【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas

Autor Mensagem
blind_hell
Veterano
# out/06
· votar


Gasoline

cara minha guitarra chegou do luthier, só q os caps vieram meio altos para o eu tava acostumado .. vc sabe se ele deixou nakela altura pq é a melhor eu nao faz diferença?? sendo assim eu posso abaixar por mim mesmo?? obrigado
abraçao

Light Saber
Veterano
# out/06
· votar


No meu , veio o oposto do caso acima , com o captador do braço mais afundado no corpo.Faz alguma diferença?

ryushin
Veterano
# nov/06
· votar


Gasoline e outros
Para uma Stratocaster com corpo de Alder e escala de Rosewood, o que você acha da seguinte configuração?

PONTE - Seymour Duncan Screamin' Demon ou Little Screamin' Demon
MEIO - Seymour Duncan Custom Staggered ou Seymour Duncan Duckbuckers
BRAÇO - DiMarzio HS-2 ou Seymour Duncan Cool Rails

iS_LaSh
Veterano
# nov/06
· votar


Gasoline, ajuda o Tio aqui ...
Cansei do captador daminha cort nova ...
vou colocar meu JB logo nela ...

Tem como vc me falar ai os métodos pra eu instalar o bixo sem precisar de pagar os 50 mangos que o cara quer cobrar pra instalar ?!

Tipo ... Vou por na ponte ... eu terei de ligar necessariamente o captador splitado como está o original da guitarra ?! (sinceramente achei aquele split uma bosta ... perde todo sustain e todo gain do captador ...)
Se possivel me passe um site onde mostre como instalar o captador e tals ... seria legal pra eu aprender a mexer nisso sozinho ... vlw ai amigo ... ateh mais ...

Gasoline
Veterano
# nov/06
· votar


blind_hell
A altura influencia no som, principalmente no sustain e no volume, mas não tem uma regra para isso. É regulagem empirica mesmo. Tem que ir regulando e testando até achar o ponto certo PARA ti. (Que provavelmente não é o mesmo para mim).

Light Saber
Veja a resposta acima.

ryushin
Com certeza fica legal, eu gosto do som do Screaming Demon, e adoro o som do Hs-2 e do Cool Rails. (o problema é achar o cool rails aqui no brasil).


iS_LaSh
www.seymourduncan.com vai em schematics. O segredo para instalar, é uma boa solda. Só isso. Solda limpa e bem-feita = boa instalação. Não tem mistério.

iS_LaSh
Veterano
# nov/06
· votar


Gasoline
Bixo ... Nao achei esse lance ... tem como me passar o link direcionado ae ??

Tomei uma surra geral desse site.. nao achei schematics em lugar nenhum ...

iS_LaSh
Veterano
# nov/06
· votar


eu terei de ligar necessariamente o captador splitado como está o original da guitarra ?!

Gasoline
Veterano
# nov/06
· votar


http://www.seymourduncan.com/support/schematics.shtml

E não, não precisa ligar splitado como o anterior.
Mesmo sendo coiltap. Só que dependendo de como for feita a ligação quanto tu ativar o coiltap, o som vai sumir por completo.
Mas ai é só puxar o pot, hehe.

iS_LaSh
Veterano
# nov/06
· votar


Gasoline
Só que dependendo de como for feita a ligação quanto tu ativar o coiltap, o som vai sumir por completo.

isso é ótimo ... ^^
Vou deixar o lance mudo msm ... vai ficar supimpa ... vou instalar hj isso ai ... e vou instalar um Humbuckerzinho na minha StratoSpecial ... ^^

Achei que fosse mais complicado ...

Gabriel Anjos
Veterano
# nov/06
· votar


Gasoline
Cara, vou instalar hoje o humbucker na minha strato.
O caso é que ele tem 2 fios. 1 preto e 1 branco. Como eu faço pra saber o que cada fio faz?

Gasoline
Veterano
# nov/06
· votar


Gabriel Anjos
NORMALMENTE, o preto é o terra. Mas como é 2 fios, liga usando o branco como fase e o preto como terra. Se estiver invertido não vai funcionar, mas não deve acarretar danos ao teu captador.

Mas, eu não me responsabilizo. Só para deixar claro.

Pq eu já liguei invertido, e não tive problema.

Gabriel Anjos
Veterano
# nov/06
· votar


Gasoline
Pode crer. Qualquer coisa se o cap estragar, ainda tenho outro igual...
E outra coisa, vou cortar o escudo e eu tava vendo fotos de guitarras HSS e PARECE que o Humbucker da ponte ficaria com o centro onde estaria o polo da Mizona do single. Está certo assim? Ou é melhor centrar o Humbucker no polo da mizinha? Assim colocando ele mais perto da ponte.

blind_hell
Veterano
# nov/06
· votar


Gasoline

entao se eu quiser abaixar só o cap do meio vai enterferir nos outros?? pq ele tá alto e fica mo estranhao, vc aha q tem problema??
obrigado!!

Gasoline
Veterano
# nov/06
· votar


blind_hell
Não tem problema, não.
Ajuste cada captador separadamente, mas de modo que todos fiquem com um volume parelho.

Bog
Veterano
# nov/06
· votar


Gasoline

Opa! Outro dia estive te perguntando sobre um captador para colocar na minha mini-guitarra Pignose. Acabei colocando um Seymour Duncan Classic Stack Plus e... nossa que diferença! Todo o hum foi-se embora. O som limpo ficou realmente LIMPO, com agudos bem destacados. Antes, o amplificador embutido soava como um radinho de pilha... Fora isso, mesmo com o volume baixo, o som saía bem distorcido. Houve uma ligeira perda de volume, porém. Ah, e antes havia muita microfonia quando eu deixava o amp embutido no volume máximo, e isso também desapareceu. Não sei se é realmente "bom", porque eu estava explorando isso para conseguir um efeito estranho de "microfonia instantânea", hehehe

Tá certo que eu gastei uma dinheirama com a brincadeira, mas fiquei contente com o resultado. Era bem o que eu estava procurando. Muito obrigado pela ajuda! Estou mandando também umas gravações, feitas variando o volume, e usando o amp embutido e um ampzinho. Não liguem para os (muitos) erros, eu gravei correndo. E o barulho da palheta quando gravei com o amp embutido é inevitável, já que ele está atrás das cordas!

http://rapidshare.com/files/1959377/Pignose.zip.html

Sgt_Peppers2
Veterano
# nov/06 · Editado por: Sgt_Peppers2
· votar


Eu to pensando em colocar um jogo de captadores EMG, um 89 na ponte, mais dois SA num guitarra Strato. O q vcs acham???

iS_LaSh
Veterano
# nov/06
· votar


Gasoline
Instalei lá meu JB na cort ...
Eu tava quase conseguindo sozinho até meu tio aparecer e me tomar a guitarra ... ^^

Bom .. pelo menus até onde eu testei (5 min) o sustain do lance parece ser bem maior .... o foda que ta uma chiadeira do kct ... tanto o cap do braço tanto o da ponte ... ai vou providenciar cabos blindados essas semana ....

Gasoline
Veterano
# nov/06
· votar


Gabriel Anjos
Agora que eu vi tua pergunta, então, peço desculpas.
Bom, quanto mais próximo da ponte, mais agudo o som.
Não é uma maneira *certa* de se fazer. Existe o mais comum. Que é deixar uma pequena distancia entre o captador e a ponte.
Mas essa distancia não é padrão entre os fabricantes.

Bog
Opa, que bom que tu curtiu o captador. Estou baixando as gravações, depois eu ouço.

Sgt_Peppers2
como respondi no outro tópico, acho realmente uma bela escolha, e se eu tivesse que escolher captadores da EMG para uma guitarra HSS, seriam esses.

iS_LaSh
Maneiro! Não tem mistério, né? Quanto ao chiado, se aumentou significativamente, pode ser que a nova ligação não esteja bem aterrada, pq o JB deveria chiar menos que o MightyMite. Seria bom dar uma revisada.

iS_LaSh
Veterano
# nov/06
· votar


Gasoline
cara ... aparentemente acho que eh a pedaleira que eh uma merda pois liguei minha outra guitarra e os chiados continuaram ....

aproposito ... esse meu JB TB-4 é de alnico !? tem versoes dele ceramico ?!

jasus
Veterano
# nov/06
· votar


tou com uma duvida s alguem m pudesse ajudar era uma boa...é o seguinte eu tenho uma jackson ke3 e gostava d saber s voces axavam k era um investimento porreiro meter 1 dimebucker e o sh1 da seymour, se sim...kual meto na ponte e kual meto no braço?

rschwenck
Veterano
# nov/06
· votar


Gasoline
Tenho uma fender e gostaria de dar um incrementada no som, gostaria de ganhar peso na ponte. Pensei no TOne Zone s, mas isso me daria diferenã de volume correto ?? Se no braço e no meio colocasse Noiseless Hot ou os SCN (Noiseless das Fender Deluxe) isso resolveria o problema ??? Acha que ficaria bom??

ryushin
Veterano
# nov/06 · Editado por: ryushin
· votar


Aew Gasoline,

Aqui estou novamente pra te encher o saco.

Me ajuda ae, dessas opções pra ponte e meio de uma Strato de Alder e escala em Rosewood qual/quais seriam mais interessantes?

Ponte - Captador mais estilo humbucker, tenho um TexMex na ponte e é uma bosta.

