【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas

Autor Mensagem
Gabriel Anjos
Veterano
# out/06
· votar


Gasoline
Pode crer, mas assim os polos ficariam desalinhados. Isso afetaria muito o som?

Gasoline
Veterano
# out/06
· votar


Mais o sustain, em bends, por exemplo do que o timbre propriamente dito.

Gabriel Anjos
Veterano
# out/06
· votar


Gasoline
Mais o sustain, em bends, por exemplo do que o timbre propriamente dito.
Perderia sustain em relação aos singles ou em relação a um humbucker instalado em normalmente?

Gasoline
Veterano
# out/06
· votar


Gabriel Anjos
Em relação a um humbucker instalado com os polos alinhados.

Gabriel Anjos
Veterano
# out/06
· votar


Gasoline
Mas algumas frankenstrats do Van Halen tinha os caps inclinados... e nem por isso ele tinha perda de sustein... Essa perda seria coisa bem sutil ou muito gritante?
(é que to quase fazendo isso pra ficar com uma strato diferente do habitual...)

Gasoline
Veterano
# out/06
· votar


Gabriel Anjos
Depende de quão desalinhado vão ficar os pólos, quanto mais desalinhado, mais evidente será.

Mas a verdade é que é sutil. (Pelo EU acho, e já tive guitarra com captador inclinado, que eu troquei depois o original por um aftermarket, e ficou muito bom, apesar de desalinhado).
Então, não recomendo contra. Mas essa é minha opinião de fuçador.

Não posso garantir que tu vá gostar.

Gabriel Anjos
Veterano
# out/06
· votar


Gasoline
Pode crer. O caso que minha strato tem 3 singles. E eu tenho 2 humbuckers aqui. E eu toco numa banda de thrash metal... to com a fala e o queijo na mão... só falta saber o jeito de cortar o queijo. Tem quem goste fatias finas... tem quem goste em cubos...
Acho que vou por o humbucker inclinado na ponte. (acho que não fica pior que os singles xing ling pra tocar thrash metal... certo?)

Gasoline
Veterano
# out/06
· votar


Com certeza não.
A não ser que o humbucker seja uma fabrica de microfonia.
O que não deve ser.
E vai ficar um visual diferente, H(inclinado) - S - H (normal).

Gabriel Anjos
Veterano
# out/06
· votar


Gasoline
Com certeza não.
A não ser que o humbucker seja uma fabrica de microfonia.

Os dois são os caps de uma LTD EX50. São fabrica de microfonia?

E vai ficar um visual diferente, H(inclinado) - S - H (normal).
\o\

Gasoline
Veterano
# out/06
· votar


Não conheco estes caps.
Mas se forem os mesmos da M-100 (que eu toquei com uma original) são bem legais, e tem um timbre com médios meio escavados, ótimos para heavy e metal em geral.

Gabriel Anjos
Veterano
# out/06
· votar


Gasoline
Não conheco estes caps.
Mas se forem os mesmos da M-100 (que eu toquei com uma original) são bem legais, e tem um timbre com médios meio escavados, ótimos para heavy e metal em geral.

Segundo o site da ESP são os mesmos. Fiquei animado agora! Acho que vou por essa joça inclinada mesmo!

danilo lima veras
Veterano
# out/06
· votar


algm pode fazer uma comparacao nao em termos tecnicos mai em termos de som mermo entre o jb jr e o tone zone S??

danilo lima veras
Veterano
# out/06
· votar


algm pode ajuda??

CRONII
Veterano
# out/06
· votar


vlw ai doido,
flw

alfacorrea
Veterano
# out/06
· votar


Eu vou te falar do Tone Zone S, pois coloquei este captador na minha guitarra.

Minha guita é uma Fender Mexicana, ano 2000, 26 de outubro de 2000, mais precisamente, tem corpo de Alder, braço de maple e escala de rosewood.

Na minha guitarra este Tone Zone S ficou simplesmente excelente na posição da ponte. Era exatamente o que eu estava querendo. Power-chords soam fortes e precisos. O ganho deste captador é excelente. Não é absurdo nem fraco. Ele deixa o timbre da captação da ponte com mais graves e mais médios. Os agudos ficam naturalmente bons, pois a captação das cordas próximo a ponte tende a ser mais aguda mesmo. Na minha guitarra era exatamente o que faltava.

Eu já tive um HotRails na ponte e achei muito fraco e muito "agudinho". Sem querer criar polêmica, mas não uso Seymour Duncan nunca mais. Agora sou fervoroso defensor dos DiMarzio.

Eu digo, repito e assino embaixo: O Tone Zone S é muito bom MESMO!!! Na minha guitarra ficou excelente.

O JB também é um captador bom. Recentemente ouvi uma Tagima 635 com este captador na ponte e um Duckbuckes no meio na guitarra do Marcão, parceiro de blues do RJ.

O timbre do JB é mais rockzão clássico, com mais graves e agudos. O timbre do Tone Zone é mais grave e médio.

Grosseiramente falando, o JB é mais vintage e o TZ é mais "moderno".

Agora, eu penso que graves, médios e agudos em uma guitarra é uma análise um tanto quanto incorreta.

Na minha opinião, uma determinada música tem graves, médios e agudos. Uma guitarra não tem graves nem agudos. Na minha opinião, a guitarra só tem médios. No máximo, querendo ser preciosista, são médio-graves, médios e médio-agudos.

Grave, pra mim, é bumbo e baixo. Agudo, pra mim, são os pratos.

Guitarra, voz e teclado são médios e é com base nesta freqüência que eu diferencio os captadores. Eu ficaria com o TZ com base nos médios que ele proporciona.

Abraço.

danilo lima veras
Veterano
# out/06
· votar


alfacorrea
valeu cara pela resposta...agora mai uma duvida...e quanto aos harminicos dele...sao dakeles bem gritantes??

alfacorrea
Veterano
# out/06
· votar


Numa escala de 0 a 10 eu diria que os harmônicos são 8,5.

Elvenfoot
Veterano
# out/06
· votar


Eu to com uma dúvida.

Eu quero fazer a seguinte coisa na minha guitarra. Eu tenho uma stratocaster HSS, e gosto do jeito que ta, eu quero colocar um 4o captador que por sinal é ativo.

Aí eu deixaria o sistema da seguinte maneira, o circuito completo HSS com pot de vol e tone, e adicionaria um circuito ativo completo pra meu caps ativo. Aí colocaria um switch no output pra trocar entre ativo e passivo, então eu usaria só o circuito passivo completo ou só o ativo.

Eu tava pensando em usar tipo um seletor que costuma usar em sistemas de humbuckers

Gasoline
Veterano
# out/06
· votar


Elvenfoot
Pode ser feito, usa uma chave mini-toggle de 2 posições. (Passivo e ativo).
Resta saber se tu tem espaço nas cavidades de controle para todos os componentes

Elvenfoot
Veterano
# out/06
· votar


Eu tava projetando o esquema elétrico, e percebi que chegam dois fios no jack em captador passivo (o que são estes dois fios) e na esquemática da EMG-SA pra 1 captador, chegam 3 fios nos jack (1 saindo do caps e passando pela bateria, um que saiu do tone, e um que saiu do volume) pq tem 1 a mais neste caps?

Bog
Veterano
# out/06
· votar


Mestres! Seguinte, eu tenho uma mini-guitarra Pignose, com amplificador embutido, como esta aqui:

http://www.pignoseamps.com/index.php?disp=detail&subcat=specguitars&id =289

O captador que vem com ela é muito ruim, e eu queria colocar outro sem precisar fazer maiores alterações na guitarra. Ou seja, nada de mexer na posição ou no tamanho. Eu queria um captador que me desse um bom volume e um som "limpinho". Nada muito agressivo, nada para usar com distorções. O amp embutido já distorce o som mais do que eu queria. E eu às vezes uso essa guitarrinha quase como se fosse um violão, até tocando dedilhado.

Alguém tem alguma sugestão?

Como eu moro no Japão, minha noção de preços e marcas pode ser um pouco diferente, né? Marca de captador que eu encontro fácil por aqui é DiMarzio e Seymor Duncan.

Gasoline
Veterano
# out/06
· votar


Bog
Na descrição fala humbucker, mas as fotos mostram um single-coil, por isso vou apostar num stack.

Acho que um Hs-3 da Dimarzio ou um ClassicStack da Seymour Duncan seriam minhas opções.

Mas podes pesquisar outros stacks e/ou single-coils. Como o Little ´59 e o Jb. Jr.

Elvenfoot
Pq ele é ativo.
O 3o fio liga a bateria ao captador. Ele passa pelo jack, para poder "desligar" o captador (e parar de gastar bateria) quando o cabo não está conectado ao jack. Conectando o cabo, ele "liga" o captador e volta a gastar bateria.
Teoricamente daria para ligar sem passar pelo jack a bateria, mas ela ficaria ligada 24hs por dia, e acabaria rapidamente.

SuperGeo
Veterano
# out/06
· votar


ei pessoal, hoje eu vi numa loja um captador usado preto igualzinho ao JB Jr / Little 59'.

Eles tem uns parafuzinhos no lugar dos polos, porem nesse captador todos os 6 parafusos de cima estavam faltando.

É um problema grave? Dá pra colocar outros no lugar?

Como sei se o captador é feito pro braço ou para a ponte? (não vem manual nem caixinha nem nada)

Como diferencio o JB Jr do Little59?

cidadão
Veterano
# out/06 · Editado por: cidadão
· votar


Gasoline
Se puder me dar uma dica...
Eu to afim de fazer umas doideras ( G.A.S. é treta)
Minha guita tem hoje H-S-S ..uma shelter strato, tá com Jb ponte e e fender tex mex braço, meio original...
Eu sinto falta de um humbucker no braço...tenho até um Hb da Cort viva parado aqui em casa..
Será que funciona:
- Colocar o Humb no braço, fazer mais um furo no corpo da guita e afastar o fender mais pro meio...ficando com 4 caps?
Jb ponte - meio original - fender tex mex (meio quase braço) - Hb Viva (trocando um dia por SD)

PS: depois eu me viro com o escudo...e queria saber o que faria com a chave seletora, caso essa loucura desse certo...

cidadão
Veterano
# out/06
· votar


Maaasss... sendo um pouco mais sensato, e colocando o Hb no braço, ficaria legal o fender que é do braço no meio? ele perderia alguma frequencia? qual no caso?

thanks.

Gasoline
Veterano
# out/06
· votar


cidadão
Dá para colocar os 4.
Ai na chave (EU) faria asssim :
ponte-ponte/meio-meio-meioquasebraço-braço.

Mas colocando 3, e deixando o Fender no meio seria melhor.
Não tem muita diferença tonal entre os captadores de meio e braço. Então ficaria bem legal.

Acho que é o mais sensato.

Mas se quiser tentar a loucura dos 4 caps, tudo bem, mas eu que não faço esquema elétrico para isso.. hehe.

Bog
Veterano
# out/06
· votar


Gasoline
Na descrição fala humbucker, mas as fotos mostram um single-coil, por isso vou apostar num stack.

Sim, fala que é humbucker, mas até o som da guitarrinha é de single-coil.

Mas então, uma dúvida geral... Qual seria o Seymour Duncan ou DiMarzio com timbre mais próximo daquele limpo ultracristalino de um Fender estilo antigo? Sei que não dá para fazer milagres com a minha guitarrinha, mas aquele som limpo limpo era bem o que eu estava procurando. Mas não sou doido de colocar um captador que custa mais caro que a minha guitarrinha, de viagem e churrasco, hahaha

cidadão
Veterano
# out/06
· votar


Gasoline
hahahaha boa valeu...eu acho mesmo que ia ser mto trampo se acertar com a chave de 5 posições e 4 captadores....
Vou ver se eu faço alguma coisa mais simples mesmo...tipo colocar o hb no braço e passar o fender pro meio...pena que vou perder a combinação meio-braço do original com o fender...que ficava bem "passivo" calmo...legal pra som limpo....mas tb bem.

Gasoline
Veterano
# out/06
· votar


Bog
Coloca um Dimarzio HS-2.
É EXTREMAMENTE silencioso, e tem um timbre limpo cristalino. Inclusive Eric Johnson usou (e acho que ainda usa em algumas de suas Stratos), a nivel de referencia.

Ou ainda o Seymour Classic Stack, também sem ruido e com timbre muito limpo.

Se quiser single-coil mesmo (sem ser stack) talvez de ruido, mas posso pesquisar opções legais também.

Bog
Veterano
# out/06
· votar


Gasoline

Pois é, eu achei uma gravação do Saymour Classic Stack, e gostei bastante. Achei o som mais "agudo" e "magro" que os Dimarzio.

Se você souber de algum single-coil, com som assim, por favor me diga. Fico muito grato. Vou ver se faço uma gravação do tipo "antes e depois".

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas