【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas

Autor Mensagem
Gasoline
Veterano
# jun/06
· votar


has4
Obrigado pelo elogio.
Tenho mais de uma guitarra, e mais de um set, marca de captadores.

Cara, o EMG SA, não é comumente encontrado. Pouquissimas guitarras vem de "fábrica" com esse pickup, eu não conheço nenhum modelo que venha de fábrica com esse pickup.
O som que tu procura, pode estar neles, pq eles tem um ótimo sustain, mas claro que isso tem outros fatores que influenciam. Mas se tu queres sustain, os ativos são uma ótima opção, com certeza.

Caso não queira ativos, olhe os Dimarzio HS-3 e Seymour Duncan Classic Stack, são ótimas opções, de caps passivos, para Stratos.

Ronaldoebt
Veterano
# jun/06
· votar


"Ronaldoebt
Potênciometros do tipo Push-Push ou Push-Pull, ou uma chave extra (além de um furo na guitarra para colocar-los).
Se forem humbuckers, coloque potênciometros de 500k.

ok ?
"

Humm. Como assim se forem Humbuckers ? E coloco sim potenciometro de 500k , mas ele interfere no que ?

Obrigado Gazoline ; )

Fast_pick
Veterano
# jun/06
· votar


Gasoline

Será mesmo!?
Tipo assim, qual vc acha q ficaria legal no braço?
Estava pensando num dimarzio evolution, ou algun com nickel cover...
Tipo aqueles Gibson Paf, sabeh?
uahuahauh mas eu queria mesmo um pra fritar, e deixar o som bem médio, mas estridente ao mesmo tempo...

VAlew ein!

Gasoline
Veterano
# jun/06
· votar


Fast_pick
Pode usar o Evolution Neck, o The Breed neck também.
Ou o clássico 59´ ou Paf Pro.

Para o teu caso, acho que o The Breed parece ser a melhor opção.

Ronaldoebt
Se os captadores forem humbuckers (o que eu acredito que sejam, pq não para splitar singles) o ideal é usr potenciometros de 500k.
O que muda é a quantidade de agudos. Normalmente se usa potenciometros de 250K com singles, mas com humbuckers estes potenciometros tendem a deixar o som grave (abafado) demais. ok ?

Ronaldoebt
Veterano
# jun/06
· votar


Ah Ok Gazoline. Mas como na Epiphone ja vem Humbuckers , acredito que o potenciometro ja seja de 500 k , não ?

E pode ser qualquer modelo de push pull ? Tipo a Gotoh so tem 1 modelo ? Ou cada um serve para um tipo de guitarra ?


Obrigado.

Gasoline
Veterano
# jun/06
· votar


Ronaldoebt
Tem que ver como é a furação da tua guitarra.
Algumas guitarras precisam de potenciometros long shaft (pino longo) para poderem serem instalados sem problemas.

E existem 2 tipos de potenciometro (A e B), um é linear e o outro logaritmico (eu nunca sei qual é qual). e um normalmente é usado para volume, e outro para tom.

Toki
Veterano
# jun/06
· votar


Gasoline
Ronaldoebt

Palavras do Bertola no tópico dos luthiers:
Cara, Pots "A" são logarítmicos e "B" lineares. Ambos funcionam, mas de forma diferente; os logarítmicos ("A"), tem uma "abertura" mais suave, os logarítmicos mais abrupta (mais para o final do curso. Geralmente uso linear no volume e log no tom.

leo22
Veterano
# jun/06 · Editado por: leo22
· votar


Gasoline

Desculpa lhe encher o saco mas,como eu li um post voce dizendo q voce coloca cap numa guitarra pra suprir as necessidades dela....

Eu tenho uma Ibanez Gax 70,corpo em agathis,dois Humbucker,e eu sempre axei q o cap da ponte soava um tanto estridente e o do braço muito grave.... Ai eu estava dando uma olhada e me interessei pelo Tone Zone,mas num sei como essa madeira vai reagir com ele....

Quais combinaçoes voce axa q seriam interessantes??
(obs. Eu toco bastante hard rock 80's e um pouco de fraseados rapidos,como angra....)

Gasoline
Veterano
# jun/06
· votar


leo22
Se ele está apenas estridente, e tu gosta do timbre dele, tu pode tentar afastar ele um pouco das cordas, isso deve resolver um pouco da estridencia.
Ou ainda trocar o potênciometro de volume dele, por um de menor valor (tipo 250K ao invés de 500K). Isso resolve também.
E por um valor bem mais baixo.

Quanto a trocar, não sei se valeria a pena colocar um Dimarzio na tua guitarra, devido ao valor dela. (Só o ToneZone, custa em média, 350 reais).

Mas ele casa legal como Agathis, ele é bem grave, e tem bastante ganho, combina bem com hardrock. Talvez ele fique até um pouco grave demais na tua guitarra, mas nada que não dê para resolver com uma regulagem de altura do captador, ou troca do potênciometro de volume.

E para tocar hardrock, tem muitas combinações que ficam ótimas :
para ponte, por exemplo :
JB
Tonezone
Breed
Custom Custom
DuncanDistortion
Super Distortion
Gibson 500T
entre muitos outros.

leo22
Veterano
# jun/06 · Editado por: leo22
· votar


Muito obrigado!!! ajudou bastante...e gostei muito do seu tópico!!!
(aprendi varias coisas hehe)

Izen Troya
Veterano
# jun/06
· votar


Gasoline
Olá cara... tudo bem? Mto bom seu post, quebrou os textos do meu livro de anatomia da guitarra em várias partes! parabéns!!...

caps geram muitas duvidas... aliás, das marcas nacionais, tipo malagoli, stelfner, spanich e outras q naum conheço, vc sabe qual tem melhor qualidade sonora?

tenho medo de trocar os captadores duma golden minha e a qualidade dos caps naum serem mto grande.

vlw cara!

Gasoline
Veterano
# jun/06
· votar


Izen Troya
Infelizmente não pude testar os caps nacionais direito ainda.
Mas tem bastante gente aqui do fórum que tem Spanich, e gosta muito.
E o mesmo quanto aos Sound/Malagoli. E tem até sample dos Stellfner na busca. Acho que todos tem qualidade, a sua maneira. E devem dar um "upgrade" legal na tua guitarra.

Eu mesmo estou querendo testar os Spanich.
Mas ainda não tive como.

Izen Troya
Veterano
# jun/06
· votar


Gasoline
ahh vlw caraa =]]]

ryushin
Veterano
# jun/06
· votar


Gasoline
Será que rola Duncan TB-4 JB na ponte e Duncan TB10 FullShred neck no braço? Minha guitarra é uma cort Viva Gold

Gasoline
Veterano
# jun/06
· votar


ryushin
Rola sim.
É um bom par. E o Full-Shred é bem legal. Tem um ótimo som.
E sobre o JB, nem preciso falar nada, né ?

Mas eles casam bem sim. E são bem legais.

Izen Troya
Veterano
# jun/06
· votar


Nossa , fiz umas perguntas pra Spanich via email. Mandei o mail de madrugada de hoje e eles responderam hoje de manha (e olha q eh feriado!)

Aih dentre umas coisas perguntei pra eles sobre o endereço q tem no rodape do site, q eh do jardim sao paulo, e eles disseram q eh do escritorio da Spanich, e que nem sempre tem os caps lah, mas se eu pedir com antecedencia eles mandam pra lah e me avisam pra mim ir buscar sem custo adicional. E ainda rola a promoção de desconto que eu num sei se eh ate hoje, mas eles num falaram nada, soh disseram que há a promoção. Amo mto tudu isso =]


Gasoline

Cara, pra minha guitarra, uma pobri coitada de les paul da golden que vou tunar, casaria melhor um hard na ponte e um paf no braço ou dois pafs?


gostei mto da sample do paf que tem no site, mas num sei até onde uma distorção vai nele, e tbm num sei se um paf do braço ficaria muito mais aveludado que aquilo...

Gasoline
Veterano
# jun/06
· votar


Izen Troya
A nivel de versatilidade, um hard na ponte iria ajudar, mas depende do tipo de som que tu queres tocar.

Acho que o hard na ponte iria ficar mais legal que 2 pafs.
Mas depende do tipo de som que tu queres tirar.

Izen Troya
Veterano
# jun/06
· votar


Gasoline
hum... o som que eu quero limpo seria um som meio brilhante, cristalizado na ponte, e no braço num sei....

agora com distortion eu pretendo algo que vá de black shuck - the darkness (porisso a intenção pelo paf) ate no máximo uma dist mais ardida como Locomotive - guns ( porisso o hard q eh cheio de medios ).


aih naum sei se o paf alem de ter um som classico conceguiria chegar à um som ardido desses e nem se o hard sendo ardido conceguiria um timbre meio vintage e dissolvido como o paf...

idéia: splitando o hard na ponte ficaria mais swingado o som neh?

Gasoline
Veterano
# jun/06
· votar


Izen Troya
É minha sugestão seria o Hard e o Paf, ambos com split.
Assim tu teria mais opções de som, e teria o som limpo mais cristalino e a distorção mais ardida.

Izen Troya
Veterano
# jun/06
· votar


Gasoline
bahh cara! vlwww, tu me ajudou muitoo!! =P

ta decidido então! até porque num eh uma decisão de negócios milionários, se eu acabar naum gostando tanto ( impossivel pra quem tem uma golden ) paciencia! hehe

mas vlw msm cara... ultima duvida...

quero colocar os caps zebras na minha guita... aih tipo queria saber, captadores tem lado certo pra ligar? eu tenho q pedir pro lado eskerdo do cap ser branco e o direito preto por exemplo?

Gasoline
Veterano
# jun/06
· votar


No caso do paf, não deve dar diferença.
Já o hardrock, não sei te precisar.

Alguns modelos de caps, tem lado, e outros não, então, varia de modelo para modelo.

Izen Troya
Veterano
# jun/06
· votar


Gasoline
Obrigado por esclarescer as dúvidas = ] !

e parabéns dinovo plo topico!

ryushin
Veterano
# jun/06
· votar


Gasoline
Vlw aí gasoline.... Vou ficar com o JB na ponte e um Kent Armstrong no braço... Quando tiver uma graninha eu compro o FullShred Neck, ''59 ou JazzModel no braço...

Vlw ae pela ajuda!

v171n
Veterano
# jun/06 · Editado por: v171n
· votar


Gasoline
e aí cara?!
to com uma dúvida aki...
eu tenho uma epiphone sg goth e to querendo comprar captadores pra ela...
to em dúvida entre comprar:

JB + Jazz model
JB + 59
81 + 85 (EMG zakk wylde)

que que vc me diz?
eu preciso de versatilidade pois tenho uma banda de pop rock e uma outra de metal... ou seja , preciso que o limpo da guita fique bom pra tocar pop ... porém o que gosto mesmo eh de uma distorção pesada...
será que o limpo destes caps ativos da emg servem pra tokar pop?

Gasoline
Veterano
# jun/06
· votar


v171n
Para versatilidade Jb + 59 é mortal. Coloca uns push-pull para splitar ambos, e tu vais ter uma varidade muito boa de timbres.

Eu particularmente, não acho que o 81 e o 85 sejam indicados para pop, mas já vi gente com este set tocar e o timbre ficar ótimo. Basta regular bem.

Mas para versatilidade, dentre as opções, JB + 59 seria a opção. (Apesar de eu preferir o som do Jazz).

dipaula
Veterano
# jun/06
· votar


Pergunta noob.

Eu li o post. Principalmente o início onde há um menu de opções.
Mas sabe quando vc lê le le e não consegue achar a luz?

Então. EU queria dar uma melhora no som da minha guita. O set é:

XVAMP + GT de pedais
Amp: Yamaha portátil e um washburn de 18W
A guita propriamente: IBANEZ GRX70 original.

E o que toco:
Base de Avril Lavigne, Nirvana, Oasis, ightwish
Solos de Nightwish, RItchei Blackmore no grupo BLACKMORE's NIGHT, AYERON, outros (me amarro muito mais em solos do que base)

Tipo...mei eclético. Mas tentando ter bom gosto.
O que devo colocar de captador ?
A guitar tem 2 H na ponte e no braço e um Single. Uso os Singles no Blackmore e o da ponte nos solos do Nightwish

Aguardo uma dica qq.
E se a pergunta for tola, zoem pouco PF.

dipaula
Veterano
# jun/06
· votar


Além disso..não tem como eu ir na loja e pedir pro moço da loja:

- Tio, me deixa tocar num Seymor aê para eu ver como é que fica?

Detalhe dois: não pretendo trocar minha guita básica por uma caríssima. Mas tb não sei se dar upgrade nela vale à pena. O que vcs acham?

Izen Troya
Veterano
# jun/06
· votar


dipaula
A guitar tem 2 H na ponte e no braço e um Single.



como assim 2 hum na ponte? num seria um hum na ponte, otro hum no meio, e um single no braço? ( como HHS )

Gasoline
Veterano
# jun/06
· votar


Izen Troya
Deve ser HSH - 2 humbuckers, um na ponte e um no braço e um single.

dipaula
Não conheço tua guitarra, mas deve ser uma Ibanez GIO, certo ?
Se for, acho que valeria a pena colocar uns captadores Spanich nela, ou algum similar.
Não sei se vale a pena gastar o valor da guitarra em captadores, não.
Mas tem que ver, quanto tu tem para gastar, e se tu realmente gosta da guitarra, braço, pegada, peso, afinação, etc.

Izen Troya
Veterano
# jun/06
· votar


dipaula
Gasoline
ahhh agora entendi oq ele quis dizer... durr hehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas