【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas

Autor Mensagem
Sparkle
Veterano
# mai/06
· votar


Gasoline
Opa! Então valeu cara! O bom para os de tom seria 250k né? E colocando o Push-pull no de volume (é master) não daria problema quando o humbucker estivesse splitado e eu passase a chave pro single que não pode ser splitado?

Gasoline
Veterano
# mai/06
· votar


Sparkle
Não teria problema, mas a ligação vai ser diferente para cada cap. (cada um vai ligar num polo do pot. de volume.

250k dá legal para tom sim.

Mas se não quiser fazer a ligação diferente, basta usar o push-pull no tom do humbucker.

Sparkle
Veterano
# mai/06
· votar


Gasoline
Valeu então cara! :P

Sparkle
Veterano
# mai/06
· votar


Gasoline
Uma última coisa, captadores humbucker em formato de single (com 4 fios) podem ser splitados?

Gasoline
Veterano
# mai/06
· votar


Sparkle
Ahan, podem sim. Inclusive tenho um desses em uma das minhas guitarras, e está com a opção de splitar.

Sparkle
Veterano
# mai/06
· votar


Gasoline
Então valeu cara! Valeu mesmo!

Toki
Veterano
# jun/06
· votar


Gasoline (ou quem souber)

Cara, perguntas totalmente de noob em caps ativos.

- No caso dos EMG´s (81 e 85), quanto tempo mais ou menos dura a bateria? É apenas uma bateria pros dois caps ou tem duas baterias lá atrás?

- E quando que os caps são "ligados", ou seja: está na guitarra já está gastando a bateria, ou é apenas quando pluga o cabo, ou apenas quando tem movimento nas cordas (sim, posso estar viajando, mas realmente não sei)?

Valeu!!

Gasoline
Veterano
# jun/06
· votar


Toki
1 Bateria para os 2. (9v). A bateria dura entre 3 e 6 meses, tocando uma hora por dia, em média.
Dá para ligar eles em 18V (2 baterias, ligadas nos 2 caps) mas é uma modificação não recomendada pelo fabricante.
Ligar 1 bateria para cada cap, é possivel, e serve somente para aumentar o tempo entre a troca da bateria, mas como teria de ter 2 baterias, acaba ficando elas por elas, e aumentando a quantidade de coisas dentro da guitarra.

E os caps ficam ligados durante todo o tempo que o plug está no jack. Retirando o plug, abre o contato e para de passar a corrente, "desligando" eles.

ok ?

Toki
Veterano
# jun/06
· votar


Gasoline
Perfeito, obrigado mais uma vez!

Felipe S. Fernandes
Veterano
# jun/06
· votar


Gasoline
Toki
No caso as baterias seriam ligadas em paralelo, ficariam 9V mesmo, só que com a amperagem dobrada. Vc sabe dizer pq a EMG não recomenda?

Felipe S. Fernandes
Veterano
# jun/06
· votar


Gasoline
Bom cara, meus captadores tão chegando (espero).
Comprei um Breed pra ponte e um Air Norton pro braço e tava querendo fazer a seguinte ligação:
chave de 5 posições

posição 1 - cap da ponte
posição 2 - bobinas internas dos dois
posição 3 - bobinas externas dos dois
posição 4 - cap do braço em paralelo
posição 5 - cap do braço em serie

Não queria gastar grana com luthier, vc sabe de algum esquema pronto pra fazer essa ligação?

Valeu

Gasoline
Veterano
# jun/06
· votar


Felipe S. Fernandes
Até aonde eu sei, é porque, eles foram desenvolvidos, tendo uma amperagem de trabalho, e dobrando essa amperagem, eles não podem garantir a qualidade de som, e de funcionamento dos captadores. QoS, em resumo.
Já ouvi falar também de ligar as baterias em série, gerando 18V para os captadores. Parece que aumenta o ganho consideravelmente, sem perder muita definição das notas, mas não tenho certeza.

Opa, bela escolha de captadores, espero que tu gostes.
Cara, realmente desconheço um esquema pronto para essa ligação, Dá uma olhada no site da Seymour (www.seymourduncan.com) e monta o esquema, copiando e colando partes dos esquemas deles. Acho que é o mais fácil. (Se tu realmente não quiser gastar grana com luthier).
Se tu quiseres, depois, com tempo, talvez eu possa fazer isso para ti (esse frankstein de esquema).

Midgard
Veterano
# jun/06
· votar


Gasoline

sabe se o timbre dos captadores fernandes sao bons ???

Felipe S. Fernandes
Veterano
# jun/06
· votar


Gasoline
Vem um esquema muito parecido com esse nas Ibanez HH (tipo a RG320FM), so q na posição 3 ficam ligados os 2 captadores em paralelo, eu to dando uma lida pra ver se consigo entender a função de cada fio e ai tentar fazer a coisa com mais segurança.

Valeu

Gasoline
Veterano
# jun/06
· votar


Midgard
Cara, desconheço os captadores dessa marca.
Sei que as guitarras são ótimas. Inclusive toquei numa uma vez, que era muito boa, mas estava equipada com captadores Dimarzio.
Desculpe não poder ajudar.

MrFreaker
Veterano
# jun/06
· votar


Galera me ajudem com um dilema http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/135250/

Ronaldoebt
Veterano
# jun/06
· votar


Gasoline , uma coisa. Qualquer humbucker de 4 fios pode ser defasado ? ( ligado como single ? )

Gasoline
Veterano
# jun/06
· votar


Ronaldoebt
Ahan, essa é exatamente a função de se ter 4 condutores.

Ronaldoebt
Veterano
# jun/06
· votar


Humm. Pq vi que o Gibson 490/498 tem 4 fios. Mas nunca vi falando que podia defasar eles.

Obrigado.

Gasoline
Veterano
# jun/06
· votar


Ronaldoebt
Todos os captadores Gibson vendidos separadamente são 4 fios e podem ser splitados.
Os que vem nas guitarras são somente 2 fios e não podem serem splitados.

ok ?

Deji
Veterano
# jun/06
· votar


Gasoline
ja deve ter essa pergunta por aqui....mas to com preguiça ^^

o nickel cover muda o som significativamente?

Fast_pick
Veterano
# jun/06
· votar


Eae pessoal blz!?
Eu estava (estou) pensando em comprar um Seymour Duncan Parallel Axis, e colocar ele na posição bridge da minha ibanez, será q ficaria bom?
Afinal ele é destinado para guitarras com floyd rose, e a minha tem, mas os caps q vieram de fábrica eu não curto mto e estou pensando em trocá-los, agora eu só não sei por qual, ams acho q esse ficaria bom, pelo o q dizem e por quem o usa!

Gasoline
Veterano
# jun/06
· votar


Deji
Não significamente, mas dá uma mudança timbristica de leve (fechando um pouco o som) só ouvidos muito aguçados (Eric Johnson´s da vida) para perceber.
Mas ele dá mais tendência a microfonia, isso é fato.

Fast_pick
Não há motivos para que fique ruim. O Parallel Axis é um ótimo captador com um grande timbre, e deve casar com a tua Ibanez sem problema algum. Se for o som que tu procura, perfeito!

Deji
Veterano
# jun/06
· votar


Gasoline
entao blz, os meus foram sem cover :)

The_Blind_Guardian
Veterano
# jun/06
· votar


No formato single pra por numa strato, pra tirar um som blues/rock tipo aerosmith...
sendo que eu curto muito HA e e som limpo no estilo de on mercury do rhcp...
e tb do som de for the love of god =D
bem variado neh...
tem condições de chegar (parecido...) com uma guitarra só?! hehehe

Gasoline
Veterano
# jun/06
· votar


The_Blind_Guardian
O Little 59´tem um som bem legal para blues e rock, mas não chega no som de For the Love of God.
Talvez um Jb Jr ouum ToneZone-S na ponte (splitando), resolvam teu problema. Eu gosto muito do ToneZone-S, o problema é achar um por aqui.

Ronaldoebt
Veterano
# jun/06
· votar


Legal Gazoline. Para splitar eles o que tenho que comprar a mais numa Epiphone Les Paul ?

Obrigado pela ajuda!

Gasoline
Veterano
# jun/06
· votar


Ronaldoebt
Potênciometros do tipo Push-Push ou Push-Pull, ou uma chave extra (além de um furo na guitarra para colocar-los).
Se forem humbuckers, coloque potênciometros de 500k.

ok ?

has4
Veterano
# jun/06 · Editado por: has4
· votar


Gasoline
Primeiro, parabéns pelo grandioso e utilíssimo tópico! Gostaria de saber qual a sua guitarra e o que vc tem de captadores nela.

PERGUNTA para quem puder responder contribuindo e me ajudando:

O captador 'EMG SA', que tem o som característico de David Guilmour (Pink Floyd) é comumente encontrado em quais guitarras?

Pelo q pude 'captar' com a minha humilde observação é que para se ter captadores numa guitarra (captadores escolhidos) depende do tipo de som que se busca, no meu caso, busco algo parecido com os sons acima (solo), inclusive, especifico que busco sons daqueles em que durante solos, soando uma única nota, que a mesma perdure soando por bastante tempo, independente dos efeitos de pedaleira ou pedais. O QUE SUGERIRIAM então?

Percebo que seria idiota perguntar qual a guitarra e com quais captadores ficaria a 'GUITARRA', pois as respostas seriam de acordo com os gostos individuais, mas, haveria algum consenso nas respostas?

OBRIGADO.

The_Blind_Guardian
Veterano
# jun/06
· votar


Gasoline
thanks! =D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas