por ex, geralmente a chamada nota característica é uma nota agressiva ao acorde.

Mesmo quando vc toca uma música tipo C7+/9 Am7/9 Dm11 e G13, que têm os acordes na mesma tonalidade, vc pode reforçar essa idéia de que cada acorde está sendo tratado de um modo(maneira) diferente tocando arpejos e conjuntos de notas relativos ao modo. Essa maneira de pensar tenta "isolar" os acordes (que na verdade estão mesmo amarrados na mesma tonalidade), e sim há a nota característica de cada modo desses acordes na mesma escala. É o contrário do cara que vê isso como uma coisa em Dó, e toca pensando em início e fim apenas, saindo do dó e tocando várias coisas pra resolver qd volta pra dó tb.

Ex : Harmonia (C G7). Primeiramente toque esta harmonia usando só a penta de Am/C pros dois acordes. Depois de um tempo, use a penta de Am/C em cima do Dó, e quando passar pro Sol7 use a penta de Dm/F. Tente observar o efeito.


Agora claro, que pra questão de intenção modal mesmo seria tocar outros modos de outras tonalidades em cima dos acordes, imaginando-os como pertencentes a outro campo, aí sim, isolando-os e dando intenção modal.

Ex : harmonia (C7+ G7+). Quando estiver em Dó, toque a escala de Sol. Quando for para o G7+, toque a escala de Ré. Ou em C7+ G7 toque escala de G para C7+ e C para G7.

Guitar_RdS
Veterano
# nov/08
· votar


Esse tópico não era stickado não?
Ou sou eu q estou ficando doido?

Penta_Blues
Moderador
# nov/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

Rei Arthur Pendragon
Ex : Harmonia (C G7). Primeiramente toque esta harmonia usando só a penta de Am/C pros dois acordes. Depois de um tempo, use a penta de Am/C em cima do Dó, e quando passar pro Sol7 use a penta de Dm/F. Tente observar o efeito.
Vc tem razão! Não há dúvida que haverá um efeito bem diferente, mas acho que é porque se alterou a base, além de estar considerando uma sequência harmônica e não um acorde isoladamente como eu tenho exemplificado até agora.
Tem um exemplo bem interessante também e que mostra como uma mesma sequência de notas pode trazer sonoridades diferentes:
Use E Frígio em cima de Em - Em7 - Bmb5 - Am7 - Em (é uma música bem conhecida)
Use agora C Jônio em cima de C - F - G7 - C.
Na minha opinião isso acontece porque vc trocou o "pano de fundo", mas se não houver esta alteração, as notas C - D - E - F - G - A - B, independente de onde comecem a ser tocadas, produzirão menos efeito modal e mais efeito de tensão/resolução.
De qualquer forma, gostei muito do seu ponto de vista!
Valeu!!!

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# nov/08
· votar


Penta_Blues
Pode crer mano. Pois é justamente isso que eu tô falando, quando troca o pano de fundo vc muda a sua maneira de pensar e executar a mesma escala. Por ex, estás pensando sempre em E frígio na primeira harmonia, pensando na coisa como um todo saca, baseando em um acorde referência. É uma maneira de pensar tb, mais resumida. Eu estaria pensando isoladamente.... em Em, Bm5b e Am7, cada um eu pensaria diferente, mesmo que usasse a mesma escala ou não, pq mudaria todo o fraseado e escolha de notas assim q o acorde trocasse, justamente pensando nos modos de cada um.

Ex : em Em7 eu tocaria frases em cima dos arpejos de F7+, Em7, Am7 pentas de Em e Am. Quando passasse para o Bm5b tocaria arpejos de Dm7,F7+ e mandaria penta de Dm e G7 e por aí vai....
isso tudo claro, se estivesse pensando em Dó(E frígio).

Twok2
Veterano
# nov/08
· votar


Penta_Blues

Cara não sei se a cada hora eu me enrolo mais ou eu to perto do da visão do "entendimento".

A maioria das coisas eu entendi o que foi explicado, e desculpe pela confusão que fiz...bora ao entendimento denovo ok? No problems?


O meu raciocio ao decorrer do topico foi o seguinte Penta. A base está em G ok? Ok

Eu fui e olhei nos outros CH onde continha um outro G eo que achei foi o seguinte.

No CH de G tem ele próprio G de Jônio
No CH de C tem um G de Mixolidio
No CH de D tem um G de Lídio

Correto?

Então eu só poderia improvisar por exemplo na 3ª casa da 6ª corda (Mizona) esses 3 modos?

Pois eu tinha entendido também que como tem um G Mixolidio no CH de C, eu poderia fazer esse Mixolidio em C, é isso?

Como tb no CH de D tem um Lidio de G, entoa o que entendi é que poderia fazer um Lidio em D.

Pra tenta exemplificar:

Faria um Jônio na 3ª casa
Um Lidio na 8ª casa
Ou um Mixolidio 10ª casa

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# nov/08
· votar


Twok2
N tem nada a ver com região/casa, etc. Vc pode tocar essas escalas em todo o braço partindo de qq lugar que vc quiser, n se prenda aos padrões, eles estão lá só pra vc aprender a geometria do braço.
Aliás, se vc tocar exatamente como vc está descrevendo, vai estar tocando Jônio o tempo inteiro ehehe. Pra tocar um lídio em Sol, vc têm que tocar o modelo/padrão do lídio que vc toca na oitava casa, na casa 3, pq é Sol lídio e não Dó lídio. Do jeito que vc colocou, estaria tocando Dó lídio, ou seja que é igual a Sol Jônio, a mesma coisa que vc estava tocando na primeira vez, só q saindo de outra nota.

O que importa, é a diferença entre os intervalos q vc vai usar, que é o q vai dar o som característico de cada modo :

T 2 3 4 5 6 7+
G A B C D E F# (Jônio) = Escala de G/Em

T 2 3 4# 5 6 7+
G A B C# D E F# (Lídio) = Escala de D/Bm

T 2 3 4 5 6 7
G A B C D E F (Mixolídio) = Escala de C/Am (T

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# nov/08 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


Twok2
Aliás brother, se vc quiser um conselho, n vá tentando mergulhar nisso agora. Pelo que eu estou lendo, vc ainda n domina os intervalos, nem os modos básicos, maior e menor.
Procure estudar os intervalos e formação de escalas e acordes primeiro, senão vc n vai saber o q tá improvisando, vai só tocar modelos de qq forma. Eu sei que é chato, mas sinceramente vejo muita gente estudando errado, e tocando errado... aí qd alguém mostra onde está o problema, eles se arrependem do tempo q perderam.
Primeiro vc tem que entender as escalas e os acordes que derivam delas, as várias maneiras de fazer esses acordes, aonde eles estão no braço e como eu posso embelezar esses arpejos adicionando notas da escala. Vc tem que sacar a diferença sonora, ouvir como o som de cada intervalo ataca o acorde, para poder saber o efeito que quer causar.
Resumindo... cobertura gostosa n salva um bolo escroto.

Dadin
Veterano
# nov/08
· votar


"Harmonizando em terças", não seria o mesmo que harmonizando tríades?

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# nov/08
· votar


Dadin
Uma tríade já é um conjunto de três notas, já é um pedaço de harmonia.

Dadin
Veterano
# nov/08
· votar


valew

Penta_Blues
Moderador
# nov/08
· votar


Boa tarde!!!

Twok2
Eu fui e olhei nos outros CH onde continha um outro G eo que achei foi o seguinte.
No CH de G tem ele próprio G de Jônio
No CH de C tem um G de Mixolidio
No CH de D tem um G de Lídio
Correto?

É isso aí! Está correto este seu pensamento. Ele só ficou limitado porque vc está imaginando que a Tônica só pode começar na 6a corda.
Como o nosso camarada Rei Arthur Pendragon bem lembrou, não tem nada a ver com casa ou região do braço, já que a grande vantagem da guitarra (e tb do violão) é a de encontrar uma determinada nota em diferentes locais no braço (escala) do instrumento.
Valeu!!!

Twok2
Veterano
# dez/08
· votar


Rei Arthur Pendragon

Hum tá entendi o que você explicou ficou mais claro. Entoa é melhor estudar os intervalos e os modos basicos maior e menor e depois partir pra isso?

Penta_Blues

Hum entendi...entao a tonica pode começar em qualquer uma das 5
6 cordas...onde estiver por exemplo um G na 5ª corda ..ela é a tonica e a partir dela posso fazer uma escala? É isso?

OIbrigado pela ajuda e respostas

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# dez/08
· votar


Twok2
Sim. De início cara, primeira coisa é sacar os doze intervalos, e estudar o efeito que eles causam contra uma tônica.
Depois estudar a formação dos acordes principais, tríades e tétrades, e depois estudar os vários lugares onde se tocam eles, e arpejinhos básicos. Isso vai te dar noção de localização deles no braço inteiro, e de como sempre acentuar a harmonia (pra soar mais melódico).
Depois, treinar as escalas, maior e menor. Como os shapes em todo o braço.
Finalmente, vai solando usando as notas dos acordes e adicionando na manha as notas da escala completa (maior e menor), pra cada tipo de acorde.
Vc vai ver q algumas frases vão surgir daí, e vc vai se acostumar a pensar nos acordes. Essa é a hora de ver frases de blues, pop, rock, misturar na escala td q puder.
Depois disso, q vc já estourou muitas possibilidades com isso, vc mete os outros modos. Só com o básico cara, maior/menor e um mixolídio de leve, dá pra ver o q os caras do country fazem mano, pra citar um exemplo de qt tempo vc pode passar só usando o básico sem se repetir.

qew
Veterano
# dez/08
· votar


bom, acho q o que eu vou falar é tão ridiculo que eu estou até com medo de postar hehehe

mas vamos lá:

lá na primeira pagina diz que se pegarmos a escala maior e seguirmos a partir do V grau, teremos o modo Mixolidio
então:

C D E F G A B C
logo:

G A B C D E F G

e pra eu conseguir um Dó mixolidio? seria pegar a escala de Fá e fazer o mesmo?

F G A Bb C D E
logo:

C D E F G Bb C

????

e pra conseguir o Fá mixolidio? teria que fazer isso a partir da escala de A#?

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# dez/08
· votar


qew
Yesssssssssssssssss!!!! Vc pode partir dessa idéia de intervalo que vc deu tb, quando precisar pensar rápido, eu faço isso às vezes.

Quando eu tenho de lembrar rápido o modo mixo em uma situação de improviso, eu penso na escala da quarta do acorde. Tipo como vc fez, pensando no A# em relação ao Fá. + Eu geralmente prefiro pensar mixolídio em vez de pensar em uma relativa, mas isso leva tempo de estudo.

Tbm serve pra pegar o dórico, uma segunda abaixo. Tipo se eu to em Lá menor, volto duas casas do lá e é sol. Já sei que caso eu queria um dórico rapidola no sufoco, ele tá ali duas casas de distância, é a escala de sol.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escalas O Metodo Pratico!