Meio - Captador mais "vintage" para dar brilho aos outros dois, nas clássicas combinações strato meio-ponte meio-braço.

Braço - Captador com saída moderada, mais para overdrive, aproveitando o grave tradicional da posição braço das stratos.

PONTE - SD Little Screamin' Demon ou Dimarzio Chopper ou Dimarzio Virtual Vintage Solo
MEIO - SD Custom Staggered ou Dimarzio HS-2
BRAÇO - SD Cool Rails (se achar)

Outra dúvida, é impressão minha ou é verdade que todos os humbuckers em espaço de single da SD são piores que seus equivalentes grandões? Tudo que eu não quero na posição ponte da strato é captador agudo e abelhudo.

Abração aew!

metalmessiah
Veterano
# nov/06
· votar


Ae galera... td blz? seguinte, primeiro gostaria de parabenizar as informaçoes passadas nesse forum.. caramba, realmente muito bom, mas infelizmente continuo com duvidas.. sou novo no forum e nao tenho muito tempo para entrar nele e ver tudo o q ele oferece..
Bem, to afim de troca um captador da minha guita (Epiphone Les Paul Custom), somente o da ponte. Bem, e por nao ter muita grana para poder errar na compra, necessito de ajuda..
Estou em duvida entre um SD Sh 14 custom 5 (aquele com alnico 5) ou um SD sh 4 jb. Sei da variedade dos caps e do gosto de cada um, mas para facilitar a vida de quem puder me responder, eu curto tocar tanto um som tipo o do Slash (por isso penso num alnico) como na minha banda toco sons como Testament e Black Label Society. Eu gostaria de harmonicas e um belo sustain hehehe.. um grande abraço para vcs e desculpe o tamanho do testo hehe.. grande abraço a todos..

metalmessiah
Veterano
# nov/06
· votar


ah, me esqueci, qqer coisa, quem tiver afim de mandar pro meu mail a informação ele é
alan.ambrosi@gmail.com
abraços novamente

metalmessiah
Veterano
# nov/06
· votar


opa puta merda.. texto é com x huahuau flws..

ryushin
Veterano
# nov/06
· votar


metalmessiah
JB sem dúvida.

tom van hallen
Veterano
# nov/06
· votar


Gasoline

cara, eu comprei um EMG H4 e instalei na posição daponte, mas o cap apresentou um exesso de ruidos, volume muito baixo, um som sem sustentação orrivel e não aguenta distorções com alto nivel de ganho.
tu saberia dizer se é problema do captador mesmo ou pode ser outra coisa?
valew

Eric Lance Abbott
Veterano
# nov/06
· votar


tom van hallen

acho dificil esse captador dar defeito assim
pode ter sido falha na instalação

tive esse problema com meus seymour duncan mas foi pq o imbecil do luthier (se é que se pode chama-lo disso) deixou os potenciometros de 25k dos emg q estavam na guitarra antes e ainda por cima não aterrou (e ainda ficou discutindo comigo que fez tudo certo e que esse negocio de potenciometro não faz a menor diferença)

Philipius
Veterano
# nov/06
· votar


Gasoline
# Enviado: 16/ago/06 17:29

Cara, da Gibson, eu acho que o 498T e o 490R
Eles são fortes para jogar uma dist, por exemplo de um rock e hard rock, mas tem brilho, para se tocar um pop rock legal maneiro.
Se tu comprar eles novos, das versões que vem nas caixinhas (e não retirado de uma guitarra) eles tem 4 fios, e dá para splitar, ai fica realmente bem legal para te dar a versatilidade que vai do hard rock até o pop bem swingado.

Man, conforme indicação sua (e de pesquisa que fiz posteriormente), comprei esses dois caps da Gibson! =D
Acho que agora a Crafter vai "falar" muito. hehe

Depois de instalar vou gravar algo pra você conferir o resultado! =)

janick
Veterano
# nov/06
· votar


Porquê ao invés de ficar enchendo a paciência do rapaz, não respondem ele?
Sinceramente, custa alguma coisa?

Então
Felipe Schiavo

Olha, para essa vertente de som, eu vejo muitos usando captadores como o Dimarzio EVO, Paf Pro, The Breed, Tone Zone, Air Norton. São bons captadores para essa onda com mais ganho. Mas ainda sim são captadores balanceados também. Não tem apenas distorção, tem um bom limpo também. MAS, eu lhe recomendo antes de tudo, testar guitarras que tenham tais captadores para você ter ao menos uma ideia das características sonoras deles, entende?
Mas de qualquer forma, imagino que qualquer um desses captadores, com certeza será uma ótima escolha. Você só precisa ouvir e sentir o que realmente vai lhe servir.

Um abraço


Precisava ter fechado o tópico do menino?
Povo mala, deus do céu.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas