【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# ago/06
· votar


Bom, eu já perguntei isso outra vez num outro tópico, mas não tive resposta, então vou tentar de novo neste tópico aqui...

Eu quero comprar uma guitarra semi-acústica, para tocar coisas MPBísticas (não Blues, não Jazz), e queria algo que fosse bem diferente da Les Paul que eu já tenho. Por isso, queria saber: o som de uma semi-acústica fica bom com captadores single-coil? Para tocar MPB em geral o normal é um som mais gordo e encorpado ou uma coisa mais cristalina e aguda? Lembrando que a idéia é não usar muita distorção.

Valeuzes!

Gasoline
Veterano
# ago/06
· votar


Bog
O normal é usar um som mais gordo. Som limpo muito agudo, lembra mais country.
Além do que, vai ser bastante complicado achar uma semi-acustica com singles.
Talvez tu ache alguma com captadores modelo P-90, mas normalmente são utilizado humbuckers, para evitar feedbacks e microfonias não desejadas mesmo com volumes mais baixo.

Acredito que uma semi-acustica boa, com hubuckers que de a sonoridade desejada, que é mais próxima de um violão, na verdade.

O ideal é testar, mas essa é a minha opinião.

Bog
Veterano
# ago/06
· votar


Gasoline

Valeu pela resposta! :-)

Então, eu testei algumas, tocando com os dedos - quero uma guitarra para tocar sem palheta - e acho que as melhores para mim foram as mais "gordonas". Fiquei entre uma Epiphone Emperor II ou uma ES-175. Gibson está "um pouco" fora do meu orçamento. Talvez eu possa também esperar mais alguns meses e tentar uma Gretsch usada, que é uma marca famosa pelas semi-acústicas.

Mas, voltando aos captadores, a descrição da ES-175 diz que os captadores são "Alnico Classic". Já a Emperor II vem com "Humbuckers" - mas só diz isso, sem maiores informações, hehehe. O que esperar disso? Seria melhor comprar captadores diferentes?

joao 5murf
Veterano
# ago/06
· votar


Gasoline
valeu kra!!! e tu acha que cap ativo iria descaracteriza o som gordo da les paul por naum interagirem com o corpo, madeira,etc.

Gasoline
Veterano
# ago/06
· votar


joao 5murf
Não descaracteriza por completo, mas com certeza o captador ativo ameniza essa caracteristica de som que se dá devido a construção da guitarra.

conehc
Veterano
# ago/06
· votar


Gasoline
Eu ia abrir um topico no forum de baixo, mas como tem esse aki, imagino que possa me ajudar:

é o seguinte, eu estou olhando por novos captadores pra colocar no meu shelter sbj'75 (muitos dizem que os captadores que vem com ele sao o ponto fraco do baixo).

Estava olhando os captadores sound malagoli, a linha custon shop (de alnico) e verifiquei que existem os normais e os "HOT", com saidas de 7k e 12k respectivamente.

Em baixos, o que o ganho dos captadores influencia? (sei que em guitarras, com som clean influencia o volume e com sons distorcidos a quantidade de distorção).

Qual seriam os mais indicados pra quem quer tocar pop rock? Seriam um destes dois ou deveriam ser talvez ceramicos?

Ultima pergunta: os malagoli sao realmente confiaveis? digo, existe muita diferença entre eles e outras marcas mais conceituadas que me faça economizar 150 reais (o set fica em 360,00 sendo que o set fender custon shop 60 fica em 500 - 400 se eu mandar trazer dos eua, e outras marcas como dimarzio, sd, devem estar nesta faixa de preço tbm)

obrigado.

Gasoline
Veterano
# ago/06
· votar


conehc
Cara, peço desculpas para ti, mas não manjo absolutamente nada de captação para contra-baixo.
Aliás, de contra-baixo em si, conheço muito tempo. Apenas gosto do som, nada mais.
Foi mal não poder te ajudar.

Em relação a qualidade dos Malagolis, para guitarra, a diferença entre um set Malagoli, e um set Dimarzio por exemplo, é 50% ou mais. (300 reais um set Malagoli e 600/700 reais um set Dimarzio (por exemplo). Então compensa, agora por 150, acho que EU ficaria com os de marca. Claro, se tu tiver o dinheiro.

David Cristian
Veterano
# ago/06
· votar


Gasoline
Vc trabalha com isso? Captadores, porque vc parece dar definições marcantes e seguras sobre todos esses caps. Seraaaaa!

Gasoline
Veterano
# ago/06 · Editado por: Gasoline
· votar


David Cristian
Não, não trabalho com isso.
Minha linha de serviço, é outra completamente diferente da música.

Mas tenho alguns anos de estrada, e experiencia relativamente grande com guitarras e captadores, já que tive a felicidade de tocar com os mais diversos equipamentos.

Mas em nenhum momento eu disse que as minhas definições são a unica verdade, inclusive, se tu tem algum comentário adicional ou quer contestar alguma informação do tópico, sinta-se a vontade, eu com certeza valorizo a troca de informações e idéias.

ok ?

Caio Lampoglia
Veterano
# ago/06
· votar


Gasoline
cara... adorei o topico mto bom mesmo cara.. parabensss

meu vc etende mto do assunto to com uma grande duvida tenta me ajuda ae...

curto mto um hard rock , heavy metal , e uns blues um pouco mais pesados ...
tenhu uma les paul standart e queria sabe se com EMG 81 na ponte e 85 ou 89 no braco eu conseguiria timbre mtos bons pra tais sons... tipo to ligado q saum captadores fodassos... mas sera q saum versatils ? pelo menos nessa variacao... deep purple , ozzy , guns , maiden , sabath , ray vaughan... e tb qnto ao som limpo o que pode dizer deles ?

e se essa nao for a melhor opcao que combinacao legal pra solos nesse estilo e base vc recomendaria ?

cara mal ae tantas perguntas uhauha mas ajudaria demais sua resposta... vlwww mesmo abraco

Caio Lampoglia
Veterano
# ago/06
· votar


ah... alem desse set do emg... levando em consideracao tudu que falei... o que vc diria sobre essa combinacao ?

Dimarzio Paf Pro no Braço
Dimarzio Tone Zone ponte
abracos

overdrive201
Veterano
# ago/06
· votar


Hj eu fui na teodoro ve umas les paul, e eu perguntei a um vendedor sobre os captadores. Perguntei se tinha alguma diferença entre aqueles com a "capa" tipo do slash e aqueles que vem na epiphone special (tipo dois single junto), ele me falo que não tem diferença nenhuma, ta certo isso?? qual é o melhor??

Valeu!!

Gasoline
Veterano
# ago/06
· votar


Caio Lampoglia
Cara, com certeza um set de captadores passivos (Dimarzio ou Seymour duncan) vai te atender de maneira muito melhor.

overdrive201
Ambos são humbuckers, verdade, mas existem diversos modelos e marcas. Tendo humbucker de baixa qualidade com capa metalica e sem, e tendo humbuckers de alta qualidade com capa metalica e sem.

Mas sim, ambos são humbuckers.
Leia o inicio do tópico, para ter uma noção dos diferentes tipo de humbuckers, ok ?

MPCOSTA
Veterano
# ago/06
· votar


Gasoline,
Estou pesquisando os captadores stellfner modelos strator de neodymiun para colocar na minha guitarra modelo strato H/S/S, no meio e no braço, mas estou com duvida qual colocar pela questão de montar e não dar discrepância no som, o set poderia ficar de qual forma para o braço e o meio?
LIGHT: T- 7,5 M- 5 B- 4,5 (limpo, brilhante)- moderado – 5,8 K – saída 130mv
SOFT: T- 7 M- 5,5 B- 5 (limpo, claro)- moderado - 7,6 k – saída 150mv
HARD: T- 6,5 M- 5,5 B- 5,5 (limpo,claro encorpado)- moderado – 8,4K – saída 170mv
HOT: T- 6 M- 6 B- 6 (limpo, claro e robusto) - moderado - 10,2K – saída 190mv
e a sugestão de um humbucker de ganho moderado para ponte.
Caso este set não for ideal poderia me ajudar ou até indicar outro set ou outra marca, curto o som da banda Pear Jam, caso ajude na referência para você.
Gostaria de dizer que vc está de parabéns pela bela iniciativa, estou aprendendo muito com este tópico.

Gasoline
Veterano
# set/06
· votar


MPCOSTA
O ideal é colocar sempre o mais forte na ponte, o mais fraco no meio e o mediano no braço.

Pelo menos EU gosto assim.

Para tocar Pearl Jam, acho que captadores de saida média, resolveriam. Humbuckers, de saida média, equilibrados, resolveriam.

Quanto aos modelos da Stellfner, não posso ajudar, pois nunca usei nenhum pickup dessa marca.

De ganho moderado de outras marcas, tem o Seymour Duncan J.B (apesar de ser moderado-alto, é bem versátil, principalmente no rock). Tem o Gibson 498T, que é bem legal. Dimarzio FRED, entre muitos outros. O ideal é tu tentar ouvir e recolher informações sobre os que parecem te interessar. Depois se ainda tiver alguma dúvida, pode perguntar aqui, que se eu souber, eu respondo.

r2s2
Veterano
# set/06
· votar


Gasoline

Mestre dos magos, tô agitando uma guita com dois humbuckers.
Quero um som bem versátil, cremoso, bem definido, médios e médio-graves predominantes e muito brilho. Num precisa de saída alta não, nem muita saturação, mas se tiver tá bom tb. Quero muito sustain e zero ruído (pois consigo ruído até num EMG 89, hehe). Quero que sejam passivos e na ponte eu quero splitar (tem como splitar numa posição da chave e pôr o humbucker normal na outra posição?)
Estive pensando num SD 59 na ponte e um Jazz Model no braço, o que vc acha?

wellchar2006
Veterano
# set/06
· votar


tenho uma tagima t740 e uma gt6 gostaria de saber se alguem pode me ajudar com uma distorçao parecida com a da musica 4 do dvd novo de bruno e marone.obrigado

MPCOSTA
Veterano
# set/06
· votar


Gasoline,
Muito obrigado pela atenção, vc ajudou bastante e sua dica é exatamente o que eu estava querendo saber, e vou dar uma pesquisada nestes pickups que vc mencionou.
Um grande abraço!!!

Nebur
Veterano
# set/06
· votar


ae cara otimo topico, gostaria de melhorar o som da minha Jackson D-10, ela tem 2 humbuckers, e os caps sao mts ruins sem sustain nenhum, e nem da jakcson sao, o q vc me refere?
kero um som pesado mas um cap com som limpo bom tbm, pois toca na igreja, mas tbm tenho banda ai keria um bom pra solo e base

Nebur
Veterano
# set/06
· votar


qualquer um ae pode me ajuda ehhe

frodex
Veterano
# set/06
· votar


bom topico .....!

bittlc
Veterano
# set/06
· votar


Parabéns pelo tópico. Muito bom mesmo. Aproveito para tirar uma dúvida. Vou viajar este mês e estava pensando em trazer um captador para minha strato Fender japa anos 80. Vale a pena? O que você recomenda?
Mais uma: coloquei numa tele Tagima antiga captadoreres da Guitar Garage. Vale a pena trazer algum dos EUA? Recomenda algum?
Abraço.

Zandor
Veterano
# set/06
· votar


Queria saber se existe alguma fórmula mágica pra descobrir qual seria a melhor posição pra colocar o captador (Um captador na guitarra inteira) com o intuito de captar melhor falsos harmonicos?

skolnick
Veterano
# set/06
· votar


Gostaria de saber c o Evolution é bom para tokar umas bases e solos de metal!
Pois tenho o Tone Zone e acho ele um pouco grave/abafado demais, e creio que o Evolution é mais agudo mas não sei c seria adequado para tokar bases de Thrash!

Obrigado

rafudossa
Veterano
# set/06
· votar


cara.........estou querendo trocar o cap da minha guita quero um hambucker decente agora abaixo de 200 , eu vi um captador da SOUND HH777 e queria saber se eh bom .........e se os cap da sound saum bons mesmo !
cara se puder me responder agradeço !!
vlwww

Ninja n9
Veterano
# set/06
· votar


Primeiro parabéns pelo tópico, aproveitando queria perguntar como são feitas as ligações dos caps humb de quatro fios, em normal, sliptado, fora de fase, em série...

Sim, eu sei q tem sites com vários esquemas de ligação, mas eu queria entender como é feita as combinações, entender a lógica de como os fios são ligados, pra poder fazer meus próprios esquemas.

[]'s

Ninja n9
Veterano
# set/06
· votar


Na verdade minha guitarra tá com dois humb e um single, tava pensando em inutilizar o single que não uso, depois testar cada humb com cada possível ligação, avaliar os timbres, e jogar na chave de 5 posições as que mais curti e na ordem q eu acha mais comodo na hora de tocar...

Giani LP
Veterano
# set/06
· votar


Gasoline: vi uns tais de captadores GIBSON Burstbucker Pro ... você acha que este set para uma Les Paul Black Beauty pega legal ? vou juntar o link da descrição dos mesmos ... http://www.gibson.com/Products/Accessories/Gear/Pickups/BurstBucker%20 Pro%20%281%29/

maurice
Veterano
# set/06
· votar


Bog
Como disse o gasoline, uma boa idéia é usa-la com captadores p-90, singles mais fortes. Algumas "semis"já vem com este tipo de captador.

Gasoline
Veterano
# set/06
· votar


r2s2
59 e jazz é bem legal, mas eu colocaria um Pearly Gates, ou algum outro de saida um pouco mais forte na ponte. Ficaria ótimo, na minha opinião.

Nebur
Existem muitos modelos que podem fechar cmo a descrição de som que tu queres, o ideal é ter um referencial de timbre, senão fica praticamente impossivel te indicar algum captador especifico. Mas o pessoal aqui do Cifra gosta muito do set SD JB + SD 59. Eu já pessoalmente, prefiro o Jazz Model no braço. Questão pura de gosto.

bittlc
Depende do som que tu queres tirar da tua Fender. Mas via de regra, se tu gosta do som da tua guitarra, não há motivo para trocar os captadores.
O mesmo vale para tua Tagima, se tu gosta do som dela, não há motivo para trocar os captadores, se tu não gosta, ai tem que saber o que tu não gosta, para poder escolher os captadores, baseados na deficiencia que os atuais tem. Mas o set da guitar garage parece ser BEM legal. Pude ouvir um lá na loja deles rapidamente, e achei bem bacana o timbre.

Zandor
Se existe fórmula mágica eu não sei. Mas a principio, acredito que mais próximo da ponte, seja o melhor ponto para captar mais mais harmonicos (verdadeiros e falso (imagino que sejam naturais e artificiais, correto?)

skolnick
Com o Evolution dá para tocar metal sim. Mas normalmente se usa captadores mais fortes para Thrash Metal. O EMG81 é o mais usado para o estilo. Ele não tem graves demais, e tem médios "arredondados" na medida para o Thrash. O Dimebucker da Seymour Duncan, também é uma opção legal.

Mas o Evolution, e mesmo o Tonezone, são bem legais, e dá para tirar ótimos timbres de Thrash com eles.

rafudossa
nunca testei esses captadores da Sound. Só sei que esse H777 é signature do Henry Ho, e parece que o Oziel tá usando eles. No Youtube tem um video do Oziel tocando com eles. Dá uma procurada.

Ninja n9
Basicamente tu tem o condutor e o terra. No caso 2 condutores e 2 terras, se forem captadores splitaveis. Basta ligar o condutor como tu quer (os 2 condutores juntos = full sound, somente 1 condutor = split, condutores em paralelo = parallel sound, e por ai vai).
O ideal é dar uma olhada em esquemas prontos para entender.

E o esquema da chave, pode ser feito sim, basta montar o esquema certo.


Giani LP
os Burstbuckers são bem legais. Tem um bom mais moderno, com ganho moderado. São ótimos caps, ficam BEM legais em LPs sim. Qualidade Gibson, basta saber se o som é o que tu desejas para tua guitar.



Ufa, respondi tudo, desculpa a demora, ando meio atucanado com outras coisas, e acabei negligenciando este tópico.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas