Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
sobrevivente
Veterano
# set/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Depende, às vezes é um chiado normal de qualquer distorção.

Creio que não. O chiado é tão grande que fica a distorção juntamente com o chiado em um solo por exemplo. Isso realmente é muito chato.

Eu percebo que se eu coloco a mão na guitarra, o chiado diminui, porém não some.

Um aterramento da fonte resolveria o meu problema ou a blindagem da guitarra?

Valeu!!!

Fábio Seiji
Luthier
# set/06
· votar


Gustavo_Clapton
Precisa fazer uma regulagem das molas.
Afina a guitarra, afrouxa meia volta nas tarrachas, aperta meia volta no parafuso do "hook" das molas; afina novamente e verifica a ponte, se ainda não tiver legal repita a operação.

Fábio Seiji
Luthier
# set/06
· votar


sobrevivente
é normal ter chiado nas distorções, mas se encostando a mão nas cordas o chiado diminui vc precisa blindar as cavidades dos controles e verificar a aterração da ponte e dos demais pontos devidos.
ligar o amplificador numa tomada com ponto de terra ajuda bastante.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/06
· votar


alexdiffer
Não.

sobrevivente
Veterano
# set/06
· votar


Fábio Seiji
vc precisa blindar as cavidades dos controles e verificar a aterração da ponte e dos demais pontos devidos.

Foi mal, eu sou leigo no assunto. Onde exatamente ficariam as cavidades dos controles? Como eu aterro a ponte? Eu poderia fazer isso sozinho?

ligar o amplificador numa tomada com ponto de terra ajuda bastante.

Já liguei o meu amplificador numa tomada aterrada e ficou a mesma coisa...

Sparkle
Veterano
# set/06
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
É necessário ter tarrachas com trava para por floyd ou é necessário não ter? :P

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/06
· votar


Sparkle
Se vc tem uma ponte estilo "Floyd-Rose" com o "top-lock", não há a necessidade de tarrachas com trava, aliás qualquer tarracha vagabunda serve.
Abç

Sparkle
Veterano
# set/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ah! Então blz, melhor ainda! Valeu cara!

Blue Jazz
Veterano
# set/06
· votar


Seiji e Bertola,

Contando com a ajuda de vocês novamente, pergunto:

1. A corda Mi (aguda) da minha strato não "responde" com a mesma intensidade das outras em solos limpos de jazz - problema que já tive em outras guitarras também. Esse problema se deve à ação das cordas, à tensão das mesmas, captação ou é próprio do instrumento, no caso da minha strato (Hurricane) ou das stratos em geral?

2. Penso em trocar minha strato por uma semi-acústica, quais as mais indicadas pra se comprar "barato" e fazer um "up-grade" posterior? As da Ibanez Artcore são uma boa opção, madeira, etc? Elas me parecem desafinar com muita facilidade e ter o som mais magro do que as Epiphone, é por causa da captação ou tem a ver com as madeiras?

Novamente fico-lhes muito grato pelo valioso auxílio!

Ricardo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/06
· votar


Blue Jazz
Cara, pode ser um monte de coisa, isso só poderia ser resolvido com uma avaliação "in loco".
Bem, Existem algumas semi-sólidas de bom custo benefício: As Condors JC, As Crafters e As Ibanez Artcore. Todas são equivalentes e eu recomendo que vc teste a todas e decida qual delas lhe oferecerá a melhor relação custo-benefício.
Abç

Blue Jazz
Veterano
# set/06
· votar


Maurício,

Obrigado mais uma vez!

O problema da "mizinha" é esquisito mesmo, só acontece quando utilizo um som mais "fechado", no potenciômetro ou no amp.

sobrevivente
Veterano
# set/06
· votar


Segundo Fábio Seiji:
vc precisa blindar as cavidades dos controles e verificar a aterração da ponte e dos demais pontos devidos.

Foi mal, eu sou leigo no assunto. Onde exatamente ficariam as cavidades dos controles? Como eu aterro a ponte? Eu poderia fazer isso sozinho?

Fábio Seiji
Luthier
# set/06
· votar


sobrevivente
Se vc não tem intimidade com essas coisas é melhor mandar pra alguérm que já tenha feito, preferencialmente um luthier, pq se vc não enteder o que está fazendo a chance de fazer ligação errada é muito grande.
A cavidade dos controles fica atrás ou debeixo do escudo, dependendo do modelo, e o aterramento da ponte é um fio que liga alguma parte da ponte num ponto de terra (em curto com o terra do jack).

r2s2
Veterano
# set/06 · Editado por: r2s2
· votar


Fábio Seiji

Seiji, já te enviei outro e-mail, ok?

E por falar em aterrar, um captador ativo num precisa dessa ligação no metal da ponte não né?

Fábio Seiji
Luthier
# set/06
· votar


r2s2
Fábio Seiji

Seiji, já te enviei outro e-mail, ok?

E por falar em aterrar, um captador ativo num precisa dessa ligação no metal da ponte não né?


te respondo o email à noite, ok?
os captadores ativos também precisam desse aterramento da ponte, isso evita que vc precise encostar a mão nas cordas pra parar com a interferência.

r2s2
Veterano
# set/06
· votar


Fábio Seiji
te respondo o email à noite, ok?
Ok.

os captadores ativos também precisam desse aterramento da ponte, isso evita que vc precise encostar a mão nas cordas pra parar com a interferência.
Vlw.

sobrevivente
Veterano
# set/06
· votar


Fábio Seiji

E como blindar as cavidades dos controles?

Fábio Seiji
Luthier
# set/06
· votar


sobrevivente
precisa tirar os knobs e desparafusar os potenciômetros e chaves; cobrir e colar toda a cavidade com uma lâmina de cobre, tinta condutiva ou lâmina de alumínio, inclusive a tampa ou escudo, todas as partes têm que estar ligadas.
depois é só montar tudo denovo.
não é um trabalho muito fácil, precisa planejar antes; mas é relativamente simples.

sobrevivente
Veterano
# set/06
· votar


Fábio Seiji
Verei se me vou me meter a fazer isso ou mandar alguém fazer para mim, porque a chiadeira não tá fácil...

Muito obrigado!

duts13
Veterano
# set/06
· votar


eu queria saber se vcs conhecem os caps da spirit?
já testaram:?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/06
· votar


duts13
Infelizmente não.
Abç

duts13
Veterano
# set/06
· votar


eu vi num catalago da epiphone que a guitarra special II wine red tem o corpo de mogno, a informação procede?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/06
· votar


duts13
Não.
Epiphones Special, quaisquer que sejam elas são de compensado. Não compre.
Abç

Sub_Zero
Veterano
# set/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado por postar no meu tópico sobre a Squier Standart... Andei pesquisando e achei esse modelo legal http://www.squierguitars.com/products/search.php?partno=0321602509 , vi também as deluxe ... Esse modelo do link é uma boa guitarra? Obrigado.

Shadowmam
Veterano
# set/06
· votar


Caros Mauricio Luiz Bertola e Fábio Seiji [b][/b]

Gostaria que um de vocês, ou ambos, me respondessem a seguinte questão: Toco heavy metal e procuro um som de guitarra grave e encorpado que me permita uma boa expressão tanto em solos quanto nas bases a guitarra que possuo é uma Yamaha modelo strato com o corpo de agathis, braço de maple e escala de rosewood e estou querendo saber se vale a pena eu mexer nela e se fizer isso coseguirei o tipo de som que procuro? Sei que para conseguir tal coisa precisarei trocar a captação, qual séria o tipo de captador mais indicado para o meu caso? Haja visto que quero um som distorcido que seja bem pesado (e não seja sujo) e que som limpo sem distorção seja legal. Desde já agradeço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/06
· votar


Sub_Zero
Sim, é uma boa guitarra.
Shadowmam
Vc falou que sua guitarra é uma Yamaha mas não citou o modelo. Quanto ao captador, qualquer bom captador com saída de média para alta te proporcionará algo próximo do que vc deseja. Portanto, pesquise nos sites das fábricas nacionais e importadas o que lhe proporcionará a melhor relação custo-benefício.
Abç

Rodrigo Yoshida
Veterano
# set/06
· votar


opa, queria saber algo bem simples, numa mudança de 009 pra 010 eu preciso colocar as novas cordas e deixar ver o que acontece pra depois mexer no tensor ou logo apos colocar o conjunto 010 ja tenho que pelomenos dar 1/4 de volta?

Shadowmam
Veterano
# set/06 · Editado por: Shadowmam
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pela resposta. Quanto a guitarra é uma Yamaha modelo EG 112, estilo Fender Strato, com o corpo de agathis, braço de maple e escala de rosewood. Realmente vale a pena trocar a captação e fazer outras modificações? Certa vez um Luthier daqui de Belo Horizonte me disse que ela tem uma madeira boa. Obigado.

Fabio Giavoni
Veterano
# set/06
· votar


Bertola ou Seiji:
Olá, desculpe a ignorância, mas eu tenho q perguntar:
O tamanho de cada casa eh definido por uma fórmula matemática q está diretamente ligada com o tamanha da escala naum eh?
sendo assim, eu poderia pegar uma strato 22 trastes, e trocar somente a escala por uma de 24 trastes, sem trocar o braço todo?
e daí as casas vão ficar mais "apertadas" naum eh?

estou certo ou tô falando besteira?

Bigode Ozzy
Veterano
# set/06
· votar


Olá Bertola e Seiji

Queria saber se existe algum jeito de regular a altura de cada corda de uma floyd rose, pois o luthier q fez o braço da minha guitarra, acredito que acentuou muito a curvatura da escala. Seria mais fácil fazer calços nos carrinhos ou replainar a escala?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)