【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas

Autor Mensagem
danilo lima veras
Veterano
# jul/06
· votar


Gasoline
e oq vc axa do fast track 2...e comparando tbm com o jb jr??

chicao77
Veterano
# jul/06
· votar


Olá galera. EU tenho uma EPIPHONE - SG SPECIAL --> Toda original.

Ultimamente tenho pensado em trocar os captadores dela e não sei se irá funcionar bem o tipo q eu quero neste modelo de corpo de Guitarra.

Estava interessado num EMG SA ou em um Fender Vintage Classic.

Provavelmente terei que fazer adaptações. E tenho quase certeza que terei de colocar modelos HAMBUCKERS pelo tipo de buraco na madeira, o que descarta esses dois tipos que citei.

O que vocês indicariam para eu colocar na guita, sendo que eu toco um som mais clean e queria desenvolver aqueles "WAcks" do Fender Vintage ! Para um Funk por exemplo.

Valeu galera, desde Jah agradeço a ajuda de vocês.

paulgilbert
Veterano
# jul/06
· votar


chicao77
primeira pergunta SE GOSTA MT DA SUA GUITARRA? pq se pdia qq coisa tenta pega uns 500 nela, 400 e pega uma shelter ou tagima usada...

se vc amar MT ela...

se tem a opçao d pega tipo 2 single e coloca no lugar do HB, ow tipo 1 single + 1 single pra ocupa espaço (entendeu? adapta pra fica com 2 single no lugar do HB,)

Gasoline
Veterano
# jul/06
· votar


danilo lima veras
O Fast Track é mais parecido com o HotRails do que com o Jb. Jr., ele é mais forte, e tem um som limpo menos cristalino. É um ótimo captador, e tem um grave bem legal, com uma caracteristica meio unica mesmo. Ele é mais fraco que o Hot Rails, mas mais forte que o Jb Jr., é um cap bem legal.

chicao77
O que o paulgilbert disse.
Outra alternativa, seria trocar os captadores de tua guitarra, e adicionar a opção de splitar-los, para funcionar como single.
No caso da tua guitarra, um Spanich na ponte, já tá de bom tamanho, na minha opinião, não sai muito caro, e pode te aproximar mais do som que tu queres.
Mas o ideal realmente seria uma outra guitarra. Até pq Epipoca Special tem o problema de ter o corpo de compensado..

chicao77
Veterano
# jul/06
· votar


Gasoline

Splitar seria jah como ela é ? Com um Potenciômetro de Volume apenas controlando os dois captadores ?

Ou seria somar o ganho dos dois em um só e jogar no Potenciômetro o resultado final ?

Qual o circuito elétrico eu necessitaria para fazer isso ?

Gasoline
Veterano
# jul/06
· votar


chicao77
Splitar, na verdade, é separar uma bobina da outra, no caso de um humbucker, e deixar funcionando quase como um single-coil
Dá uma lida no primeiro post desse tópico láááá na página 1, que eu expliquei melhor como funciona.

Mas basicamente, seria colocar uma chavinha para mudar de humbucker para single-coil, caso tu queira.. por exemplo.

leo22
Veterano
# ago/06
· votar


Gasoline vc conheçe ou jah testou caps spirit?? Eh que eu estava a ponto de comprar um par spanich ai fiquei sabendo dessa marca.... Se sim,qual deles assim seria algo mais parecido com o Duncan Custom 7/6/9 (b/m/t)??

Gasoline
Veterano
# ago/06
· votar


leo22
Cara, desculpa, mas conheço os Spirit somente de ouvir falar aqui do fórum, então, não tenho opinião formada sobre eles.

leo22
Veterano
# ago/06
· votar


ahhh sim beleza... Axo q vou de spanich msm,soh uma outra duvida,eu estava comprando um paf/fusion,pra tok akeles estilos q eu falei,bastante coisa hard rock 70/80 um pouco de metal melodico,e coisas tipo Satriani,Vai....Eu sei que nao da pra ter um cap q seja td ao msm tempo mas gostaria de saber se vai ficar pelo menos legal ou seria melhor trocar o fusion pelo f5000?

LeDenN
Veterano
# ago/06
· votar


aguem poderia me fazer um comentario rapido sobre o seymor duncan JB?
me disseram q eh bom, to qrendo mudar os caps da minha guitar, qro um cap bem versatil, bom pra bases de heavy metal, e otimo pra solos

v171n
Veterano
# ago/06 · Editado por: v171n
· votar


e aí gasoline, blz??

aki, o que vc me diz de um set duncan distortion + alnico ll pro numa sg goth da epiphone de mogno. seriam bons pra solo com muitos ligados? pra tokar iron, metallica, megadeth por exemplo

e esse duncan distortion, ele imbola com notas cheias e distorção? o som dele splitado seria legal(não precisa ser perfeito, mas bem usável) para pop rock, ou a saída dele eh alta d+? ou será que com o Jb na ponte conseguiria um ataque suficiente para ligados e armonicos destacados?
todos indicam o jb mas tenho medo de não ter ataque suficiente para o q quero.

jah o alnico ll pro foi indicação de um luthier. me parece que ele tem mais saida que o 59 e o jazz model. mas sera que ele casaria com o distortion?
o luthier me indicou ele com o JB

se puder me ajudar...

e outra, o tópico tah foda d+...

Felipe S. Fernandes
Veterano
# ago/06
· votar


LeDenN
To vendendo um JB (TB-4) novo, lacrado na caixa.
Qualquer coisa manda um email pra felipe (arroba) itin.com.br

Gasoline
Veterano
# ago/06
· votar


LeDenN
Lê o primeiro post, lá eu falei um pouco sobre o J.B, e muita gente aqui usa ele, que podem te dizer melhor sobre ele, e até te passar samples dele. Mas basicamente, ele é bem legal, serve muito bem para bases de heavy e hard, e é muito bom para solos. O Dave Mustaine do Megadeth, usou ele durante muito tempo..

v171n
Cara, o distortion é mais forte que o AIIPro, então a diferença de volume vai ser um pouco grande. Mas o distortion é bem legal, mas não é MUITO versátil, e mesmo splitando, ele não é ótimo para sons limpos, mas tem uns sons limpos bem usaveis, principalmente splitando, já que a saida dele diminui quando splitado (como acontece com todos). O Rodrigo Yoshida aqui do fórum tem um instalado na ponte da Ibanez dele, tenta falar com ele.
Cara, o J.B tem harmonicos fortes, e serve sim para solos, com ligados e tappings, até por que, o bom som dessas técnicas, está mais na mão do guitarrista do que no captador em si.
Tenta ouvir guitarras com os 2 pickups, para se decidir.

Mas o JB com certeza é mais versatil que o Distortion.

Sparkle
Veterano
# ago/06
· votar


Gasoline
Cara, quais potenciômetros são melhores, Fender ou Gotoh?

Gasoline
Veterano
# ago/06
· votar


Sparkle
Nunca usei potenciometros Fender.
Gotoh já, e sei que é ótimo. Assim como CTS. (Que eu sei que vem em algumas Fender Custom Shop).

Sparkle
Veterano
# ago/06
· votar


Gasoline
Pois é, Fender eu ja tenho um Push Pull que é caro pra caralho, acho que vou economizar um pouco nos 2 de tom, hehehe, valeu!

LeDenN
Veterano
# ago/06
· votar


Felipe S. Fernandes
qto custa?

LeDenN
Veterano
# ago/06
· votar


ah outra coisa

o JB casa com meus outros caps? são os os originais da ibanez, uma rg270 chinesa

ps. vo por ele na ponte

Gasoline
Veterano
# ago/06
· votar


LeDenN
Deve ficar legal.
Não deve dar nenhum problema.
Talvez de uma diferença de volume, mas tu pode ajeitar as alturas dos captadores para diminuir isso.

Felipe S. Fernandes
Veterano
# ago/06
· votar


LeDenN
manda o email q q agente conversa
[]'s

cidadão
Veterano
# ago/06
· votar


fala gasoline...sei que vc manja de guitas e caps...da uma olhada no meu topico sobre instalação de caps da viva gold....please.

sgt.antrax
Veterano
# ago/06 · Editado por: sgt.antrax
· votar


ai pessoal, eu vou comprar uma ibanez grx20 pra mim, depois eu quero trocar os captadores por um do tipo blade.

tem alguma especificação, tipo, de compatibilidade, ou eu posso instalar qualquer um?!

por favor me ajudem, vou comprar a ibanez essa semana, nova, gostei dela, pagarei 550 com ela na caixa. :)
um pouco cara mas tudo bem.

diwillo
Veterano
# ago/06
· votar


Gasoline

Cara..me da uma forcinha aki...to com uma Tagima 635 aki e to pensando em dar uma turbinadinha nos caps (colocar alguns desses caps baratos/nacionais) nao kero gasta mto..entao nem precisa citar SD ou DMZ eheuhe

Entao tipo...entre Malagoli, Spirit, Kent Armstrong, Spanich e esses caps de baixo custo quais vc me aconselharia..to kerendo troca os 3 caps da guita...

Tava procurando um som q de pra mandar um blues/rock classico (som de strato bem caracteristico do tipo de SRV, hendrix, stones) mas q tbm eu consiga tocar algumas coisinhas mais pesadas, tipo um maiden, malmsteen, purple, led, etc...

Sei q eh dificil conciliar os dois tipos de som numa soh combinação de caps e tal..mas keria ouvi tua opiniao..pensei em na ponte um humbuker com formato de single, mas tenho medo de perde a caracteristica "stratoniana" da guita...enfim..sei laehehe

No braço pensei nakele quicklead da Spirit q parece ser legal..

E tbm soh to perguntando pq td q eu ouço fala desses caps das marcas q falei é a respeito de humbuckers..nao ouço falarem de singles...entao keria uma forcinha!

Abraço!

Gasoline
Veterano
# ago/06
· votar


sgt.antrax
Tem que ver o tipo de timbre que tu quer.
A unica restrição em termos de instalação é o tamanho do captador.
Não sei qual guitarra é essa.
Mas tem que ver se é humbucker ou single-coil, e o o timbre que tu desejas (leve, pesado, cristalino, etc), baseado nisso, se escolhe o captador.
E quanto a ser blade, tem algum motivo especial nisso ?

diwillo
Cara, não conheço muito desses captadores, principalmente os single-coils, mas pelo que eu ouço o Bertola, e outros por ai falarem, acho que o ideal seria colocar um jogo de Malagoli Texas Blues, ou colocar um Stellfner Strator na ponte e os Stellfner Slight Alnico no meio e braço. ou ainda pode misturar e colocar um Stellfner Strator Neodymium na ponte e os malagolis no meio e braço. É uma opção legal também.

Mas não posso te garantir que vai ficar ótimo, pq realmente não tenho muita experiência com estes caps, ok ?

diwillo
Veterano
# ago/06
· votar


Gasoline

Eh..ninguem conhece mto esses caps ehuehueh
Mas valeu! Ja eh uma ajuda!
abraço

cidadão
Veterano
# ago/06
· votar


Gasoline

[b][/b]
Cara, não conheço muito desses captadores, principalmente os single-coils

Cara...Primeiro Parabéns pelo tópico,digno de matéria de revista.
Preciso mto de uma opnião a respeito de humbuckers,não gostei dos caps da viva gold, e não posso encarar os importados agora...pode me dizer algo sobre os spanich e sobre os stellfner...
queria caps que soassem como "SD JB + SD JAZZ"...existe entre os nacionais uma combinação parecida,e compensa?

Gasoline
Veterano
# ago/06
· votar


cidadão
Os spanich seriam a melhor opção.
Acho que o set Hardrock/Fusion, dariam o som que tu procura.
Mas entra em contato diretamente com eles, que eles ste orientarão melhor.

Mas a principio seria essa minha recomendação para ti.

sgt.antrax
Veterano
# ago/06 · Editado por: sgt.antrax
· votar


Gasoline

eu pretendo tocar metal, por isso quero uma guitarra com o som pesado.
a uma semana atras eu testei uma Kramer que tinha captadores desse tipo, e gostei muito, mas muito mesmo, fiquei louco pra comprar um captador daquele, já fui ao site e escutei alguns, vou escolher um deles e num futuro proximo eu compro.
obrigado pela ajuda cara. : )

diwillo
Veterano
# ago/06
· votar


Gasoline

Cara..eu d novo..vc sabe c existem "equivalentes nacionais" do little 59 e do Jbjr??
Axa q um set assim fica legal na minha tagima..ficaria bem versatil neh..
abraço!

Gasoline
Veterano
# ago/06
· votar


diwillo
A Stellfner tem uns stacks.
Provavelmente combinando o stack mais forte com o mais fraco, chegue-se perto da versatilidade (e um pouco mais longe.. da sonoridade) do set JbJr/Little 59´ .

O Bertola já usou os Neodymiuns da Stellfner, acho que ele pode te aconselhar melhor sobre eles.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas